SkyscraperCity banner

1 - 16 of 16 Posts

·
Lucas Santana Lima
461 Posts
Discussion Starter #1
Campo Grande está peladinha, e não muito bem cuidada, porém, acredito que por pouco tempo. Com a 'lei da cidade limpa', os estabelecimentos das ruas centrais estão sendo obrigados a reformar suas fachadas e se adequar aos padrões impostos pela lei.
Há outras intervenções que aconteceram e estão acontecendo pela cidade, como a reforma dos canteiros da Av. Afonso Pena e a reforma da Praça Ari Coelho. Muita coisa se perdeu do casario das ruas 14, 13 e Calógeras, mas muita coisa reapareceu, pra alegria de todos.
Uma coisa muito chocante foi que a fiação aérea se realçou com a retirada dos banners, espero que façam algo logo pra mudar isso.

01.

02.

03.

04.

05.

06.

07.

08.

09.

10.

11.

13.

15.

16.

17.

18.

19.

20.

21.

22.

23.

24.

25.

26.

27.

28.

29.

30.

31.

32.

33.

34.

35.

36.

37.

38.

39.

40.

41.

42.

43.

44.

45.

46.

47.

48.

49.

50.

51.

52.

53.

54.

55.

56.

57.

58.

59.

60.

61.

62.

63.

64.

65.

66.

67.

68.

69.

70.

71.

72.

73.

·
Pé Vermelho
10,798 Posts
Gostei das fotos! Parabéns! Em alguns lugares a área me pareceu meio degradada. Creio que deve ser centro antigo.

É impressão minha ou os comerciantes estariam adequando suas fachadas a uma lei cidade limpa??

·
Registered
3,568 Posts
Gostei das fotos! Parabéns! Em alguns lugares a área me pareceu meio degradada. Creio que deve ser centro antigo.

É impressão minha ou os comerciantes estariam adequando suas fachadas a uma lei cidade limpa??
Sim sim, Na vdd a área que achou degradada é por conta da retirada das fachadas. Os comerciantes estão sendo obrigados a 'limpar' a frente das lojas.

Mas PLEASEEEEE ! Q fiação aérea horrenta é essa???

O prox. PREFEITO tem que ser OBRIGADO a soterrar isso! Não tem nenhum projeto para tal?? E um pouco mais de árvores não seria nada mal.

·
Registered
12,534 Posts
Incrível como a retirada dos toldos/propagandas faz diferença. Num primeiro momento, fica meio feio; é como se destapassem uma ferida que estava escondida, mas estava lá. Agora, os imóveis expõe toda sua beleza/feiúra, e reformas, simples pinturas se tornam muito mais necessárias. Aterrar toda essa fiação é bastante complicado, mas não impossível. Num primeiro momento, pelo menos, em áreas não tão valorizadas, soluções intermediárias podem ser adotadas; a fiação pode ser em parte escondida na própria fachada dos imóveis, como se faz muito na Espanha, ou pelo menos os cabos de telefonia e TV a cabo podem ser enterrados (dizem que é só cavar um buraco e tapar...); a fiação elétrica compacta, na minha opinião, é bastante discreta e poderia continuar aérea.

·
Registered
768 Posts
Gostei das fotos. Apesar de também não gostar de fiação aérea, não me assusta já que não morei ainda em cidades que aterram para achar chocante o visual. Tem prédios antigos bem legais nas fotos, só acho que deveria ter um consenso com o comerciante vizinho para pintarem o prédio inteiro, sem deixar o vizinho com aspecto de acabado, muito menos colocar azulejo na fachada de um prédio lindo e pintar de cores diferentes que tira a atenção no prédio como um todo. E os moradores de cima também deveriam ajudar na pintura. Mas é difícil também, assim como o aterramento, achar um centro de uma cidade em que há essa preocupação. Um pouco estranho ver as fachadas nuas. As que ja trocaram a fachada ficaram neutras como o da magazine luiza.
Valeu pelas fotos.

·
sul-mato-grossense
4,079 Posts
Se agora alguém perguntar qual o bairro mais feio de Campo Grande, já tenho a resposta na ponta da língua: Centro!

Mas ainda bem que isto é provisório. Com o tempo o centro pode ficar muito bonito. E vamos esperar a tão prometida revitalização da 14 de Julho.

·
CGr / MS / C-O / BR
16,658 Posts
Se comparar com 2 meses atrás a situação das fachadas agora é boa. Quando tiraram as placas, revelou-se um estado deplorável de conservação, por vezes perigoso e, pior, um perigo que estava oculto. Lembro que no último dia do prazo de remoção das placas, o Centro foi tomado por serralheiros cortando as chapas, o ruído das serras à noite chegava a incomodar.

Agora muitos comerciantes já reformaram ou deram uma simples pintada na fachada, melhorou bastante, mas falta muito ainda. Pelo menos revelou-se um patrimônio histórico que muitos nem sabiam que existiam. Eu gosto de olhar os detalhes nas portas, janelas e guarda-corpos antigos.

A fiação aérea no Centro sempre foi tensa, não vejo a hora do Projeto de Revitalização (em curso) enterrá-la na 14 de Julho e reorganizá-la nas demais. Acho que nas ruas em que continuará a fiação aérea, vão substituir tudo por aquele cabo mais grosso, onde correm os 4 cabos isolados.

·
Registered
6,609 Posts
A ideia é ótima, e como já mencionado, não está 100% padrão de beleza agora, porque ainda é recente. Vamos aguardar a mobilização dos comerciantes para tornarem suas fachadas atrativas e sem concorrer deslealmente com aqueles toldos aberrações, letreiros gigantes, etc, etc. Campo Grande sai na frente por tomar esta boa atitude.

·
Periquito89
111 Posts
Adorei o thread, foge dos clichês. Pela primeira vez vi predios antigos do centro que praticamente todos os outros threads não mostram; olha aquele lá da magazine luiza. Em P.Prudente, Londrina, Marília, Catanduva, tem prédios parecidos, arquitetura de bancos antigos no interior (década de 50, se não me engano). Diversos outros também, art-deco, algo de streamline. POdem parecer simples, mas é um acervo que a cidade tem e podia conservar. CG é uma capital nova mas tem essas construções, diferentemente, por exemplo, de Palmas ... Adorei, o nome do thread veio bem a calhar. Descobri coisas sem precisar percorrer as ruas pelo Google Earth. ":¬) (já descobri outras construções também, fazendo isso).

·
CGr / MS / C-O / BR
16,658 Posts
2 anos e meio depois do thread e muita coisa já melhorou. E bastante.
Apenas algumas lojas da Calógeras, a rua de comércio mais antiga do Centro, permanecem com as fachadas deterioradas. O comércio dessa rua está em decadência, há somente lojas de pequenos comerciantes, a maioria sírio-libaneses. Outro dia uma loja com um apartamento na sobreloja, que estava abandonado, pegou fogo, causado por usuários de drogas na madrugada. Até hoje, uns 3 meses depois, o telhado está em ruínas e a fachada com aquelas marcas pretas de lambidas de labaredas. Nessa rua acho que a Prefeitura terá que intervir na revitalização das fachadas.

·
Campo Grande,MS
13 Posts
Centro Hustórico

Eu amo minha cidade, mas uma coisa tenho que dizer: esse centro histórico é meio feinho mesmo. Eu entendo a importância cultural e tal, por isso concordo que deva ser preservado. Mas nada como andar na Euclides da Cunha, Antonio Maria Coelho (parte alta), Orla Morena, Afonso Pena, e etc. Lindas demais

1 - 16 of 16 Posts