Skyscraper City Forum banner
Status
Not open for further replies.
1 - 20 of 65 Posts

·
Registered
290 Posts
Como nos jornais do Parà costuman colocar belem e ananindeua juntos nas noticias, queria perguntar em qual cidade è mais concentrada a violencia dessos dias

·
Registered
290 Posts
Com tanta falada desse helder quero ver cada calçada brilhar

E se nao consegue fazer brilhar, pelo menos uma sinalizaçao dos onibus digna em todos os lugares

Primeira vez que foi em belem, com o portugues falado bem feio e nada paraense, andando na av. Tamandaré me aproximei a uma moça que estava vendendo coco:

"Olà moça, como eu identifico a parada do onibus?"

"Olha meu amor, voce anda na calçada e quando voce repara galera esperando, taì a parada"

Minha reaçao:

·
Registered
290 Posts
^^ uma pena o desleixo por parte do poder público e dos próprios moradores!

O turista (especialmente se mora fora da america do sul) so ve as partes melhores da cidade, nem da tempo pra perceber o lixo na rua

Isso aconteceu tambem comigo, nao nasci em Belem, e nas primeiras visitas realmente nao tinha tempo pra perceber muitos problemas da cidade.

Até os engarafamentos do transito eram momentos legais pra poder observar as ruas (que sim, desde o començo me falarom que eram perigosas)

·
Registered
290 Posts
Se o nosso governo resolvesse investir em turismo e na divulgação de Belém e do Estado do Pará Brasil e mundo a fora, quem sabe nosso potencial pudesse ser melhor aproveitado.

O projeto Desenvolve Belém, que contempla a revitalização e ocupação do centro histórico, tem de sair do papel.

Na realidade o que "ferra" muito Belèm no aspecto turismo è o acesso

Val-de-cans è praticamente o unico ponto de acesso a Belem que eu considero razoavel para o turismo massivo, pois as outras alternativas (=onibus) nao se tornam viaveis em fato de tempo gasto para chegar em belem.

Sendo que o areoporto è o unico verdadeiro ponto de acesso, e as passagens aereas nao irao baixar de preço nas condiçoes de mercado atuais, acredito que o potencial turistico ja seja explorado adequatamente.

Eu acredito que por absurdo a cidade poderia ter infraestrutura melhor e limpeza de primeira, mas isso mesmo beneficiando (e muito) a populaçao local, nao irà formentar turismo, sendo que o "hard limit" è gerido pela quantidade de voos do val-de-cans que atualmente acredito nao estejam cheios para quem vem do exterior.

Acredito sim que revitalizar o centro historico seria util ao turismo, mas como nao seria uma verdadeira inauguraçao de algo (pois mesmo nao prestando muito, o centro historico ja è visitavel), nao sei quanto seria direto o beneficio.

Em particular quero me explicar sobre o "nao estejam cheios":

Se voce pega os unicos voos internacontinentais do val-de-cans (MIA/FLL/LIS), vai ver que os pacotes ida e volta com origem no exterior sao bem mais em conta que aqueles com origem em BEL

Quando eu falo bem mais em conta, me refiro a um desconto muitas vezes sistematico (logico, dependendo da epoca) de um 30-40% sobre o preço final.

Eu acredito que isso seja devido ao fato que as cias aereas vendam "caro" para os paraenses o monopolio de ir em Lisboa ou Miami sem conexao (apostando na compra das passagens para pessoas com poder aquisitivo alto, e de vez em quando dando descontinho ou fazendo passar o paraense para FOR ou GRU se quer uma passagem mais em conta)

Ja no outro lado (pessoas de fora que querem ir de ferias num lugar esotico), saindo de MIA ou de LIS, tem dezenas de cidades atrativas que competem para ganhar turistas, e logicamente o portao de ingresso è um voo barato de ida e volta. Belem è uma dessas cidades, e eu, pesquisando varias vezes em sites de preços dos voos, e vendo muitos (mas muitos mesmo) pacotes ida e volta com preço 40% mais baixo do correspectivo ida e volta saindo de BEL, cheguei na conclusao que nao ha suficiente demanda para esse fluxo insuficiente de turistas deixar o preço mais alto.

E tambem foi por isso (junto com a exclusao de MAO), por exemplo, que a TAP reduziu de 3 frequencias semanais a 2 frequencias na baixa temporada o voo que passa em BEL.

·
Registered
290 Posts
Essa questão da TAP é normal, sempre ocorre, não apenas em Belém. Afinal, como tu mesmo dissestes, é baixa temporada. E aviação é muito sensível a essas oscilações de demanda.

Nao è a normalidade

Voos ida e volta que envolvem FOR ou GRU, tem os mesmo preço mesmo sendo comprados por estrangeiros ou brasileiros de ferias

Belem (nao sei se tambem Natal, Manaus e Porto alegre, cidades de tamanho parecido) tem essa asimetria pesadissima (Brasileiro paga caro e pessoa de fora viaja por muito menos)

Eu sei que reduzirom as frequencias so na baixa temporada, mas mesmo assim nao explica o delta de preços

·
Registered
290 Posts
Não há condições mercadológicas para aumentar a oferta de vôos porque não há demanda suficiente, como você mesmo supôs, pois bem, eu propus um ataque justamente nessa variável. A baixa demanda se dá justamente pelo desconhecimento, a prova disso é que a maioria dos que conhecem chegam com a expectativa baixa, saem falando bem e acabam divulgando nossas qualidades, mas isso não é o suficiente, pois recebemos pouquíssimos turistas.

Discordo, o que iria fazer o governo do Parà, fora do Parà (que ja esta descuidado em muitas suas partes) para formentar o turismo, de economicamente viavel?

A baixa demanda no meu ver existe por causa que o areoporto de Belem nao se tornou um hub natural nas rotas aereas e fora do aviao nao existe outro meio conveniente para chegar até a cidade.

Tambem nas proximidades da regiao metropolitana o turista tem que pegar outros onibus de varias horas para poder chegar numa outra cidade turistica. Ou seja: quem pousa em Belem poucos dias nao irà no Marajò ou talvez nem em Salinas.

Dito em outros termos, apesar de Belém ser no Brasil continental, parece de estar numa ilha a nivel de ligaçao com o restante do mundo, mesmo sendo local (com a exepcao de talvez Castanhal e poucas outras cidades)

E quando voce esta numa ilha, voce ja sabe que vai poder ver somente o que tem dentro da ilha.

Os voos internacionais no meu ver sao a prova que as cias aereas abrirom as rotas no momento que em Belem tinha a possibilidade de ter clientes regionais (paraenses) dispostos a gastar fortunas com passagens internacionais (tipo mais de 700-800 USD na baixa temporada por BEL MIA ou BEL LIS, comparaveis com um JFK LHR que è vendido em praticamente qualquer periodo do ano por 450 USD, e logico, tem varios competidores)

Qual è o sentido num pais onde o salario minimo è 270 USD de vender por dentro do proprio pais passagem bem mais caras que para os turistas de paises europeos ou dos EUA? Acredito que seja especialmente lucrar numa classe alta que se nao existia nao ia fazer sobreviver o voo de turismo.

Logicamente como o aviao tem que voltar desvaziado das pessoas da ida no mesmo dia para o hub da companhia, sempre se tenta vender pacote para turistas a menos, mas essa asimetria de preços no meu ver è demais pra até justificar qualuqer absencia de governo ou de projetos para formentar o turismo.

·
Registered
290 Posts
Praça cercada :wallbash: Parece uma piada de mal gosto e è realidade. Educar a populaçao a utilizar bem os espaços publicos? Mas quando...

O nome correto deveria ser Parque de diversao ou de passeio "porto futuro", definitivamente nao tem nem um pouco cara de praça. Agora è so cercar a praça da republica e a praça batista campos e Belem acabou com os espaços publicos, a cidade vira literalmente um conjunto de ruas pra carros e o pedestre que se dane. Bem feito prefeitura.

·
Registered
290 Posts
Em Altamira foi a melhor coisa que a prefeitura fez, as praças que antes só viviam deterioradas mesmo pouco tempo após reformas hoje estão em boas condições e bem conservadas já a bastante tempo, é até inacreditável...

Pra mim pode até colocar vidro blindado e acesso biometrico. Chama de parque particular, chama de area de lazer, ou sei la qual outro nome. Mas nao praça!!!

Praça è um espaço aberto que liga areas da cidade

A cidade de Belem com essa obra so ganhou a rua Belem e a ponte no cruzamento com a avenida visconte de souza franco para os benditos carros, o restante è burla do governo (no caso, falar de estar criando uma praça que nao existe)

·
Registered
290 Posts
Juro que estou procurando alguma razão na sua crítica, mas não consigo.

As cercas servirão para facilitar o controle pelas autoridades, uma tentativa de diminuir os atos de vandalismo e a vadiagem, a ideia não é fechar o espaço para ao público ou algo do tipo, até em razão disso não sabemos se elas efetivamente irão funcionar para afastar problemas, já que será um espaço público.

Todos gostaríamos que essa tentativa não fosse necessária, mas no nosso contexto, é.

Entao me fale por favor mais do contexto. Porque sabe, eu visito e vejo a cidade, olho o que presta e o que nao, vejo obras que nao sao executadas ou outro tipo de procrastinaçao, mas nao tenho um preconceito tipo "aqui è assim, e novas obras tem que ser aptas por uma realidade decadente"

E' obra nova, ou seja: tem tudo quanto è certo para ser construida bem (se è uma praça è uma praça, se è um parque è um parque) e ser preservada

Nao sei se essa definiçao è exata, talvez seja pesada demais (meu portugues nao è otimo), mas eu vejo demais sindrome de viralatismo em muito tipo de progresso que a cidade de Belem faz.

Pela questao da exclusividade dos carros: nao considerando a mentira da praça, o que fica è uma rua (a rua belem) e a ponte em anexo. Alem disso tem um tentativo de ciclovia realizado nessa rua citada, que jamais eu utilizaria de bicicleta, sabendo da atençao e do carinho de muitos motoristas. Cadé uma calçada pequena no meio para dividir a ciclo faixa de jeito verdadeiro com a rua para os veiculos, em vez de sinalizaçao nao respeitada?

Isso, numa area de transito pesado com eventuais onibus, è fantaciencia?

O comentario sobre o fato que nao è obra da prefeitura esta certo, e mesmo assim acredito que a propria prefeitura, de alguma forma, pode ter a ultima palavra nas obras (ou no seu lar sempre tem que escolher outra pessoa e voce tem que aceitar feito um escravo?)

Pra mim a responsabilidade final è da prefeitura, ou se existe uma entidade que em particular cuida da bairro do Reduto, dela.

·
Registered
290 Posts
Na Pedro Alvares Cabral ja ajeitar a ponte do galo seria muita coisa (saida e descida feita com nivelamentos para carros de passeios e nao tanques)

Parece que o engenheiro que projetou a ponte fiz um favor para os assaltantes da area

·
Registered
290 Posts
Lixo na JPII

Danilo Costa
Minha proposta para deixar a cidade mais digna:

Multa no flagrante de 1000 reais e aprensao imediata de todos os pertences da pessoa que podem ser vendidos para pagar a multa, caso ela nao esteja com dinheiro em especie ou cartao com saldo para pagar na hora (celular, carro, motocicleta, aneis de ouro, etc..).

O restante da quantia de dinheiro que nao è coberta do valor dos itens aprendidos, pago em horas de trabalhos sociais de limpeza das ruas

E guardas municipais + cameras em qualquer esquina relevante

·
Registered
290 Posts
Será que é tão difícil colocar aquelas caixas/conteiners de ferro que podem ser carregadas pelo carro do lixo? Era só espalhar alguns em certos pontos da avenida e com certeza a população iria usar. Muitas pessoas despejam os sacos de lixo porque não tem local apropriado pra deixar

Problema è que depois è muito facil para empresas se aproveitar dessos locais para se livrar de lixo em volumes grandes, sem utilizar um atendimento feito para tratamento de lixo de medias/grandes empresas obrigatorio por lei.

Para jogar fora eletronicos e tudo quanto è voluminosos, deveria ter uma area de recolhimento da prefeitura com acesso permitido so aos residentes atraves de um cartao (espero que nao seja jogada até aqui a piada da biometria, dai sim que da vontade de espalhar lixo na rua)

Exemplo de uma area feita por isso na Italia:

http://cms.unionevvfvaldisole.it/im...io_7/Centro Recupero Materiali Pellizzano.jpg

E tambem... è 2019, nao digo diferenciar tudo, porque se nao ja sei que vao me chamar de ditador, mas pelo meno separar descarte organico numa sacola separada do plastico/papel/inorganico. Apesar da proliferaçao de insetos, me da um nojo ver embalagem de plastico junto com peixe estragado.

·
Registered
290 Posts
Acho os contêineres de lixo em Porto Alegre um sistema perfeito e automatizado, os garis não tem contato direto com o lixo. Somente em partes da periferia.

https://m.youtube.com/watch?v=ux7mZjjMa4g

https://m.youtube.com/watch?v=K7ydAVbAJCE

Mas que ta dando dó de ver na tv Belém tão abandonada tá... :eek:hno:
Essos sistemas nao iriam resolver problemas com lixo de tamanho grande (geladeiras velhas, pneus e muitas outras coisas que ja vi aos lados de muitas ruas abandonadas). Como falei antes, poderiam até alimentar descarte abusivo das empresas medio/grandes que nao iam utilizar uma coleta diferenciada

·
Registered
290 Posts
Na capa do Diário do Pará de hoje, nenhuma notícia de assassinatos. Será que os bandidos ficaram com medo da Operação Genesis?
Helder > Deus > Papa francisco

Eu vou viajar nesse ano em Belem e finalmente poderei ir de boa andando de celular na terra firme 2hs da madrugada

·
Registered
290 Posts
Obras relevantes para ser entregues em Belém em 2019 ou 2020

Parque do Belém Porto Futuro (2019)
Hospital Abelardo Santos (2019)
Duplicação da Yamada/Tapanã (2019 ou 2020)
As UPAs da Marambaia e do Jurunas (2019 mais com dúvidas)
Trecho do BRT entre Tapanã e Icoaraci (como o BRT é uma enrolação só em 2020)

Obras que ainda nao dão ânimo/ esperança rsrs

Reforma do Ver-o-Peso
Obras da Bernardo Sayão
Reforma do Mercado de São Brás.
2° parte do projeto Belém Porto Futuro.
BRT metropolitano
BRT metropolitano
BRT metropolitano
fixed

·
Registered
290 Posts
BRT Metropolitano eu nem considero muito. Pq é mais Ananindeua e Marituba. Lógico que influencia a capital o km inicial da BR mas enfim... Vamos ver o que será daqui pra frente de obras
Eu nao entendo porque tem tanta vontade (vou ser claro, nao estou me referindo a voce) de deixar as cidades separadas. Como è que vai poder se criar um transporte publico integrado digno se nao tem a ousadia de dizer que Belem e Ananindeua sao uma cidade unica que praticamente nao tem divisa? Especialmente com o fato que a segunda cidade tem escassez de serviços bons.

Parece que seria necessario criar o municipio de Belem-Ananins para obrigar o unico prefeito a ir pra frente em obras absolutamente prioritarias para os Belemenses e os moradores de Ananindeua

1 - 20 of 65 Posts
Status
Not open for further replies.