Skyscraper City Forum banner
1 - 5 of 5 Posts

·
Registered
Joined
·
74 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Campinas lança Guia de Investimentos com os indicadores de excelência
20/06/2008, 15:47
Autor: Patrícia Coutinho

Campinas é hoje um dos locais mais procurados para quem deseja instalar empresas ou ampliar seus negócios no Brasil. A afirmação faz parte do Guia de Investimentos e Indicadores de Excelência de Campinas, fruto de um estudo realizado pela FIPE - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, apresentado pelo prefeito Hélio de Oliveira Santos nesta sexta-feira, dia 20 de junho.

O objetivo do documento é atrair investimentos nacionais e estrangeiros, apontando os principais atrativos da cidade. O Guia de Investimentos tem 52 páginas e traz informações sobre a localização privilegiada, logística, infra-estrutura, sinergias empresariais, mercado consumidor, oferta imobiliária e vocação tecnológica, além de indicadores sobre saúde, segurança, educação, saneamento básico, capital humano, lazer e entretenimento.

Inédito neste formato no País, o Guia concentra todas as informações necessárias para os empreendedores. "Campinas tem muitos atrativos, e este material conseguiu demonstrar o patamar de destaque da cidade no cenário nacional e porque não dizer, no internacional. É o município que tem que se preparar para a globalização, e Campinas se preparou, investindo em infra-estrutura, que é a pujança do presente e o que virá no futuro próximo, com a ampliação do Viracopos, a ferrovia com o trem rápido, a melhora dos entroncamentos rodoviários e a ligação com vários estados brasileiros", ressaltou Dr. Hélio. O termo utilizado pelo prefeito é um neologismo para destacar que a globalização requer ação local do município para atrair investimentos globais.

Dr. Hélio enfatizou, ainda, outra vocação de Campinas, que é a do conhecimento. "Temos aqui universidades com expressão nacional e internacional, como a Unicamp, que está entre as 200 melhores do mundo. Também temos a Puccamp e tantas outras, com importante valor para o nosso desenvolvimento e para a nossa outra vocação, que é a tecnológica", completou.

De acordo com o estudo, a cidade possui mais de 50 mil empresas, sendo 25.814 de serviços; 19.195 de comércio e 5.296 indústrias. Outro dado apontado é que das 500 maiores empresas do mundo, pelo menos 50 têm filiais em Campinas. E isso se deve não só pela localização e infra-estrutura, mas também pelo capital humano.

O Guia de Investimentos ainda orienta os empresários sobre como estabelecer-se na cidade e os incentivos que são oferecidos pela Prefeitura, como a Lei de Incentivos Fiscais para Empresas em Geral, para Empresas de Base Tecnológica e o Compre Campinas, que possibilitam a redução de ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) e até isenção do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

A publicação também destaca o Porta Aberta Empresarial, que oferece informações para empresas já instaladas na cidade ou para as que pretendem investir no município. No posto de atendimento são centralizadas informações e serviços, o que reduz a burocracia.

"Temos, ao longo dos últimos anos, implementado uma política de recuperação da cidade, para torná-la novamente atrativa para investimentos. Criamos um ambiente favorável à expansão da iniciativa privada pela postura pró-ativa no fomento aos investimentos e na relação desburocratizada com os empreendedores. São projetos de modernização, de desburocratização, de incentivos, que têm atraído empresas e, com isso, emprego e renda.

Hoje, Campinas é a 7ª cidade brasileira na geração de empregos; há dois anos, era a 14º", explicou o secretário de Finanças, Paulo Mallmann. "As informações que constam no Guia já existiam, porém precisavam ser trabalhadas e centralizadas em um único documento. Mas é importante lembrar que esse trabalho não pára aqui, ele é apenas o início", completou.

Pesquisa

As informações contidas no Guia de Investimentos são resultado de um trabalho realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), com o objetivo de orientar os investidores sobre as vantagens de Campinas.

"Não existe nenhuma outra cidade no País que reúna o conjunto de elementos encontrados em Campinas. A cidade possui muitos diferenciais, entre eles a localização, a infra-estrutura, o capital humano, além de ter um PIB maior que o do Paraguai", disse Roberto Luis Troster, pesquisador da FIPE e coordenador do projeto em Campinas.

Outro diferencial apontado por Troster é a qualidade de vida. "Aqui existe qualidade para se viver, como o clima, a segurança, a saúde, a educação. Com o Guia, pretendemos 'vender' Campinas para outros investidores, uma vez que com mais empreendedores na cidade, a gente acaba tendo mais crescimento", completou.

Dentro do contexto apresentado, o prefeito Hélio de Oliveira Santos frisou a importância do crescimento organizado e do planejamento. "O grande diferencial de Campinas está em crescer com sustentabilidade, planejando e respeitando meio ambiente. Nosso município está muito próximo de se tornar uma das cidades do Brasil com maior índice de sustentabilidade", disse Dr. Hélio. "E o saneamento básico faz parte deste projeto sustentável. Até o final de 2008, atingiremos 82% de saneamento básico e, em 2010, 100%, o que nos tornará a primeira cidade do País com este índice", completou.

O Guia de Investimentos foi distribuído para os empresários presentes no evento e também será enviado às associações empresariais brasileiras e para consulados e embaixadas instaladas no País e no exterior. Numa segunda etapa, o Guia será reeditado nas versões em inglês e espanhol para ser distribuído também em outros países.

Dez motivos para investir em Campinas

- Localização privilegiada

- Logística

- Acesso à infra-estrutura

- Sinergias empresariais

- Capital Humano

- Mercado consumidor

- Pólo acadêmico e tecnológico

- Oferta imobiliária

- Vocação cosmopolita

- Administração comprometida com o desenvolvimento

Campinas em números

- Mais de 50 mil empresas instaladas no município;

- Das 500 maiores empresas do país, pelo menos 50 tem filiais na cidade;

- São 291 instituições de ensino pré-escolar, 270 escolas de ensino fundamental, 19 colégios de ensino médio e 13 instituições de ensino superior;

- Possui o 3º maior índice de leitura de jornais e a maior concentração de instituições de P&D do interior brasileiro;

- 19% da população têm nível superior;

- Campinas é a líder brasileira na quantidade de patentes registradas no exterior; a Unicamp é a segunda maior detentora de patentes no INPI;

- Sua estrutura logística é uma das mais completas do Brasil, como malha rodoviária, Aeroporto de Viracopos, malha ferroviária e a Hidrovia Tietê-Paraná;

- É considerada a quinta cidade brasileira com melhor infra-estrutura urbana;

- A rede de saúde da cidade é uma das mais completas do país, comunidades de reconhecida excelência;

- Possui PIB superior a R$ 20 bilhões;

- A cidade é considerada um dos maiores centros tecnológicos do mundo, sendo considerada a versão latino-americada do Vale do Silício;

- Tem vocação cosmopolita. Concentra oito consulados, 12 cidades-irmãs, três representações e duas câmaras do comércio;

- Ações realizadas pela Administração demonstram comprometimento com o desenvolvimento.

http://www.campinas.sp.gov.br/notic....sp.gov.br/admin/ler_noticia.php?not_id=18345
 

·
22°52'S 47°03'W
Joined
·
20,845 Posts
Ótima medida. Tudo o que for feito para manter e/ou desenvolver as vocações de Campinas sempre merecerá a nossa atenção. O Brasil como um todo está se desenvolvendo e Campinas não pode perder esse trem! :D
 

·
Registered
Joined
·
4,718 Posts
Só de Campinas ter uma das melhores universidades do Brasil, estar a 100 km de SP, e a 180 de Santos já é um grande diferencial!
 
1 - 5 of 5 Posts
Top