SkyscraperCity banner
1 - 20 of 35 Posts

·
Registered
132 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Olá foristas. Semana passada fui visitar o Santuário do Caraça. Já tinha ouvido falar muitas vezes do lugar - Também pudera, o santuário está a uma hora e meia de BH , onde moro - mas nunca tinha criado a oportunidade de dar um passada por lá. Hoje eu sei que foi uma bela perda de tempo.

O lugar é realmente inspirador, não é por acaso que Dom Pedro II disse em uma de suas vistas ao local que "o Caraça faz valer a pena toda viagem a Minas". Como vocês podem perceber, e como quase todo destino turístico mineiro, o caraça é um sítio bastante antigo. Foi construído em 1780 por uma irmão leigo português e funcionou como eremitério até 1820, quando passou às mãos de irmãos lazaristas e foi transformado em colégio. O colégio, onde chegaram a estudar 400 seminaristas, despontou-se como centro de formação onde estudavam os filhos de grande parte da elite brasileira, e funcionou como uma alternativa ao estudo na Europa. Lá estudaram p.e. Arthur Bernardes e Afondo Pena ( além de metade das avenidas de BH e de outros futuros governadores de diferentes estados).

Na década de 60 o colégio pegou fogo e encerrou a suas atividades.

A construção fica no miolo da Serra do Caraça, uma rede de montanhas altíssimas, que misturam pedra nua com vales onde cresce mata atlântica, cerrado e até pinheiros. Ao redor do colégio existe um grande número de nascentes e cachoeiras que já eram usadas como passeios de banho para os antigos alunos e professores e hoje servem de atração turística.
Ah! E a temperatura média de lá durante o ano é 15º. Mas qnd eu estive lá chegou a 3º à noite.

Trem da vale que vai pra vitória. Ele para a alguns Km de lá, creio que uns 20, na estação de Barão de Cocais/ Sta.Bárbara. Outro programa que eu já tinha ouvido muito falar mas nunca tinha feito: andar nesse trem . Mas dessa vez a experiência não foi mto boa não: o trem anda quase parando, quando não pára mesmo e deixa agente um tempão ( mais d meia hora) esperando. Além disso as paisagens da viagem de carro (voltei por Mariana, e não pela estrada da morte de João Monlevade) são mto mais bonitas.

1

Vista Geral da Construção da Igreja, santuário e hospedaria.
2

3

4

É a este balcão, um dos lugares mais agradáveis do santuário, que o conhecido lobo guará vem para jantar asinhas de frango, muitas vezes direto da mão dos padres e sob os olhares do turistas. As fotos que tentei tirar saíram todas ruins, mas pra quem nunca viu, é bacana entrar no site do Santuário http://www.santuariodocaraca.com.br/ pra ver a versão mineira do Lobo Mau. Antes que falem, eu sei que ele não habita somente Minas. Ele é, mesmo assim, mineiro de coração: vive sozinho, e não em matilhas; é discreto, elegante; uiva pouco e observa muito.

12

11

10

6

7

Antigo prédio do colégio que pegou fogo. Reparem que metade do prédio era de pedra maciça e continuou em pé após o incêndio. Essa metade foi restaurada ( mto bem restaurada) e hoje funcionam lá o museu e a biblioteca. A maioria das peças do museu são da primeira metade do sec.XX e são interessantes só para quem gosta de conhecer como as pessoas faziam coisas bestas antigamente - tipo tomar café, passar roupas ou fazer sapatos - crianças costumam acha-las interessantes. Há também as camas onde D. Pedro II e sua mulher D. Tereza Cristina dormiram durante sua estadia por lá.
Já a biblioteca apresenta um acervo impressionante: centenas de obras que datam desde sec. XV, incluindo dois volumes ainda em espanhol da primeira edição ilustrada de Dom Quixote (sec XVI) e um livro que foi estudado por D.Pedro que ainda conta com suas anotações a mão no lateral. Há também uma das primeiras edições dos estudos de Averróis sobre a filosofia de Aristóteles e vários outros clássicos, todos em suas enormes edições, dividas em tomos e encadernadas em grossas capas de couro que resitiram a 400 ou 300 anos.
Um dos pontos baixos da visita é a falta de qualidade dos guias. A moça do museu cometia um erro de portugues a cada duas frases e a bibliotecária não tinha interesse nenhum em dar informações.

Esse pátio, muito agradável também, se estende por onde estava construída a outra metade do prédio do colégio, que, por ser feito de tijolos não resistiu ao incêndio.

Um pátio interno, de onde alcança-se as catacumbas, onde jazem idos alunos e padres.

Forro que cobre o teto de toda a construção e alguns corredores

Algumas das diversas camélias que existem nos jardins do Santuário.

15

16

Algodão
17

Foto da construção original do Caraça.

18

19

A Capela barroca foi destruída na segunda metade do sec.XIX para dar lugar a uma igreja mais espaçosa, em estilo neogótico, a qual D.Pedro II achou "de arquitetura interessante."
Eu acho uma pena ficar misturando estilos assim, sempre perde-se um pouco da harmonia. Mas como os prédios horizontais não tem uma arquitetura tão marcante, a mistura não peca demais. Além disso, a figura de três pontas formada pela torre da Igreja com as bases da construção original ficou interessante, e forma um quadro espetacular com o ambiente em volta.
Olhem nessa figura:

O interior da igreja não decepciona. As colunas são de mármore ( acho que é marmore) bruto , se assim que se diz qnd ele não está polido. Ficou mto bom, fazendo ressalva à mistura exagerada que fizeram com as cores da pedra no altar. Em baixo da mesa de celebração estão os ossos de São Pio, encontrado em Roma, coberto por um corpo de cera.

20

21

Vitrais
22

23

24

25

Imagem da padroeira da igreja, Nossa Senhora Mãe dos Homens

Quadro da Santa Ceia do Mestre Athaíde. Esse quadro é espetacular. Ele mede uns 2,5 m de lateral e uns 3 e pouco de altura.

Vista para a Capelinha do Coração de Jesus.

Mineirísimas Montanhas

26

27

28

29

Riacho que sai de uma quedinha. A foto da quedinha tem minha mãe na frente, então não vai dar pra colocar.
30

31

Trilha entre árvores
32

Cupinzeiro gigante ao lado deste que vos escreve.
33

Aí está a famosa montanha que dá nome à região. Vocês conseguem ver a tal da Caraça?
34

Perto do céu, perto das nuvens...
35

Mais fotos:
1

Novíssimo pavilhão e biblioteca.
3

3.2

Outras casinhas onde também hospedam-se turistas:
4

5

Vista do meu quarto:
8

9

Calvário:
10

11

12

Mais algumas da igreja:
13

14

Ponta da plataforma frontal ao conjunto:
15

Fonte:
16

Recepção:
17

Conjunto
18

e para finalizar:

·
.
16,904 Posts
Muito bom!

Adoro o Caraça, mas só conheço por fotos. Esse thread mostrou detalhes como nunca vi.
Acho esse lugar a síntese do que Minas tem de melhor: arquitetura bem antiga, serras, clima de montanha, tranquilidade, história, bom gosto, cultura... Aí é ao mesmo tempo simples e sofisticado, genuíno... Sei lá =P Eu acho muito perfeito, muito 'chique' esse conjunto da foto 3, estiloso, encravado no meio das montanhas, no meio do 'nada'. Apesar de achar esse tipo de comparação meio cansativa, acho bem 'europeu'.

Eu gosto muito do contraste da igreja, vertical e neogótica, com as contruções horizontais e coloniais. Só faltou uma foto de um ângulo parecido com o do quadrinho.

·
Rene Hass
4,331 Posts
Belíssimo lugar. Adorei, não apenas o formato das montanhas, mas também os prédios históricos. Achei bem interessante a mistura de vidros escuros e aço na restauração do colégio que pegou fogo.

Parabéns!

·
Where the red mushrooms?
2,730 Posts
^^ Dessa vez passou na minha frente, cada thread que eu passava vc deixava um comentário logo em seguida, "achei que estava me seguindo"
.

A-d-o-r-e-i!!!! Lugar maravilhoso, fiquei com vontade de conhecer.

Parabéns

Essa foto ficou linda!

·
Marcelo Lisa
5,174 Posts

Puxa, esta imagem me impressionou! É bom vermos como era um lugar que fomos com pessoas bem diferentes dos turistas cheios de mochilas de de câmeras que vemos hoje nestes lugares. Ali na imagem se pode ver as pessoas que faziam parte daquele lugar e fiquei pensando que , hoje, ele é muito mais silencioso e pacato do que foi no passado. Ali no Caraça rodeados por uma floresta natural nativa, podemos escutar os sons dos pássaros, os uivos de lobos e até o som das águas ao longe.

·
Meteorologista
2,681 Posts
Lindo lugar!!! O relevo ajuda bastante, e essa atmosfera "antiga" é bem convidativa :D
Gostei muito também desse colégio que foi restaurado. Ficou mara!

·
Registered
132 Posts
Discussion Starter · #14 ·
BRUNO BHZ:

Nós temos então a mesma opinião, o Caraça tem uma sofisticação simples que é realmente o melhor que tá tendo. É um bom gosto que parece ser tão natural ao ambiente quanto a escadaria frontal, que não parece mais diferir da pedra bruta, mas confunde-se com ela. Todo o conjunto arquitetônico parece incorporar-se ao meio onde está, melhorando-o ainda mais, ao invés de estragá-lo. E esse meio , cá pra nós, não poderia ser mais bonito do que uma boa serra mineira. Se isso nao é o melhor que nós temos, não sei o que é.

Mesmo assim, nem tudo são flores.O pessoal que administra o local não acompanha o bom gosto que ele inspira. Na igreja, por exemplo, tem um quadro daqueles feitos de cartolina e papel crepom com um coração desenhado bem na entrada - bem distoante. Além do que, decidiram fazer do lugar um pólo de educação ambiental - tem por exemplo um lobinho feito de barro com um buraco na barriga onde você tira uma sorte do dia, só que essa sorte, em vez de ser um conselho pessoal, é um conselho ambiental. Isso entre outras coisas. Vcs podem achar uma bobagem, mas eu acho ridículo este doutrinação ostensiva de cuidado ao meio ambiente - os guias por exemplo, muito deles, só sabem repetir umas chatices ecologicamente corretas que nem entendem direito, pois nunca estudaram biologia de verdade na vida, mas acham que estão abafando e nem importam em ignorar gramática portuguesa e falar muito mal sobre a história do local. Bom, talvez eu esteja exagerando, mas fica aí impressão que tive.
Outro problema é a falta de cuidado com os jardins, a fiação elétrica exagerada, sofás furados, forros de mesa de plástico que não deveriam estar lá. Falta um pouco de investimento também para tirar os mofos do quartos e mehorar uma parte dos chuveiros - a outra parte já foi melhorada com o sistema de aquecimento solar que está nas fotos, essas duchas são mtooooo boas .
Bem, eu saí de lá com este dilema na cabeça : como profissionalizar o Caraça um pouco mais, sem perder a naturalidade do local?

MARCELO:
Acho que o lugar nunca foi muito agitado também não. Essa figura deve ter sido na inauguração, sei lá. Mas seminários e eremitérios custumam ser lugares calmos. Quanto ao ambiente turítico atual, ele mesmo atrapalha, pricipamente nas datas festivas qnd há muita gente e fica impossível cumprir o pedido que os padres colocaram numa plaquinha lá: "Esse é um lugar de medição, reflexão e oração, entre no clima."

Alanys:
Nas noites de inverno é muito frio mesmo, e os quartos que ficam na parte de baixo são mais frios ainda. Além disso os edredons tem um certo cheiro de mofo e são um bom problema pra quem tem alergia. Adoro frio , mas um aquecedorzinho não faria mal nenhum por lá.

Thilindha: Obrigado pelo elogio.

·
.
8,801 Posts
Nossa, que lugar lindo! Uma construção bonita e imponente dessas em meio ao "nada", só montanhas e riachos ao redor, deve passar uma sensação de muita paz! Legal demais! Eu gosto desse contraste que tem entre a igreja neogótica e o resto da construção colonial!

Agora, não entendi por que tu achou uma perda de tempo conhecer o Santuário do Caraça... Tá, é foda quando os guias são umas amebas, é até desestimulante, perde a vontade de conhecer o lugar, já que o cara não agüenta mais ouvir tanta merda, heheh... Ah, eu também acho um saco quando ficam só nessa de querer doutrinar as pessoas quanto a atitudes sustentáveis e tal, fica chato, forçado e perde credibilidade (embora atitudes sustentáveis sejam, realmente, importantes)... De qualquer maneira, não achei, de maneira alguma, uma perda de tempo conhecer o Santuário do Caraça, mesmo com esses probleminhas, heheh... Se eu for pra Minas novamente, gostaria de conhecer (alô, Bruno BHZ :D)!

Valeu pelas fotos! :eek:kay:

·
Registered
132 Posts
Discussion Starter · #16 ·
Nossa, que lugar lindo! Uma construção bonita e imponente dessas em meio ao "nada", só montanhas e riachos ao redor, deve passar uma sensação de muita paz! Legal demais! Eu gosto desse contraste que tem entre a igreja neogótica e o resto da construção colonial!

Agora, não entendi por que tu achou uma perda de tempo conhecer o Santuário do Caraça... Tá, é foda quando os guias são umas amebas, é até desestimulante, perde a vontade de conhecer o lugar, já que o cara não agüenta mais ouvir tanta merda, heheh... Ah, eu também acho um saco quando ficam só nessa de querer doutrinar as pessoas quanto a atitudes sustentáveis e tal, fica chato, forçado e perde credibilidade (embora atitudes sustentáveis sejam, realmente, importantes)... De qualquer maneira, não achei, de maneira alguma, uma perda de tempo conhecer o Santuário do Caraça, mesmo com esses probleminhas, heheh... Se eu for pra Minas novamente, gostaria de conhecer (alô, Bruno BHZ :D)!

Valeu pelas fotos! :eek:kay:
Acho que vcs não pegaram a ideía: a perda de tempo foi não ter conhecido o Caraça antes . Quando eu disse que "o santuário está a uma hora e meia de BH , onde moro - mas nunca tinha criado a oportunidade de dar um passada por lá. Hoje eu sei que foi uma bela perda de tempo." eu estava dizendo que foi perda de tempo todos os fins de semana que eu fiquei sem fazer nada em casa e não fui pra lá...hehehe

·
Marcelo Lisa
5,174 Posts
Acho que vcs não pegaram a ideía: a perda de tempo foi não ter conhecido o Caraça antes . Quando eu disse que "o santuário está a uma hora e meia de BH , onde moro - mas nunca tinha criado a oportunidade de dar um passada por lá. Hoje eu sei que foi uma bela perda de tempo." eu estava dizendo que foi perda de tempo todos os fins de semana que eu fiquei sem fazer nada em casa e não fui pra lá...hehehe
Eu também, ao ler seu thread, vi que a frase tava deixando sentido de que não tinha gostado de ir lá. Pensei em te mandar um toque para editar a frase mas fiquei meio constrangido. Mas como o Farrapo falou , então deixa eu completar outras sugestões: além de editar esta frase colocando que a perda de tempo foi não ter ido lá antes , coloca antes de " avenidas e ruas de BH" algo como " Muita gente que lá estudou hoje dá nome a ruas e avenidas... etc porque dá idéia de que as avenidas que lá estudaram. Hehe... claro que vamos entender o sentido do jeito que está. E completando as sugestões , pede a um moderador através de Private Message que ele ponha um N no inspiradora no título( porque só o moderador pode mexer no título e não quem fez o thread). Depois que vc ler isto, eu apago o que escrevi no comentário.

·
Registered
52,552 Posts
caraça, é bonito :uh::) a recuperação do colégio foi bem conseguida :yes: a serra eleva-se até que altura:?

1 - 20 of 35 Posts