SkyscraperCity Forum banner
Status
Not open for further replies.
161 - 180 of 4995 Posts

·
Belém - Pará
Joined
·
41,322 Posts
Via página Belém Antiga

Mais um bom exemplo de que a memória e a preservação podem ser aliados dos bons negócios mesmo no século XXI. A centenária Casa Salomão, na Magalhães Barata, que exibe orgulhosamente sua idade ( fundada em 1906 ), na ainda Estrada da Independência merece sua visita.

Durante anos a fio, era um grande armazém . Tinha de tudo que você não poderia encontrado em outros lugares. Mas uma coisa incomodava os clientes e a cidade. A centenária casa comercial parecia ter parada no tempo. Suja, mal iluminada, desorganizada, parecia fadada a sumir mais cedo ou mais tarde, diante da concorrência moderna, da internet e de seus próprios erros gerenciais de não ter evoluído.

Nos últimos meses tudo mudou. Um dos herdeiros, que por coincidência tem o nome de Salomão, assumiu o local. Deu um banho de loja, deixou tijolos aparentes, valorizou a velha máquina registradora e manteve os velhos galpões, agora com mais iluminação natural, e ventilação.

Ah, e tem também estacionamento para clientes. Mudou sem precisar comprometer o valioso patrimônio arquitetônico. Mais que um Grande Armazém, soube fazer da história e da arquitetura um aliado.

Mais que uma compra vale pelo passeio cultural. Uma ideia a ser incentivada e copiada.












 

·
Belém - Pará
Joined
·
41,322 Posts
Via Página Belém Antiga

Revitalizar e encontrar novas utilidades para o espaço público é uma das maneiras de resgatar o patrimônio e manter viva a memória, com os novos uso que a cidade exige. No velho Largo das Mercês, a restauração de casarões permitiram que a vida voltasse a pulsar, em um lugar que a noite e nos finais de semana era deserto, como se extraído do resto da cidade.

A proposta é do Ouriço Arte e Bar, que em 2017 ocupou uma antiga loja de redes que existia no lugar.

Mais que apenas um lugar para beber, um espaço cultural, que materializou um antigo sonho de 3 sócios. O casarão da esquina da Gaspar Viana nº 9 começou a ver dias melhores.

Artistas foram contratados para a decoração do espaço, que também serve de vitrine para exposições e apresentações artísticas.

A decadência dos velhos sobrados, que presenciaram a morte de 800 cabanos na tomada do trem de guerra no Convento das Mercês, e que também tiveram dias de glória quando ali moravam nomes como o Almirante Tamandaré ou tinham ao Lado o Famoso teatro Providência, respirava novos ares.

Junto com Fotoativa, a Sefin, O Ouriço é uma iniciativa inspiradora, que precisa ser apoiada e imitada, para o bem da história de todos nós.









 

·
Azulino com orgulho
Joined
·
16,454 Posts
Via Página Belém Antiga












Era esse que eu falei outro dia.

Seria bom demais se além desse, houvessem outros ao lado, pra dar uma vida maior naquela região pela noite
 

·
Registered
Joined
·
5,246 Posts
Obras do Porto Futuro, em Belém (PA), devem começar no mês de abril



O projeto terá investimentos de R$ 31,5 milhões da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Regional (SDR), já empenhados e garantidos no orçamento de 2018, e irá transformar a área portuária em um polo de desenvolvimento por meio da recuperação da infraestrutura, atração de investimentos e ampliação da oferta de serviços.

Inovação e prevenção

O objetivo é promover a integração do Porto com a cidade, como já foi feito, por exemplo, no Porto Maravilha, no Rio de Janeiro, e no Puerto Madero, em Buenos Aires (Argentina). A expectativa é de que as obras tenham início em abril. De acordo com o ministro Helder Barbalho, a revitalização é fundamental para impulsionar o desenvolvimento econômico regional e a integração logística, gerando mais empregos e renda para a população.

Além de ser um empreendimento com arquitetura moderna e inovadora, a obra prevê a implantação de uma bacia de escoamento das águas pluviais do rio, que alagam parte da cidade em época de chuvas fortes, servindo como prevenção a enchentes. Também haverá um espaço para restaurantes e serão instaladas grades para garantir a proteção do local.

Região estratégica nacional

A Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) atua para promover a integração das economias regionais, garantindo a infraestrutura necessária para o tráfego de produtos, mercadorias e pessoas, além de valorizar espaços marginalizados. O Porto está localizado em uma região estratégica: na margem direita da baía de Guajará, em frente à Ilha das Onças, a cerca de 120 quilômetros do Oceano Atlântico. Dentre as cidades brasileiras, Belém está entre as 20 principais no que diz respeito a conexões empresariais com as três metrópoles nacionais (Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília) e é uma das 40 áreas de concentração populacional do país.

Belém Porto Futuro

O projeto visa promover a revitalização da área portuária não operacional do Porto de Belém. A primeira etapa contempla a elaboração dos projetos básico e executivo e a incorporação de serviços, como a construção de Parque Urbano, zonas de estacionamento e outras obras periféricas tais como a implantação de uma ponte para melhorar o tráfego local. O projeto também prevê a revitalização da Praça General Magalhães e a construção da Praça Futuro como opções de lazer à população. A fase seguinte - segunda etapa - está em processo de elaboração de projeto.
Desde a concepção da ideia até a etapa de obras foram dois anos para apenas para chegar do começo das obras:


Ainda precisa sair a Residencia Oficial de Miramar e o principal, o próprio porto. Espero que haja licitação para ambos antes do Hélder sair da pasta seja ganhando a eleição para governo ou não (já que em 2018 sai PMDB e entra ´Bolsolula`) e dada a velocidade desse projeto, tá meio difícil de tudo sair. Oremos!
 

·
Registered
Joined
·
5,246 Posts
Falando nesse bar nas Mercês, tem esse projeto de restauro aqui aguardando decisão judicial para começar, vai ficar excelente naquela área da Praça do Ferro de Engoma que já tem uma vida noturna agitada com festas e bares em volta (alguns ocupando casarões antigos) :cheers:











^^ Esse casarão tem belos paineis de azulejos no seu interior:

 

·
jango boy
Joined
·
1,026 Posts
Essa região do Reduto vai dar um UP com esse projeto do porto :cheers:
Só tenho um pouco de receio quando se fala em feira livre e mercado, issotem que ter um excelente projeto social e educativo, senão vira um outro Ver-o-peso.
 
  • Like
Reactions: Bombexx

·
Registered
Joined
·
5,246 Posts
Os galpões do Porto vão ficar na última etapa, será que o edital de licitação pode ser lançado antes do Hélder sair da pasta?
 

·
Registered
Joined
·
5,246 Posts
Com obras a todo vapor, a parte estrutural do Cine Teatro já está na conclusão da penúltima laje







O Cine Teatro, em construção contígua ao Ginásio Poliesportivo da Folha 16, avançou significativamente as obras nos últimos 30 dias. A parte estrutural está quase 100% concluída. Amanhã (5), será concretada a penúltima laje, que servirá de cobertura para a plateia e, até o fim deste mês, será terminada a última laje, a 18 metros do piso, sobre o palco de apresentações.

O madeirame de sustentação da primeira laje, sobre o hall de entrada, já está sendo retirado. Em seguida, Romário disse que virão as obras de fechamento (paredes laterais e divisões internas) e o acabamento.

De acordo José Romário, técnico em Edificações da Construtora CSA, embora tenha prazo de entrega até o dezembro, a obra poderá ser concluída até o fim de julho. A presidente da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), Vanda Américo Gomes, confirma a possibilidade de antecipação da entrega da obra.

“É um espaço único na cidade. Além de um teatro, com capacidade para 400 assentos, e camarins, o Cine Teatro vai contemplar também um centro cultural dotado de salas de dança, uma biblioteca infantil e sala de audiovisuais, entre outros ambientes”, concluiu a titular da FCCM.
 
  • Like
Reactions: odilson_sa

·
Registered
Joined
·
5,246 Posts
Obra do Palacete "Augusto Dias" já tem sua primeira fase concluída



A restauração do Palacete “Augusto Dias” está avançando e neste mês de janeiro começam os serviços de acabamento na parte interna do prédio. Nesta fase, estão inclusos os serviços de revestimento, portas, janelas, forro, porcelanato e pintura, entre outros serviços.

De acordo com Bruno Castanheira, engenheiro responsável pela fiscalização da reforma do Palacete, nos meses anteriores foi concluída a parte de infraestrutura do prédio, onde houve reparo da parte elétrica, tubulação e o sistema de climatização. A previsão é de que a obra seja entregue em março deste ano. A ordem de serviço foi assinada no fim de setembro de 2017 e os recursos para a reforma são provenientes de convênio firmado entre a Prefeitura de Marabá e Alpa (Aços Laminados do Pará).

O Palacete “Augusto Dias” é uma das edificações mais antigas da cidade (década de 1930). O prédio abrigou a administração do município e, posteriormente, sediou a Câmara Municipal de Marabá. A restauração do palacete foi retomada com o objetivo de receber o acervo do Museu Histórico Municipal, coordenado pela Fundação Casa da Cultura de Marabá.

De acordo com Vanda Américo Gomes, presidente da Casa da Cultura, serão transferidas para o Palacete Augusto Dias a coordenação do Museu Municipal, a pinacoteca, parte do Arquivo Público e acervos de geologia (minerais da região) e de arqueologia (vestígios dos primeiros habitantes da região), entre outros.
 
  • Like
Reactions: odilson_sa
161 - 180 of 4995 Posts
Status
Not open for further replies.
Top