SkyscraperCity banner

1 - 20 of 125 Posts

·
Registered
8,848 Posts
Discussion Starter #1 (Edited)
Ei, pessoal! :hi:

Nesse sábado (19/01/2013) pude conhecer a capital sul-matogrossense e (claro) trouxe algumas imagens para compartilhar com vocês.
Campo Grande é a capital mais próxima da minha cidade, cerca de 450 km. Não sei como é em outras regiões paulistas, mas pelo menos aqui no oeste do Estado ela é bastante conhecida e divulgada. Muitas pessoas possuem vínculos, moraram ou foram morar lá. Muitas outras simplesmente conhecem e a maioria elogia a cidade.
Mas vamos à viagem. Saí de Presidente Prudente ás 22:20 hs (horário de Brasília) num ônibus um pouco "pinga-pinga", que partiu de São Paulo. No lado paulista, aquela linha passa por Presidente Venceslau e Presidente Epitácio, para embarque e desembarque de passageiros.
O ônibus não precisou ficar parado na ponte da divisa pois sua reforma já está em reta final. Muito bacana ver aquele breu da noite nos 12 km's do rio Paraná, com uma pequena luz da lua refletindo.
No lado do Mato Grosso do Sul, paramos em Bataguassu (a primeira cidade depois da divisa), Casa Verde (restaurante rodoviário, ponto de apoio da empresa de ônibus e também distrito de Nova Andradina) e Nova Alvorada do Sul, todas com paradas de 10 a 15 minutos para descanso, além do distrito de Anhanduí (Campo Grande), mas apenas pela rodovia.
O ônibus chegou em Campo Grande por volta das 04:30 hs (horário do MS). Logo que o sol começou a querer nascer, fui para o centro e passei a conhecer e registrar a cidade, portanto algumas imagens não possuem muito movimento de carros e pessoas. Logo às 09:00 hs tive a colaboração do ônibus City Tour, as imagens estão misturadas com as que fiz a pé mesmo. :lol:

Exceto duas fotos creditadas, todas as imagens são de minha autoria

Começando pelo Relógio Central, na esquinas das avenidas Afonso Pena e Calógeras. Este foi o primeiro "ícone" que conheci de Campo Grande, por imagens.

1

2

Morada dos Baís, primeira construção de alvenaria de Campo Grande, onde se compra o ingresso para o City Tour e Trem do Pantanal

3

4

5

6

7

Praça Ary Coelho, bem no centro

8

9

10

Igreja da Paróquia São José

11

12

Casa do Artesão

13

Os prédios com pinturas de animais do Pantanal

14

15

16

17

Praça das Araras

18

Palácio Maracaju, antiga sede do governo do extinto Estado de Maracaju. Muitas pessoas não sabem, mas os sul-matogrossenses (ainda parte do Mato Grosso) foram os aliados às tropas paulistas na Revolução de 9 de julho de 1932, aproveitando a ocasião para se separarem do governo de Cuiabá, embora por apenas três meses, fato que se concretizaria somente em 1977.

19

20

Colégio Oswaldo Cruz

21

Avenida Afonso Pena, a principal de Campo Grande. Muito bonita pelas suas árvores (muitas centenárias) e ciclovia

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

51

52

53

Vista aérea da Av. Afonso Pena

53-A

Foto: Portal da Prefeitura Municipal de Campo Grande http://www.capital.ms.gov.br/egov/cgnoticias/galeria/20100723162917_1653.jpg

Um estabelecimento comercial de madeira, na mesma avenida, que achei legal

54

Shopping Campo Grande, também na Afonso Pena

55

56

Avenida Mato Grosso

57

58

59

60

61

62

63

64

Rua 14 de Julho, no centro comercial

65

66

67

Rua XV de Novembro

68

Rua Dom Aquino

69

Rua Rui Barbosa (tah, confesso que é a primeira vez que elogio oitizeiras)

70

71

Orla Ferroviária (só tirei estas fotos e a vista que se tem dela :()

72

73

74

Vila dos Ferrovários

75

76

77

78

79

Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul

80

Feira Indígena

81

82

Memorial da Cultura Indígena

83

84

85

Reserva indígena urbana, ao lado deste museu, que abriga índios da etnia terena

86

87

Avenida do Poeta

88

Parque Estadual do Prosa

89

90

Parque dos Poderes, que abrigas secretarias, autarquias e a governadoria do MS (infelizmente não me lembro na ordem correta de cada uma delas)

91

92

93

Assembleia Legislativa

94

Quatis atravessando a avenida

95

Torre da TV Pantanal

96

Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

97

Mercado Municipal

98

Horto Florestal, na confluência dos córregos Prosa e Segredo, no mesmo lugar onde surgiu a cidade de Campo Grande, quando o mineiro José Antônio Pereira chegou em 1872

99

Comando Militar do Oeste e Círculo Militar

100

101

102

103

104

105

106

107

108

109

110

111

112

113

Aeroporto Internacional de Campo Grande

114

115

116

117

Parque das Nações Indígenas (a lagoa também estava morena)

118

119

120

121

Monumento ao Cavaleiro Guaicuru

122

123

Cidade do Natal

124

125

Entorno do Parque das Nações Indígenas

126

127

A antiga e a nova rodoviária de Campo Grande

128

Foto: Nelson Trad Filho - Facebook

Imagens adicionadas posteriormente

Primeira foto que tirei da cidade, logo no início da manhã

129

Umas das primeiras fotos da Avenida Afonso Pena

130

131

132

133

134

135

Casa da Indústria

136

Foto tirada quando o City Tour estava voltando da área militar...

137

...e entrando novamente na Av. Afonso Pena

138

Prédios

139

140

Catedral Nossa Senhora da Abadia

141

As conhecidas torres próximas do Parque das Nações Indígenas

142

Esqueci :(

143

Hotel Gaspar

144

Correios

145

Uma aérea (garimpada)

146

Foto: Prefeitura Municipal de Campo Grande www.capital.ms.gov.br

Aqui finalizo o thread.
Lembrando que a cidade não é só isso, há muito o que se mostrar ou já foi mostrado por outros foristas (principalmente os que moram na cidade). Eu pedi sugestões para os foristas campo-grandenses, mas por conta do tempo, não pude conhecer de forma mais completa desta vez.
Enfim, espero que gostem. :)

·
Campo Grande é Feliz!!
9,712 Posts
Ótimas fotos Lucas!

Faltaram muuuitas coisas para conhecer e registar pela cidade, porém "nos representou" mt bem! :D

Agora sinceramente.. o verde das ruas.... aah.. sou suspeito em falar!! :lol:

Parabéns.. :applause:

• Like
Reactions: Lucas Souza RF

·
Timeo hominem unius libri
735 Posts
Belíssimas fotos Lucas! Deu pra ter um gostinho da cidade, mesmo que rapidamente. Quando vier com mais tempo avise os capivarildos hahaah

Infelizmente a 14 de Julho e a Av Mato Grosso ainda não foram restauradas, pelas suas fotos dá pra ver a urgência desta revitalização :(

·
Registered
10,928 Posts
Lucas, tenho primos de Santo Anastácio e P. Bernardes (região de Prudente) que moram ou já moraram em Campo Grande, alguns até se formaram lá e são só elogios à capital do MS, pelas suas fotos dou total razão a eles. Curioso este intercâmbio maior até do que com a própria capital paulista, o que não havia quando eu morei aí nos anos 1970, não que eu me lembre.

·
Registered
316 Posts
Campo Grande é um espetáculo a parte. Apesar de capital, ainda me pareceu conservar um jeitão e os costumes interioranos, o que torna ela ao meu ver muito agradável! Espetacular o thread, Lucas. Parabéns!

·
ame-o ou deixe-o
8,250 Posts
^^ Lucas, depois de desbravar o estado de SP, agora vai começar desbravar o Brasil, estado a estado.

Ótimas imagens, já conhecia pelas fotos que minhã mãe fez ano passado.

Campo Grande é uma das menores capitais se não me engano, embora ser muito bem estruturada.

A capital do Mato Grosso do Sul, lembra muito algumas cidades paulistas, com plano urbanístico parecido com diversas delas.

Boas avenidas, tudo típico de uma capital de estado.

Com certeza é um passeio garantido para quem não conhece.

Parabéns pelo trabalho !

·
Registered
706 Posts
^^ Lucas, depois de desbravar o estado de SP, agora vai começar desbravar o Brasil, estado a estado.

Ótimas imagens, já conhecia pelas fotos que minhã mãe fez ano passado.

Campo Grande é uma das menores capitais se não me engano, embora ser muito bem estruturada.

A capital do Mato Grosso do Sul, lembra muito algumas cidades paulistas, com plano urbanístico parecido com diversas delas.

Boas avenidas, tudo típico de uma capital de estado.

Com certeza é um passeio garantido para quem não conhece.

Parabéns pelo trabalho !
Na verdade em termos de população a cidade é a 17...praticamente 800 mil habitantes atualmente. E em termos de infraestrutura CG está entre as melhores, sem sombra de dúvidas.
E realmente, essas cidades tem muito em comum né?! Acho que CG tem uma cara das grandes cidades do interior paulista, tipo Ribeirão...

·
Registered
1,185 Posts
Ficou muito bom mesmo parabéns :cheers:

pena que, a maioria foram de pontos apagados da cidade, como as construções antigas, apesar de seu valor histórico.

galera se engana bastante com essas fotos, por isso acham que tem um ar de interior, não se esqueçam que ele tirou essa foto em um final de semana, as ruas estão calmas, espera isso em dia de semana fora das férias escolares, não se parece nada com interior :lol:

mas o demais ficou bem interessante, destaque pra foto 42 com os ônibus novos que tão chegando ;)

1 - 20 of 125 Posts