SkyscraperCity banner

1 - 20 of 22 Posts

·
Registered
2,271 Posts
Discussion Starter #1
FIOCRUZ década de 20 do século passado

Folder

Maquete do projeto de expansão do campus.

Fachada principal

Térreo detalhes externos

Térreo interior
Piso em mosaico francês, azulejos portugueses e cimento inglês para as placas imitando terracota.

2º e 3º Pavimentos

Torre dos Sanitários

Quinino, Cavalariça e Casa de Oswaldo Cruz.

Pombal, Parque de Ciências e Hospital Evandro Chagas.

Esta visita guiada foi realizada no dia 20 de agosto de 2009 após o forista Muckie postar a notícia do evento. Como, sem querer, este foi o meu primeiro thread gostaria de agradecê-lo pela ótima dica e ao Daniel que sugeriu que transformasse a página em Thread. O pessoal da Fiocruz é muito receptivo vale a pena agendar um visita, esta foi especial póis se tratava da semana do patrimônio na FIOCRUZ.
Até o próximo thread.
:)

·
Niteroiense da gema!!
3,729 Posts
Belíssimo thread Paulo!!! a Fiocruz é a jóia da Zona Norte

Mas convenhamos, essa expansão do campus estilo Niemeyer, não caiu bem =/

·
Rafael Soares
6,767 Posts
Eu conhecia a arquitetura da FioCruz como mourisco, e não eclética...
aí vc escaneou o folder e tá lá: eclético neo-mourisco! hahaha! Mais completo que isso, impossível.

Acho lá muito bonito, fora as pesquisas que são feitas... de ponta!
Muito legais as fotos do thread! Espero um dia fazer uma visita guiada destas!
Por enquanto, só a vista bem de longe, do mirante daqui de casa que eu tenho da Fiocruz... (quando pequeno, chamava a Fiocruz de "castelinho", hehehe!)

·
Maybe for Sure
227 Posts
Adorei o thread, Pablo! As fotos ficaram lindas. Fazer uma visita guiada pela Fiocruz deve ser uma ótima experiência mesmo. Além das pesquisas importantes que são desenvolvidas lá, o palácio em si é lindo e a área verde torna o local muitíssimo agradável.

A única coisa que eu também não gostei foi desse projeto de expansão. Na minha opinião, descaracterizará o conjunto já existente. Às vezes parece que, só porque uma construção é de estilo eclético, pode-se fazer um disco voador de concreto na frente e colocar uma melancia de bronze no alto da torre que tá valendo... e não é assim. Ecletismo também tem (ou deveria ter) limites!

·
Registered
29,876 Posts
Paulo,

Seu thread está tremendamente caprichado. Quem passa pela Av. Brasil não tem idéia da riqueza de detalhes do prédio.

Eu mesmo fiquei surpreso ao admirar uma foto acima de uma luminária, o interior do que parece ser uma biblioteca, os mosaicos do piso, etc etc.

Impressionou-me também o estado do prédio, que parece encontrar-se muito bem conseervado e limpinho (a fuligem dos carros da avenida Brasil não chega ao casarão?).

Parabens!

·
carioca
7,511 Posts
Nossa, que vontade de chegar lá com uma serra elétrica e derrubar 90% daquelas árvores que escondem todo esse magnífico complexo...

·
Registered
2,771 Posts
parabéns pelo thread!
mas você tirou mais fotos das vistas de lá?
Deve ser interessante ver todo o complexo de favelas dessas varandas.

·
Registered
2,271 Posts
Discussion Starter #14
parabéns pelo thread!
mas você tirou mais fotos das vistas de lá?
Deve ser interessante ver todo o complexo de favelas dessas varandas.
Deixei esta parte para um outro thread no futuro.

Também tinha esta impressão, que as árvores atrapalhavam a visão, mas de uma certa forma elas fazem uma barreira e protegem o complexo da poluição provocada pelos carros da Av. Brasil.
Cada pavimento tem um tipo de mosaico diferente no piso, a fundação é em pedra, as paredes em tijolos maciços que vão diminuindo sua espessura conforme vão subindo os andares.
Nesta visita não foi possível mas há casos especiais que se consegue visitar atá a cúpula mais alta, aquelas verdes revestidas decobre. Eu mesmo já fui há 10 anos atrás quando estava montando uma sala de ciências em uma unidade de certa instituição e tive oprtunidade deste acesso especial, pena que estava sem câmera no dia. A vista é fantástica.

·
Niteroiense da gema!!
3,729 Posts
Paulo e a biblioteca de lá, você não a fotografou? certa vez vi fotos em algum lugar e era bem interessante, como tudo que tem nesse complexo até o novo prédio, espero que o projeto do Niemeyer não seja construído.

·
Registered
2,271 Posts
Discussion Starter #16
Paulo e a biblioteca de lá, você não a fotografou? certa vez vi fotos em algum lugar e era bem interessante, como tudo que tem nesse complexo até o novo prédio, espero que o projeto do Niemeyer não seja construído.
A biblioteca mais nova fez parte da visita do dia seguinte, só que choveu muito e eu tive uma audiência na Anvisa no mesmo horário. Tenho apenas fotos externas e como estava tratando de ecletismo não postei, poderei colocá-la mais tarde junto com o folheto de construções modernistas no Rio Capital Cultural como uma simples visita se vocês quiserem.

·
Registered
4,755 Posts
Lindo !!!! o Instituto Oswaldo Cruz é uma jóia da nossa arquitetura !
nesse projeto, só falta ALARGAR a Av. Brasil que já não comporta mais o trânsito que se engalfinha nas paradas de ônibus em frente ao Instituto !
Eu faria um projeto de colocar o ponto de ônibus mais para a frente, em recuo no próprio terreno do instituto, com esteiras rolantes levando à entrada principal !!!
:applause: , Pablo , pelo 1º thread!!! estreou em sofisticado estilo !!!!! :D:

·
Niteroiense da gema!!
3,729 Posts
^^ Eu quero sim Paulo :D, as construções desse complexo são bem interessantes, tirou foto daquele laboratório enorme novo?

·
Registered
6,325 Posts
De nada!

hehehe

Essa visita deve ter sido incrível, queria muito ter ido.

Sua estréia foi espetacular. Parabéns!

·
Registered
11,318 Posts
Nossa, que vontade de chegar lá com uma serra elétrica e derrubar 90% daquelas árvores que escondem todo esse magnífico complexo...
O complexo é um campus-parque... O charme do lugar na minha opinião

Vontade de derrubar o complexo da Maré e de Manguinhos... isso sim, rs

1 - 20 of 22 Posts