Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 50 Posts

·
João Manoel
Joined
·
5,464 Posts
Discussion Starter · #1 ·



Em abril de 2008, Aracaju surpreendeu o Brasil ao ser declarada pelo Ministério da Saúde a capital brasileira que oferece aos moradores a melhor qualidade de vida do país.

01


02


E boa parte das razões que fazem a capital sergipana conseguir tal indicativo pode ser sentida pelos visitantes em apenas uma caminhada pelas ruas da cidade.

03


04


O grande diferencial é contar com toda a estrutura de capital, mas com um jeitinho de cidade do interior, onde as ruas não estão superlotadas de pedestres ou carros, o ar é puro e as pessoas se conhecem pelo nome e tratam os visitantes com alegria e cordialidade.

05


06


Só não se esqueça de ter sempre uma garrafinha d'água em mãos, pois o calor é intenso.

07


Com pouco mais de 520 mil habitantes, de acordo com o Censo de 2007, Aracaju é um convite para longas caminhadas.

08


Nos agradáveis calçadões da Orla de Atalaia

09


10


11


E da avenida Beira-Mar, no bairro 13 de Julho, é possível saborear a brisa constante enquanto se acompanha a sucessão de belas imagens do mar

12


Ou da vegetação que cobre o mangue, ambiente sobre o qual boa parte da cidade foi construída desde 1855, ano da inauguração, por Inácio Joaquim Barbosa, então presidente da província de Sergipe.

13


14


As ruas, incrivelmente limpas, aumentam o prazer do passeio, feito tanto sozinho como em família.

15


16


De carro ou ônibus, a sensação não se altera.

17


18


É simples e rápido alcançar praias e pontos turísticos em toda a cidade, pois a quantidade de veículos em Aracaju não se compara à das grandes metrópoles.

19


20


E, se faltar o carro, não se preocupe: vá de táxi. A quantidade de empresas concorrentes que oferecem esse serviço é tão grande que a corrida fica incrivelmente barata, mesmo para as localidades mais distantes.

21


22


Aracaju tem opções para visitantes de todos os gostos.

23


24


O entretenimento massivo está garantido em janeiro e junho, com o Pré-Caju, prévia do Carnaval

25


E o Forró Caju, a maior festa de São João em uma capital brasileira, que reúne 100 mil pessoas por dia gratuitamente nas ruas do centro.

26


Já nas praias é possível encontrar locais com muita gente e barracas com toda a estrutura de atendimento, como na praia do Robalo, ou curtir a sensação de ilha deserta, como em Mosqueiro. Apenas meia hora de carro separa ambas.

27


Nas boates, forró e música eletrônica podem dividir os mesmos espaços. Com diversos ambientes noturnos que combinam os mais diferentes estilos com harmonia, as entradas, comidas e bebidas são baratas, as pessoas, bonitas e o acesso, facilitado.

28


29


Vale a pena separar uma noite inteira para desbravar as promoções da Passarela do Caranguejo, na Orla, onde o famoso crustáceo da cidade chega em generosas porções de exemplares imensos.

30


31


32


33


O diminuto tamanho da capital, assim como o do Estado em si, facilita a integração das regiões no turismo. É possível partir de Aracaju em direção a numerosos passeios no interior sergipano, como na hidrelétrica de Xingó, a ilha de Santa Luzia e o parque Boa Luz, todos localizados fora do município, e até mesmo fazer um passeio de barco até Mangue Seco, terra de Tieta do Agreste, já no extremo norte da Bahia, e voltar com tranqüilidade no mesmo dia.

34


35


36


Apesar da pouca idade da capital sergipana, o turismo histórico também tem sua vez.

37


38


A proximidade de locais fundamentais para a história da fundação da cidade facilita a compreensão da configuração urbana de Aracaju e a evolução das ruas e bairros a partir do centro histórico, construído com o formato de um "tabuleiro de xadrez", com ruas cruzadas e quarteirões de fácil localização e traslado.

39


40


Caminhar pelo centro é arriscar-se a topar frequentemente com edifícios do século 19 com muita história para contar. A presença de um guia é desejável para desvendar o passado misturado ao cotidiano.

41


42


Gozar das facilidades da tranqüilidade de Aracaju aliada à estrutura crescente da cidade é um convite a repetir a viagem em pouco tempo.

43


44


45


Não raro, há turistas que, seduzidos pelo diferencial da capital, aproveitam a forte expansão imobiliária do local para garantir a compra de um terreno e mudam-se para Aracaju em definitivo, prolongando a sensação de feriado.

46


47


48


49


É um risco a se correr diante da experiência de se conhecer a capital da qualidade de vida.

50


Texto:
http://viagem.uol.com.br/guia/cidade/aracaju_index.jhtm

Fotos:
http://www.flickr.com
http://www.aracaju.com
http://olhares.aeiou.pt
 

·
Registered
Joined
·
1,135 Posts
Eu nunca tinha visto fotos de Aracajú. Achei a cidade linda e super bem estruturada. Eu pensava que ela tinha uns 800 mil habitantes. Mas eu acho que este tamanho está excelente. Cidade quanto maior, maior será também o número de problemas que todos nós já conhecemos.parabéns pelas fotos !!!
 

·
Perfil
Joined
·
5,549 Posts
Incrivelmente linda.
 

·
Made in Maceió
Joined
·
376 Posts
Bela cidade.

Este ar interiorano em uma capital é muito interessante, ruas tranquilas, aconchegantes...

Parabéns Aracaju!
 

·
Amável, charmoso e mortal
Joined
·
9,704 Posts
Cidade linda!!!
Estou a babar com essas fotos.
Pena que só conheço AJU de passagem...Ainda vou conhecê-la!
Parabéns pelo excelente thread.
 

·
Cidade Lendária
Joined
·
6,291 Posts
Muito Linda mesmo!!!

PArabens a Aracaju!!!

Agora em relação a qualidade de vida foi porque o povo da cidade é mais saudável em relação aos hábitos alimentares e exercicios fisicos né?
 

·
Orgulho de ser Gaúcho
Joined
·
5,481 Posts
Belas fotos de Aracaju...deu vontade de ir conhecer...a cidade está muito bem cuidada....e tem paisagens e uma urbe bem interessante, especialmente a orla tá fenomenal.Já a qualidade de vida do Ministério da saúde se refere só ao tema saúde, então não é um título geral e sim relacionada ao Ministério e a pesquisa feita por ele. Já a qualidade de vida envolve outros critérios além da saúde, mas um povo saudável é um baita indicio de qualidade de vida, tem que se orgulhar mesmo.
 

·
Baiano sim senhor!
Joined
·
41,898 Posts
Linda, moderna, agradável, limpa e organizada, esta é Aracaju, uma das mais queridas capitais brasileiras.
 
1 - 20 of 50 Posts
Top