SkyscraperCity Forum banner

Campina Grande Review | A mais "top" do interior nordestino | Com bônus do centro histórico e comercial

46635 Views 150 Replies 57 Participants Last post by  IvoJP
73

Parte do skyline de Campina Grande

Campina Grande - By Hallyson

Campina Grande Review é um thread feito com o objetivo de mostrar de uma forma simples, real e objetiva à nossa Rainha da Borborema; a cidade de maior destaque do interior nordestino e orgulho de todos os paraibanos. Nesta compilação as fotos foram garimpadas da internet, de outros threads (SSC) e de algumas imagens inéditas tiradas pelo forista Marcus_fn.​

Skyline da região do Açude Velho - Destaque para o edifício de 35 andares em construção​

CAMPINA GRANDE - PB​

Aérea - Um pouco antiga, mas muito linda.​

Mapa da área urbana​

Localização privilegiada; forma um "quadrilátero" com a maior e mais importante metrópole do Nordeste (Recife), João Pessoa e Caruaru.​

Bandeira e Brasão de Campina Grande

O município de Campina Grande possui uma área de 620km2. A cidade situa-se à uma altitude de aproximadamente 550 metros acima do nível do mar, na região oriental do Planalto da Borborema, distante 125 km da capital do Estado, João Pessoa. É considerada um dos principais pólos industriais e tecnológicos da Região Nordeste do Brasil. Campina Grande foi fundada em 1º de dezembro de 1697, tendo sido elevada à categoria de cidade em 11 de outubro de 1864.

Campina Grande é o segundo município em população (371.060 hab. IBGE cont. 2007) e exerce grande influência política e econômica sobre outros 57 municípios (23.960 km2 e 1 milhão de habitantes) do Estado da Paraíba (42,5% do território estadual). Este conjunto é denominado de Compartimento da Borborema.

A cidade conta ainda com diversos equipamentos de lazer e cultura como teatros, museus, bibliotecas, centro de convenções, centro cultural, cinemas, rádios, televisões, clubes sociais, ginásios de esportes, estádios de futebol, bares, restaurantes, danceterias e casas de show, garantindo um leque de opções de lazer, diurnas e noturnas aos seus habitantes e visitantes. Há vários eventos culturais que compõem o calendário turístico do município, com destaque para as Vaquejadas, a Micarande (o carnaval fora de época de Campina Grande), o Festival de Inverno e "O Maior São João do Mundo", a tradicional festa popular que atrai todo ano, milhares de turistas de todo o país, durante o mês de junho.

As principais atividades econômicas são: extração mineral; culturas agrícolas; pecuária; indústrias de transformação, de beneficiamento e de software; comércio varejista, atacadista e serviços.

No setor de tecnologia de ponta, a cidade conta com programas de incubação de empresas, através do Parque Tecnológico da Paraíba, que visa dar vazão ao potencial acumulado nas universidades e transformá-los em produtos e empresas. Também está instalado um dos 13 núcleos do programa nacional Softex2000. Campina Grande é um dos núcleos mais produtivos do programa e tem se destacado como um dos maiores exportadores de software do país.

No setor de comércio atacadista, varejista e serviços Campina Grande é hoje, reconhecidamente o maior pólo comercial entre as cidades de porte médio da região Nordeste do país. A cidade possui um shopping de fábrica, o Centro Luiza Motta, com diversos estabelecimentos do ramo de couros e confecções, que comercializam produtos a preços de fábrica. Possui também um shopping center da rede Iguatemi. No setor serviços, destaca-se o Distrito de Serviços Mecânicos, que concentra lojas de peças, oficinas mecânicas, funilarias, etc. em uma única área. O distrito atrai clientes de todo o Nordeste.​

Com vocês, CAMPINA GRANDE:

1- Aérea

2- Região do Shopping Iguatemi

3-
Campina e os seus espigões

4- Shopping Iguatemi

5- Em direção ao bairro do Mirante - O bairro com a maior renda per capta do Estado da PB

6- Mirante

7-

8-

9-

10- Garden Hotel Campina

11- Casas típicas do Mirante - Puro luxo

12-

13-

14-

15- Voltando em direção ao Iguatemi (norturna)

16- Avenida no bairro do Catolé

17-

18- Entardecer no Catolé

19- Monumento aos pioneiros

20-

21- Açude velho e a sua belíssima orla

22-

23-

24-

25- Em todos os ângulos, dia ou noite, o Açude Velho é sempre lindo e impactante

26-

27-

28-

29-

30- Parque da criança

31- Quiosques na orla do Açude Velho

32- O skyline do bairro da Prata

33-

34- Nascer do sol

35-

BÔNUS: CENTRO, VIADUTO E UFCG​

Campina Grande, uma linda história - By Hallyson​

HINO OFICIAL DE
CAMPINA GRANDE

Letra de Fernando Silveira;
Música de Antônio Guimarães

Venturosa Campina Querida,
Ó cidade que amo e venero!
O teu povo o progresso expande,
És na terra o bem que mais quero!
O teu céu sempre azul cor de anil,
tuas serras de verde vestidas
salpicadas com o ouro do sol
ou com a hóstia dos brancos luares!

Eterno poema
de amor à beleza,
Ó recanto abençoado do Brasil!
onde o Cruzeiro do Sul
resplandece,
capital do trabalho e da paz.

Oficina de ilustres varões,
Canaã de leais forasteiros,
és memória de índios valentes
e singelos e alegres tropeiros!
Tua glória revive, Campina,
na imagem dos homens audazes,
aguerridos heróis de legendas
que marcaram as tuas fronteiras!

Mapa da região central de Campina Grande

CENTRO

O bairro nasceu junto com a cidade. Sua rua mais antiga (portanto a rua mais antiga de Campina Grande) é a Vila Nova da Rainha, onde os índios Ariús se aldeiaram em 1697. No centro é que a maior parte do comércio da cidade atua (o segundo centro comercial fica no José Pinheiro.

Suas ruas, particularmente as próximas da Praça da Bandeira (como as famosas Maciel Pinheiro e Venâncio Neiva) preservam suas lojas com o estilo arquitetônico do início do século XX, o Art Déco.​

36- Skyline do Centro

37-

38-

39-

40-

41-

42- Campina Grande sempre foi reconhecida pelo seu comércio. Mesmo na era de shopping center, ainda mantém um comércio de rua muito forte. Lojas como C&A, Riachuelo, Marisa e outras "famosas", estão abrindo suas lojas fora do Iguatemi e ainda ajudando a preservar o passado. Nesta foto as lojas C&A e Marisa mantiveram as fachadas original no estilo arquitetônico do início do século XX, o Art Déco.

43- O centro de Campina passou por uma grande reforma, pode-se observar nas fachadas cuidadas, calçadas padronizadas, fiação aterrada em boa parte, sinalização e respeito ao pedestre com passagens para os deficientes e idosos

44-

45-

46-

47-

48-

49-

50-

51-

52- O viaduto mais bonito e moderno do NE

53-

54-

55-

56- Skyline ao fundo

57- Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

58- Alto Branco

59- Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

60- UEPB - Noite

61- Skyline do bairro da Prata

62- Zona leste da cidade

63- Mais uma noturna do Açude Velho

64- Açude Novo

65- ...E a região do açude Velho, linda e progressista.

Agradecimentos:

Fiz este thread para homenagear Campina Grande, uma cidade que tenho grande carinho e admiração e aos amigos foristas daí. Tentei mostrá-la da maneira que as pessoas de fora vêem, em especial, o pessoense que mesmo com as "birras" históricas, tem um respeito muito grande por essa cidade. :D

A maioria das fotos foram tiradas e selecionadas pelo nosso "mascote teen", o forista Marcus_fn. Graças a ele este thread foi completado, foram grandes chantagens, admito, ameacei até afogá-lo no açude velho, jogar de prédio...Horas e horas de MSN(rsrsrs).

Marcão, valeu pela atenção e disponibilidade em sair exclusivamente para tirar fotos do Centro de Campina Grande. És muito foda!!! :cheers::cheers:

Este thread também é uma homenagem aos meus amigos: Hall|Hallyson_CG| que é um dos meus melhores amigos aqui e na vida real (Hall, gosto de tu pra *******) e ao Fabão |Fábio_CG! que adora tirar sarro da minha cara (dizendo que tenho problemas de visão por certas coisas) e o o maior bebum dos foristas da PB!!!! :cheers::cheers::cheers::cheers:

Pessoal, valeu pela visita!!!
Ah!! Comentem também. :D

Abraço,

IvoJP
^^
Marcus_fn
See less See more
1 - 20 of 151 Posts
:applause::applause::applause::applause::applause:
Pensava q esse thread ia ficar bom,mas não,ela está excelente!!
Ficou showw o thread Ivo!!

e vlw pela homenagem:D
ahhh esse era o mistério??

q surpresa boua!
Campina eh sim TOP!
Adorei as fotos do centro comercial, nossa de tão limpo e organizado nem parece centro, dá até gosto comprar no centro de Campina. Lembro que o comércio é organizado po ruas, cda rua concentra um tipo de artigo que se quer comprar. Nda da muvuca e do tumulto do centro de Jampa :eek:hno:...

Campina eh um exemplo de superação e determinação, tudo que tem fez merecer!
menino!
que show!
adorei, quero mais :eat:
amo a lagoinha no meio e o viaduto, e o tamanho espalhado da cidade impressiona!
Belo trabalho de vocês! E aquele pôr-do-sol tá belíssimo!

Algumas fotos dessas são o meu "caminho-da-roça" de todo dia :D
Show de imagens e informações!

Ivo JP, simplesmente espetacular! Um show! :dance:Belíssima cidade!
Garotos, parabéns pelo thread!!!!! Muito legal mesmo!!! E sei que deu muito trabalho!!!!!!

Só tem uma coisa: acho que a área da cidade está errada... Se não me engano, Boa Vista, quando se emancipou, levou um naco do munucípio... Inclusive o contorno no mapa está errado: ao oeste, a fronteira é um traço vertical, se limitando com Boa Vista, creio eu!

E fiquei intrigado com a foto 34... Ela tá invertida? Isso porque do ângulo que ela parece ser, não daria pra ver o pôr-do-sol. Quase que dá um nó na minha cabeça hauhauahuahauhau Pela posição dos prédios, acho que ela tá invertida!!!

No mais, parabéns novamente pelo excelente thread!!!! As fotos do Centro estão adoráveis!!!!! Muito legal mostrar esta áréa aqui no SSC. O Centro de Campina impressiona pela diferença que tem de centros de cidades do mesmo porte. Ele é bem organizado e muito bonitinho, mesmo que aquele projeto de revitalização não tenha sido essas coisas todas...

Campina etá bombando no SSC, com muitos threads!!!!! Também, com tanta pessoas apaixonadas por esta cidade, não poderia ser diferente!!! (até pessoense faz thread de Campina!!!!)!!

Abração pra vcs e parabéns, novamente!!! E foi uma belíssima surpresa este thread!!!! :banana: :banana:

menino!
que show!
adorei, quero mais :eat:
amo a lagoinha no meio e o viaduto, e o tamanho espalhado da cidade impressiona!
"Lagoinha", tabacudo?!?!?!?! É um açude, viu? :lol: Coisa bem nordestina!!!! :banana: E até já abasteceu a cidade!!!!!!
E quando tu vem checar tudo isso in loco, hein?
See less See more
Garotos, parabéns pelo thread!!!!! Muito legal mesmo!!! E sei que deu muito trabalho!!!!!!

E fiquei intrigado com a foto 34... Ela tá invertida? Isso porque do ângulo que ela parece ser, não daria pra ver o pôr-do-sol. Quase que dá um nó na minha cabeça hauhauahuahauhau Pela posição dos prédios, acho que ela tá invertida!!!
Na verdade essa foto é do nascer do sol e não do pôr-do-sol:)
Excelente thread! Muito legal o centro da cidade. Parabéns IvoJP e Marcus_fn, é por essas e outras que sempre digo que Campina é a cidade mais dinâmica do interior do NE!
TOP ficou esse thread! pq a cidade já é!
excelente as fotos! a primeira mostra bem como CG é grandiosa!
as noturnas do açude ficaram bem legais tbm!
parabéns a vcs pelas fotos!
grande ivoo e grande seleção de fotos, as melhores ja vistas de cg...
as do por do sol no açude velho então nem se falam!
abração cara...
Acho que esse é um dos melhores threads que eu já vi de Campina Grande. Gostei muito. Parabéns. A cidade cada vez mais parece uma capital.
:lol: Sou fã dessa cidade... sempre que tem um thread dela eu entro!
Parabéns, ficou muito bom! Adoro aquele viaduto!
Campina Grande é muito bonita e desenvolvida, inquestionável!
Demais!!! Não canso de ver fotos de Campina, estou até precisando ir por aí pois já está dando saudade...

Parabéns pelo thread :applause:

:eek:kay:
:applause::applause::applause::applause::applause:
Pensava q esse thread ia ficar bom,mas não,ela está excelente!!
Ficou showw o thread Ivo!!

e vlw pela homenagem:D
Ae, fioteee!!!!
Pô, tinha que sair algo decente, né? A cidade é linda, seu esforço e bom gosto nas locações das fotos, paciência em me aturar durante dias...
Ah, quando acabei de fazer o thread liguei para você, atenteste dormindo, só ouvia teu ronco. :lol::lol::lol::lol::lol:
Nosso thread ficou legal, graças a você.:cheers:

Abração "mascote teen" da PB!!!! :nuts::nuts::nuts::nuts:
Lindas imagens de Campina Grande. A cidade tá com um skyline massa. Adorei os prédios do Mirante e as casas tbm.

Aquela foto do entardecer está simplesmente perfeita.:eek2:

Belo trabalho. Deu gosto de ver o resultado. Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!
rrrjp:ahhh esse era o mistério??

q surpresa boua!
Campina eh sim TOP!
Adorei as fotos do centro comercial, nossa de tão limpo e organizado nem parece centro, dá até gosto comprar no centro de Campina. Lembro que o comércio é organizado po ruas, cda rua concentra um tipo de artigo que se quer comprar. Nda da muvuca e do tumulto do centro de Jampa ...

Campina eh um exemplo de superação e determinação, tudo que tem fez merecer!
Acertouuuu!!!!! O mistério era esse.
Com certeza ela é TOP!! Pode não ter a maior população, mas como população não é sinônimo de desenvolvimento...
Adorei o Centro de Campina, muito organizado e sem aquele tumulto que tem aqui.
Com certeza, Campina é um exemplo de cidade!!!
Valeu ae, Ramon!!!

roberto21: menino!
que show!
adorei, quero mais
Ae, realmente, Bob. O açude e a cidade toda é linda, você não vê uma favela em Campina. O viaduto dispensa comentários.

Leoxjs:Belo trabalho de vocês! E aquele pôr-do-sol tá belíssimo!

Algumas fotos dessas são o meu "caminho-da-roça" de todo dia
Valeu, Leo. Ali eu errei, não é pôr-do-sol, é o nascer. Depois Marcus vei falar o que está errado e irei corrigir.

Fabio Cavalcanti: Ivo JP, simplesmente espetacular! Um show! Belíssima cidade!
Valeu, Fabio!!!
Sem dúvidas, uma grande cidade.

CG_City_PB:Garotos, parabéns pelo thread!!!!! Muito legal mesmo!!! E sei que deu muito trabalho!!!!!!

Só tem uma coisa: acho que a área da cidade está errada... Se não me engano, Boa Vista, quando se emancipou, levou um naco do munucípio... Inclusive o contorno no mapa está errado: ao oeste, a fronteira é um traço vertical, se limitando com Boa Vista, creio eu!

No mais, parabéns novamente pelo excelente thread!!!! As fotos do Centro estão adoráveis!!!!! Muito legal mostrar esta áréa aqui no SSC. O Centro de Campina impressiona pela diferença que tem de centros de cidades do mesmo porte. Ele é bem organizado e muito bonitinho, mesmo que aquele projeto de revitalização não tenha sido essas coisas todas...

Campina etá bombando no SSC, com muitos threads!!!!! Também, com tanta pessoas apaixonadas por esta cidade, não poderia ser diferente!!! (até pessoense faz thread de Campina!!!!)!!

Abração pra vcs e parabéns, novamente!!! E foi uma belíssima surpresa este thread!!!!
Valeu, CG_city!!!
Realmente deu um pouquinho de trabalho e eu abusei muito do Marcus, tadinho. =~~

Nossa, tá errado? então quanto é? Eu não peguei da wiki, saí pesquisando em sites. Esse mapa para eu encontrar deu um trabalhão que você nem imagina, e ainda assim, errado. :eek:hno: Quanto a foto 34 eu errei, na verdade é nascer do sol. rsrs...O Marcus foi dormir cedo e eu fiquei sem saber colocar as legendas ao certo. :bash:

Novamente, obrigado pelo coments!!! O centro de Campina é um dos mais organizados e limpo que eu já vi. Show!!!

Realmente, há vários threads de Campina no ar. Quem manda a cidade ser bonita e desenvolvida? Tem que aparecer, né? Campina tá na moda!!!!!:banana:

Pois é, até os pessoenses fazem thread de Campina, e eu sou o segundo a fazer, o MacDnb fez um daí em novembro. :cheers:

Abração!!!
See less See more
estou embasbacado
1 - 20 of 151 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.