SkyscraperCity banner

21 - 40 of 52 Posts

·
22°52'S 47°03'W
19,959 Posts
As fotos figaram ótimas. Embora eu tenha grande admiração pela cidade, eu não consigo gostar dela...
É natural...
Campinas é do tipo "ame ou odeie".

Uma coisa boa que notei quando estive na cidade da última vez é que estão trocando a iluminação de algumas avenidas (tem lugares na cidade que durante a noite são escuros d+, mas parece que isso está mudando).
Nem sei de que tipo é aquela iluminação, mas ela já se faz presente em lugares como a Prestes Maia e a Aquidabã. Na Aquidabã eu vi pessoalmente, ficou ótimo.

Ah! São lâmpadas de vapor metálico...

Notícia aqui: http://www.rac.com.br/noticias/campinas-e-rmc/75228/2011/02/12/troca-de-postes-deixa-aquidaba-sem-radares.html

Foto aqui:

Via Expressa da Aquidabã, sentido Bosque, antes do viaduto da Irmã Serafina

Crédito: Estevam Scuoteguazza/AAN

À noite, como ficou a iluminação na Prestes Maia:

http://www.portaldocambui.com.br/_upload/imgs/vias.jpg

·
Cidadão
717 Posts
Curti o passeio! Gostei muito das fotos!
Meu deu uma certa nostalgia esse thread! Essa a avenida era basicamente meu lar em Campinas. Mal posso esperar pra ver as fotos até o Campo Grande. Essa Avenida não é a melhor em termos de beleza e organização, mas é muito importante a ligação entre o Oeste/Noroeste com o Centro, parece que vem melhorando a região de uns anos para cá.

22: Aí ficou interessante, com os quatro viadutos da Anhanguera, mas eu não recomendo a ninguém andar por aí no sentido Centro de manhã e no sentido bairro à tarde...:| Congestionamento total...para centenas de milhares de pessoas, é o único caminho para o Centro (tem a Amoreiras também, mas o desvio é grande...)
O desvio é um pouco grande, mas no horário de pico vale muito a pena dar essa volta, a diferença é pouca, tanto de carro e quanto de ônibus. Mas quando terminarem o retorno da Anhanguera deve melhorar um pouco.

2)
Comecei subindo nessa escada q leva para a estação do extinto VLT

Escada estação Vila Teixeira por HelderCosta, no Flickr

3)
Estação Vila Teixeira do VLT

Estação Vila teixeira por HelderCosta, no Flickr

4)
Ponte por onde passava a linha do VLT. Retiraram os trilhos há anos. Dói o coração só de ver isso

Ponte VLT por HelderCosta, no Flickr
É uma pena que tudo ainda esteja largado assim, eu andei no VLT quando era criança, pena também que foi só uma obra eleitoreira, hoje faz falta essa ligação com o Ouro Verde (e outras que teriam surgido se tivesse dado certo).

Aliás essa ponte alguns anos atrás era bem perigosa, nessa estação ficavam alguns usuários de drogas, que inclusive roubavam algumas pessoas na região, principalmente na avenida entre o Unimart e o começo dela.

·
Registered
768 Posts
Discussion Starter #23 (Edited)
Segunda parte - Rod Anhanguera até Rod Bandeirantes

Passei as fotos 26 a 60 pra primeira página junto com as outras

_______________________________________________________________________________________________
Meus Threads
Balneário Camboriú - SC julho 2011

Itajaí - SC

Lagoa do Taquaral e Pedreira do Chapadão - Campinas/SP

Parque das Águas - Campinas/SP

Campinas/SP - Um giro pela cidade

Bairro Cambui / Campinas - SP

Campinas - Centro

Campinas/SP - Jd Guanabara + Cambui visto da rua Ary Barroso

Campinas/SP - av John Boyd Dunlop e região

Campinas -SP/ Fotos aereas por Gil Pagliarini

Campinas/SP - Jardim Aurélia

Campinas/SP - Torre do Castelo

Três Lagoas/MS - Cidade das Águas

·
22°52'S 47°03'W
19,959 Posts
32 - Tem certeza que aí é a Vila Castelo Branco? Quando eu passei por ali, as casas são beeeem mais simplesinhas. Isso aí tem mais cara de Jardim Garcia. Mas vai saber, né?
38 - À esquerda fica o Cond. Parque dos Eucaliptos, que é bem mais tranquilo que aqueles condomínios da direita, já no Nóbrega.
40 - Essa igreja, de N.S. de Guadalupe, é uma das igrejas mais novas de Campinas, não tem mais de 20 anos. E mesmo assim ela é bem majestosa, destaca-se no meio do bairro simples onde se localiza.
43 - É o meio termo entre Jd. Londres e o Campos Elíseos, que eu não me lembro exatamente onde começa um e termina o outro.
44-49 - É um centro de serviços muito importante. Mas muito popular...essa região depois da Anhanguera tem coisas boas, mas nada de requinte.
51 - Aí é perto do Jd. Roseira? Eu morei nas proximidades nos meus três primeiros anos de vida.
52 - Na Av. Brasília passa o oleoduto da Petrobras.
53 - Do lado da PUCC dá uma tristeza de ver o abandono do mato, porque o conjunto está sendo feito do outro lado. E nada de alargar a avenida para três faixas...depois não terão como alargar e a merda estará feita...
54 - Terra Nature
56 - No sentido oposto, próximo ao Jd. Ipaussurama (que o Polícia 24h da Band chamou de "Empaussurama" :lol:, um pouquinho de pesquisa não fazia mal)
57 - Sim, finalmente eles vão fazer um shopping por ali...o potencial é grande, mas tem que ser bem bolado
60 - Há uns 30 anos da Bandeirantes para frente era o fim do mundo. A Pirelli era a referência de lonjura.

Belo trabalho! :)

·
Cidadão
717 Posts
heldervibe. Muito boas as fotos mesmo! Gostei muito das "panorâmicas" da região! Também achei que está mostrando bem as características dos bairros. A região tá melhorando muito, esse shopping vai ser muito bom região. Também falta um hipermercado pra cá da Anhanguera, apesar do Covabra ser muito bom ali.

Fabius permite comentar,alguns comentários seus.
32 - Tem certeza que aí é a Vila Castelo Branco? Quando eu passei por ali, as casas são beeeem mais simplesinhas. Isso aí tem mais cara de Jardim Garcia. Mas vai saber, né?
Pela foto não reconheci, mas a rua ali na placa é Castelo Branco sim.

40 - Essa igreja, de N.S. de Guadalupe, é uma das igrejas mais novas de Campinas, não tem mais de 20 anos. E mesmo assim ela é bem majestosa, destaca-se no meio do bairro simples onde se localiza.
Imaginava que fosse mais antiga. Sabe quantos anos ela tem?

43 - É o meio termo entre Jd. Londres e o Campos Elíseos, que eu não me lembro exatamente onde começa um e termina o outro.
Eu sei, mas não sei explicar, mas esse trecho ainda é Jardim Londres.

51 - Aí é perto do Jd. Roseira? Eu morei nas proximidades nos meus três primeiros anos de vida.
Sim, esse área é o limite entre o Londres e o Roseira. Jd Roseira aparece na 52 em primeiro plano.

60 - Há uns 30 anos da Bandeirantes para frente era o fim do mundo. A Pirelli era a referência de lonjura.
Nem 30, eu diria que 15 anos ainda era bastante longe.

·
22°52'S 47°03'W
19,959 Posts
(...)

Imaginava que fosse mais antiga. Sabe quantos anos ela tem?
Eu me lembro que no início da década de 1990 ela ainda estava em construção.

Ah, achei!

A igreja foi inaugurada em 12 de dezembro de 1993 (Fonte)

Nem 30, eu diria que 15 anos ainda era bastante longe.
Tem razão, mas o lugar foi progressivamente deixando de ser referência de lonjura. De 1990 para trás era o fim do mundo, mas depois ficou apenas longe. Hoje já não é tão longe assim...

Eu mesmo já em 1996 conheci o Parque Valença, quando a JBD já estava asfaltada, mas não duplicada. Era tenso! Alto tráfego mesmo no domingo, porque a via não comportava.

Como lembrança daqueles tempos, ficou o gargalo sob a via férrea lá no Florence I...aliás, heldervibe, você o fotografou? Um dia, se e somente se o TAV for feito (e ele vai dividir o trecho com a Variante Boa Vista) esse viaduto será substituído.

·
Registered
768 Posts
Discussion Starter #27
^^Tirei uma foto desse gargalo: eu andando e uma fila na frente pra passar. Akela foto da 32 foi tirada mais ou menos no nivel da foto 26, antes do portal de entrada da vila castelo branco, as letras no canteiro da via. Não sei os limites dos bairros mas antes de chegar ao portal tinha uma placa da prefeitura sobre o recapiamento do bairro então coloquei q era vila castelo branco. Mas as casas não são tao ruins assim como é depois da bandeirantes, talves por ser mais antigo e as familias devem ter se estabilizado financeiramente. Ouvi uma historia q há 20-30 anos era território de gangues, ponto de tráfico e q havia uma disputa entre as gangues do lado da vila castelo branco e do outro lado no jd pauliceia. Quando andei por lá axei bem tranquilo. Tem umas áreas verdes q vão pingando no bairro, umas com parquinhos, dá pra ver na foto 41 q tem bastante verde, nessas áreas as vezes encontrava umas pessoas usando drogas ou era ponto de venda, não sei afirmar mas eram suspeitas :|, por isso não tirei foto. Próximo da Igreja de Guadalupe tem uma feira q acontece aos domingos de manha, tb não tirei foto dela. No geral me senti seguro andando por lá, bem tranwuilo, muitas familias andando pelas ruas com sacolas e carrinhos da feira. Gostei dessa região.

·
22°52'S 47°03'W
19,959 Posts
Na verdade, há muitas histórias cabulosas sobre o passado dos bairros campineiros.
Certa vez eu ouvi a história de um motorista aposentado que se mudou para Campinas em 1950 e contou que naquela década o São Bernardo (que hoje é um bairro classe média e mais classe média-baixa na região à direita da Amoreiras, sentido bairro) era conhecido como "terra sem lei": havia muita violência e brigas de grupos.

·
22°52'S 47°03'W
19,959 Posts
Helder, eu tenho a impressão de que você deveria ter dividido o tópico em partes, porque a tática de dividir as fotos em várias páginas não funciona para todos, às vezes as pessoas não querem ficar vendo fotos espalhadas por várias páginas.

·
22°52'S 47°03'W
19,959 Posts
É uma curiosidade parcialmente fora do tópico, mas como nele se mostra o abandono do VLT, que tal mostrá-lo quando ele ainda funcionava?

0:01 a 0:03, da chamada para o telejornal da TV Diário do Povo, em 1993, que no ano seguinte mudaria de nome para TV Brasil e depois TVB.

·
Registered
768 Posts
Discussion Starter #32
Helder, eu tenho a impressão de que você deveria ter dividido o tópico em partes, porque a tática de dividir as fotos em várias páginas não funciona para todos, às vezes as pessoas não querem ficar vendo fotos espalhadas por várias páginas.
Então não tava querendo fazer um thread por partes pq o mais bonito é a região do unimart depois vai ficando meio feinho pra mostrar Campinas, apesar da importancia dessa região. Axo q vou juntar então as 3 partes logo na primeira até pq vejo q tem outros threads q tem 120 fotos e o pessoal nao ta reclamando. Vou colocar no site de hospedagem o restante e já coloco tudo no começo...

·
Registered
768 Posts
Discussion Starter #33
Pronto! Todas as fotos no começo do thread. Tinha saído e voltei agora a pouco, desculpem pela demora :colgate:

·
22°52'S 47°03'W
19,959 Posts
Que legal, agora as pessoas poderão ter uma visão completa do tópico e ver esse importante eixo de Campinas de cabo a rabo.

61 - É verdade, é uma enorme luta dessa população, pois para entrar na Bandeirantes, ou se acessa a SP-101 em Hortolândia/Monte Mor, ou se vai até a Anhanguera ou a Santos Dumont. O problema é que o nível de construção da Bandeirantes impede trevos diretos, seria necessário construir uma marginal. E nesse lugar exatamente seria um tanto complicado, por não haver espaço. Na região do Ouro Verde, quando a Bandeirantes passa sobre a Av. Ruy Rodriguez, é um pouco mais fácil construir marginais. Mais para frente, no final daquela subidinha, está o acesso ao Ouro Verde, que nem fica longe - só uns 4km, mas que há não muitos anos nem pavimentação tinha.
62 - Com exceção de certas áreas específicas (como o centrinho do Campo Grande) depois do balão do Covabra, o comércio fica muito limitado.
63 - Aí você anda, anda, anda...
64 - O Satélite Íris é um dos bairros mais tristes de Campinas: esquecido pelo poder público, sem infraestrutura na maioria das ruas, seus moradores se viram como podem há muitos anos (mais de 20 em certos casos) para ter o mínimo de dignidade.
65 - É, um desafio para a próxima administração.
66 - Mais ou menos sim, vê-se à direita a torre de controle de Viracopos (em 23°00'39"S 47º08'43"W), que não é exatamente perto dali - uns 8km em linha reta.
67 - No mapa essa região é um calombo, um "canto" contornado pela JBD
68 - Essa foto mostra bem a Campinas daqueles lados. Não há muitas favelas nesses lados, mas fica parecendo pois a maioria das casas não têm reboco ou a aparência dos bairros mais tradicionais e de nível mais alto.
69 - Ah, depois do calombo vem a reta, imediatamente antes da Pirelli.
70 - Sim, a fábrica da Pirelli é enorme (o terreno tem 500m x 900m: 0,45km²) mas ela mal se vê da avenida.
71 - Depois da Pirelli vem imediatamente o Florence, que tem o I e o II. Poderia ser o Residencial Cosmos, mas o Cosmos fica longe da John Boyd, ao lado da Pirelli mas atrás do Florence. Por fim, não seria porque o Cosmos foi um bairro-conjunto habitacional, não bairro-loteamento.
72 - Aqui é do meio para o final da baixada do Florence, aproximando-se do gargalo sob a linha férrea - para os fãs de ferrovia, a variante Boa Vista-Guaianã
73 - O gargalo, herança dos tempos - não tão distantes - quando a JBD depois da PUCC só tinha uma faixa. Nesse lugar também vai passar o TAV. O que me preocupa um pouco é que nesse trecho há muita gente andando na linha, o que pode ser um perigo para o isolamento da linha. Deve ser por isso que a Prefeitura de Campinas propôs várias interligações por cima ou por baixo da linha, para reduzir o risco de quem hoje transita pela linha cargueira.
74 - Na verdade, o Rossim é aquele bairro que se vê ao fundo. E realmente, todos esses são bairros carentes de interligações viárias.
75 - Eu ainda acho que aí não seja o Rossim, mas tudo bem.
76 - Interessante essa foto.
77 - É a variante Boa Vista-Guaianã, que foi feita nos anos 70, retificando e substituindo o antigo trecho da Sorocabana, rumo a Viracopos e que vai até Mairinque, eu acho.
78 - Aí é um pouco depois do Nova Esperança, embora não se veja o bairro, que está fora da visão da foto à direita.
79 - Bem interessante, vamos ver o que vem depois...
80 - Provavelmente alguma capela do tempo em que a região ainda era rural, embora eu propriamente não saiba qual bairro rural existia aí antes. Não é como Friburgo, que fica depois do Vida Nova (que é depois do Ouro Verde) e existe até hoje.
81 - Na verdade, a JBD já passou e a avenida mudou de nome. Aí é um pouquinho antes do Terminal Campo Grande (e que não é o último dessa região, pois ainda tem o Itajaí, uns 4km para a frente).
82 - Nesse terminal pequenino manobram até biarticulados. O bicho esgarça no limite da capacidade, mas vira no retorno do outro lado.
83 - É um terreno um tanto difícil para construir, um barranco.
84 - É uma outra cidade dentro da cidade. A Campinas que muita gente nem sabe que existe.
85 - Até há pouco era uma região com comerciozinhos, não muito melhor que o do Florence, mas nos últimos cinco anos desenvolveu-se a olhos vistos. Só não tem verticalização e alta especialização: o resto já chegou.
86 - Era tudo muito zuado, não se dava importância para a região, agora melhorou, mas ainda há muito o que fazer.
87 - E seguindo, pois ainda tem muito chão para a frente.
88 - Deve bombar mas não deve ter limpeza urbana tão eficiente quanto a das áreas mais centrais.
89 - Medidas de inclusão bem interessantes.
90 - A praça acabou, mas não a região...e como!
91 - A praça é comprida mas fina: 350m x 50m.
92 - Fazia tempo que não ia para essa região...ficou interessante esse desenho!
93 - O futuro desse PS é virar hospital, igual o Ouro Verde, que há muito tempo só tinha um PS e agora já tem um hospital.

Depois do PS, o último bairro dessa região termina a 3km. E onde sua viagem acaba, já se está a 17km do Largo do Rosário, o coração de Campinas. Se Campinas fosse uma cidade boa para sua população, essa região já contaria com transporte sobre trilhos ou um modal de média capacidade com faixa dedicada, pois quem mora aí sofre muito com os deslocamentos...

Belo trabalho! Cumpriu o objetivo de mostrar a Campinas esquecida até dos próprios campineiros que não vivem nessas bandas.

Valeu pela viagem! :eek:kay:

·
Registered
768 Posts
Discussion Starter #35
66 - Mais ou menos sim, vê-se à direita a torre de controle de Viracopos (em 23°00'39"S 47º08'43"W), que não é exatamente perto dali - uns 8km em linha reta.
Eu tava pensando q era uma caixa dágua a torre do viracopos :lol:. Nessa parte só tem uma rua asfaltada e qdo eu saia dava com ruas sem continuação e de terra, a primeira q virei dei pra um matagal e fiquei meio apavorado, tentei voltar e ficava um cachorro com um cone no pescoço na frente e eu "sai sai" e não saia da frente :lol:. É bem tipico de cidade pequena aki pq tinha basntante gente sentada na frente de casa, como se não tivesse opções no bairro junto com a falta de $ de cada familia, e qdo passei todos ficavam olhando...
74 - Na verdade, o Rossim é aquele bairro que se vê ao fundo. E realmente, todos esses são bairros carentes de interligações viárias.
75 - Eu ainda acho que aí não seja o Rossim, mas tudo bem.
Não sou bom de localização por essa região, pra mim era tudo florence mas fui ver no google maps e lembrei q nessa região q esta sendo cogitado a terceira unidade do CIATEC

93 - O futuro desse PS é virar hospital, igual o Ouro Verde, que há muito tempo só tinha um PS e agora já tem um hospital.
Tomara q fique melhor q o ouro verde, se não me engano eles tem um convênio com a UNIFESP pra residencia medica ou estagio, mas fica a desejar pq sempre aparece alguma coisa do HMCP sobre o tempo de espera e sempre tem alguem encaminhado do Ouro Verde, a ultima q vi na reportagem era de um pai com seu filho q foi encaminhado do ouro verde pq lá não tinha uma pinça pra retirar algum objeto q o filho introduziu no ouvido, coisa básica pra um hospital ou não tinha profissional especializado na hora no Ouro Verde, a faxineira de casa é dessa região e ela prefere o Ouro Verde pq lá não tem fila e o atendimento é rápido enquanto q na PUC demora mais, mas ela não ve essas falhas no Ouro Verde.

·
Registered
5,770 Posts
Olha só, a Campinas que a grande parte dos campineiros não conhece finalmente apareceu, com suas conquistas e injustiças...a região da JBD sempre foi interessante, legal conhecer a história dessa parte tão erma da metrópole. Gostei muito da região do Jd. Aurélia/Paulicéia e lembro da inauguração da praça do Campo Grande, que foi sem dúvida, uma conquista dos moradores, pois a praça ficou muito bonita.

No mais, parabéns heldervibe.

·
Cidadão
717 Posts
Ficou muito legal, agora sim com as fotos todas juntos, dá para ter uma visão geral legal.

61 - Realmente, é uma grande luta da população local, mas também das empresas da região. O acesso mudaria bastante a região. Mas acho mais fácil de sair um acesso no Ouro Verde do que ai. Além das falta de espaço que o Fabius comentou, o desnível é também grande, embora motoqueiros subam o barranco da Bandeirantes até a John Boyn por espécie de trilha ali.

Fabius é bem impraticavel o acesso do Campo Grande pela SP-101 por Hortolândia não? Por ali o acesso era ruim, não sei dizer se é asfaltado. Acredito que acesso mesmo só pela Anhanguera e Santos Dumont.

63 - Na verdade acho você inverteu as direções helder. Na foto é sentido bairro e você falou comose fosse sentido Centro. Esse capim do lado direito na verdade era terreno das granjas que ficavam na região e essa especificamente havia sido desativada, havia um boato forte na região que esse terreno iam construir um hipermercado (falavam de Extra ou Carrefour), mas nunca aconteceu, é comum ver vacas pastando ai.

Do lado do aterro não é permitido, mas tem algumas construções sim bem próximas, mesmo coladas ao terreno do aterro, no Satélite Íris 3. Mas não dá para ver da avenida.

64 - O Satélite Íris são dividos é 4 bairros. Em áreas relativamente diferentes. Esse é o Satélite Íris 1, que o maior e o mais conhecido deles. Realmente falta tudo basicamente em termos de infra-estrutura, mas deu uma melhorada, como asfalto em algumas ruas, iluminação pública e rede de esgoto, coisas que praticamente não tinham ou tinham muito precariamente a 8 ou 10 anos atrás. Mas tem algumas casas muito boas de classe média, com piscina e tudo, apesar da falta de acabamento e reboco.

68- Fabius realmente favelas são bem poucas, apesar de ser uma região problemática, e ter muitos problemas comum a favelas.

71 - Esse bairro é o Florence 1 (que fica entre a Pirelli e a linha do trem), depois da linha é o Florence dois espremido entre a linha férrea e o Piçarrão,como bem disse o Fabius. O Cosmos é um bairro-condomínio e fica atrás do Florence, é bem diferente.

73 - Esse gargalo é realmente horrivel. Ao lado fica o INSS do Campo Grande.

Fabius, além do tráfego intenso de pedestres, hoje tem uma movimentação frequente de cargas, 15 vezes por dia em média na época que eu morava na área. Realmente, uma coisa a se pensar com o TAV. Aliás vão tirar o tráfego cargueiro dali com TAV, ou vai ser paralelo?

74 - O bairro que se vê é o Satélite Íris 4 (a parte mais pobre) e o Rossin fica ao lado dele em cima e do lado direito pra quem vê dessa direção, e está avançando em direção a avenida.

75 - O prédios são o Conjunto Habitacional Campos Verdes da construtora Barros Pimentel, ai realmente não são Rossin, e sim parte do Satélite Íris 2, embaixo do lado de cá da linha é Pq. Princesa D'Oeste. Se você perguntar para algum morador da área ele vai te dizer que ai é região do Florence e não do Rossin.

78 - Quase acertou. É uma Cerâmica, eles fazem blocos para construção, mas não tijolos. O bairro ao fundo é o Satélite Íris 2.

79 - Ao fundo, não dá ver bem ao longe para ver uns prédios do Centro e também da região do começo da John Boyd. Dá para ver o famoso letreiro do Itaú a noite. Os bairros da região que se vê é Satélite Íris 3, 2 e os Florences.

80 - Sempre achei curiosa essa igreja, mas nunca conseguir descobrir mais detalhes. Acredito também que devia ser de algum bairro rural ou de alguma fazenda.

84 - Realmente, muitas casas a região cresce muito em termos populacionais. Como o Fabius disse, quase uma outra cidade, que muita gente desconhece.

85 - O centrinho do Campo Grande melhorou muito, realmente está bem melhor do que era, mas da para perceber que é bem popular como já era antes. Daqui a alguns anos deve ficar parecido com aquela área próximo ao Covabra no Jardim Londres.

86 - A reforma da praça ficou muito boa mesmo, agora só falta melhorar a manutenção e a limpeza. Lembro de ter visto um show nesse lugar, era bem mais largado.

92 - Esse pronto-socorro era a grande promessa para a região, deve realmente evoluir para um hospital no futuro, a região merece.

·
22°52'S 47°03'W
19,959 Posts
(...)
Fabius, além do tráfego intenso de pedestres, hoje tem uma movimentação frequente de cargas, 15 vezes por dia em média na época que eu morava na área. Realmente, uma coisa a se pensar com o TAV. Aliás vão tirar o tráfego cargueiro dali com TAV, ou vai ser paralelo?
(...)
Eu acho que eles vão deixar em paralelo, já que o trecho no qual as linhas vão correr juntas nem é tão longo assim, algo como no máximo 9km (das imediações do aterro até pouco antes de Viracopos) serão compartilhados.

21 - 40 of 52 Posts