SkyscraperCity banner
1 - 15 of 15 Posts

·
Eu Sou o Rei do Mundo!
Joined
·
6,350 Posts
Discussion Starter · #1 ·


Canteiro da Almirante Barroso será revitalizado

26/05/2008 - 20h39m

Até meados de junho, o canteiro central da Avenida Almirante Barroso estará de cara nova. A ação faz parte do projeto de revitalização em paisagismo e arborização, realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), que irá contemplar cerca de seis quilômetros de extensão, iniciando pelo bairro de São Brás, seguindo até o Entroncamento.

Mais 30 agentes operacionais trabalham na maior via de escoamento da cidade, promovendo a manutenção permanente de limpeza, corte de grama e plantio das cinco mil mudas de 'Mini-ixoria' (arbusto comum em regiões de clima quente, da família das Rubiáceas). Atividade se estende até o canteiro de praças como a Dom Pedro, Praça Amazonas e Osvaldo Cruz.

Para Paulo Porto, engenheiro agrônomo e chefe de divisão e arborização de logradores públicos, a revitalização do espaço deixa a avenida pronta para a entrada e saída da cidade. 'Esse trabalho também contribui para a diminuição da poluição atmosférica e sonora. Muita gente não sabe, mas a planta tem a capacidade de 'quebrar o som', uma espécie de absorção, assim como contribui para o sombreamento na c alçada, diminui a temperatura e ajuda na limpeza do ar', explica.

As árvores possuem a vantagem de bloquear o excesso de sol incidente nas calçadas e também diminui a evaporação de água no solo. Em quatro anos, foram plantadas em toda Belém cerca de 1.500 árvores e duas mil mangueiras - símbolo da cidade de Belém.

O novo padrão urbanístico que está sendo implantado na Avenida Almirante Barroso levou em conta o intenso tráfego de veículos, o impacto de sons causados pelos carros, a temperatura ambiental e a poluição atmosférica da via. Será realizado o plantio de aproximadamente 300 mudas da espécie arbórea de 'ipê amarelo', árvore de médio porte e de raiz pouco profunda que, além de contribuir para o paisagismo, favorece o sombreamento da ciclovia.

O chamado 'mutirão do canteiro central da Avenida Almirante Barroso' iniciou o trabalho de revitalização no dia 07 de maio e deve se prolongar até meados de junho.
 

·
A Metrópole da Amazônia!
Joined
·
4,110 Posts
Já tá com mais de 50% pronto. Tá bonito! Isse IPê Amarelo é aquela árvore q fica toda florida (flores de cor amarela)? Cara, se for, vai ficar lindo demais...
 

·
Registered
Joined
·
4,657 Posts
Incrível, todo ano esse canteiro entra em reforma, o que será que é tão problemático ali???
Isso nunca me cheirou muito bem, todo ano tem um paisagismo novo.
 

·
Representante do Amazonas
Joined
·
14,191 Posts
Achei muito bem estruturada essa Avenida almirante barroso ,é um bom investimento que irão fazer em Belém ...de parabéns
 

·
A Metrópole da Amazônia!
Joined
·
4,110 Posts
acho o paisagismo da almirante barroso fraco, vamos ver como fica com essa repaginada :D
Axo q pelo tamanho da área destinada ao paisagismo ao longo da avenida tá ficando muito bonito!
 

·
A Metrópole da Amazônia!
Joined
·
4,110 Posts
Axo q essa idéia de colocar Ipês no canteiro central vai dar um belo charme na avenida. Belém precisa ser mais forida!!!
 

·
Registered
Joined
·
1,428 Posts
A revitalização se faz necessária, mas é preciso que se faça a manutenção constante para que o canteiro não perca a sua beleza. Um dos grandes problemas de Belém, no que diz respeito a manutenção de praças e canteiros de avenidas, é a facildeade com que as ervas daninhas se desenvolve. O plantil de ipê amarela no canteiro central da Almirante Barroso, vai deixá-la mais bonita, sobretudo na época da floração. Espero que em outras vias e praças a prefeitura plante mais ipês (marelo, rosa e roxo) ou outras espécies de plantas que deixem Belém mais florida. Belém está necessitando de mais flores nas suas praças e avenidas.
 
1 - 15 of 15 Posts
Top