SkyscraperCity banner

1 - 20 of 45 Posts

·
Clube do Remo
Joined
·
3,454 Posts
Discussion Starter #1 (Edited)
Recentemente fui passar as férias em Cametá, cidade que fica no nordeste do estado do Pará, sendo minha terra natal, então to postando algumas fotos, mas antes vou escrever um pouco sobre a cidade


* Para quem não sabe, MAPARÁ é uma espécie de peixe comum na região, e o açaí, aquele fruto cor de vinho :)


* A designação de "Terra dos Notáveis" deve-se ao desempenho de alguns filhos ilustres, no Pará e em todo o Brasil, homens que se destacaram na política, na religião e no social. O que explica, em parte, o orgulho que o cametaense sente de sua terra.


* O povoado é datado em 1617 e a data da fundação oficial em 1635, sendo uma das mais antigas cidades da amazônia. A cidade foi capital do Estado do Pará por um período de 11 meses no período da Cabanagem.

LOCALIZAÇÃO:
O município de Cametá está localizado às margens do Rio Tocantins, por cerca de 3 km de extensão.
A cidade de Cametá limita-se ao norte com o município Limoeiro do Ajurú, ao sul com Mocajuba, ao leste com Igarapé Mirim e ao oeste com Oeiras do Pará. DISTÂNCIA DE BELÉM : 150 km em linha reta da capital paraense.




COMO SE CHEGA:
Chega-se à cidade de Cametá fazendo um singular passeio entre o rio e a floresta, a viagem é alternada entre barco e ônibus ou somente barco, dura aproximadamente 4 horas. Ou quem preferir ir de carro, tem que pegar 3 balsas pois a cidade fica do outro lado do rio tocantins.
A cidade também dispõe de um aeroporto, recentemente, revitalizado, mas que só é disponível para vôos fretados. Ainda não existe um serviço regular de transporte aéreo para a localidade.

HISTÓRIA:
Fundação 24 de dezembro 1635, sendo uma das cidades mais antigas da amazônia
A palavra Cametá é de origem Tupi e deriva de "Cáa" (mato floresta) e "Mutá" ou "Mutã", uma espécie de degrau instalado em galhos de árvores feitos pelos índios para esperar a caça ou para morar. Segundo o historiador Carlos Roque, o significado literal de Cametá é "degrau no mato".
Atribui-se a Frei Cristóvão de São José, um frade capuchinho, o episódio da fundação do primeiro povoado, por volta do ano de 1620, que deu origem ao município de Cametá.

CULTURA:
A cidade de Cametá, além de estar cercada pela bela natureza amazônica e ter um povo simpático e hospitaleiro, possui uma grande riqueza cultural. A cultura cametaense é marcada pela mistura de várias etnias: indígena, francesa, portuguesa, e tais influencias são nitidamente visíveis no jeito de ser cametaense que chama a atenção: a forma de falar, cantar, dançar ou vestir.
A própria culinária cametaense apresenta-se sob a forma de pratos tipicamente indígenas como o saboroso “mapará com açaí” ou ainda a torta de camarão e a sopa de “aviú”, um minúsculo camarão. E depois de uma maravilhosa refeição e um cochilo na rede é só esperar pelo tacacá das 17h, que já é tradição pelas ruas da cidade
Pode-se dizer, ainda que Cametá é marcada pelo forte catolicismo devocional ou popular, baseado nas devoções aos santos, sendo os mais conhecidos: São João Batista (padroeiro da cidade), São Benedito, Nossa Senhora das Mercês, Santa Rita de Cássia, entre outros.
Muitos aspectos colocam a cidade de Cametá como uma grande opção turística no estado e não são apenas os atrativos naturais de suas praias ou as belezas da cidade que tornam a visita obrigatória por quem deseja conhecer o que há de melhor no Pará. Dois grandes eventos da cultura popular cametaense, pelo menos, “arrastam” para essa cidade milhares de pessoas todos os anos: o carnaval e as festas juninas.
Apesar das influências do resto do país, o cametaense não cansa de se nutrir do gosto das coisas da terra, a sua essência, que não lhe deixa partir.

Carnaval
Carnaval em Cametá: A folia mais marcante festejada pelos cametaenses acontece no Carnaval, no mês de fevereiro, festejo de fundamental importância para a identidade cultural do município de Cametá e que faz deslanchar a economia local com a vida de turistas de diversos municípios do Pará e de fora do estado. Há diversões para todos os gostos, desde os adolescentes que curtem uma versão moderna do carnaval eletrônico até os nostálgicos fãs do carnaval das marchinhas. Existe uma programação oficial montada pela Prefeitura Municipal que prepara todas uma infra-estrutura para o evento. Um dos momentos mais esperados pela população é o desfile das escolas de samba, baseadas nos modelos do carnaval carioca, mas exibindo modelos bem regionais mobilizando a cidade numa disputa gostosa. Além das escolas de samba, também passam pelo corredor da folia blocos infantis, religiosos, abadas e blocos tradicionais que aproveitam para fazer uma crítica política e social por meio de suas marchinhas carnavalescas.

CURIOSIDADES:
A cidade de Cametá teve o papel destacado, durante todo o movimento da Cabanagem, foi de Cametá que o Dr. Ângelo Corrêa, foi a Belém, atendendo ao chamado do Governo Cabano chefiado por Antônio Vinagre, para assumir a presidência da província, após uma série de desentendimentos, não pôde assumir o governo. E retorna a Cametá onde toma posse do cargo perante a Câmara Municipal. Assim, por um breve período, Cametá foi a sede do Governo da Província. Convém ressaltar que o Município sempre teve destacado papel na história do Pará.

Nas últimas décadas o Município passou por alguns ciclos econômicos, daqueles típicos da Amazônia. Assim, se favoreceu bastante dos ciclos da borracha e do cacau, mas o último com bastante importância foi a época da pimenta-do-reino, embora não caracterizada como tal. Esses ciclos favoreceram algumas melhorias nas condições de vida da população.

Apesar da cidade de Cametá ter sido declarada Patrimônio Histórico Nacional poucos são os benefícios advindos disto.

Fonte: http://cametaonline.com


FOTOS DA VIAGEM...
Obs.: Fotos album photobucket Lúís Augusto

Como eu fui de carro, peguei 3 balsas e tirei algumas fotos no caminho, essa são da região das ilhas, famílias ribeirinhas.








Ja chegando na cidade de balsa, essa é a visão da praia da aldeia, fica no bairro da aldeia em cametá












Ja na cidade, fui logo na praia, é essa postada acima




















Agora no centro histórico da cidade


Sede da Prefeitura


Escola antiga da cidade (ensino público)


Museu do município


Munumento dos notáveis


Monumento e ao fundo a igreja de são joão batista


Igreja das mercês


Antigo convento das Mercês, agora escola das Mercês


Prédio público antigo


Casarão antigo


Fotos de várias praças da cidade
















Orla da cidade








Navio afundado para tentar conter a erosão da orla


Outro navio afundado, no total são 3 navios






Pra finalizar, umas fotos do balneário CUPIJÓ, um dos vários balneários da cidade!




Pra quem não sabe como se apanha o AÇAÍ e a BACABA (parecido com o açaí)










ESPERO QUE TENHAM GOSTADO DA MINHA QUERIDA CIDADE NATAL!
:)

CONTINUA A SEGUIR...
 

·
Clube do Remo
Joined
·
3,454 Posts
Discussion Starter #2 (Edited)
PARA QUEM NÃO SABE A HISTÓRIA DA CIDADE, EU SCANNEEI UMA REVISTA MINHA, TEM FOTOS ANTIGAS E ATUAIS DA CIDADE, TEXTOS COM A HISTÓRIA E IMAGENS DE OBRAS DE ARTE!

FONTE: REVISTA VER-O-PARÁ
DATA: SET/2005

TÍTULO: CAMETÁ-Terra do Romualdos e de muitos notáveis


capa



apresentação



ao fundo o monumentos em homenagem aos notáveis



frente da cidade



foto antiga das praças das Mercês, agora reformada e postada no início



barco afundado para conter erosão da frente da cidade



prédios antigos e a orla da cidade



igrejas da cidade



hotéis



praias, igarapés e balneários



arte



história



os notáveis



o paraense que sagrou Dom Pedro II



frente da cidade



mais história



A coroação, obra de arte do momento que Dom Romualdo de Seixas sagra o imperador Dom Pedro II


Esse que estava coroando o Imperador Dom Pedro II era o Cametaense Dom Romualdo de Seixas, ele é um dos notáveis da cidade, é um dos Romualdos!
:)

Estão convidados a conhecer a cidade...
:)
 

·
Eu Sou o Rei do Mundo!
Joined
·
6,350 Posts
Uau Luis!!! não conheço Cametá (aliais eu mal conheço Belém haha), bela cidade, belos verdes, belo tredi!!!

showw

:eek:kay:
 

·
Sub Lege Progrediamur
Joined
·
3,128 Posts
Luís,cara...meus parabéns meeeesmo!!!

Pqp,o teu thread ficou excelente!

E és o primeiro a fazer um thread de Cametá,e fazendo isso tu contribui e muito,para que a tua cidade fique mais exposta e visível na NET,ajudando a mesma,ainda mais com essas fotos espetaculares!

O thread ficou bem informativo,a cidade e seu entorno são lindos,meus parabéns!:eek:kay:
 

·
Clube do Remo
Joined
·
3,454 Posts
Discussion Starter #8
Obrigado pessoal!
Que bon que tao gostando, pena que eu nao tive mais tempo para tirar mais fotos da cidade, faltou muita coisa ainda!
:)
 

·
Registered
Joined
·
8,350 Posts
muito bonita a cidade...

Sempre que eu vejo as comunidades ribeirinhas do Pará, me chama atenção que as casas ficam bem no meio das árvores... são todas assim? Aqui a grande maioria fica naqueles campos que ficam entre o rio e a floresta.
 

·
Clube do Remo
Joined
·
3,454 Posts
Discussion Starter #11
muito bonita a cidade...

Sempre que eu vejo as comunidades ribeirinhas do Pará, me chama atenção que as casas ficam bem no meio das árvores... são todas assim? Aqui a grande maioria fica naqueles campos que ficam entre o rio e a floresta.
Obrigado Rodriogs :)

É sim, no Pará, as comunidades ribeirinhas ficam no meio das árvores na beira do rio, é para facilitar o acesso a outras localidades já que, quase sempre, as casas ficam no caminho entre cidades, assim se torna mais fácil para os moradores pegar o barco para as cidades, muitos vendem frutos, pescado, e outras coisas da floresta na cidade, sem contar que fica mais fácil para eles realizarem pescar também!
:)
 

·
\,,/
Joined
·
6,128 Posts
Meus parabéns. As fotos ficaram ótimas. A cidade parece calma e bem harmoniosa. Gostei das praças. As igrejas tbm são lindas.
 

·
:)
Joined
·
18,427 Posts
Que bela surpresa! A cidade é muito bonita, bem cuidada, limpa. Vixe, notei tantas coisas legais! Gostei do acervo histórico e das várias praças e monumentos bem cuidados.

Parabéns! :eek:kay:
 

·
...
Joined
·
44,008 Posts
confesso que fiquei surpreso por Cametá! A cidade está bem arrumadinha!! A natureza exuberante ao redor é espetacular!!

Meus parabéns, thread MARA!!!
 

·
Amazônida!!
Joined
·
1,596 Posts
Gostei das fotos :D
Bem limpinha a cidade! Tenho muita vontade de conhecer Cametá e as belezas naturais das suas redondezas...
 

·
Registered
Joined
·
6,931 Posts
Já conheço Cametá! Fiquei contente de ver que seu prédios históricos passaram por um processo de revitalização o que deram um belo visual a cidade dos Romualdos! Não tive o prazer de ir a praia da Aldeia e nem de tomar banho em seus inúmeros igarapés. Mas agora, com o estreitamento dos nossos laços de amizade, quem sabe que em um belo dia os forista de Belém desembarquem com malas e cuias, nessa bela cidade do rio Tocantins, com o luisaugusto servido de guia turístico. Parabéns pelo belo thread!
 

·
Clube do Remo
Joined
·
3,454 Posts
Discussion Starter #20
Eu não ia a cidade faz tempo, gostei muito de ver que a cidade está sendo bem cuidada, ganhando ruas bonitas, praças novas, nova arborização e o melhor, as ruas estão sendo adaptadas a portadores de necessidades especiais. A cidade ta muito linda mesmo!
:)
 
1 - 20 of 45 Posts
Top