Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 217 Posts

·
Registered
11,003 Posts
Gaia - Marginal ribeirinha III

Canidelo é uma freguesia portuguesa do concelho de Vila Nova de Gaia , com 8,931 km² de área (2013) , 27 769 habitantes (2011) e densidade populacional de 3 109,3 hab/km².

São Pedro da Afurada é uma freguesia portuguesa do concelho de Vila Nova de Gaia, com 1,00 km² de área e 3 568 habitantes (2011). Densidade: 3 568 hab/km².

São Pedro da Afurada é uma das três freguesias urbanas da cidade de V. N. de Gaia, juntamente com Mafamude e Santa Marinha. É uma localidade bastante ligada à tradição piscatória. O seu santo padroeiro é o São Pedro. Festa principal: S. Pedro da Afurada.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Canidelo_(Vila_Nova_de_Gaia)

http://www.canidelo.net/

http://www.afurada.pt/

Continuando os outros threads, agora chegamos à Afurada!
A Afurada é um sítio que eu acho fenomenal. Uma vila de pescadores ao lado do Porto em que os habitantes ainda formam uma comunidade quase familiar. Portas abertas, velhas e novos a conviver na rua, o ambiente da faina sempre presente.:D
Só mesmo indo lá!

S Pedro da Afurada:

Lá em cima, os empreendimentos de luxo:

O tanque municipal:D

A nova marginal do Canidelo. Já só falta a urbanização:)

Outro belo palacete mto maltratado...

Urbanização do Fluvial:

Armazéns dos pescadores. Lembro-me de ver quando estavam ainda por pintar e ficavam mto melhor do que agora...

E pronto, espero q tenham gostado:)

·
President and CEO
17,578 Posts
A Afurada é interessante. Passei por aí há cerca de um ano e gostei do trabalho que foi feito com a frente marítima.

Boas fotos! :applause:

·
Registered
2,379 Posts
Parabéns ao LFM! Há uns anos, Afurada parecia Rabo de Peixe, agora é uma simpática e cuidada vila-piscatória.

O Porto que se ponha a pau! Gaia está irreconhecível e deixou de ser o quintal das traseiras e e entulheira da cidade invicta e onde os turistas eram aconselhados a ficarem-se pelas caves...

Dá gosto ver a AMP transformar-se numa verdadeira metrópole multi-polar. :cheers:

·
I Love You... Soraia
27,934 Posts
Mais uma vez grandes fotos. Pode parecer estranho, mas a Afurada é um local bastante cosmopolita. É no entanto um cosmopolitanismo diferente, é um cosmopolitanismo medieval, onde os seus habitantes são o quanto basta para retratar esse mesmo cosmopolitanismo. É uma vila "isolada" e "vibrante" dentro do seu cariz piscatório e único, e dá gosto ver que se mantém intacta à sua tradição, não obstante o facto de estar rodeada pela tal metrópole que cresce e diversifica culturalmente. Este sítio mantém-se virgem e é único por isso.

Strange!!! :rofl: nesta foto... no meio, estão dois gajos. Mas de repente só parece existir um, mas vê-se "uma cara" a olhar de frente, e "a outra" a olhar pro lado :rofl:

Tive de olhar com atenção para distinguir onde acaba o corpo de um homem e começa o outro, e só reparei que eram dois por casua das "duas caras" :lol:

·
I Love You... Soraia
27,934 Posts
Parabéns ao LFM! Há uns anos, Afurada parecia Rabo de Peixe, agora é uma simpática e cuidada vila-piscatória.

O Porto que se ponha a pau! Gaia está irreconhecível e deixou de ser o quintal das traseiras e e entulheira da cidade invicta e onde os turistas eram aconselhados a ficarem-se pelas caves...

Dá gosto ver a AMP transformar-se numa verdadeira metrópole multi-polar. :cheers:

Sim, a zona interessante está longe de se cingir ao município. Fora do município todas as zonas que te vou citar são interessantes turisticamente: Gaia centro, Gaia marginal ribeirinha, Gaia marginal marítima, Matosinhos Sul, Leça da Palmeira, Espinho, Maia Centro, dentro em breve Senhora da Hora, Vila do Conde, Póvoa de Varzim... e quiçá mais algumas coisas :)

·
Registered
7,123 Posts
Belo passeio! Obrigado pelas fotos :cheers:

A Marginal está muito boa, quase que me arrisco a dizer que nem é preciso fazer ali uma urbanizaçao...:eek:kay:

É pena ver o estado dos palacetes abandonados, um bom património que nao está a ser aproveitado...no entanto nota-se uma certa modernidade em Gaia e na Afurada, sem no entanto mexer naquilo que é clássico! Mesmo os armazéns dos pescadores nao os acho nada feios..:)

@Daniel_Portugal: realmente só quando li o teu post é que dei conta que eram dois homens...para quem nao olha com atençao é complicado lá chegar...

·
Registered
11,003 Posts
Discussion Starter · #13 ·
a urbanização era perfeitamente dispensável...
É preciso construir e ali é um bom lugar, até para dar consistência à Afurada... Desde q seja com bom gostom, n seja demasiado denso e numa área limitada, acho bem.

·
Registered
11,003 Posts
Discussion Starter · #17 ·
Obrigado a todos;)

·
Whatever
45,866 Posts
É preciso construir e ali é um bom lugar, até para dar consistência à Afurada... Desde q seja com bom gostom, n seja demasiado denso e numa área limitada, acho bem.
é preciso construir?:lol: num país com 200 000 apartamentos vazios?:lol: aquela zona como está é belíssima e vai ficar apenas como o resto, sem árvores e com muito betão.

1 - 20 of 217 Posts