SkyscraperCity Forum banner
Status
Not open for further replies.
4961 - 4976 of 4976 Posts

·
Leão
Joined
·
8,532 Posts
Pedro Álvares Cabral vira lixão

Trecho próximo à passagem Aurora virou local de despejo de detritos. Moradores reclamam da situação.

Um verdadeiro lixão foi instalado no início da avenida Pedro Álvares Cabral, próximo à passagem Aurora. Restos de alimentos, embalagens de produtos, insetos, água parada e muito mau cheiro já fazem parte da rotina dos que moram nos arredores. Todos reclamam da situação, mas ninguém para de sujar a rua, principalmente os donos de estabelecimentos comerciais, como armazéns, que jogam tudo o que sobra de mercadoria na calçada.

De acordo com Ivan de França, vendedor de churrasquinho, seus clientes se sentem muito incomodados com o lixo. A churrasqueira fica bem ao lado de uma montanha de restos de alimentos que exalam um cheiro insuportável. Um pouco mais à esquerda uma outra venda, só que de café da manhã, também tem que conviver com a sujeira. 'Os clientes não podem nem comer em um ambiente decente', disse.

Moradora da avenida, Carla de Nazaré Souza diz que se sente revoltada com o descaso da Prefeitura Municipal de Belém, que não recolhe o lixo diariamente. 'Quando a gente percebe já tem um amontoado de lixo gigante. As pessoas não conseguem enxergar que isso é muito feio, que não é um ambiente saudável. Lixo atrai inseto, doença, roedores. É uma vergonha!', ressaltou.

Já Thiago Holanda, que trabalha em um armazém, diz que no local todos se sentem no direito de jogar lixo na rua. 'E isso só vai terminar quando se conscientizarem dos males que a sujeira pode trazer para cada um deles', explicou.

A reportagem tentou contato com a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), mas o telefone estava constantemente ocupado.

http://www.orm.com.br/amazonia/
 

·
Leão
Joined
·
8,532 Posts
Mosqueiro terá seu 140º Círio de Nossa Senhora do Ó amanhã

Os católicos do distrito de Mosqueiro promoverão, amanhã, o Círio de Nossa Senhora do Ó, padroeira da ilha. De acordo com o padre José Maria Ribeiro, que está à frente da igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó, são esperadas cerca de 40 mil pessoas para a procissão do Círio, que já acontece há 140 anos. A tradicional festa religiosa da padroeira dos mosqueirenses começará, hoje, às 9h, com uma missa na ilha de Caruaru. Ainda hoje, às 18h, haverá uma missa na igreja Matriz que dará início à transladação, que irá percorrer um trajeto de aproximadamente quatro quilômetros, partindo da vila de Mosqueiro até a capela Sagrado Coração de Jesus, no bairro do Chapéu Virado.

O tema do Círio de Nossa Senhora do Ó é 'Com Jesus e Maria caminhamos com segurança e paz'. Amanhã, a partir das 7h, haverá uma missa na capela Sagrado Coração de Jesus que dará início à procissão do Círio. A caminhada dos romeiros partirá da capela, seguindo pela avenida 16 de Novembro, até chegar à igreja matriz de Nossa Senhora do Ó.

Durante a procissão, ao longo do trajeto do Círio, os mosqueirenses irão prestar diversas homenagens e agradecimentos à imagem de Nossa Senhora do Ó. A segurança da procissão será feita pela Agência Distrital de Mosqueiro, Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Companhia de Trânsito de Belém (Ctbel). Os fiéis que forem percorrer o trajeto na corda receberão atenção especial.

Segundo o padre José Maria, a festividade de Nossa Senhora do Ó se estenderá até o dia 20 e durante esse período as homenagens à padroeira da ilha continuarão. A festividade será encerrada com a procissão luminosa realizada pelos fiéis.

Colares - O município de Colares celebrará, amanhã, o Círio de Nossa Senhora do Rosário, padroeira do município. Segundo Iolanda Rosa, da secretaria paroquial da igreja matriz de Nossa Senhora do Rosário, que está cooperando na organização do Círio, o tema da festa deste ano é 'Conduzidos pela Virgem do Rosário em estado permanente de missão'. As homenagens da festa do Círio de Nossa Senhora do Rosário já começam neste sábado, com a celebração de uma missa na igreja Matriz.

Logo após a missa, às 19h, haverá a transladação, saindo da igreja Matriz, seguindo até a capela de São Sebastião. Segundo a diretoria do Círio de Colares, são esperadas para a festa religiosa 2 mil pessoas.

Amanhã, às 8h, a procissão sairá da capela de São Sebastião e seguirá até a igreja matriz de Nossa Senhora do Rosário. Durante o percurso, homens das Polícias Civil e Militar e da Guarda Municipal de Colares farão a segurança da procissão, dando auxílio aos fiéis que seguirão o trajeto em caminhada.

Após a procissão de amanhã, a festividade do Círio 2009 de Nossa Senhora do Rosário continuará ainda por oito dias, com vários momentos de celebração à Virgem do Rosário, se encerrando no dia 20.

http://www.orm.com.br/amazonia/
 

·
Leão
Joined
·
8,532 Posts
Jatene será candidato


Ex-governador confirma decisão durante almoço na casa do senador Mário Couto

Em 2010, Simão Jatene vai tentar se tornar, novamente, governador do Estado do Pará. O senador Mário Couto, que também estava na disputa para ser o candidato do PSDB nas eleições do ano que vem, abriu mão de concorrer ao governo. A decisão foi anunciada ontem, em entrevista coletiva concedida à imprensa na casa de Mário, no município de Marituba, com a presença de Jatene e do senador Flexa Ribeiro, presidente estadual do PSDB, além dos deputados federais Nilson Pinto, Zenaldo Coutinho e Wandenkolk Gonçalves e dos deputados estaduais José Megale, Manoel Pioneiro, Ana Cunha, Tetê Santos e Bosco Gabriel. Domingo pela manhã, eles voltam a se reunir no auditório João Batista, na Assembleia Legislativa, para uma manifestação de apoio à candidatura do ex-governador, com a presença de prefeitos e representantes de diretórios do partido.

O acordo entre Jatene e Mário foi fechado na última quinta-feira, durante uma reunião em Salinas, na casa do senador tucano. Durante a coletiva de ontem, que foi seguida de um almoço oferecido por Mário Couto, Jatene afirmou que o PSDB, a partir de agora, está mais fortalecido para sentar e discutir as alianças necessárias com outros partidos. 'Eu vou procurar todos. Se tiver um pedaço do PT que quiser nos apoiar, eu vou conversar', garantiu. O ex-governador admitiu que o processo para sua escolha foi 'uma tarefa sofrida'. 'Não foi simples. Quem disser que foi estará mentindo. No partido temos mais de três nomes em condições de chegar ao governo e fazer um bom trabalho. Mas a conjuntura atual contribuiu para isto que está aí agora', disse Jatene.

Para ele, o partido sai do encontro mais maduro. 'Ninguém foi vitorioso ou derrotado. Ganhamos todos. O Flexa (senador) pagou um preço muito caro. Como presidente do partido, teve que bancar de árbitro. Mas saímos mais fortes do que entramos. Agora é construir as alianças', destacou Jatene, que agradeceu alguns dos seus correligionários, em especial os parlamentares da bancada estadual. 'Em nenhum momento rompemos com os nossos compromissos. O exercício que a bancada estadual fez nesses três anos é de ser louvado todos os dias', prosseguiu.

Executiva nacional não fez interferência

Mário Couto, por sua vez, informou que a maturidade e a humildade pesaram na decisão. 'Não tenho nenhuma dificuldade em abrir mão de um processo como esse. Chega um momento que a gente tem que decidir, senão arrebenta o partido. E só tinha uma maneira de decidir: uma conversa entre nós dois (Mário e Jatene). Aqueles que torceram para um racha no PSDB, vão ter que se contentar com a nossa vitória', alfinetou Mário, que garantiu total apoio na campanha de Jatene.

Segundo Mário, a executiva nacional não interferiu na escolha. O senador explicou que a executiva chegou a sugerir que a decisão fosse tomada durante a convenção estadual, em abril. 'Eu disse que não sou tão imaturo de deixar uma decisão tão importante como essa para abril. Não houve disputa. Falei para o Jatene e para o presidente (do PSDB, senador Sérgio Guerra) que o melhor era decidirmos ainda este ano', explicou. Mário aproveitou a oportunidade e anunciou que a filha, Cilene Couto, concorrerá a vaga de deputada estadual em 2010.

Almir só em caso de desentendimento

O ex-governador Almir Gabriel, que também anunciou seu interesse em concorrer ao governo nas eleições do ano que vem, não compareceu à coletiva de ontem. Segundo o senador Flexa Ribeiro, Almir foi convidado a disputar uma vaga no senado no próximo ano. 'Eu me disponho a ceder a minha vaga a ele. Eu espero que o partido permaneça unido.
Então, esperamos uma posição do governador (Almir). Mas até hoje ele não demonstrou interesse (em concorrer ao senado)', revela.

Mário Couto afirmou que o ex-governador colocou o seu nome na disputa apenas no caso de não haver entendimento entre ele e Jatene. 'Esse processo iniciou comigo e com o Jatene e o Almir sempre dizendo que se os dois não se entendessem ele estaria à disposição. O doutor Almir não deixou de saber nenhum passo do nosso acordo', garante.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de Almir Gabriel, mas não obteve resposta

http://www.orm.com.br/amazonia/
 

·
Leão
Joined
·
8,532 Posts
Protesto contra Belo Monte

Manifestantes ocupam Eletronorte e atestam repúdio à construção da usina hidrelétrica no Baixo Amazonas

A história da construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, no Baixo Amazonas, região sudoeste do Pará, ganhou mais um novo capítulo. Lideranças de movimentos sociais protestaram, ontem, em frente à sede da Eletronorte, no Pará, na Terra Firme, contra a instalação da usina na região do Baixo Amazonas. Depois de saber que não seriam recebidos pela direção, os integrantes conseguiram entrar na empresa localizada na avenida Perimetral, em Belém. Na ocasião, eles entregaram um abaixo-assinado à direção do empreendimento.

Com faixas, cartazes e carro-som, os integrantes dos movimentos sociais saíram em caminhada do terminal de ônibus da UFPA até a Eletronorte, onde estavam concentrados desde o início da manhã de ontem. O objetivo era protestar contra a construção da usina de Belo Monte e demonstrar a insatisfação dos movimentos sociais e de comunidade ribeirinhas e indígenas diante do processo de instalação da hidrelétrica. Por mais de uma hora, os manifestantes fizeram atos em frente à entrada principal do órgão.

O ato quis também chamar atenção da direção da Eletronorte para os possíveis impactos sócio-ambientais que a construção da usina pode provocar na região. As lideranças prepararam uma carta de protesto para entregar à direção da estatal. O manifesto apresentava o inconformismo dos povos e lideranças de movimentos sobre o problema. Depois de uma longa espera, os manifestantes tiveram a informação, por meio de um funcionário, que uma comissão seria recebida pela direção. Entretanto, poucos minutos depois, a decisão foi suspensa, sem explicações.

A situação provocou indignação e revolta entre os integrantes, que começaram a reivindicar a entrada da comissão. Uma viatura da 24ª Zona de Policiamento (Zpol) foi acionada para evitar uma possível invasão. Dois policiais militares conversaram com as lideranças para tentar acalmar o movimento. Enquanto isso, outros manifestantes conseguiram passar pelo bloqueio dos funcionários e entrar na sede da Eletronorte.

'Não viemos aqui para quebrar nada e nem mexer com ninguém. Queremos somente entregar nossa carta de insatisfação, para que seja encaminhada a Brasília', disse uma manifestante.

Do lado de dentro dos portões, os integrantes caminharam até o prédio que abriga a direção regional da Eletronorte. No prédio, eles foram recebidos pelo engenheiro elétrico Nilson Barbosa e pelo advogado Arielton Dias na sala de reuniões da diretoria. O advogado esclareceu que o diretor regional da Eletronorte, Jorge Nassar, estava viajando e o engenheiro Nilson receberia o documento, já que estaria interinamente na direção do órgão. Antes de protocolarem a entrega da carta de protesto, os integrantes reiteraram o caráter pacífico da manifestação.

A carta de protesto foi entregue pelas lideranças dos movimentos sociais para os dois representantes da Eletronorte. Eles asseguram que o documento seria encaminhado à Eletrobrás e ao Ministério de Minas e Energia, que gerencia as obras de construção de Belo Monte.

'Assim como demonstraremos o sentimento de insatisfação apresentada por vocês aqui, para que eles possam ter conhecimento da realidade dos povos da região Amazônia. O documento passará para a diretoria executiva e seguirá ainda hoje (ontem) para Brasília', assegurou Arielton Dias.

A manifestação fez parte da programação dos 62 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, comemorados no último dia 10

http://www.orm.com.br/amazonia/
 

·
Leão
Joined
·
8,532 Posts
Lan house em primeiro lugar

Sessenta por cento dos paraenses com mais de 10 anos acessam internet fora de casa, revela pesquisa do IBGE

Pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que 60% da população paraense com mais de 10 anos de idade utilizaram cybers cafés e lan houses para acessar a internet no ano passado. No Brasil, esses espaços passaram a ser o segundo local preferido para acessos, mas no Pará eles são os primeiros, desbancando até os domicílios. Os dados fazem parte do Suplemento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2008 sobre 'Acesso à Internet e Posse de Telefone Móvel Celular para Uso Pessoal', divulgado ontem, e que faz uma comparação com 2005 tendo como referência usuários de internet com mais de 10 anos.

Foi constatado que o número de brasileiros que acessou a internet pelo menos uma vez cresceu 75,3% em três anos. Em 2005, eles correspondiam a 20,9%. Ano passado, corresponderam a 34,8%. Foram identificados 56 milhões de internautas no País.

No Pará, a amostra envolveu 1.405 internautas ouvidos nos últimos três meses de 2008. Desses, 845 disseram ter utilizado cyber e lan house, 426 acessaram em casa mesmo, 310 no trabalho, 187 em estabelecimentos de ensino e 230 em outros espaços. O quadro é semelhante ao observado na Região Metropolitana de Belém (RMB), onde, das 678 pessoas ouvidas, 356 disseram ter utilizado computador de cyber, 267 o de casa, 165 o do trabalho, 81 o do estabelecimento de ensino e 118 o de outros locais.

A sequência obedecida pelos espaços na escolha do usuário é a mesma entre os demais Estados da região Norte, à exceção de Amapá, onde o local de trabalho ocupa a segunda colocação e domicílio, a terceira. No Nordeste o quadro é semelhante, enquanto nas regiões Sul e Sudeste, os cybers desbancaram o local de trabalho, mas não as residências. Percentualmente, a pesquisa referente ao Pará mostra que 60,2% do público analisado utilizou os 'cyber', 30,3% o domicílio, 22% o local de trabalho, 13,3% um estabelecimento de ensino e 16,4% outro local. Em São Paulo, no outro extremo, 65,7% acessaram a internet em casa, 33,7% no trabalho, 30,8% no espaço pago, 17,2% em escolas e 18,3% em outro espaço.

Uso da rede aumenta, mas maioria dos brasileiros não entra na web

Graças à expansão da renda e do crédito, o total de brasileiros com acesso à rede mundial de computadores cresceu 75%, passando de 32 milhões para 56 milhões de pessoas em três anos. Apesar do avanço, 104,7 milhões de brasileiros - 65,2% de quem tinha mais de 10 anos ou 55% da população de 189 milhões - ainda estão excluídos do mundo digital. Este é retrato que emerge da Pnad feita pelo IBGE no último trimestre de 2008. Foram ouvidas 391 mil pessoas, com mais de 10 anos, que acessaram a rede três meses antes da entrevista.

O brasileiro que acaba de descobrir a internet mora no Norte/Nordeste do País, tem renda de até um salário mínimo, 27 anos de idade e sete anos de estudo, acessa de casa ou de lan house por banda larga e mantém seu perfil no site de relacionamento Orkut para encontrar amigos. Esse é o perfil médio dos 24 milhões de brasileiros que descobriram a internet entre 2005 e 2008.

Apagão - 'O Brasil teve uma evolução fantástica no acesso à internet, que está chegando às pessoas de renda mais baixa, mas, pela quantidade de excluídos, ainda temos um apagão digital. É uma situação crítica, quando se compara com outros países’’, diz Cimar Azeredo, um dos responsáveis pela Pnad. O Brasil tem 34,8% da população ligada à rede - eram 21% em 2005. Isso deixa o País melhor do que a média mundial - 25,8% - mas abaixo das nações sul-americanas -34,7%, puxada pela Argentina e Chile, onde cerca de metade da população está conectada.

Houve mudança nas justificativas dos excluídos. Os que alegavam preço alto do computador caíram de 9% para apenas 1,7%. A falta de acesso a computador era problema para 37% dos ouvidos em 2005; agora, 30% têm o problema.

Em compensação, os que não acham necessário saber usar a internet passaram de 21% para 33%. 'A falta de interesse reflete a falta de educação. O canal mais importante para a inclusão é a educação, a redução da desigualdade’’, diz Azeredo. crescimento do contingente de incluídos foi mais forte no Nordeste e no Norte. Avançou de 12% para 25% e de 12% para 27,5%, respectivamente.

Renda e idade ditam o que o visitante busca na rede. Os sites de bancos são destinos preferenciais de quem tem em média 36 anos e renda de R$ 1.989. Já os sites de relacionamento e de lazer são o objetivo dos usuários que têm em média 24,8 anos e renda de R$ 958.

Celular - Cerca de 86 milhões de pessoas, ou 53,8% dos brasileiros com dez anos de idade ou mais, tinham telefone celular para uso pessoal em 2008, segundo o levantamento divulgado ontem pelo IBGE. Em 2005 eram 56 milhões de pessoas. O percentual de pessoas que tinham o aparelho no ano passado era maior entre os homens (54%). Entre a população com menos de 30 anos, é maior o percentual de mulheres com celular.

O maior número de pessoas com celulares foi registrado na região Centro-Oeste (64,3%) - no Distrito Federal, o percentual chegou a 75,6% da população. Já os menores percentuais ficaram com as regiões Norte (45,4%) e Nordeste (41,2%).

Oferta de serviços estimula utilização

Os proprietários de cyber e lan house confirmam o aumento da procura pelos espaços e revelam que a expansão de serviços prestados através da internet foram atrativos. Há também a pesquisa escolar incentivada pelos professores, mas os canais de bate-papo e os jogos ainda são os preferidos dos usuários. O gerente de um cyber localizado no bairro do Jurunas, em Belém, Weber Gomes, afirma que o número de usuários só não é maior por causa das restrições legais ao acesso de crianças e adolescentes. Mesmo assim, são contabilizados mais acessos, principalmente em alguns períodos como o de inscrições para concursos.

Segundo Gomes, quando as universidades abrem os períodos de inscrição, a procura aumenta. Este ano, ele também tem percebido a grande procura de estudantes que fazem pesquisas escolares e imagina que isso acontece porque, diante do calendário apertado por causa da greve, os professores passam muitos trabalhos para os alunos.

O proprietário de outro cyber, Jaime Venâncio, revela que há, ainda, a procura por emissão de documentos como os boletos bancários, exames médicos e segunda via de contas, por exemplo. Nesse caso, o acesso é rápido e o usuário nem acessa mais que uma página. É diferente dos que ocupam a maioria dos computadores, interessados em sites de conversação e jogos.

Venâncio afirma que fez uma pesquisa sobre seus usuários e constatou que quase a metade utiliza o espaço para serviços. Para ele, quanto mais serviços prestados pela internet melhor. Porém, revela que a diversão ainda é o maior atrativo.

Telefonia - De acordo com o IBGE, na região Norte, o Acre tinha o maior percentual (50,7%), e o Pará, o menor (43,7%). No Nordeste, menos da metade da população não tinha o equipamento em 2008, exceto em Sergipe, que apresentou crescimento e onde 56,4% da população portava celular.

http://www.orm.com.br/amazonia/
 

·
from Belém-Pa
Joined
·
27,649 Posts
^^
De vez enquando vou a Cametá a Trabalho, a cidade está mais bonita!
vc precisa voltar lá está bem diferente!!! hehehehee
Eu ia muito a Cametá antigamente porque minha mãe é de igarapé-miri, e era comum nas minhas férias visitar essas cidades incluindo mocajuba e Abaeté.

espero ter outra oportunidade de voltar por lá.

valeu.
 

·
Clube do Remo
Joined
·
3,457 Posts
Nossa, adorei o thread! belas fotos e história muito bem contada nos detalhes. parabéns!

Luis só uma coisa, já viste que seu thread foi parar no regional sul?
Huahauahaaa
Putz, ainda não tinha percebido isso!
Caraca, vou perdir para o moderador mudar pro norte!
Obrigado pelo aviso guajará!
 

·
Registered
Joined
·
9,014 Posts
Os que mais postaram no Carapana III

1 -dricobel 958
2-Sr. Gatti 342
3-Sr.França 301
4-Guajará 244
5-rafabelem 240
6-Belcity 223
7Sergiw 207
8-manga 199
9-Andreypereira 194
10- Lucas Barros 181
11-Drigo CR 176
12-Scantlebury2 172
13-FranciscoMileo 166
14-Ramirow 157
15Jorge Luís 151
16-p3t3r 143
17-luisaugusto 85
18-Rafael Deirane 72
19-Marlibel 71
20-Sabah 68
 
4961 - 4976 of 4976 Posts
Status
Not open for further replies.
Top