Skyscraper City Forum banner
1 - 19 of 19 Posts

·
Registered
768 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Participei hoje de manhã dessa caminhada que percorreu a av Júlio de Mesquita, desceu até a praça Santa Cruz, fomos para a prefeitura, em seguida o Jockey Clube, largo do Rosário, igreja metropolitana de Campinas e finalmente a estação cultura. Vários pontos, como o mercadão e casa de saúde, acabaram não entrando no percurso devido a falta de tempo. O pessoal ficou enrolando muito no começo e não equilibraram o tempo médio em cada ponto. Acho que ficou um pouco desorganizado em relação às outras edições.
Essa caminhada ocorre 1 vez ao ano, no domingo mais próximo ao dia da fotografia, que é hoje e coincidiu com o domingo. Uma explicação sobre Hércules Florence pelo wikipedia:
Antoine Hercule Romuald Florence, conhecido como Hércules Florence, (Nice, 29 de fevereiro de 1804 — Campinas, 27 de março de 1879), foi um inventor, desenhista, polígrafo e pioneiro da fotografia franco-brasileiro
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hércules_Florence
Podem ir fazer café, tomar banho porque tem várias fotos.

1- Do centro de convivência.

2- Casarão na Av Júlio de Mesquita, é o banco itau atualmente. Vocês vão ver muitas cabeças que são dos participantes, difícil era pegar o prédio sem ninguém na frente. E quanto fotógrafo profissional! Na volta da estação cultura até o centro de convivência vim com um pessoal mais velho e eles estavam reclamando que tinha muita gente novata que não sabia tirar fotos, que vieram apenas para treinar, que atrapalhava quando eles iam tirar foto, eu concordava e ficava quieto :lol:.

3-

4-

5-

6-

7-

8-

9-

10-

11- Esse forçou nas cores

12-

13-

14-

15-

16-

17-

18-

19-

20-

21-

22-

23-

24- Aqui é o comecinho da Av Júlio de Mesquita que está à direita

25- Descendo até a praça santa cruz

26- Uma casa abandonada.

27- Detalhe da porta.

28- Praça Santa Cruz

29-

30-

31-

32- Essa capela foi uma surpresa para mim, nunca tinha percebido apesar de passar ao lado dela.

33-

34- Detalhe da porta

35- Ao lado da capela

36- Indo para a prefeitura

37- Várias casas desse estilo

38- Acho que é igual ao Mustache

39-

40- Entrando na av Anchieta

41- Não gosto desses azulejos.

42-

43-

44-

45- Prefeitura

46-

47-

48-

49-

50- Vista a partir da prefeitura

51- Uma árvore enorme

52-

53- Um deck

54-

55-

56- Santa Casa, acho que está desativado e mudou para outro prédio.

57-

58-

59-

60-

61-Giovanetti

62-

63- Diz o guia que veio do japão esse sino.

64-

65- Novamente a av anchieta

66- Adoro esse prédio. Colocaram uma grade na frente para impedir a pichação.

67-

68-

69-

70-

71-

72-

73-

74-

75- Indo para o Jockey

76-

77- Essas são as ruas do centro, pequenas e quase sem calçada.

78-

79-

80-

81-

82-

83-

84-

85-

86-

87-

88-

89- Largo do Rosário

90-

91- Cheio de pichação

92- Alguns pintados mas com essas placas chamativas das lojas.

93- Outro Giovanetti

94- Av Francisco Glicério

95- Idem

96-

97-

98- Av Campos Sales

99-

100-

101-

102- Rua Conceição

103-

104- Calçadão

105-

106-

107-

108- Domingo ficam uns camelos vendendo várias coisas no calçadão.

109-

110-

111-

112- Pouco chamativo

113-

114-

115-

116-

117- Estação cultura

FIM

·
Pro SP fiant eximia
6,608 Posts
Ótimas fotos, Campinas é uma cidade muito boa, sempre me surpreende.

·
Banned
2,477 Posts
Minha querida Campinas. Ja pensou se o Centro fosse revitalizado, toda a fiacao aterrada, calcadas e meio fios padronizados, asfalto perfeito e algumas ruas fechadas ao trafego, com muito caffees e restaurantes e nenhuma porta de aco. Que sonho seria. Mas falta um Visionario.
:cheers:

·
Old is new
3,801 Posts
Lindo o patrimônio arquitetônico de Campinas, pena que o centro da cidade seja tão descuidado e pichado :(
Mas os bairros em volta do centro são muito agradáveis. A cidade poderia se espelhar na lei cidade limpa e também de alguma forma combater a pichação, coisa que SP também precisa fazer urgentemente.

·
Registered
165 Posts
Lindas fotos! Você conseguiu deixar belo até partes feias do centrão de Campinas! Parabéns!

Minha querida Campinas. Ja pensou se o Centro fosse revitalizado, toda a fiacao aterrada, calcadas e meio fios padronizados, asfalto perfeito e algumas ruas fechadas ao trafego, com muito caffees e restaurantes e nenhuma porta de aco. Que sonho seria. Mas falta um Visionario.
:cheers:
Já tivemos um com ótimas idéias para a revitalização do centro decadente. Mas foi assassinado ao enfrentar a máfia do transporte público.

·
Registered
165 Posts
32- Essa capela foi uma surpresa para mim, nunca tinha percebido apesar de passar ao lado dela.
Senão me engano esta é a capela mais antiga de Campinas, ainda preservada. Foi construída em pau-a-pique e tem um quadro de vidro em seu interior mostrando detalhes construtivos de suas paredes.

35- Ao lado da capela
A construção deste edifício foi um crime! Quase danificou por completo a estrutura da capela que fica ao lado. Mas o prédio é do Quércia, quem vai se meter nisso para proteger um patrimônio secular?

·
Registered
768 Posts
Discussion Starter · #15 ·
Senão me engano esta é a capela mais antiga de Campinas, ainda preservada. Foi construída em pau-a-pique e tem um quadro de vidro em seu interior mostrando detalhes construtivos de suas paredes.
Tinha essa parte da parede mas não entendi o porquê e por isso nem tirei fotos. Me pareceu um convento, ao lado da capela tem umas portas que levam a casa das freiras, estavam abertas.

Uma coisa que não comentei antes. Eu achei que há uma preocupação por parte da prefeitura em relação ao cuidado do centro. As praças centrais são bem cuidadas, lindas (não mostrei por que não passamos perto). Em relação a pichação, percebi de 1 ano para cá que também está tendo esse cuidado. Logo quando picham já tem um funcionário no dia seguinte ou nos próximos dias fazendo a limpeza dos prédios/ monumentos públicos. A pichação é mais evidente em prédios comerciais, particulares que depende mais da vontade do proprietário. A pintura também, a catedral foi o único prédio tombado que achei mal conservado, e os edifícios mais feios são os particulares. Esse prédio Andorinhas dá para perceber pela foto 67 que ainda ficou uns resquícios de uma pichação na fachada, ele vivia pichado. A lei cidade limpa já existe em Campinas. A propaganda nos prédios não pode ser mais feita, aquele cara que publicou o currículo em uma parede de um prédio foi multado por isso. As lojas do calçadão estão até conservadas, pintadas, as propagandas das lojas são pequenas, a fiação do calçadão é aterrada. O asfalto da região central e algumas principais vias da cidade é um tapete, buraco só na época das chuvas e rua ruim são só as secundárias. Algumas com fluxo mais intenso como a Av John Boyd Dunlop, av Luiz Simanio perto da escola de cadetes, av Amoreiras, sempre achei ruim porque apesar de não ter buraco o asfalto é ondulado principalmente onde passam os ônibus (aparecem buracos na época da chuva). Mas atualmente estão tirando uma camada do asfalto e refazendo nessas vias e acredito que em outras, talvez por causa das eleições porque há 7 anos estou aqui e nunca fizeram isso.
O que acho que falta no centro é algo para atrair mais a população. Nos finais de semana fica praticamente deserto porque não tem nada de interessante. Outra coisa é que faltam estacionamentos no centro durante a semana. Para estacionar na rua é um desafio ou sorte e os estacionamentos particulares cobram caro e mesmo assim ficam lotados.

·
22°52'S 47°03'W
20,842 Posts
Adoro o céu desta época...
Pena que seja tão seca.

Bom vamos aos comentários!
Adorei o tópico, aliás você mostrou o prédio onde moro numa das fotos! Abafa! :lol:

Vamos aos comentários pontuais das fotos mais marcantes:

01 - Perto do que poderia ser, o Centro de Convivência está judiadíssimo e detonado com as pichações. Sem contar que qualquer outra cidade já teria aterrado a fiação, mas em Campinas, deixa pra lá...
05 - Piauí/Maranhão, acho um prédio muito estiloso. Foi um dos primeiros do Cambuí, ainda na década de 1960.
08 - Destruição imperdoável da mansão mais bonita da Avenida, justamente onde só as grades permaneceram...:(:bash:
14 - Nem parece, mas esse colégio já é centenário, patrimônio preservado da cidade.
17 - Parque da Avenida, um colosso da década de 1980, um dos maiores apartamentos-tipo da cidade, 560m².
18 - Rua Irmãos Bierrenbach
24 - É o cruzamento de quatro ruas: Av. Júlio de Mesquita (o fim dela), Av. Coronel Silva Telles (em frente), R. Olavo Bilac (à esquerda), R. Irmãos Bierrenbach (atrás)
27 - Incrível como essas coisas sobrevivem, mas o melhor lugar para pegar esse tipo de detalhe é na Vila Industrial. Se não fosse tão degradada, seria uma graça!
32 - Sempre soube dessa capela, mas não sabia que ela estava aberta à visitação
35 - Um dos três prédios mais altos do Cambuí: 23 andares.
36 - Essa região é supertranquila, mas é cheia de minas d'água; assim, o que tem de prédio bombeando água para a rua não está no mapa.
37 - Década de 1930 ou de 1940, mais ou menos quando essa região foi urbanizada, apesar de o Largo Santa Cruz ser um dos lugares mais antigos de Campinas (existe desde o século XVIII), era só o entorno.
44 - É, moro por aí, é tão gostoso ver as coisas familiares...
45 - Pelo menos Campinas tem uma prefeitura à sua altura. Uma prefeitura modernista (1968) para uma cidade progressista.
51 - "Seu Rosinha", o jequitibá remanescente, já centenário.
54 - Mármore branco no Palácio dos Jequitibás.
55 - Capela Nossa Senhora da Boa Morte, parte da antiga Santa Casa.
59 - Embaixo da Biblioteca Municipal está o Museu de Arte Contemporânea de Campinas.
63 - Veio de Gifu, cidade-irmã de Campinas desde 1982.
66 - Esse prédio era o xodó do engenheiro Lix da Cunha, que o construiu ainda na década de 1950.
69 - Monumento do bicentenário de Campinas.
70 - Travessa São Vicente de Paula (no século XIX, era o Beco do Inferno, que concentrava os marginalizados da época).
72 - E.E. Carlos Gomes (antiga Escola Normal)
75 - Avenida Doutor Thomaz Alves
76 - Rua Luzitana, uma das três ruas originais de Campinas, essa era a "de Baixo", junto com a Barão de Jaguara (de Cima) e a Dr. Quirino (do Meio)
79 - Esse %*%¨*#)(¨ do Cartório estragou a beleza do Jóquei com essa %(*¨%* de anúncio. Não podia colocar um cartaz discreto junto da entrada do prédio?! :bash:
80 - Calçada do chopp e ceninha gay
82 - Monumento-túmulo de Carlos Gomes, com a estátua do próprio
85 - Avenida Benjamin Constant
89 - Não é o Marco Zero (mostrado na foto 80), mas é o coração do Centro de Campinas.
90 - O Palácio da Justiça, antigo Fórum. Se o GESP fosse decente, desmembrava o TJ e fazia nesse prédio a Secção Regional do TJ em Campinas
91 - É o que mata Campinas. Bendita a cidade sem gafanhotos a vandalizá-la.
93 - Na verdade esse é o Giovanetti original. Os outros são filiais. Um belo prédio em art-déco, mas a maior concentração deles está na Rua Treze de Maio, que pelo menos não tem a horrenda fiação.
97 - Atibaia (residencial/direita) e Anhumas (comercial/direita)
100 - A Catedral e sua interminável reforma, mas por fora está péssima. Tomara que levantem logo os recursos e os utilizem assim que puderem...
104 - Pelo menos essa rua não tem fiação. Mas é só essa e mais um trecho de metade da R. Costa Aguiar (a paralela à esquerda)
106 - Ladeira da R. Ernesto Khulmann
108 e 109 - Nem para acabar com a fiação por completo se consegue. Porra, Campinas!
113 - Adoraria ver esse prédio sair do abandono...ele merece!
114 - Ficou lindo...

Ficou lindo seu trabalho, parabéns pelo esforço em nos mostrá-lo! :applause:

·
Registered
768 Posts
Discussion Starter · #17 ·
^^ valeu Fabius_
Uma pena o que fizeram com o prédio do integral. Derrubaram também um que estava mal conservado (não achava bonito, talvez pela pichação) na esquina da 11 de agosto com a Mascarenhas que vai para a rodoviária.

·
22°52'S 47°03'W
20,842 Posts
^^ valeu Fabius_
Uma pena o que fizeram com o prédio do integral. Derrubaram também um que estava mal conservado (não achava bonito, talvez pela pichação) na esquina da 11 de agosto com a Mascarenhas que vai para a rodoviária.
Ah, aquele não foi pichação, era mau estado mesmo. Tinha um sobrado que também foi demolido na José Paulino e agora é estacionamento. Para uma cidade que demoliu uma igreja só porque ela ficava no meio de uma avenida e um teatro municipal que não fez mal a ninguém, isso não é nada.

1 - 19 of 19 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.