SkyscraperCity banner
1 - 20 of 28 Posts

·
Clube do Remo
Joined
·
3,454 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Cametá é um município do Estado do Pará - Região Norte do Brasil - Amazônia

Nota: Bom amigos, fiz esse thread sobre a minha terra natal, cidade muito amada por mim, quanto as fotos, algumas são minhas e outras garimpadas na net, espero que gostem.
Alguns anos atrás fiz um thread com fotos minhas, são fotos diferentes dessas, se quiserem dar uma olhada segue o link:

Cametá / PA - Cidade histórica, terra dos notáveis, do mapará com açaí e do carnaval antigo
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=798828


LOCALIZAÇÃO DA CIDADE

http://i375.photobucket.com/albums/oo197/augustoblog/mapa_exped_assurinis2.jpg

ASPECTOS FÍSICO-TERRITORIAIS LOCALIZAÇÃO
O Município de Cametá pertence a Mesorregião do Nordeste Paraense e a Microrregião de Cametá. A sede Municipal, tem as seguintes coordenadas geográficas: 02º 14' 54" de latitude Sul e 49º 30' 12" de longitude a Oeste de Greenwich. LIMITES Ao Norte - Municípios de Limoeiro do Ajuru e Igarapé-Miri Ao Sul - Município de Mocajuba A Leste - Município de Igarapé-Miri A Oeste - Município de Oeiras do Pará SOLOS Os solos de maior importância são: Gley Pouco Húmico, Solos Aluvial eutróficos e distróficos, textura indiscriminada. Plintossolo distrófico, Areias Quartzosas distróficas e Latossolo Amarelo distrófico, textura média, em associações.

ASPECTOS HISTÓRICOS E CULTURIAS HISTÓRICO
Atribui-se a Frei Cristóvão de São José, um frade capuchinho, o episódio da fundação do primeiro povoado, a partir do qual se deu nascimento e origem do Município de Cametá, por volta do ano de 1620. A fundação do povoado foi possível, devido ao trabalho de dedicada catequese que o referido frade realizou com os integrantes da tribo dos Camutás, conhecidos como os habitantes originais das terras localizadas à margem esquerda do rio Tocantins.

Os historiadores Palma Muniz e Theodoro Braga relatam que esses índios receberam o nome de Camutás, por parte dos Tupinambás, em razão de morarem em casas construídas nos topos das árvores: acreditavam que, dessa maneira, era muito mais eficiente a caça aos animais que constituíam a base da alimentação da tribo.

Durante os acontecimentos políticos conhecidos pelo nome de Cabanagem, por volta do ano de 1853, Cametá foi sede do Governo da Província, passando o seu povo e sua Câmara Municipal a desempenharem um importante papel nas lutas travadas entre brasileiros e portugueses.

CULTURA
Cametá não difere dos demais Municípios paraenses que têm, nos festejos religiosos, a sua maior forma de expressão da cultura popular. Além da festividade do Santo padroeiro, São João Batista, realizada no mês de junho, entre os dias 14 e 24, com procissão e apresentações de grupos típicos, acontecem festividades religiosas importantes no Município. A festa de Nossa Senhora do Carmo, que acontece no período de 6 a 16 de julho e o Círio de Nossa Senhora de Nazaré realizado entre os dias 1 e 8 de setembro na localidade de Vila do Areião. A seguir, há a festa do Rosário, na Vila de Joaba, realizada no mês de outubro, acompanhada por manifestações da cultura local e celebrações de cunho religioso, durante a qual é coroada, simbolicamente, a pureza, na figura de um menino e uma menina, vestidos de rei e rainha, respectivamente. Além dessas, acontece a festa de São Benedito, festejada na Vila de Carapajó, sendo que a grande atração é o Marierrê. O Município de Cametá é rico em manifestações populares. Os grupos típicos organizados procuram, através de suas danças e indumentárias, preservar as tradições e valores culturais. Os de maior destaque são: * Grupos de Samba-do-Cacete, que se assemelha ao Siriá de Marapanim, sendo uma das mais curiosas manifestações da cultura local; * O Boi-Bumbá, auto pastoril de origem popular, tem nos bois Mina de Ouro, Pingo de Ouro, Labioso e Raivoso seus maiores vultos no Município; * Pastorinhas, organizadas na época natalina. Destaca-se o Pastoril do Grupo Comunitário da Aldeia de Parijós e o Pastoril das filhas de Jeová; * Folia, cantoria, que sai às ruas, nas vésperas da festa de Santo que seja festejado por irmandades de leigos; Lavadeira, celebração com levantamento e derrubada do mastro, no início e no fim da festa do Santo; * Bambaê do Rosário, manifestação de origem afro-brasileira, de cunho religioso, realizada na Vila de Joaba. É uma tradição que existe há mais de 100 anos, passando de geração a geração.

É uma festa em homenagem a Nossa Senhora do Rosário; * Marierrê, folguedo da Vila de Curapajó, reveste-se de características que levam a crer que suas origens estão ligadas à África trazido por negros escravos em épocas muito recuadas; * Boi-Brabo que, pelo aspecto, pelos versos entoados e pela inovação, deduz-se ser oriundo do nordeste brasileiro. Além dessas manifestações, podem ser destacados os pássaros e a Marujada.

A Folia de Reis e o Carnaval, este último marcado pela presença do bloco carnavalesco "A Bicharada", com indumentária confeccionada artesanalmente e caracterizando animais da fauna da região Amazônica - completam o quadro das manifestações populares de Cametá.

CERÂMICA
A produção artesanal do Município é representada pela cerâmica, fabricação de redes, remos e tijolos. Entretanto, o destaque maior está nas imagens de santos de madeira, sendo que o grande representante da arte de esculpir é o cametaense "santeiro" Raimundo de Sena, que mantém a Escola de Iniciação às Belas Artes "Antônio Jeremias Rodrigues".

Cametá, além de ser considerada a "terra de notáveis", por sua vasta lista de figuras ilustres, possui, entre os Municípios paraenses, a maior quantidade de monumentos históricos e culturais, destacando-se a Catedral de São João Batista, na Praça dos Notáveis, construída, em 1757, possivelmente pelo primeiro pároco da Ordem de Cametá.

PATRIMÔNIO HISTÔRICIO
Na vasta lista de patrimônios históricos, há, ainda, a Catedral de Nossa Senhora das Mercês, na praça Joaquim Siqueira, construída em agradecimento a uma graça alcançada pela família de Daniel Valente, no século XIX; a Capela de Bom Jesus dos Aflitos, na Rua 24 de Outubro, construída em 1825; a igreja de Parijós (antiga aldeia dos índios Parijó) que, sob o ponto de vista arquitetônico, é a mais bonita igreja do Município; o Seminário Religioso, na aldeia de Parijós; a igreja de São Benedito, construída em 1872; o Grupo Escolar D. Romualdo de Seixas, instalado na cidade a 12 de outubro de 1899, no governo estadual do Dr. José Paes de Carvalho, mas somente concluído e inaugurado em 1905, no então, governo estadual de Augusto Montenegro; colégio Nossa Senhora Auxiliadora, instalado na cidade pelas irmãs de Caridade da Ordem Religiosa de São Vicente de Paula, em 15 de fevereiro de 1942; antiga Casa de Câmara e Cadeia que atualmente, funciona como sede da Prefeitura, com a fachada voltada para a Praça da Cultura; o prédio da SUCAM, com edificações eclética tipo "bangalô", construído, no início do século, pelo capitão Henrique de Mendoná; antiga usina elétrica inaugurada em 1927, residência de Maria Cordeiro de Castro, edificação térrea de estilo colonial; Palacete Azul cuja data de construção é desconhecida, sendo que sua inauguração foi a 27 de julho de 1927; residência dos Moreira, edificação assombrada construída no século XIX; residência Belfort Lisboa, uma das primeiras construídas, com esmero e bom gosto em Cametá, segundo os padrões europeus; casa dos Foinquinos, construída no século XIX, mantendo, até hoje, seus traços originais; conjunto de casas à Rua Rui Barbosa, com edificação em estilo meia morada; residência dos Peres, construída por volta de 1870, composta por duas residências iguais e geminadas (unidas), localizada na Praça dos Notáveis; Pensão da Liberata, construída por volta de 1920, cuja fachada tem traços de composição clássica; casa do Sr. Castro, prédio construído no século XIX, aproximadamente na década de setenta, mas, que sofreu consideráveis modificações nas linhas originais. No que se refere aos equipamentos culturais, o Município de Cametá dispõe de um Museu Histórico, onde também funciona a Biblioteca Pública, com um importante acervo da antiga história da cidade, além de uma Casa da Cultura e um cinema denominado "Cine Príncipe".

PATRIMÔNIO NATURAL
A alteração da cobertura vegetal, observada por imagens LANDSAT-TM, do ano de 1986, era de 48,92%, o que pode ser entendido por ser Cametá um dos municípios que infere áreas de ocupação muito antigas na história da Amazônia. O principal é o Tocantins, que divide as praias de Aldeia dos Parijós e a de Pacajá, distantes dois e quatro quilômetros da sede, respectivamente. Outro fator interessante é a sua "região das ilhas", com noventa ilhas aproximadamente, distribuídas ao longo do Baixo-Tocantins, formando grande número de paranás. É importante a preservação rasteira, onde predomina a flor-do-campo (syngonanthus gracilis Koern, Ruhl).
Fonte: http://www.prefeituradecameta.com.br/index-2-5.html

A LINGUAGEM EM CAMETÁ
A língua oficial do Brasil é a portuguesa, porém desde o primeiro momento da formação do povo brasileiro, foram se unindo ao léxico português palavras novas, oriundas da cultura de outros povos, entre eles, os mais significativos foram os indígenas e os negros, os quais forneceram muitas palavras para o nosso vocabulário.

O linguajar dos cametaenses possui muitas palavras, em sua maioria, oriundas dos indígenas. O próprio nome do município é de origem indígena: Cametá provém de Camutá (caa significa mato, floresta, bosque, erva; mutá significa degrau, armação construída no mato para espera de caça).

Desse modo, entre os falantes cametaenses, como muitos outros falantes amazônidas, encontramos palavras como: banzeiro (palavra de origem indígena que significa movimento das águas do rio provocado por vento, passagem de barcos ou pela pororoca); beiju (palavra de origem indígena, espécie de biscoito arredondado e achatado, de massa de mandioca); carapanã (palavra de origem indígena, espécie de mosquito); casco (palavra de origem indígena, canoa feita de um só tronco de árvore); jambu (palavra de origem indígena, erva utilizada na culinária da região amazônica, principalmente no tacacá); quiriri (palavra de origem indígena que significa calmaria, silêncio, tristeza); etc.

No entanto, a linguagem em Cametá não está apenas vinculada aos traços culturais dos povos já mencionados. Quão ricas são as manifestações lingüísticas dos cametaenses, que mostram sua criatividade através da criação de palavras e de expressões típicas desse povo. Ora, quem aqui em Cametá nunca ouviu alguém dizer: achi (palavra que exprime espanto, admiração ou dúvida), avortado (grande quantia de. , excesso), bandalhêra (brincadeira, festa, farra ou feitiço de macumba), cuíra (curiosidade, ansiedade),teba (grande, enorme), vergar (dobrar, cair), gaiato (pessoa bricalhona), até por lá (uma forma de despedida), -Que tá parente?Tá bom?(uma forma de saudação), etc.
Fonte: http://blogdoalexandrepantoja.blogspot.com.br/2010/12/linguagem-em-cameta.html


UM POUCO DE PIADAS SOBRE A LINGUAGEM DA CIDADE:

Os filmes no cinema em cametá com uma adaptação ao dialeto local.
Vejam os grandes sucessos que tiveram seus títulos reformulados!


*Duro de Matar = 'Escruto de Morrer'
*Esqueceram de Mim = 'Me dexaram Suzinho '
*Coração Valente = 'Curação de macho'
*Free Willy = 'Tambaqui Porrudo '
*Tubarão = 'Mapará qué mata'
*Tubarão II = 'Mapará qué Mata de Nuvo'.
*Tubarão III = ' MAPARÁ QUÉ MATA DE NUVO E DE NUVO'
*Titanic = 'Narfrágio do Fé em Deus '
*Epidemia = 'Mina de firida'
*Máquina Mortífera = 'Jegue Matadô'
*Fantasma = 'A Visage'
*Querida Encolhi as Crianças = 'Muié as Criança tão Gititas'
*Corra Que a Polícia Vem Aí = 'Te Abicora que os Homi tão na ilharga'
*As Margens da Loucura = 'Na Ilharga da Duidera'
*Tomates Verdes Fritos = 'Mandioca Escruta e Rançosa'
*Poço das Vaidades = 'Olho d'Água Luxento'
*9 1/2 Semanas de Amor = 'Quase 10 Semanas de Nheco Nheco '


FOTOS DE CAMETÁ
PRAIA DA ALDEIA

http://i375.photobucket.com/albums/oo197/augustoblog/aldeia2cpia.jpg

PRAÇA DAS MERCÊS

http://i375.photobucket.com/albums/oo197/augustoblog/Camet.jpg

PRAIA DA ALDEIA
http://i375.photobucket.com/albums/oo197/augustoblog/Cameta16.jpg

PRAIA DA ALDEIA

http://i375.photobucket.com/albums/oo197/augustoblog/Cameta11.jpg

PRAIA DA ALDEIA

http://i375.photobucket.com/albums/oo197/augustoblog/Cameta05.jpg

PRAIA DA ALDEIA

http://i375.photobucket.com/albums/oo197/augustoblog/Cameta09.jpg

IGREJA E COLÉGIO DAS MERCÊS

http://i375.photobucket.com/albums/oo197/augustoblog/Cameta14.jpg

PRAÇA DAS MERCÊS

http://i375.photobucket.com/albums/oo197/augustoblog/Cameta15.jpg

ORLA DE CAMETÁ

http://i375.photobucket.com/albums/oo197/augustoblog/Cameta13.jpg

RUA DA CIDADE

http://i375.photobucket.com/albums/oo197/augustoblog/Cameta12.jpg

RUA DA CIDADE

http://i375.photobucket.com/albums/oo197/augustoblog/Cameta10.jpg

PRAÇA DA CULTURA

http://i375.photobucket.com/albums/oo197/augustoblog/Cameta08.jpg

PAISAGENS DO ENTORNO

http://i375.photobucket.com/albums/oo197/augustoblog/Cameta07.jpg

PRAÇA DA CIDADE

http://i375.photobucket.com/albums/oo197/augustoblog/Cameta06.jpg

BALNEÁRIO DA CIDADE

http://i375.photobucket.com/albums/oo197/augustoblog/Cameta02.jpg

BALNEÁRIO DA CIDADE

http://i375.photobucket.com/albums/oo197/augustoblog/Cameta03.jpg

VISTA DA PRAIA DA ALDEIA

http://i375.photobucket.com/albums/oo197/augustoblog/Cameta04.jpg

PATRIMÔNIO HISTÓRICO

http://i375.photobucket.com/albums/oo197/augustoblog/PATRIMONIO-1.jpg

VISTA AÉREA

http://static.panoramio.com/photos/large/14549271.jpg

VISTA AÉREA DO SENAI E GINÁSIO AO FUNDO

http://static.panoramio.com/photos/large/14549112.jpg

VISTA AÉREA DA FRENTE DA CIDADE

http://static.panoramio.com/photos/large/14549375.jpg

VISTA AÉREA DA FRENTE DA CIDADE

http://static.panoramio.com/photos/large/14549334.jpg

VISTA AÉREA DA CIDADE

http://static.panoramio.com/photos/large/14549305.jpg

ESTÁDIO MUNICIPAL DE CAMETÁ

http://farm6.staticflickr.com/5251/5533039431_7e83460aa8_b.jpg

VISTA AÉREA DE CAMETÁ

http://farm6.staticflickr.com/5177/5533623474_519595b6cd_b.jpg

ILHA COM PRAIA EM FRENTE A CIDADE

http://farm6.staticflickr.com/5056/5533616236_fbe99a156d_b.jpg

FUROS DE RIOS PRÓXIMO A CIDADE

http://farm6.staticflickr.com/5140/5533613674_3dcfe9b468_b.jpg

CORETO PRÓXIMO PRAIA

http://farm4.staticflickr.com/3102/2851527879_493eb3eebf_b.jpg

RUA DA CIDADE

http://farm4.staticflickr.com/3118/2851521997_61fbb014e0_b.jpg

BARCO NA ORLA DA CIDADE

http://static.panoramio.com/photos/large/3053256.jpg

VISTA DA PRAIA DA ALDEIA

http://static.panoramio.com/photos/large/1818714.jpg

CASA DE SHOW E RESTAURANTE NA PRAIA DA ALDEIA

http://static.panoramio.com/photos/large/34445409.jpg

PRAIA DA ALDEIA

http://farm2.staticflickr.com/1033/1325538438_b59f26c5ef_b.jpg

PRAÇA PRÓXIMO A PRAIA

http://farm5.staticflickr.com/4121/4880294479_30ba25fc68_b.jpg

VISTA PARA O RIO

http://farm5.staticflickr.com/4094/4880902862_610b2817d1_b.jpg

PARTE INTERNA IGREJA MERCÊS

http://farm8.staticflickr.com/7007/6459620545_1fe6787f98_b.jpg

IGREJA SÃO JOÃO BATISTA

http://farm1.staticflickr.com/164/358756426_354a4c0768_b.jpg

TERRA DA DANÇA FOLCLÓRICA SIRIÁ

http://farm4.staticflickr.com/3165/3090612541_a5b25c78a5_b.jpg

CAIS DA CIDADE

http://farm1.staticflickr.com/154/358449052_7df5541395_b.jpg

CORETO DA PRAÇA SÃO JOÃO BATISTA

http://farm1.staticflickr.com/142/358962579_2812c4a591_b.jpg

PRAÇA PRÓXIMO A PRAIA

http://farm1.staticflickr.com/124/361866610_16d88fb543_b.jpg

IGARAPÉ NA PRAIA DA ALDEIA

http://farm2.staticflickr.com/1113/1324654073_9c195bce9b_b.jpg

PRAÇA DAS MERCÊS

http://static.panoramio.com/photos/large/18890787.jpg

PRAÇA DAS MERCÊS

http://static.panoramio.com/photos/large/18890814.jpg

NAVIO TAUATÉ 2

http://static.panoramio.com/photos/large/40062479.jpg

NAVIO TAUATÉ 2

http://static.panoramio.com/photos/1920x1280/61455135.jpg

PRAIA DA ALDEIA

http://bp1.blogger.com/_TSs3GZik5UI/SGa7rnT74HI/AAAAAAAADXc/kqvyeV1k3Yo/s1600/Cametá2+023.jpg

PRAÇA DAS MERCÊS

http://i375.photobucket.com/albums/oo197/augustoblog/15-1.jpg

CASA DE SHOW E RESTAURANTE NA PRAIA DA ALDEIA

http://a6.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/306164_338680939513811_1173939111_n.jpg

PAISAGENS DO ENTORNO

http://2.bp.blogspot.com/_aexNa6usCR8/TPlC_SXVZmI/AAAAAAAACQE/YH0Ihfzve7I/s1600/toca4.JPG

PRAIA DA ALDEIA

http://photos.wikimapia.org/p/00/02/25/66/45_full.jpeg

RUA DE ACESSO A PRAIA

http://photos.wikimapia.org/p/00/02/25/66/37_big.jpg

PRAIA DA ALDEIA

http://photos.wikimapia.org/p/00/02/25/66/36_full.jpeg

PRAIA DA ALDEIA

http://photos.wikimapia.org/p/00/02/25/66/34_big.jpg

UFPA-CAMETÁ

http://photos.wikimapia.org/p/00/01/49/84/12_big.jpg

MERCADO MUNICIPAL

http://i375.photobucket.com/albums/oo197/augustoblog/thumbs1.jpg

MERCADO MUNICIPAL

http://i375.photobucket.com/albums/oo197/augustoblog/thumbs.jpg

MERCADO MUNICIPAL

http://i375.photobucket.com/albums/oo197/augustoblog/thumbs2.jpg

MONUMENTO NA CIDADE

http://farm4.staticflickr.com/3222/2364672948_675604dbc2_z.jpg?zz=1
Monumento - Cholera Morbus
Túmulo no cemitério de Cametá/PA onde jazem os restos mortais do Dr. Ângelo Custódio Corrêa, Governador do Pará durante a epidemia do cólera (1855-56), e que faleceu vitimado pela enfermidade quando, em companhia de familiares, foi levar pessoalmente alguma ajuda aos habitantes de Cametá, sua terra natal.
Tarcisio Schnaider

CAMETÁ CAMPEÃO PARAENSE -2012

http://img.terra.com.br/i/2011/06/13/1915315-1694-atm14.jpg
 

·
ca RIO ca
Joined
·
27,025 Posts
Interessante a cidade, mas a pergunta que não quer calar. O que diacho aconteceu com esse navio?

 

·
Registered
Joined
·
2,406 Posts
Ri pra caramba!

*Duro de Matar = 'Escruto de Morrer'
*Esqueceram de Mim = 'Me dexaram Suzinho '
*Coração Valente = 'Curação de macho'
*Free Willy = 'Tambaqui Porrudo '
*Tubarão = 'Mapará qué mata'
*Tubarão II = 'Mapará qué Mata de Nuvo'.
*Tubarão III = ' MAPARÁ QUÉ MATA DE NUVO E DE NUVO'
*Titanic = 'Narfrágio do Fé em Deus '
*Epidemia = 'Mina de firida'
*Máquina Mortífera = 'Jegue Matadô'
*Fantasma = 'A Visage'
*Querida Encolhi as Crianças = 'Muié as Criança tão Gititas'
*Corra Que a Polícia Vem Aí = 'Te Abicora que os Homi tão na ilharga'
*As Margens da Loucura = 'Na Ilharga da Duidera'
*Tomates Verdes Fritos = 'Mandioca Escruta e Rançosa'
*Poço das Vaidades = 'Olho d'Água Luxento'
*9 1/2 Semanas de Amor = 'Quase 10 Semanas de Nheco Nheco '

muito bacana o thread Luis!
 

·
Manaus, Amazonas, Brasil
Joined
·
10,881 Posts
Que thread maravilhoso, luisaugusto!!! Adorei as explicações sobre o município. Ri bastante do trecho que menciona algumas expressões e gírias locais, que, aliás, são muito parecidas com algumas expressões também utilizadas pelos amazonenses, em especial da região dos meus avós (Parintins, Baixo Amazonas). :lol:
Eu não fazia ideia de como é Cametá. A cidade tem um aspecto de bem organizada e transmite a ideia de ser um lugar tranquilo e de belas paisagens. Lembra um pouquinho a cidade de Parintins/AM.
Parabéns pelo thread, que certamente servirá de referência para muitas pessoas que quiserem conhecer a Pérola do Tocantins! :D
 

·
Clube do Remo
Joined
·
3,454 Posts
Discussion Starter · #8 ·
Cametá é um Paraíso !!! impressionante o navio Tauaté 2 ^^
Interessante a cidade, mas a pergunta que não quer calar. O que diacho aconteceu com esse navio?
Obrigado pelas visitas amigos!
Quanto ao navio, a cidade sempre sofreu com a erosão do rio tocantins, para conter as erosão que chegava a derrubar ruas e residencias, foram feitas diversas tentativas, usando dragas, cais de arrimo, e uma das medidas mais drásticas foi essa, afundar um navio velho bem em frente ao local que fica um hospital pois ele corria o risco de cair, é um paliativo até terminarem de fazer a orla!

Esse navio deve ter pelo menos uns 30 anos afundado, fora esse tem mais 2 que levaram o mesmo fim, mas ficam bem na frente da cidade, a ponta de um deles ainda aparece:)
 

·
Carioca
Joined
·
16,321 Posts
Muito bonita tua cidade, Luis!
O thread ta muito bom!

Esse navio deve ter pelo menos uns 30 anos afundado, fora esse tem mais 2 que levaram o mesmo fim, mas ficam bem na frente da cidade, a ponta de um deles ainda aparece:)
eita :nuts::lol:
 

·
from Belém-Pa
Joined
·
27,649 Posts
BARCO NA ORLA DA CIDADE

http://static.panoramio.com/photos/large/3053256.jpg

MONUMENTO NA CIDADE

http://farm4.staticflickr.com/3222/2364672948_675604dbc2_z.jpg?zz=1
Monumento - Cholera Morbus
Túmulo no cemitério de Cametá/PA onde jazem os restos mortais do Dr. Ângelo Custódio Corrêa, Governador do Pará durante a epidemia do cólera (1855-56), e que faleceu vitimado pela enfermidade quando, em companhia de familiares, foi levar pessoalmente alguma ajuda aos habitantes de Cametá, sua terra natal.
Tarcisio Schnaider
Esse porto me traz boas lembranças.
ah conheci Cametá na adolescencia, fazia viagens à Cametá, Igarapé Miri e Mocajuba. Como a maioria dos belemenses da gema, que tem parentes em todas essas cidades.
conheço também boa parte desses navios, muitos parentes tem empresas de navegação, por isso sempre filo uma barca no Círio fluvial :cheers:
Olha não conhecia o túmulo do Angelo Custódio, seu nome tem uma rua na Cidade Velha. muito bom saber, valeu :yes:
 

·
...
Joined
·
44,065 Posts
Nossa, que surpresa agradável!
Não achava que a cidade fosse tão organizada e muito menos um grande acervo histórico!

Parabéns :eek:kay:
 

·
The Power Of Green
Joined
·
2,727 Posts
Belo casario histórico.

O que também me chamou muito a atenção foi a quantidade de casas com telhas de barro.

Deixa a cidade com um visual bem legal!

E a pergunta que não quer calar. o que houve com o navio??? :lol:
 

·
Tudo pela Amazônia !
Joined
·
21,002 Posts
Interessante a cidade, mas a pergunta que não quer calar. O que diacho aconteceu com esse navio?

Ri pra caramba!

*Duro de Matar = 'Escruto de Morrer'
*Esqueceram de Mim = 'Me dexaram Suzinho '
*Coração Valente = 'Curação de macho'
*Free Willy = 'Tambaqui Porrudo '
*Tubarão = 'Mapará qué mata'
*Tubarão II = 'Mapará qué Mata de Nuvo'.
*Tubarão III = ' MAPARÁ QUÉ MATA DE NUVO E DE NUVO'
*Titanic = 'Narfrágio do Fé em Deus '
*Epidemia = 'Mina de firida'
*Máquina Mortífera = 'Jegue Matadô'
*Fantasma = 'A Visage'
*Querida Encolhi as Crianças = 'Muié as Criança tão Gititas'
*Corra Que a Polícia Vem Aí = 'Te Abicora que os Homi tão na ilharga'
*As Margens da Loucura = 'Na Ilharga da Duidera'
*Tomates Verdes Fritos = 'Mandioca Escruta e Rançosa'
*Poço das Vaidades = 'Olho d'Água Luxento'
*9 1/2 Semanas de Amor = 'Quase 10 Semanas de Nheco Nheco '

muito bacana o thread Luis!
:lol::lol::lol: abraços Feio
 

·
Amazonas, meu Amor
Joined
·
30,064 Posts
Noooosa, que charmosa Cametá :cheers:

Estão lindas as fotos e mostrou que a cidade é bem cuidada, tem prédios históricos interessantes.

Parabéns Luis Augusto.
 

·
Clube do Remo
Joined
·
3,454 Posts
Discussion Starter · #17 ·
Cametá é um Paraíso !!! impressionante o navio Tauaté 2 ^^
Um paraíso mesmo, por isso vou morar lá um dia, ela é a cara da Amazonia!
Obrigado pela visita amigo!


Que thread maravilhoso, luisaugusto!!! Adorei as explicações sobre o município. Ri bastante do trecho que menciona algumas expressões e gírias locais, que, aliás, são muito parecidas com algumas expressões também utilizadas pelos amazonenses, em especial da região dos meus avós (Parintins, Baixo Amazonas). :lol:
Eu não fazia ideia de como é Cametá. A cidade tem um aspecto de bem organizada e transmite a ideia de ser um lugar tranquilo e de belas paisagens. Lembra um pouquinho a cidade de Parintins/AM.
Parabéns pelo thread, que certamente servirá de referência para muitas pessoas que quiserem conhecer a Pérola do Tocantins! :D
Engraçado mesmo essas frases
Obrigado!

Parabéns pelas imagens!
Cametá é uma cidade muito bonita. ( :
Obrigado!

Muito bonita tua cidade, Luis!
O thread ta muito bom!
Valeu, obrigado!

Esse porto me traz boas lembranças.
ah conheci Cametá na adolescencia, fazia viagens à Cametá, Igarapé Miri e Mocajuba. Como a maioria dos belemenses da gema, que tem parentes em todas essas cidades.
conheço também boa parte desses navios, muitos parentes tem empresas de navegação, por isso sempre filo uma barca no Círio fluvial :cheers:
Olha não conhecia o túmulo do Angelo Custódio, seu nome tem uma rua na Cidade Velha. muito bom saber, valeu :yes:
Verdade, muitas lembranças...

Nossa, que surpresa agradável!
Não achava que a cidade fosse tão organizada e muito menos um grande acervo histórico!

Parabéns :eek:kay:
A cidade é bem antiga e bem boa de se viver!
Obrigado!


Belo casario histórico.

O que também me chamou muito a atenção foi a quantidade de casas com telhas de barro.

Deixa a cidade com um visual bem legal!

E a pergunta que não quer calar. o que houve com o navio??? :lol:
Verdade, sobre o navio é aquilo que eu expliquei acima, ele foi afundado lá!
Obrigado!

Noooosa, que charmosa Cametá :cheers:
Valeu!


Estão lindas as fotos e mostrou que a cidade é bem cuidada, tem prédios históricos interessantes.

Parabéns Luis Augusto.
Que bom que gostou, muito obrigado!
 

·
Belém - Pará
Joined
·
37,236 Posts
Até que fim, Luis! Tava doido para ver um thread novo da cidade de Cametá.

Agora com esse novo, dá para ver o quão linda está a cidade de Cametá, bela, calma (Não considerando a época do carnaval) e com rico patrimônio histórico e cultura ímpar.

O jeito cametaense de falar é um caso à parte hehe.

Parabéns pelo thread e viva Cametá, viva à terra dos notáveis!!
 

·
Registered
Joined
·
455 Posts
São poucas as cidades o interior amazônia que são tão bem conservadas e organizadas.
É linda a cidade. Obrigado por mostrar.
Parabéns pelo thread Luisaugusto.
 
1 - 20 of 28 Posts
Top