SkyscraperCity banner

1 - 20 of 84 Posts

·
Annoying ex-moderator
Joined
·
17,643 Posts


Mato Grosso do Sul é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Localiza-se no sul da Região Centro-Oeste. Limita-se com cinco estados brasileiros: Mato Grosso (norte), Goiás e Minas Gerais (nordeste), São Paulo (leste) e Paraná (sudeste); e dois países sul-americanos: Paraguai (sul e sudoeste) e Bolívia (oeste).[8] Sua área é de 357 145,532 km²,[1] sendo maior que a Alemanha.[9] Com uma população de 2 619 657 habitantes em 2014, Mato Grosso do Sul é o 21º estado mais populoso do Brasil.[10] A capital e cidade mais populosa de Mato Grosso do Sul é Campo Grande.

O estado está dividido em 4 mesorregiões e 11 microrregiões, divididos em 79 municípios.[12] Além da capital, outros municípios com população superior a cem mil habitantes são Dourados, Três Lagoas e Corumbá.[10] A extremidade ocidental do estado é coberta pelo Pantanal; o noroeste cobre as planícies; e o leste cobre os planaltos com as serras escarpadas da Bodoquena.[13] Paraguai, Paraná, Paranaíba, Miranda, Aquidauana, Taquari, Negro, Apa e Correntes são os rios mais importantes.[14] As principais atividades econômicas são agricultura (soja, milho, algodão, arroz, cana-de-açúcar); a pecuária (gado bovino); a mineração (ferro, manganês, calcário); e a indústria (alimentícia, de cimento, de mineração).[15]

O desejo de desmembrar Mato Grosso do Sul de Mato Grosso se iniciou nas primeiras décadas do século XX, com uma revolta sob a liderança do coronel João da Silva Barbosa, resultando que os rebeldes foram derrotados. O norte sempre teve resistência, por ter medo de que o estado se esvaziasse economicamente. Por ocasião da Revolução Constitucionalista de 1932, efetivou-se a adesão do sul ao movimento, sob a condição de que se fosse vitorioso seria dividido o antigo estado. No dia 11 de outubro de 1977, finalmente concretizou-se o desmembramento de Mato Grosso do Sul, que o presidente Ernesto Geisel elevou à categoria de estado em 1º de janeiro de 1979, sendo primeiro governador empossado Harry Amorim Costa, além da Assembleia Constituinte. O acontecimento das primeiras eleições deu-se apenas em 1982. Como justificativa de desmembrar o novo estado, foi argumentado pelo governo federal que a grande extensão da área do antigo estado tornava-o difícil de administrar, além da apresentação dos verdadeiros ambientes naturais diferenciados.[16]

Tem, como bebida típica, o tereré, que é o seu patrimônio imaterial,[17] sendo Mato Grosso do Sul também o estado-símbolo dessa bebida e maior produtor de erva-mate da Região Centro-Oeste do Brasil.[18] O uso desta bebida, derivada da erva-mate (Ilex paraguariensis), nativa do Planalto Meridional do Brasil, é de origem pré-colombiana. O Aquífero Guarani compõe parte do subsolo do estado,[19] sendo Mato Grosso do Sul detentor da maior porcentagem do aquífero dentro do território brasileiro.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mato_Grosso_do_Sul







Campo Grande







Corumbá

Olá amigos portugueses, gostaria de lhes mostrar alguns casarões da cidade de Corumbá, a arquitetura antiga da cidade teve muita influência portuguesa, existe o estilo barroco, clássicos legítimos e uns poucos art-deco.

Corumbá tem pouco mais de 100 mil habitantes, os casarões mais antigos foram erguidos entre a década de 20 e 30, quando a cidade teve o seu apogeu economico. Nessa época, a cidade tinha 14 agencias bancarias internacionais, o terceiro maior porto do brasil e o numero de estrangeiros(a grande parte era de portugueses e arabes) chegou a ser maior do que a população de brasileiros!

A influencia portuguesa não foi só arquitetonica, a cidade possui um consulado de Portugal e uma sociedade beneficencia portuguesa(esses meu amigo depois tira fotos e eu mostro para vocês), sem falar na quantidade considerável de portugueses e descendentes que existem na cidade.

As fotos foram tiradas neste sábado(11/02) pelo forumer Corumbaiano87

Eis as fotos!

[01]


[02]


[03]


[04]


[05]


[06]


[07]


[08]


[09]


[10]


[11]


[12]


[14]


[15]


[16]


[17]


[18]


[19]


[20]


[21]


[22]


[23]


[24]


[25]


[26]


[27]


[28]


[29]


[30]


[31]


[32]


[33]


[34]


[36]


[37]


[38]


[39]


[40]


[41]


[42]


[43]


[44]


[45]


[46]


[47]


[48]


[49]




 

·
Registered
Joined
·
52,552 Posts
tem alguns mto bonitos, os mais novos fazem lembrar uma zona aqui em lisboa, a zona das vivendas de Belem :yes:
 

·
Banned
Joined
·
5,554 Posts
Chapadão do Sul(Cidade Panejada)--13 anos de idade, surgida no meio do nada, fruto da prosperidade econômica

Fruto do progresso econômico brasileiro essa cidade é o reflexo da prosperidade q vem sofrendo o interior do país, onde estão surgindo cidades com alto nível de vida.

Localizada no Centro -Oeste , no Estado do Mato Grosso do Sul.A cidade ainda está em construção.É uma cidade planejada.Tem 15 mil habitantes.

1-


2-

2-Cidade ainda em construção ( pista de cart e quadras esportivas)


4-


5-
6-


7-


8-


9-


10-


11-


12-


13-


14-


15-


16-


17-


18-


19-


20-


Fotos tiradas pelo forista Damião
 

·
Banned
Joined
·
4,048 Posts
nao levem a mal.. mas acho que deveriam levar o dinheiro que o grande crescimento economico brasileiro propociona para zonas degradadas e afins..
 

·
Banned
Joined
·
4,048 Posts
:lol::lol:
 

·
Moderator
Joined
·
179,509 Posts
Faz todo o sentido :yes:

Já Palmas também foi construida do nada e já tem 200.000 habitantes... deverá chegar ao 1.000.000 com o plano todo feito.

Palmas tem como base económica o que?
 

·
Registered
Joined
·
5,480 Posts
nao levem a mal.. mas acho que deveriam levar o dinheiro que o grande crescimento economico brasileiro propociona para zonas degradadas e afins..
^^ Sem dúvida! Mas não podemos misturar as coisas... O Brasil está passando por um bom momento econômico... Isso eu concordo com você!!! É preciso aproveitar a situação para melhorar as condições de vida da parcela mais pobre da população... Isso está acontecendo de forma lenta e gradual... Temos alguns programas sociais específicos e a renda da população está gradativamente aumentando... Mas ainda falta MUITA coisa!!! Agora, no caso da cidade mostrada no thread (Chapadão do Sul), a sua prosperidade é fruto dos lucros oriundos do agronegócio, que é uma das principais vertentes do crescimento brasileiro... Ou seja, o dinheiro é quase todo PRIVADO... Então neste caso, fica mais difícil "levar" esse dinherio todo de imediato para outras regiões... A única forma é através do recolhimento de impostos (e a sua aplicação correta), como disse o Império-Br...

Faz todo o sentido :yes:

Já Palmas também foi construida do nada e já tem 200.000 habitantes... deverá chegar ao 1.000.000 com o plano todo feito.

Palmas tem como base económica o que?
^^ O caso de Palmas é impressionante mesmo!!! Ela é a Capital do Estado de Tocantins... O Estado vem se desenvolvendo muito nos últimos anos, principalmente por causa da expansão do agronegócio e da chegada de novas empresas na região... A base econômica da capital ainda é o setor de serviços e o próprio serviço público do estado... Mas acho que o fluxo migratório vem caindo nos últimos anos... Com certeza ainda vai demorar um bom tempo para a cidade chegar aos 500 mil habitantes!!!
 

·
Registered
Joined
·
5,480 Posts
^^ Pena é mesmo o abate das madeiras :eek:hno:
^^ É uma pena mesmo!!! :eek:hno: Mas muitas áreas ocupadas pelo agronegócio não ficam perto da região da amazônia. O bioma que mais vem sofrendo com a expansão agrícola é o do cerrado! O solo do cerrado é um dos mais ricos que existe e muito favorável para as lavouras... Mas esse problema do abate das madeira vem desde a época da colônia... Tinhamos vastas florestas de pau-brasil que foram abaixo durante essa época... Praticamente toda a mata atlântica foi destruída também!!! É complicado isso... O desafio de hoje em dia é conciliar o desenvolvimento econômico (e a subsistência das populações mais pobres que vive nessas regiões) com a preservação ambiental!!! Tomara que chegue logo esse equilíbrio!!!!
 

·
Registered
Joined
·
720 Posts
Tambem já ví um Thread sobre a evolução de Ipatinga (MG) em que por volta de 1950 tinha 350 hab. e agora é uma grande cidade, já não me lembro mas acho que agora tem cerca de 200 mil hab.

Pode ser que daqui a uns anos seja outra cidade desse tipo.

O nome da cidade é curioso :lol:
 
1 - 20 of 84 Posts
Top