Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 31 Posts

·
Registered
57 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Nao querendo colocar em causa tradiçoes, patriotismo ou vinculos culturais, eu sou radicalmente contra a Calçada Portuguesa, excepto em passeios de zonas historicas.
É mais cara, mais dificil de manter, mais desconfortavel e com mais complicaçoes na organizaçao de passeios de qualidade.

Sinceramente agrada-me muito mais o tipo de passeio utilizado em cidades de Espanha por exemplo, de tijoleira ou lage.

Nao sei se ja existe algum topico sobre o assunto, se existir peço desculpa a todos :)

·
Ricardo
2,843 Posts
Eu adoro ver a calçada nas ruas de Lisboa, é uma das coisas que mais gosto na cidade. Mesmo quando está mal-tratada tem melhor aspecto que qualquer outro tipo de pavimento.
Não querendo ferir susceptibilidades, há no Porto, por exemplo, muitas ruas que têm um pavimento escuro horrível nos passeios. Acredito que seja mais prático até, mas descaracteriza completamente a cidade.
Eu não quero disso em Lisboa...

·
'tou na lua...
41,754 Posts
Eu sou bem a favor dela, desde que mantida. É um elemento cultural das nossas cidades a que os turistas também dão atenção quando nos visitam, pois é algo que não têm lá. E a calçada é um elemento de diferenciação das nossas cidades. Já viram se fôssemos iguais a Paris ou Londres ou Frankfurt? Que enjôo, não era? Ora digam lá que, indo à Buraca, Cacém e outros bairros vocês não pensam que estão ao pé duma cidade suburbana da Rússia ou assim. Odeio calçadas cinzentas, em laje de cimento. Tiram o encanto a um passeio.
Com a calçada é a mesma coisa. A claridade da calçada ajuda a termos uma luz especial, a dar outra alegria às cidades.
Um problema é quando a pedra está em más condições mas, como o alcatrão, é preciso recuperar o que está mal. E assim até dariam mais trabalho aos calceteiros que, mais que uma profissão, é uma forma de arte.

·
Registered
57 Posts
Discussion Starter · #4 ·
Sao opinioes e claro, sao bem vindas... estava curioso para saber o que o forum em geral tem a dizer sobre este assunto... venham mais :)

·
Litoral Alentejano
2,781 Posts
É mais cara, mais dificil de manter, mais desconfortavel e com mais complicaçoes na organizaçao de passeios de qualidade.
Enganaste o preço não é caro, mantém o mesmo preço que qualquer outro tipo de chão, quanto mais pequena a pedra, mais caro é, a produtividade de aplicação é que é menor, é aplicação pedra por pedra. Manutenção até é fácil em comparação com pavês, ou lagetas. Vantagem: Encontras sempre este material.

Sinceramente agrada-me muito mais o tipo de passeio utilizado em cidades de Espanha por exemplo, de tijoleira ou lage.
O passeio é mais uniforme, isso é um facto, mas difícil de criar pendentes para escoamento de água. Aplicação cara, difícil destruir em caso de necessidade sem aproveitamento. Difícil de encontrar igual se já não estiver em produção.

·
Banned
20,874 Posts
Eu vivo bem mais perto de Lisboa que do Porto, e vou obviamente mais vezes a Lisboa..
Mas seja o Porto, sejam outras cidades do norte e interior, sejam cidades espanholas, o conforto das ruas no inverno levam uma gorda mas gorda vantagem em relaçao a Lisboa..tipo cabeçada do zidane, isto do ponto de vista pratico, a nivel visual pode ser subjectivo mas como ja foi escrito tanta vez ,fora das principais avenidadas e praças em que a calçada padronizada fica bem bonita, o uso da calçada nos finos passeios de zonas residenciais antigas e afins é uma daquelas coisas que nao entendo, porque pessoalmente alem de considerar o branco sujo desses passeios poluiçao visual,acrescenta a zonas já tao degradadas a degradaçao do proprio passeio.. ora assim..

Será que como portugueses queremos continuar a usar calçada em vulgares passeios? È que eu acho que nao, e se nao queremos e é mais caro mas continuamos a usar.. alguma coisa está ao contrario..

Cumps

·
'tou na lua...
41,754 Posts
Mas o facto de ser cinzento torna a cidade mais escura. Uma rua com uma bela calçada tem mais claridade que uma laje cinzenta não tem.
O branco sujo e o polido são culpa da falta de manutenção da calçada. Por exemplo, de x em x tempo podem picar a pedra para a tornar mais aderente.
E sempre continua a dar emprego aos calceteiros, e faz com que a miríade de desenhos continue a alegrar as cidades.

·
Banned
20,874 Posts
Eu sou bem a favor dela, desde que mantida. É um elemento cultural das nossas cidades a que os turistas também dão atenção quando nos visitam, pois é algo que não têm lá. E a calçada é um elemento de diferenciação das nossas cidades. Já viram se fôssemos iguais a Paris ou Londres ou Frankfurt? Que enjôo, não era? Ora digam lá que, indo à Buraca, Cacém e outros bairros vocês não pensam que estão ao pé duma cidade suburbana da Rússia ou assim. Odeio calçadas cinzentas, em laje de cimento. Tiram o encanto a um passeio.
Com a calçada é a mesma coisa. A claridade da calçada ajuda a termos uma luz especial, a dar outra alegria às cidades.
Um problema é quando a pedra está em más condições mas, como o alcatrão, é preciso recuperar o que está mal. E assim até dariam mais trabalho aos calceteiros que, mais que uma profissão, é uma forma de arte.
A questao é que nao ha condiçoes para manter maior parte.. , se estiver perfeita "tambem quero" , nao é essa a realidade, nem la perto..e aqui entra o cerebro para ajustar os recursos as necessidades e chegar a uma conclusão..

Quanto aos turistas eles nao são um animal diferente por nao terem calçada portuguesa no pais deles, gostam tal como nós de a ver com arranjos e bem cuidada e insultam a nossa inteligencia quando um buraco na calçada cheio de agua os faz dar banho de lama a um dos pés entre outras reclamaçoes, acredita que sei..

Cumps

·
'tou na lua...
41,754 Posts
Nas calçadas de cimento também se vê buracos e imperfeições e é mais caro e dá mais trabalho fazer essa manutenção porque implica o uso de cimento, enquanto que para colocar a pedra usa-se areia e os cubos. Além de que permite ao piso filtrar melhor a água pela areia, enquanto que o cimento é impermeável, o que também ajuda a que a água escorra pela rua em vez de ser absorvida pelo chão.
Agora, há que haver manutenção quer para um quer para o outro piso.

·
AMO-TE_Portugal
3,446 Posts
tbm há calçada no Cacém e na Buraca :rant: heheh

calçada é sem duvida mais bonita e quando tá polida mas aqui pode ser quase mortal loool calçada polida em descidas (e quando chove!!uuuuuui)
sem duvida que em zonas de colinas é mais pratico nao ter calçada como acontece no Porto, porém em Lisboa tbm há colinas e a calçada mantem-se e seria algo mtooo estranho troca-la por outra coisa.

·
Registered
28,979 Posts
Eu não gosto muito da calçada porque depois o salto alto enfia-se nas pedras e tenho que pedir ajuda...

·
Registered
2,492 Posts
Em ruas pedonais prefiro calçada Portuguesa. Mas, também, depende muito se é uma rua arejada ou se está enclausurada entre prédios. Nestes casos, uma solução em, por exemplo, lajes em granito pode ter um melhor enquadramento.

Em ruas com passeios largos também são uma óptima solução, mas, mais uma vez, as lajes também ficam bem. Depende do tipo de rua e da sua envolvente,

Nas ruas "vulgares" existem óptimas alternativas. Mas não me oponho à sua utilização.

·
Registered
57 Posts
Discussion Starter · #16 ·
Eu não gosto muito da calçada porque depois o salto alto enfia-se nas pedras e tenho que pedir ajuda...
exacto... ja para nao falarmos do que será a tortura de uma senhora de saltos altos e finos a andar pelas pedrinhas.... a mim, peço desculpa, mas é uma opiniao, pareçe-me pouco sofisticado, desenvolvido e pratico a Calçada Portuguesa.
Que ela seja aplicada em zonas historicas, concordo, porem, em avenidas como av. de roma, pq das naçoes, e ate mesmo em zonas residenciais suburbanas como cacem, amadora, odivelas, almada, loures etc etc.... nao me pareçe minimamente logico.... mas essa é a minha opiniao.

Em Chicago, por exemplo, via avenidas com passeios impecavelmente bem arranjados, lisos e confortaveis para andar, tambem em paris ou em cidades mais pequenas como salamanca.... para ja nao falar do bom gosto de colocarem muitas vezes vasos grandes de flores à porta de predios residenciais muitas vezes ate iluminados por baixo.... sinto ate inveja quando visito cidades assim...

·
'tou na lua...
41,754 Posts
Ainda bem que o Parque das Nações, com tanta luz e espaço, tem calçada! Um espaço que se pretende de luz, de afirmação do país, quer-se a mostrar o melhor que é nosso: a nossa arte, o nosso design, algo que entre os prédios modernos de assinatura e à beira rio mostra alegria! E ver as ondas desenhadas na calçada a significar as ondas e ventos enfrentadas pelos nossos navegadores torna-se mais intenso com o rio ali ao pé e as bandeiras, os bancos...
Eu não tenho inveja dos outros. Tenho só inveja do tráfico que é menor nalgumas cidades, de menor lixo, de prédios melhores cuidados. Querem floreiras? Olhem, deixem-nas nos jardins, nos locais para isso das avenidas, nas florestas!
Como diz a música do filme Breakfast at Tiffany's, "they took all the trees and put them in a tree museum and charged people a dollar and a half to see them. Don't it always seem to go when you don't know what you got 'til it's gone".
Paris é Paris, Lisboa é Lisboa. Cada uma é diferente, Lisboa tem a sua especificidade climatérica e arquitectónica (e Paris torna-se mais escura no inverno, contribuindo o chão para isso), e França tem uma cultura diferente, Lisboa tem uma luz que todos admiram e a calçada também é responsável por essa claridade.
Para cagada já chega a do Terreiro do Paço. No Porto os Aliados tinham um belo jardim no meio que foi arrancado para empedrar tudo. Tornou a avenida um local árido, sem piada, monótono. A calçada dá alegria, puxa pela curiosidade, os desenhos mostram arte.

Av. Liberdade, Lisboa

há melhor forma de ter a nossa história mais escancarada?

fazer publicidade

ou de marcar a nossa presença, como no calçadão carioca ou em Olivença?

ou de dar as boas-vindas a locais históricos

http://vistaparaacidade.blogspot.com/2008/07/calada-portuguesa-em-aveiro-3.html

e mais no google images. :)

tudo com a arte destes senhores

·
Registered
57 Posts
Discussion Starter · #18 ·
Respeito a tua opiniao Lino, e gosto da calçada, mas somente em zonas de caracter historico... boas fotos

·
não sei. não sabe ninguém
2,067 Posts
epah nao me f*, mas estas fotos aqui sao mesmo lindas!! e mesmo arte! e educativo para turistas e ate para nos portugueses.

lino. boas fotos!!! entao aquela da rainha!!! ( e rainha nao é? ines de castro?)

como ja se aperceberam sou completamente a favor da calcada pelo menos nos sitios historicos e turisticos ou junto de instituicoes e servicos importantes!! odeio a calcada simples quadrilar cinzenta de cimento. odeio. acho mais interssante uns paralelos pintados e a fazer molduras no chao como a foto do mouraq. ao menos tem um bocado de cor e simetria.

gosto sobretudo de originalidade por isso...
ate nas antigas colonias, brasil e cabo verde tem calcadas portuguesas lindas e nos nao... :S

·
Registered
2,492 Posts
a calçada não é só para turista ver.

Sentimos outro prazer quando passamos por ela.

Quando era adolescente também não gostava dela. Mas, também não gostava de muita coisa e com os anos passamos a ver a coisa com outros olhos

1 - 20 of 31 Posts