Skyscraper City Forum banner
Status
Not open for further replies.
1 - 20 of 686 Posts

·
Thiaguinho
Joined
·
2,452 Posts
Extra ! Depois do voo de Belém para Fort Lauderdale da Azul que começou domingo, o próximo passo será um voo de Belém para o Panamá, da Copa, e dali possibilitando ir para todo Caribe e Américas. Deve ser anunciado início do ano que vem. Tratativas avançadas .
Fonte: https://twitter.com/MarceloBacana/status/940549714415628288?s=17
 

·
Thiaguinho
Joined
·
2,452 Posts
Cargill quer construir terminal no Pará; prevê investir R$700 mi
Redação Reuters
SÃO PAULO (Reuters) - A empresa de trading e processamento de grãos Cargill anunciou nesta quarta-feira a intenção de construir um terminal portuário na Baía do Capim, no município de Abaetetuba (PA), que exigiria investimento de 700 milhões de reais.



Logo da Cargill em unidade da empresa na Suíça 22/09/2016 REUTERS/Denis Balibouse
O objetivo da empresa é aumentar a exportação de grãos pelos portos do Norte do país.

“Assim como outras empresas exportadoras presentes no Brasil, a Cargill considera a região de Barcarena estratégica para o escoamento de grãos”, disse Clythio Backx van Buggenhout, diretor de Portos da Cargill, em nota.

Segundo ele, o local foi escolhido por apresentar características que garantem uma operação segura e eficiente, como profundidade adequada e acesso viável para barcaças.

O porto, que poderá ser concluído entre 2022 e 2025, deverá receber barcaças carregadas em Miritituba (PA) com grãos trazidos de caminhão, principalmente de Mato Grosso.

O terminal em Abaetetuba, onde ocorrerá o transbordo dos grãos das barcaças para os navios graneleiros usados na exportação, terá capacidade de movimentar cerca de 6 milhões de toneladas por ano.

“Para a Cargill, a região Norte é fundamental e, seguindo esta direção, um porto na região de Barcarena completará a matriz logística da companhia na Rota Norte. Somado ao terminal de Santarém, teremos capacidade total de escoar 12 milhões de toneladas de grãos ao ano”, acrescentou Buggenhout.

A companhia ainda conta com terminal portuário em Porto Velho (RO), de onde saem barcaças com destino a Santarém e, futuramente, Abaetetuba.

A empresa informou que protocolou junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará os relatórios EIA (Estudo de Impacto Ambiental) e RIMA (Relatório de Impacto Ambiental) referentes ao novo terminal.
Fonte: https://br.reuters.com/article/businessNews/idBRKBN1EE2LQ-OBRBS?feedType=RSS&feedName=businessNews
 

·
Thiaguinho
Joined
·
2,452 Posts
NEGÓCIOS
Veja os destaques da coluna de Mauro Bonna
POSTADO EM: DOMINGO, 14/01/2018, 09:11:33

Pará mantém liderança na exportação de boi
A Turquia deverá garantir mais 30% nas exportações de boi em pé em 2018. O Pará continua liderando disparado o mercado. Mas, incomodados, São Paulo e Rio Grande do Sul procuram fatias de mercados mais exigentes, que preferem gado tipo europeu ao invés do Nelore paraense. Contudo, para complicar, o Porto de Santos proibiu agora o embarque de carga viva.

Recorde na exportação de boi vivo
Foram mais de 386 mil cabeças de boi em pé exportadas em 2017, cerca de 30% sobre 2016, que renderam mais de 250 milhões de dólares. Novos mercados, como o Egito, estão em negociação sanitária com o governo. A Abreav e a Abeg - Associação Brasileira dos Exportadores de Gado, esta baseada em Belém, que representam o setor, esperam que a expansão continue para ocupar o vácuo deixado pela Venezuela.

Vem aí o Reserva Santa Bárbara
No planejamento do Grupo MB Capital, para 2018, estão incluídas as inaugurações do Hospital Porto Quality; do Shopping Paricá, em Paragominas, com um imenso Mix Mateus, e do hotel Holiday Inn - República, na Piedade, com 156 apartamentos e heliponto. E o lançamento comercial do maior de todos os projetos, o Reserva Santa Bárbara, ao lado da ponte de Mosqueiro, em parceria com a construtora Freire Mello e o Grupo Vila Galé. Com casas, lotes, apartamentos, resort e parque aquático.

Mais Barato no bairro de Nazaré
Sucesso no Tapanã, o Grupo Mais Barato - Varejo e Atacado chegará neste ano também em Nazaré. Os sócios Alex Rodrigo dos Santos, Dico e Fred Chimiti acabam de bater o martelo com o empresário Capitão Abílio, em ampla área na Alcindo Cacela, ao lado do "Goeldi", para uma nova loja. O Mais Barato Nazaré será aberto em outubro, com cerca de 5.500 metros quadrados, 30 check-outs, 250 empregos diretos e amplo estacionamento.

Castanheira sob nova direção
O empresário Oscar Rodrigues assumiu pessoalmente a gestão do Castanheira, focado em sacudir a poeira e dar a volta por cima. Contratou logo dois grandes escritórios paulistas para revitalização completa do shopping que, em outubro, completará 25 anos (fachada, interiores e iluminação). Contratou projeto para reposicionamento do mix e facilidade no acesso. E só para começar, usando a prata da casa, na antiga área da Visão surgirá um imenso Líder Home Center. Também uma drogstore Farmalider e uma super Ótica Líder, esta agregando joias ao seu mix. E na entrada do empreendimento, onde antes funcionou o Sabor e Açaí, surgirá uma inovadora Floricultura Líder.

Oficina da Família em Icoaraci
A maior obra social privada da Grande Belém, a Oficina da Família, em Icoaraci, inicia atividades ainda de forma tímida, mas pretende alçar alto voo a partir da inauguração para a classe empresarial voluntária, que será convidada para a inauguração oficial em março. Com capacidade para atender cinco mil pessoas, com oficinas técnicas e assistência social. À frente, o pastor Samuel Câmara com apoio do Grupo MB Capital.

Bar
O atraso do icônico Bar do Parque, que não conseguiu reabrir no aniversário da cidade, está sendo causado pelo Iphan, que ainda não liberou para funcionamento. Aliás, esse Iphan é um verdadeiro retrocesso. Nada faz contra o poder público que abandonou os palacetes Bolonha, Brício Costa e Faciola, mas tenta atrapalhar o desenvolvimento com coisas menores.

Frio
A Construtora Habitare deve concluir ainda neste mês a refrigeração completa da Igreja dos Capuchinhos.

Assaí
Assaí Atacadista, do Grupo Pão de Açúcar, negocia área na Bernardo Sayão, com trapiche.

Asfalto
O projeto executivo da obra de revitalização da Rodovia do Tapanã e da Rua Yamada fica pronto nesta semana. O canteiro de obras da Terraplena já está pronto.

Turismo
Nesta quinta, o cruzeiro "Insignia", novo navio da Ocean Cruises, jogará âncora em frente à Estação, para que 600 americanos curtam o Ver-o-Peso um tanto quanto sujo e bastante molhado.

Voo
A Azul Viagens está recrutando profissionais para atuarem como representantes comerciais da empresa, em Belém.

Folia
O Stada Hotel, como parceiro do pré-carnaval de Belém, hospeda as bandas dos blocos da folia na Cidade Velha, como Ricardo Chaves, É o Tchan e Tuca Fernandes. A Liga do Blocos que está à frente de toda organização é presidida por Fabiano Scherer.

Ambulantes
Nos cinco finais de semana do pré-carnaval na Cidade Velha, mais de 700 mil foliões vão passar por lá, parceria com AmBev e Duelo. Circuito fechado para ambulantes, só podem vender os credenciados e produtos dos parceiros.

Lançamento
A Plancon, dos Sabado, iniciou as obras do Felicità, localizado em Batista Campos, na Apinagés, esquina da Timbiras. São apartamentos de 67, 72, 76 e 91 metros quadrados, com duas ou três suítes. Coberturas duplex com o dobro da área. Padrão de acabamento classe A, independente do tamanho.

Líder
Segundo fontes do aparelho arrecadador, a venda total do Grupo Líder, em dezembro, foi de 321,5 milhões. Um crescimento de 14% sobre o mesmo mês de 2016.


Tecnologia
A convite da Panasonic, o empresário João Augusto Rodrigues está em Las Vegas, participando da CES 2018, maior feira de tecnologia do mundo. Nela, as grandes atrações são os novos sistemas sem fio - quase todas as funcionalidades aparecem wireless.

Prêmio
Até amanhã, estão abertas na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA, as inscrições de bolsistas do CNPq ao 15º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica.

Taças
Eduardo Salame lançou o festival de taças no seu espaço de charme. Numa variedade de modelos como bubble, tacha, libélula e clássica e nas cores azul, verde, lilás e transparente, tem opções para água, sucos e sobremesa.

Pós
Parceria da UFPA com o Museu Goeldi: estão abertas as inscrições para o processo seletivo ao Doutorado em Zoologia. São 14 vagas, divididas em duas áreas de concentração: Ecologia e Zoologia. Até 30 de junho.

Vegano
A rede Pharmapele de Belém passou a comercializar com exclusividade os produtos franceses Novexpert. São cosméticos veganos, naturais e biodegradáveis.

Propaganda
A Inova venceu novamente a licitação para atendimento da conta do Bosque Grão-Pará. O paraense Fabiano Tavares já assumiu a superintendência do shopping.

Patrocínio
A cerveja Heineken fechou com Remo e Paysandu. Mas chegou atrasada no Mangueirão e a Ambev ficou com o estádio.

Europa
Já é possível comprar passagens para a Europa com a Swiss, por 777 dólares ida e volta em classe econômica (mais taxas). A promoção é válida para Zurique, Amsterdã, Barcelona, Paris, Praga, Roma e Lisboa e celebra a chegada do Boeing 777-300ER para servir a rota diária entre São Paulo e Zurique, a partir de março.

Sal
Estão sendo concluídas as instalações no lojão do Líder, no Sal. Inauguração no dia 22 de março. E também começaram as obras do Líder, em Abaetetuba - inauguração no primeiro semestre de 2019.

Obra
Em ritmo acelerado a ampliação da loja do Líder na Alcindo Cadela com Conselheiro. Dobrará a área de supermercado e mais três pisos para o Magazan. Inauguração neste semestre. A loja da Praça Brasil passa por revitalização e já inclui, em seu mix, completo home center que, inclusive, aceita cheque moradia.

Vendas
A Hiléia realizou ontem a sua Convenção Anual de Vendas, no hotel Princesa Louçã, com o tema Inovação em Vendas.

Grau
A Unama realiza solenidades de colação de grau até 31 de janeiro e 17 de fevereiro. No campus Ananindeua.

Manga Byte
A produção e o desenvolvimento tecnológico na região Norte são os principais temas da segunda edição do "Manga Byte: conectando pessoas". O evento será realizado no sábado próximo, a partir das 8h, no campus Ananindeua da Unama. Inscrições gratuitas no site da universidade.

La Madre
O chef Allan Renato é o novo consultor do La Madre. A partir do dia 15 de fevereiro, o restaurante terá buffet vip diariamente no almoço e novo jantar à la carte com caças, frutos do mar e aves, além de Menu Confiance.

Preto
Produto que até pouco só podia ser encontrado entre os índios, agora está disponível ao público como um saudável substituto do shoyu. O Molho de Tucupi Preto, criado pela Manioca, chega a ter cinco vezes menos sódio e pode ajudar àqueles que querem uma alimentação natural e saborosa.

Porto
A Santos Brasil iniciou a aquisição de novos equipamentos para ampliação e modernização de seu terminal de contêineres em Vila do Conde. Investimento de 37,2 milhões nos próximos dois anos.

Curso
A FGV/ Ideal iniciará em fevereiro, novas turmas: MBA em Gestão Empresarial, MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria e o inédito MBA em Gestão Comercial. Todos com início no dia 22 de fevereiro.

Cinema
Já está valendo a lei que prorroga o Recine até 31 de dezembro de 2019. É um benefício fiscal, pelo qual os contribuintes poderão deduzir do imposto de renda devido as quantias investidas na produção de obras audiovisuais brasileiras de produção independente.

Foto
A GOL fará a primeira exposição fotográfica no mundo dentro de um avião. Trata-se do projeto GOL Mostra Brasil. Em cada uma, das 116 aeronaves da companhia, serão expostas fotografias que retratam o "Brasil que dá certo".

Justiça
Desde dezembro, os processos que tramitam na 2ª Vara do Juizado Especial de Ananindeua e seus respectivos recursos, migraram do sistema Projudi para o sistema PJe - Processo Judicial Eletrônico. Agora atos processuais devem ser praticados neste último sistema.

Fertilizante
A Vale concluiu a venda da Vale Fertilizantes para a americana Mosaic, que atua em várias regiões do Brasil. A mineradora receberá aproximadamente 1,15 bilhão de dólares mais 34,2 milhões de ações da Mosaic, representando 8,9% do capital total empresa.

EM ALTA
Integração
Helder Barbalho será entrevistado amanhã, no Argumento. Às 22h, na RBA.
Vinho
A sofisticada carta de vinhos do restaurante Famiglia Sicilia agora é digital.
Francisco
A Latam é que irá transportar o papa Francisco em sua viagem pelo Chile e Peru.

EM BAIXA
Remédio
Em recuperação judicial, a rede Big Ben vai iniciar o enxugamento de suas lojas no Pará.
Varejo
Há muito espaço vago nos shoppings da cidade. O êxodo foi grande.
Obra
O desabamento na Padre Eutíquio com Conselheiro é obra da rede Pague Menos. Imóvel de Benedito Mutran & Cia.
Fonte: http://m.diarioonline.com.br/coluna...destaques-da-coluna-de-mauro-bonna.html?v=803
 

·
Thiaguinho
Joined
·
2,452 Posts
Os investimentos são visíveis. Lógico que falta muito ainda, e que venham cada vez mais.
Só queria que nossa cidade estivesse mais bem cuidada, limpa e organizada.
 

·
Thiaguinho
Joined
·
2,452 Posts
CARGILL INVESTE R$ 700 MILHÕES EM NOVO PORTO FLUVIAL NO PARÁ
Após quase uma década de análise e montagem de sua matriz portuária na região amazônica do país, a Cargill anunciou na quinta-feira (4) ao mercado seu último investimento de grande porte na região: a construção de um novo porto no Pará, ao custo inicial de R$ 700 milhões.


Maior companhia do agronegócio mundial de capital fechado, a múlti assinou o contrato de compra de um terreno de quase 400 hectares na ilha de Urubuéua, no Pará, onde construirá seu maior terminal fluvial graneleiro em capacidade de movimentação no Arco Norte. Ligada ao município de Abaetetuba, a ilha está localizada na região de Barcarena, que ganhou importância nos últimos anos com a chegada das tradings e o escoamento da safra brasileira de grãos.

“Foram oito anos analisando opções até chegarmos a esse local”, antecipou ao Valor Clythio Buggenhout, diretor de Portos da Cargill no Brasil, que registrou lucro líquido de R$ 669,5 milhões em 2016.

Com capacidade de movimentação de seis milhões de toneladas de soja e milho por ano – futuramente, podendo ser ampliado para 10 ou 12 milhões de toneladas, a depender da demanda por grãos -, o novo porto deverá entrar em operação entre 2022 e 2025. Conforme o executivo, as necessidades atuais preveem utilizar não mais que 10% da área adquirida. O início das obras está vinculado a aprovações regulatórias. O EIA-Rima, que mede o impacto ambiental do investimento, já foi protocolado na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará.

Segundo Buggenhout, o porto fluvial deverá fechar “pelo menos nos próximos 20 anos” os investimentos da Cargill de grande fôlego na região, que beiram R$ 1,3 bilhão e chegará a R$ 2 bilhões se incluído o futuro investimento. Era a peça que faltava no tabuleiro logístico para alavancar a capacidade de operação da múlti no Norte, para onde as tradings passaram a olhar como alternativa aos portos saturados do Sul e Sudeste do país.

Com terminais próprios em Porto Velho, Miritituba e Santarém, e parcerias de transporte com terceiros, a Cargill atingiu seu potencial de operação com a expansão do porto em Santarém, que passou de uma capacidade anual de 2,5 milhões para 5,5 milhões de toneladas de grãos. A partir desse ponto, perderia possibilidades de novos negócios para a concorrência.

“Temos de olhar muito à frente para ter capacidade de absorver os volumes futuros. Em Santarém, projetamos para o curto prazo. Isso é doloroso e caro”, afirmou ele.

Desde que entrou na Cargill, em 2009, Buggenhout teve como uma de suas missões completar a matriz no Norte. Isso incluiu não só a ampliação de Santarém mas, principalmente, aquisições. O elo que faltava percorreu longas distâncias até a escolha por Abaetetuba.

A companhia avaliou opções ao longo dos principais rios amazônicos e sugeriu ao governo a inclusão no pacote de concessões federais o VDC-29, o terminal graneleiro no porto público de Vila do Conde, em Barcarena. A Cargill nunca negou desinteresse no lote – desistiu, segundo alega, devido ao atraso do governo em levar adiante e formalizar o programa. “Isso só ocorreu em dezembro de 2015, e aí já havíamos decidido por um porto privado”, afirmou Buggenhout.

A ilha de Urubuéua pareceu mais viável depois que o governo paraense anunciou planos de construir no local um grande complexo portuário estadual, denominado Coimport. A declaração de intenção do governo, associada à transformação da área de zona rural para urbana, “deu mais tranquilidade para olhar a região”.

O futuro porto da Cargill na ilha paraense está a uma distância de 2.503 quilômetros de seu terminal em Porto Velho e de 1.098 quilômetros de Miritituba. A partir desses pontos iniciais, a carga poderá ser transbordada das barcaças em Santarém ou em Urubuéua. Nesta, o transbordo deverá ocorrer na Baía do Capim, protegida de grandes ventos e oscilações nas ondas.

A decisão pela baía foi um aprendizado da Cargill, a última grande trading a chegar a Barcarena, com os problemas de fundeio ocorridos com barcaças da Bunge / Amaggi e Hidrovias do Brasil. Características oceânicas do rio Pará naquela região, provavelmente subestimadas nos estudos de viabilidade, levaram à soltura de comboios, provocando acidentes. A solução foi redirecioná-los para um braço calmo do rio chamado de Furo do Arrozal. Assim como a Cargill, a Louis Dreyfus Company (LDC) escolheu a ilha de Marajó para construir seu porto, numa área chamada Malato e também abrigada da agitação da água.

Os riscos operacionais também motivaram investimentos recentes da Cargill em Rondônia, após as enchentes de 2014 em Porto Velho paralisarem as operações da companhia. A múlti adquiriu um terreno ao lado do terminal da Amaggi onde, eventualmente, poderá erguer um segundo terminal para complementar o atual. É um projeto conceitual – “um outro Miritituba”, com capacidade de movimentação de 3 milhões a 4 milhões de toneladas/ano -, que poderá, eventualmente, ser levado adiante.

Ainda que o foco principal seja no corredor Norte, a Cargill também está em processo de construção de seu terminal graneleiro em Santos, em parceria com a Dreyfus, e aguarda aval do governo federal para a construção de um píer no porto de Paranaguá, no Paraná.

Segundo Buggenhout, investir em Barcarena foi uma alternativa estratégica porque a demanda vem crescendo a um ritmo maior que o dos aportes gerais em infraestrutura. Em 2017, as tradings embarcaram, no total, 15 milhões de toneladas de grãos pelo Arco Norte.

Fonte: Valor - SP
Fonte: http://www.guiadotrc.com.br/noticias/noticiaID.asp?id=33831
 

·
Thiaguinho
Joined
·
2,452 Posts
^^
Já até tinha falado isso outras vezes. A intersecção com a alça mais á frente por meio de rotatória é mais interessante, e ainda poderia ser feito somente um viaduto.
Bom, pelo menos é melhor do que o projeto anterior.
 

·
Thiaguinho
Joined
·
2,452 Posts
Essa situação do lixo está insustentável. A prefeitura precisa agir urgentemente na limpeza eficaz, na punição, e nas campanhas educativas. Dá vergonha de andar na rua.
 
1 - 20 of 686 Posts
Status
Not open for further replies.
Top