SkyscraperCity banner

1 - 20 of 179 Posts

·
LISBON Metro Area
Joined
·
2,840 Posts


Canha é uma freguesia portuguesa do concelho do Montijo, com 207,73 km² de área e 1 907 habitantes (2001). Densidade: 9,2 hab/km².

Foi vila e sede de concelho entre 1172 e 1836, sendo então integrado no município de Montemor-o-Novo. Recuperou a categoria de concelho durante um curto período em 1838, sendo então integrado definitivamente no actual município. Era constituído apenas pela freguesia da vila e tinha, em 1801, 992 habitantes.
Fonte

Canha



Links

Wikipédia
Património Arquitectónico/Civil
Património Arquitectónico/Religioso
Património Natural



Pegões é uma freguesia portuguesa do concelho de Montijo, com 28,09 km² de área e 2 375 habitantes (2011). Densidade: 84,5 hab/km². É uma das três freguesias do município de Montijo que constituem o exclave situado a leste da porção principal (de facto, de menor extensão territorial), onde se situa a sede concelhia. As outras duas freguesias do exclave são Canha e Santo Isidro de Pegões.1 2
A freguesia inclui as localidades de Pegões (Cruzamento de Pegões), Afonsos, São João das Craveiras e Pegões-Gare.
Em Pegões-Gare encontra-se a estação ferroviária, que faz parte da Linha do Alentejo. A sede do Grupo Desportivo de Pegões também se localiza na aldeia de Pegões-Gare.

Cruzamento de Pegões



Pegões-Gare





Santo Isidro de Pegões é uma freguesia portuguesa do concelho de Montijo, Distrito de Setúbal, a 50 km de Lisboa, com uma área de 55,33 km², o que a torna a segunda maior do concelho. Tem 1538 habitantes (2011) e uma densidade populacional de 27,8 hab/km². A freguesia foi criada a 14 de Outubro de 1957, por desanexação de áreas pertencentes às freguesias de Canha e Marateca, tendo por sede a localidade de Pegões Velhos. É uma das três freguesias do município de Montijo que constituem o exclave situado a leste da porção principal (de facto, de menor extensão territorial), onde se situa a sede concelhia. As outras duas freguesias do exclave são Canha e Pegões.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Santo_Isidro_de_Pegões

Pegões Velhos



Igreja de Santo Isidro de Pegões

Avenida de Santo Isidro – Santo Isidro de Pegões
Fundada na década de 40, do séc. XX, faz parte do núcleo de colonização e ficou-se a dever ao Projecto de Colonização Interna – Programa de Desenvolvimento Rural dos anos 40. É dedicada a Santo Isidro, patrono dos fazendeiros.
De arquitectura sui-generis, a cúpula e paredes laterais do Altar-Mor são decoradas com pinturas alusivas à vida de Santo Isidro.
Fonte



Fonte

Fotos agora retiradas do site Monumentos.pt (fotos antigas) :)





















:cheers:
 

·
Yes We Can!
Joined
·
191 Posts
Por acaso não conheço muito bem esses lados mas pelas fotos a parte antiga parece engraaçada, há partes que lembram o Alentejo :yes:
 

·
Yes We Can!
Joined
·
191 Posts
Conheço Évora, das mais belas cidades de Portugal sem dúvida e não é graxa, Vila Viçosa, Arraiolos, Serpa, Estremoz, Beja, e mais outros sítios mais pequenos. As pousadas do Alentejo são excelentes :D
 

·
LISBON Metro Area
Joined
·
2,840 Posts
Discussion Starter #9
Por acaso não conheço muito bem esses lados mas pelas fotos a parte antiga parece engraaçada, há partes que lembram o Alentejo :yes:
Pois,a parte este do concelho faz fronteira com o Alentejo, por isso é provável que haja influências ;)







:cheers:
 

·
LISBON Metro Area
Joined
·
2,840 Posts
Discussion Starter #16 (Edited)
Igreja de Nossa Senhora da Oliveira

Rua de Santo António – Canha
Fundada no séc. XVI, sofreu várias campanhas de obras durante os sécs. XVII a XX. Adossada à Igreja existe uma Capela dedicada a Nossa Senhora do Rosário, do séc. XVI, enquadrada por um belo arco de gosto Renascentista. As paredes desta Capela são revestidas de azulejos enxequetados verdes e brancos do séc. XVI. O Altar tem um retábulo de talha dourada, com tábuas pintadas que representam cenas da Vida de Nossa Senhora. As paredes laterais da Capela-Mor e o arco que a separa do corpo da Igreja são forradas com azulejos policromos do séc. XVII.

Classificação: Imóveis de interesse Municipal
Fonte

Fotos minhas:







Fotos do interior retiradas do site Monumentos.pt ;)







Aproveito também para dizer que actualizei o link de algumas fotos que não apareciam no primeira página :)

:cheers:
 

·
Registered
Joined
·
2,117 Posts
Tanta igreja :nuts:. Gostei imenso da Igreja Matriz e da Igreja de Santo Isidro, acho que sao bem lindas. Por que tém tantas igrejas Montijo, históricamente teve a cidade uma populaçao importante?
 

·
LISBON Metro Area
Joined
·
2,840 Posts
Hoje como esteve um belo dia para passear, fui visitar a Vila de Canha, sítio a que apenas tinha ido uma vez na vida, há 5 anos atrás :D

A freguesia de Canha é a maior do concelho, ocupando uma área maior do que toda a parte este do concelho :eek:

Para se situarem ;)


Fonte do mapa

Vamos então às Fotos :D

Começo então com uma praça no meio da vila, bem arranjadinha :)





De seguida, passei pela antiga Câmara Municipal de Canha, actualmente é o Posto da GNR ;)







Ao fundo, a Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, que desta vez estava fechada, mas da outra vez que fui a Canha tive oportunidade de entrar :D




















De seguida fui para o largo da Fonte Velha ;)





Paisagem em redor














A Fonte Velha ;)
















Ao lado estava este "edifício", que já tinha visto em qualquer lado, e depois lembrei-me de que tinha sido no livro de fotos antigas do Montijo, e fiquei a saber que é a Estação Elevatória de Canha ;)




O portão :)


Para terminar, o Brasão do concelho, pintado num caixote do lixo :D


Vejam aqui mais fotos do Montijo! :eek:kay:

:cheers:
 
1 - 20 of 179 Posts
Top