Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 29 Posts

·
12 Years of SSC!
8,417 Posts
Discussion Starter · #1 ·
O plano global para a zona ribeirinha de Lisboa, que a Câmara vai apresentar, este sábado, à imprensa, prevê uma nova praia, com ondas artificiais, na Doca do Poço do Bispo, que a autarquia quer ver integrado no domínio público municipal.

O documento, a que a agência Lusa teve acesso e que será discutido na próxima reunião de Câmara, prevê que o outro extremo da frente ribeirinha - Algés - seja igualmente reabilitado para a criação de uma praia, com piscina flutuante, propondo para isso o alargamento do areal existente.

O plano propõe, a prazo, a passagem da área da Doca do Poço do Bispo e zona envolvente para o domínio público municipal, passando a sua reabilitação pela criação de um grande equipamento lúdico e recreativo, com praia e piscina flutuante, e uma zona verde com edifícios de apoio a este equipamento.

O documento abrange uma série de intervenções que já estavam previstas em planos anteriormente apresentados, designadamente o do Governo para a zona de Alcântara que inclui o enterramento da via férrea e o da zona ribeirinha da Sociedade Frente Tejo, que contempla intervenções nas áreas de Belém/Ajuda e na frente da Baixa pombalina.

Esta nova proposta contempla já a afectação das áreas sem utilização portuária que foram alvo de um protocolo entre a câmara e o Governo para que passassem para a alçada da autarquia, que lhe dará novos usos.

Com um horizonte temporal de 20/25 anos, a proposta apresenta uma visão global para os 19 quilómetros de zona ribeirinha de Lisboa.

Prevê, por exemplo concentrar no sopé das colinas fronteiras ao rio - Matinha, Poço do Bispo, Beato, Aterro da Boavista, Alcântara, Ajuda, Belém e Pedrouços - novas áreas residenciais e de actividades com ligação ao rio, reordenar a mobilidade e circulação automóvel na zona ribeirinha e criar um canal para "mobilidade suave" em toda a frente, ligando os dois extremos da cidade com percursos pedonais e para bicicletas.

O plano enquadra-se nas linhas de orientação previstas no Programa Nacional de Política de Ordenamento de Território (PNPOT) 2007 e no Plano regional de Ordenamento de Território da Área Metropolitana de Lisboa (PROTAML) 2002.

in JN

·
Registered
2,174 Posts
Mesmo assim acho que pode ter uma discussão aparte. Dado que o outro thread compreende muita coisa. Honestamente estou a achar a ideia um pouco parva. :dunno:

Ondas artificiais??? Para quê?

Se Lisboa estivesse afastada do oceano ainda percebia. Mas não está.
De Oeiras para frente é Atlântico. Temos as praias todas da Linha e a Costa pertissimo onde há ondas e pode-se praticar surf.

Dentro da área metropolitana de Lisboa temos a Ericeira que é considerada dos melhores sitios da Europa toda para a prática de surf sendo por essa razão que essa vila alberga campeonatos internacionais de Surf.

Com estas condições todas.........para que é preciso ondas artificais dentro do municipio???:dunno:

É que até temos muita escolha devido às diferentes maneiras como a orla maritima se apresenta ao atlantico. Há praia mais resguardadas e há com mar mais revolto. Enfim :dunno:

·
Registered
83 Posts
Também me parece um pouco a despropósito. A ideia da objectuação da natureza e do divertimento em qualquer sítio a qualquer tempo é um pouco desajustada à lógica ecológica a que estamos a entrar; é muito pós-moderna. Seria preferível tirar partido do potencial existente in situ, com intervenções menos intrusivas. Afinal de contas uma praia com ondas pode-se fazer em qualquer sítio, mas a beleza da costa de Lisboa não.

·
Registered
52,552 Posts
espero k seja um gasto de um investidor privado que não tem onde gastar o dinheiro e se lembrou de tal coisa, doutra maneira além de não entender como uma camara com um endividamento tão grande vai gastar dinheiro numa praia com ondas artificias, não entendo a utilidade da "coisa" com tanta "coisa" mais util para resolver numa cidade a minutos de praia oceanicas :|

·
Whatever
45,866 Posts
só podem estar a brincar... uma praia com ondas artificiais em lisboa?:nuts: quem foi o anormal que teve esta ideia brilhante?

·
Registered
2,535 Posts
E andamos nos a pagar o ordenado a estes Sr. para terem estas ideias de trampa :( Praia de ondas artificiais? Piscina flutuante? Mas o que é isto, minha gente. Isto cheira-me a ideias do sá fernandes, ele é q nas eleiçoes queria fazer uma praia no cais do sodre :D

·
Uma dúzia de anos disto..
30,728 Posts
Eu acho bem! Se a Castanheira de Pera tem uma, não vejo porque é que Lisboa também não possa ter!:D

Agora a sério, acho que se começa a atingir um certo lírismo nesta questão da recuperação das zonas ribeirinhas. Como já não sabem que mais hão-de criar, começam a inventar coisas sem qualquer valor acrescentado, como é o caso!

·
Registered
21,083 Posts
Ondas artificiais??? Para quê?

Se Lisboa estivesse afastada do oceano ainda percebia. Mas não está.
De Oeiras para frente é Atlântico. Temos as praias todas da Linha e a Costa pertissimo onde há ondas e pode-se praticar surf.

Dentro da área metropolitana de Lisboa temos a Ericeira que é considerada dos melhores sitios da Europa toda para a prática de surf sendo por essa razão que essa vila alberga campeonatos internacionais de Surf.
..ora nem mais..

·
Registered
83 Posts
... não entender como uma camara com um endividamento tão grande vai gastar dinheiro numa praia com ondas artificias, não entendo a utilidade da "coisa" com tanta "coisa" mais util para resolver numa cidade a minutos de praia oceanicas :|
Não é a câmara que paga, é o estado. O plano está ao cargo do governo. Logo, os tipos do Norte ao Sul do país estão a ajudar a pagar uma praia com ondas em Lisboa... Consigo compreender que a reabilitação da frente ribeirinha de Lisboa seja de interesse nacional... mas uma praia com ondas ?

·
a revolta da francesinha
10,689 Posts
o estado???? e não pagam a super revitalização da foz do douro que tb inclui umas piscininhas de água salgada??? é que a câmara do porto não tem dívidas à custa de muito sacrifício, e anda a pagar piscinas para os cidadãos do porto poderem usufruir...

·
Registered
1,110 Posts
É pa, há gente aqui tão CHATA.

Meu Deus qual é o mal de Lisboa, ter MAIS uma fonte de entretenimento, isto é um projecto comum, ainda se fosse lá uma grande coisa, que fosse interferir no orçamento, ou na economia, mas não ........... Deixem estar, tá na hora de parar de botar tanta enfase, e tanta discordia a assuntos destes.

Gostei do prjecto, parece-me interessante.

·
Registered
21,083 Posts
Meu Deus qual é o mal de Lisboa, ter MAIS uma fonte de entretenimento
nenhum.. ter uma praia de ondas artificiais numa cidade costeira é um projecto tão importante como vender petróleo ao Dubai.. mas é bom a diversidade.. :|

·
Registered
1,110 Posts
Não estou argumentando quanto a isso, e sim quanto à enfase que vocês argumentam este projecto, coo se fosse mudar muita coisa. ¬¬

·
Registered
21,083 Posts
então se não vai mudar muito mais uma razão para não ser feito.. olha que esse dinheirinho desnecessário dava muito jeito para coisas mais úteis..

·
Registered
21,083 Posts
exacto.. vamos comparar uma praia de ondas artificiais com um oceanário.. e porque não comparar com a nova ponte? :nuts:

quanto à torre.. viu-se o que lhe aconteceu..

1 - 20 of 29 Posts