Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 32 Posts

·
Mineiro da Mata
11,254 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Olá pessoal continuando a série de threads sobre a Zona da Mata agora é a vez de mostrar os parques da região.

PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO BRIGADEIRO

O Parque abriga vários Picos: o do Soares (1.985 metros de altitude), o Campestre (1.908 m), o do Grama (1.899 m) e o do
Boné (1.870 m). A altitude e o relevo amenizam a temperatura local e a neblina cobre os picos durante quase todo o ano,
formando belas paisagens.

A Mata Atlântica, está intercalada com os Campos de Altitude e afloramentos rochosos, formando um belo cenário. Considerado
um paraíso botânico, o Parque constitui um ecossistema rico em espécies vegetais como bromélia, peroba, ipê, orquídea, cajarana,
jequitibá e palmito doce. Na fauna diversificada, destacam-se a suçuarana ou puma, a jaguatirica, a caititu, o veado mateiro, o cachorro-
do-mato, o tamanduá-de-colete, o caxinguelê, o macaco-prego, o sagui-da-serra, entre outros. Nas matas do Parque foram localizados
dois grupos independentes de mono-carvoeiro ou muriqui, maior primata das Américas, ameaçado de extinção. A unidade de conservação
também é refúgio de espécies da fauna ameaçadas de extinção, como o sauá, a onça-pintada, o sapo-boi.
Diversas espécies de aves também podem ser observados, como o pavó, o papagaio-do-peito-roxo, o gavião-pomba, o tucano-do-peito-
amarelo, o trinca-ferro e a araponga.

A infra-estrutura do Parque é composta por centros de pesquisa, posto da polícia ambiental, laboratórios, alojamentos para pesquisadores,
Centro de Visitantes e de Administração. A sede da ‘Fazenda Neblina', antiga construção colonial, sede da Fazenda onde hoje se localiza o
Parque, foi reformada e transformada em casa de hóspede.

Ano de criação: 1996
Área: 14.984 hectares
Ponto mais alto: Pico do Soares (1.985 metros de altitude)
Localização: municípios de Araponga, Fervedouro, Miradouro, Ervália, Sericita, Pedra Bonita, Muriaé e Divino.
Dist. de Belo Horizonte: 290 KM
Dist. do Rio de Janeiro: 370 KM
Dist. de Juiz de Fora: 200 KM

1

tathiss/panoramio
2

belquior/panoramio
3

masterdv/panoramio
4

masterdv/panoramio
5

belquior/panoramio
6

givanildo.silva/panoramio
7

marcosvital/flickr
8

belquior/panoramio
9

marcelocor/panoramio
10

LARamos/panoramio

PARQUE ESTADUAL DO IBITIPOCA

É o Parque mais visitado do estado e ocupa o alto da Serra do Ibitipoca, uma extensão da Serra da Mantiqueira, com uma área de 1.488
hectares, a unidade de conservação está no local onde se dividem as bacias do Rio Grande e do Rio Paraíba do Sul.
A Ponte de Pedra, a Janela do Céu, a Gruta dos Três Arcos e o Pico do Pião são apenas alguns dos atrativos de Ibitipoca que abriga ainda
mirantes, grutas, praias, piscina natural, cachoeiras, picos e as belas cachoeiras formadas pelos Rios do Salto e Vermelho e o Córrego do
Monjolinho. O pico da Lambada, também conhecido como Ibitipoca, com 1.784 metros de altitude, oferece uma vista panorâmica inigualável.

A fauna é rica, com a presença de espécies ameaçadas de extinção, como a onça parda, o lobo guará e o primata guigó. Aparecem também
os macacos barbado, sauá (sagui), o papagaio do peito roxo, o coati, o andorinhão-de-coleira falha, entre outros.
Diversas espécies da flora como orquídeas, bromélias, candeias, líquens e samambaias, além dos campos rupestres constituem uma grande extensão da vegetação.

As edificações do Parque Estadual de Ibitipoca passaram por recente reforma e novas instalações melhoraram ainda mais a infra-estrutura
de apoio a visitantes e pesquisadores. O Parque possui ótima estrutura com portaria, estacionamento, área de camping, restaurante,
Centros de Visitantes, de Administração e de Pesquisas, casa de hóspedes e alojamentos destinados a pesquisadores e funcionários.
O IEF teve de limitar o número de visitantes ao Parque para implementar medidas para a proteção da biodiversidade local.

Ano de criação: 1973
Área: 1.488 hectares
Ponto mais alto: Pico da Lambada (1.784 metros de altitude)
Dist. de Belo Horizonte: 241 KM
Dist. do Rio de Janeiro: 230 KM
Dist. de Juiz de Fora: 85 KM

11

AlKoBy/flickr
12

13

Kn0t/flickr
14

15

Glauco Umbelino/flickr
16

bolapiercing/flickr
17

18

Marcelo E. Salgado/panoramio
19

bolapiercing/flickr
20

Humberto Novaes/panoramio
21

bettolves/flickr
22

dmpareto/panoramio
23

Gilson de Souza/panoramio
24

Edu Feijó/flickr
25

Tiago Curcio/flickr

PARQUE NACIONAL DO CAPARAÓ

O Parque Nacional do Caparaó é um dos lugares mais belos e interessantes do nosso país. Está localizado na divisa dos estados de
Minas Gerais e Espírito Santo, na Serra da Mantiqueira, possuindo 31 mil hectares.

O Parque abriga importantes formações como os Picos da Bandeira - o 3º mais elevado do país com 2.897 metros, do Cristal (2.798 m)
e do Calçado (2.766 m).
Lá também está o Vale Verde, cortado pelo rio Caparaó, a forte declividade do terreno beneficia a formação que originam corredeiras e
cachoeiras de grande beleza com águas puras e clistalinas.

Conta-se que por volta de 1859, D. Pedro II pediu a instalação de uma bandeira do império no pico mais alto da Serra do Caparaó, dando
à formação mais alta da região o nome de Pico da Bandeira. O Parque também abrigou a Guerrilha do Caparaó, movimento esquerdista
brasileiro, em 1967.

Ano de criação: 1961
Área: 31.010 hectares
Ponto mais alto: Pico da Bandeira (2.897 metros de altitude)
ES: Iúna, Ibitirama (onde fica o Pico da Bandeira), Irupi, Dores do Rio Preto, Divino de São Lourenço, Guaçuí e Muniz Freire.
MG: Alto Caparaó, Caparaó, Alto Jequitibá e Espera Feliz.
Dist. de Belo Horizonte: 330 KM
Dist. do Rio de Janeiro: 410KM
Dist. de Vitória: 230 KM
Dist. de Juiz de Fora: 280 KM
Dist. de Governador Valadares: 250 KM
Dist. de Campos dos Goytacazes: 290 KM

26

Ars clicandi/flickr
27

gilvan.flores/panoramio
28

Niander Assis/panoramio
29

Leonardo Merçon/flickr
30

Crys/flickr
31

Crys/flickr
32

Lagartixadepedra/panoramio
33

MatBr/flickr
34

Marco Antônio Caldeira/panoramio
35

Ars clicandi/flickr
36

Fábio e Daniella/panoramio
37

Marco Antônio Caldeira/panoramio
38

Crys/flickr
39

Helcio Tavares/flickr
40

geremiasculturacaparao2007/flickr

* as fotos sem créditos são minhas

Vejam também:

Carangola - Zona da Mata Mineira
Ubá - Zona da Mata Mineira
Ponte Nova - Zona da Mata Mineira
Rio Preto (divisa MG/RJ) - Zona da Mata Mineira
Além Paraíba (divisa MG/RJ) - Zona da Mata Mineira
Viçosa e a UFV - Zona da Mata Mineira
São João Nepomuceno - Zona da Mata Mineira
Santos Dumont - Zona da Mata Mineira
Muriaé - Zona da Mata Mineira
Leopoldina - Zona da Mata Mineira
Cataguases - Zona da Mata Mineira
Rio Novo - Zona da Mata Mineira
Piraúba - Zona da Mata Mineira
Caparaó, Ibitipoca e Serra do Brigadeiro - Os parques da Zona da Mata Mineira

·
Registered
2,078 Posts
Driano, parabéns pelo thread! Dos parques que você mostrou, só conheço o da Serra do Caparaó. A subida do Pico da Bandeira foi o maior sacrifício físico que enfrentei na vida (sou beem gordinho, ehehe). Mas valeu cada unha que caiu do meu pé na descida, ahahah. A vista é espetacular! Nos dá uma dimensão exata de como somos pequenos nesse mundo, por mais que isso pareça um clichê.

Minas precisa divulgar mais seus atrativos; é um estado lindo, com um potencial turístico imenso, paisagens sensacionais. Como exemplo cito a estrada estadual que liga Manhuaçu a Alto Caparaó. É um corredor de árvores que ficam com as folhas amareladas no outono/inverno. Parece uma paisagem de clima temperado. É muito bonito!

·
SubTropical lands
4,457 Posts
eu descobri esse lugar maravilhoso fuçando no google earth!!
não acredito que não seja bem explorado pelo turismo, é um verdadeiro paraíso, nível chapadas e outras belezas brasil afora!!

·
Mineiro da Mata
11,254 Posts
Discussion Starter · #13 · (Edited)
eu descobri esse lugar maravilhoso fuçando no google earth!!
não acredito que não seja bem explorado pelo turismo, é um verdadeiro paraíso, nível chapadas e outras belezas brasil afora!!

essa agua amarelada de ibitipoca eh divina !! que maravilha natural!
Pois é, na verdade Ibitipoca ficou um bom tempo no anonimato, só mesmo as pessoas da região conheciam. De uns 10 anos pra cá o turismo veio crescendo mto, só ver como está o arraial de Conceição de Ibitipoca repleto de pousadas e restaurantes até sofisticados, sem contar nos festivais de jazz, rock e gastronomia que acontecem todo ano.

Nessa última visita fiquei conversando com o guia ele me falou que o número de pessoas do Rio vem aumentando mto, não só pra conhecer o parque mas tb pra investir em pousadas e restaurantes em Conceição de Ibitipoca.

Isso vem ajudando o parque a se estruturar cada vez mais, ele tem uma área pequena, em 2 dias vc consegue fazer todas as trilhas, que agora estão todas sinalizadas, a estrada pro parque está boa, além disso ele fica próximo do Rio, BH e JF. Hj ele é o parque estadual mais visitado, segundo dados do IEF...:)

Com relação a cor da água tem a ver com mto material orgânico que escoa pro fundo do vale e chega nos riachos.

·
R.I.P. Niki
15,221 Posts
Essa região é linda!

O sangue que corre nas minhas veias é 100% dessa região do Caparaó. Toda a familia da minha mãe e também a do meu pai são dessa região. Meu pai nasceu em Presidente Soares (atualmente Alto Jequitibá) e minha mãe nasceu na zona rural de Caparaó, depois morou em Espera Feliz, em Santa Rita (um pequeno distrito de Caparaó) e Caparaó.
Já ouvi e ainda ouço muitas histórias dessa região, é uma pena que só estive nela quando era criança e não me lembro de quase nada.
Ainda tenho parentes maternos de 2º grau morando por lá. No último domingo eu estive conversando com um tio da minha mãe que mora em Caparaó e esteve aqui em Ariquemes visitando os parentes. Ele disse que o turismo na região vem crescendo muito, inclusive os filhos dele (primos da minha mãe) estão com 3 lojas de materiais de construção na região e uma de produtos agrícolas, e estão indo muito bem.

Ainda quero conhecer direito essa região, afinal, além de ser o lugar onde os meus pais nasceram, é uma região linda! :)

1 - 20 of 32 Posts