Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 69 Posts

·
Registered
822 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
1 º parte = página 1.
2° = página 2.

Carapicuíba está a cerca de 22 km do marco zero do estado (na Praça da Sé), possuí uma população de cerca de 400.000hab segundo o IBGE e cerca de 550.000hab segundo fontes locais (prefeitura e outros). O município ficou conhecido nacionalmente por vários acontecimentos internos desfavoráveis como por exemplo o antigo lixão, e a nível metropolitano a formação de favelas nas margens da CPTM, o que lhe rendeu má fama dentro do contesto Nacional e metropolitano.
Este Thread tem como objetivo mostrar as partes de Carapicuíba desconhecidas pela maioria dos Brasileiros.
Sobre o Skyline da cidade, Carapicuíba possuia um zoneamento que até 2004 que só permitia construções com até 8andares, a resultado disso se mostra no skyline que apesar da localização(com vistas para Lagoa,Capital e Alphaville) possui apenas um aranha céu de verdade(Ed. Parque das Flores) terminado em 2006 com 18 andares,e 4 ed. de 10andares isolados, porém o relevo da cidade reserva vários ângulos diferentes de observação para estas e outras contruções da cidades.

Região NORTE(Centro,Lagoa,Vila Cretti e Cohabs)
1- Centro em direção a Barueri.

By henriquelyra, shot with K790a at 2008-01-24

2-

3- Av. Inocêncio Seráfico em direção ao parque da Lagoa.

4- Lagoa e parte do Centro.

5-

6-

7- Cohab2 e Igreja Matriz Nossa Senhora de Aparecida.

8- Idem

9- Vista em direção a Vila Cretti com destaque para Antiga Maternidade (Construção verde no alto do morro), áreas verdes da Granja Viana ao Fundo

10- Pôr do Sol em direção a serra.

11- De traz para frente, Tamboré, Parque da Lagoa, Fatec e estacionamento da Fatec(Parte com gramado), Estação da CPTM(cinza), Terminal de transporte coletivo(Azul) e Centro Comercial já no Calçadão(em Amarelo Claro).

12- Rua da Câmara dosVereadores.

13- Do outro lado.

14- Ed. Parque das Flores.

15-

16- Vista em direção ao pico do Jaraguá.

17-

By henriquelyra, shot with K750i at 2008-01-24

18- Vila Cretti.

19-

20-

21- Centro visto da Cohab.

22- Em direçaõ a Alphaville.

23- Detalhe.

24-

25- Lagoa 1ºparte.

26- Lagoa 2ºparte com casas do tamboré ao fundo no morro.

27- Lagoa 3ºparte com Pico do Jaraguá encoberto.

28- Hospital Estadual de Carapicuíba e Igreja São Lucas apartir da Cohab2.

29-

30-

31- Visto da Inocêncio.

32- Rua com vista para Igreja São Lucas.

33- Igreja São Lucas
.

34- ...vitrais.

35- Cohab 2 e 5 a partir do campo Nitéroi.

36- + cohab5.

37- vista p/ Lagoa.

Região extremo SUL Região da Fazendinha/Aldeia
Cerca de 15% da Região chamada de Granja Viana está em Carapicuíba, representando cerca de 10% da area total do município, um dos nomes que o bairro ganha na cidade é Fazendinha ou granja Viana mesmo, inclusive existe uma “avenida” chamada Estrada da Fazendinha.

38- Verde

39- Casas perdidas no verde.

40-

41- Restaurante Argentino

42- Bela Vista.

43- 17 metros de pé direito vistos do ed. comercial ao lado.

44- De perfil.

45- E a fachada.

By henriquelyra, shot with NIKON D80 at 2008-01-24

46- Residenciais a venda.

47 - +

48- + Fazendinha

49- + casas

Agradeço a todos que deixaram ou deixarão seus comentários!Abraços...

·
4,575 Posts
Cara, primeiramente, e de coração, parabéns pelo seu enorme trabalho, seja benvindo ao SSC, e obrigado por nos mostrar Carapicuíba.

É uma cidade com problemas, e que tenta administrá-los, é grande e tem sérios desafios pela frente, torço para a cidade dar certo, afinal, fui batizado em Carapicuíba.

Obrogado também por nos mostrar a Aldeia de Carapicuíba, uma redução jesuítica legítima e intacta, original, resquícios da história cultural Paulista, do nosso povo, coisas tão esquecidas pelo nosso próprio povo.

Na Aldeia, comi um peixe assado em folha de bananeira inesquecível, é um lugar muito agradável.

Adorei também o bairro da fazendinha.

Em resumo, muito obrigado pelas fotos, e pela colaboração ao fórum, precisávamos de um forista de Caracas.

Abração! :)

·
Viagem Interna
5,483 Posts
Henrique, parabéns pelo thread , uma das maiores coleções de fotos de uma cidade da RMSP. Realmente vc trouxe outras impressões de Carapicuíba que nós não conhecíamos, excelente trabalho. A foto 17, do arco-íris, acho que merecia até uma ida ao UPC, muito bonita. Parabéns!

(Depois disso, eu vejo que realmente Itaquá realmente precisa melhorar muitoooooooo).

·
Registered
3,101 Posts
Valeu pelas fotos, mostrou muito bem a cidade
e olha a cidade ja tem até Extra, que legal

O skyline da foto 1 e de qual cidade?
E mais um a pergunta, quando estamos indo para São Paulo no sentido interior-capital pela Bandeirantes, começam aparecer umas favelas no meio de morros próximo a SP, eu queria saber se é Carapicuiba?

·
Indústria da Multa S.A.
6,320 Posts
Belo trabalho, Henrique, e meus parabéns pelo seu thread!!! :)

A região da Granja Viana, a Aldeia e o Helipark são dignos de nota!!! E dos três, só o último que eu ainda não conhecia.

Espero que o Parque da Lagoa seja uma referência para toda a região... valeu! :eek:kay:

p.s.: ThE_GooD, a Rodovia dos Bandeirantes não passa por Carapicuíba... provavelmente as favelas pertencem à Osasco ou à própria capital paulista. O skyline da 1ª foto é de Alphaville (Barueri).

·
22°52'S 47°03'W
20,843 Posts
Ah, bem interessante e instigante o seu thread. Parabéns!
É um ar de cidade bem diferente do que eu conheço. Não é interior porque tem muitas casinhas empilhadas (exceto pela exigência revogada de altura nos prédios), mas o skyline ainda está em formação...

·
Crucismogiensis
8,407 Posts
Promeiramente meus PARABÉNS pelo excelente thread sobre uma das cidades com pior fama da RMSP, juntamente com Itaquá (que eu fiz um thread recentemente).

É bom mostrar este lado que poucas pessoas que não moram aqui na Grande São Paulo não conhece.

As fotos estão muito boas, mas vi apenas as primeiras, depois eu comento as demais.

Como o Evandro bem esclareceu, o skyline ao fundo da primeira foto é o Alphaville, que fica às Margens da Castello Branco.

·
An efficient robot
502 Posts
Parabens pelas fotos, otimo trabalho. As suas fotos mudaram o meu conceito da cidade. Quando o parque da lagoa vai ficar pronto?

·
Registered
822 Posts
Discussion Starter · #11 · (Edited)
Parabens pelas fotos, otimo trabalho. As suas fotos mudaram o meu conceito da cidade. Quando o parque da lagoa vai ficar pronto?
Paulo o Parque é muito grande, a primeira parte(de perto da estação) era para já ficar pronta logo apos se aterrar 1 terço da lagoa(seria daqui 1, 2 anos) mas o governo do estado exagerou no aterramento e teria de reconstituir uma parte da lagoa, além disso o governo federal colocou barreiras no primeiro projeto(além de não ter mandado um real é claro rs), o primeiro projeto custaria +-1 bilhão 60%União20%Estado e 20% Prefeitura. Obrigado pelo seu comentário, fico feliz de ter ajudado a mudar seu conceito sobre a cidade! Abraços ate mais!

·
Registered
5,770 Posts
Henrique, valeu mesmo por ter postando esse thread deu para ter uma boa ideia de como é a cidade, tipica mesmo da RMSP com bairros amontoados e muitos conjuntos habitacionais porém gostei bastante de algumas areas como o parque, alguns bairros, o edificio Parque das Flores é bonito tb. Pelo menos agora acho que Carapicuiba não será tão depreciada como antes.

·
Registered
2,785 Posts
Cara, parabéns pelo thread, de verdade! Dá pra ver que foi feito de coração e com muito boa vontade da sua parte para mostrar Carapicuíba!

Quanto ao Parque da Lagoa, ele realmente está indo pra frente? Eu li sobre ele no Diário da Região já faz alguns anos.. Inclusive li que a prefeitura e a câmara municipal também teriam novos edifícios construídos junto ao parque, certo??

Na foto 37 eu entendo exatamente o que vc quer dizer.... Infelizmente quase todo o Brasil está tomado por construções funcionais, que não dão a mínima para a arte e beleza.. Apesar da igreja que vc mostrou ter o charme dela..

Gostei bastante das vistas das fotos 7 e 41, mostrando as panorâmicas com as cohabs.. Elas dão um aspecto bem singular! E acho que ficam até bonitas vistas assim..

Eu gravei 35 fotos desse thread no meu HD! Um acervo e tanto de Carapicuíba... A resolução da sua câmara é 3.1 megapixels?

E eu, mesmo morando relativamente perto (Osasco), nunca estive na Aldeia de Carapicuíba, apesar de já ter visto muitas fotos.. Achei aquele parque bonito! Nunca tinha visto fotos dele!

Aliás, outro parque que merece ser mostrado aqui é o Paturis, na divisa com Osasco!

Uma coisa que acho que todas as cidades da RMSP deviam imitar a capital é a Lei Cidade Limpa! Ia melhorar muito o aspecto de todas elas!

·
Registered
2,785 Posts
p.s.: ThE_GooD, a Rodovia dos Bandeirantes não passa por Carapicuíba... provavelmente as favelas pertencem à Osasco ou à própria capital paulista.
São da capital mesmo. A Bandeirantes não corta Osasco. Naquela região só a Anhangüera corta Osasco.

·
Banned
1,695 Posts
:eek:hno: muito bom mesmo , é muito importante este tipo de foto porque muda a idéia de muita gente, a minha mudou bastante ,mas sobre a população, é possível uma cidade ter uma diferença de 150 mil habitantes a mais que as estimativas do ibge ? levando em consideração que carapicuiba tinha em 06 ,390 mil hab , isto acontece em outras cidades ? e se acontece significa que o brasil tem dados errados sobre sua população?:eek:hno:

·
Registered
822 Posts
Discussion Starter · #16 ·
:eek:hno: muito bom mesmo , é muito importante este tipo de foto porque muda a idéia de muita gente, a minha mudou bastante ,mas sobre a população, é possível uma cidade ter uma diferença de 150 mil habitantes a mais que as estimativas do ibge ? levando em consideração que carapicuiba tinha em 06 ,390 mil hab , isto acontece em outras cidades ? e se acontece significa que o brasil tem dados errados sobre sua população?:eek:hno:
Na verdade Cesar está estimativa de 500mil hab p/ Carapicuíba é feita pelos orgãos locais desde 1994-5, isso se explica pelo fato de só a Cohab possuir hoje entre casas e prédios cerca de 200mil hab., desde o inicio dos anos 90 o resto da cidade já respondia por maior parte da população, com o processo de favelização do meio dos anos 90 ate hoje está outra parte da cidade acaba por responder por cerca de duas cohab(s) ou mais, na verdade a prefeitura está sendo modesta ao divulgar 550mil no seu site pois a estimativa com a favelização é ter passado dos 600mil!A cidade possui um grande número de titulos eleitorais nas cidades vizinhas e na capital, o que mascará o verdadeiro número de hab. visto que são cerca de 220mil titulos no municipio.A cidade vizinha(Osasco) mesmo tendo passado por forte processo de verticalização na sua z/s principalmente e forte favelização na z/n continua na casa dos 600mil desde o final dos anos 70!Definitivamente o IBGE não possui muita credibilidade nestas duas cidades! Não sei como fica isso no resto do pais?

·
Registered
24,542 Posts
hehehe mais um thread que fará sucesso a exemplo de itaquá...

acho Alphaville a unica "cidade" brasileira que segue o padrão americana com prédios concentrados em um centro e o entorno formado apenas por casas.

·
Banned
1,695 Posts
Na verdade Cesar está estimativa de 500mil hab p/ Carapicuíba é feita pelos orgãos locais desde 1994-5, isso se explica pelo fato de só a Cohab possuir hoje entre casas e prédios cerca de 200mil hab., desde o inicio dos anos 90 o resto da cidade já respondia por maior parte da população, com o processo de favelização do meio dos anos 90 ate hoje está outra parte da cidade acaba por responder por cerca de duas cohab(s) ou mais, na verdade a prefeitura está sendo modesta ao divulgar 550mil no seu site pois a estimativa com a favelização é ter passado dos 600mil!A cidade possui um grande número de titulos eleitorais nas cidades vizinhas e na capital, o que mascará o verdadeiro número de hab. visto que são cerca de 220mil titulos no municipio.A cidade vizinha(Osasco) mesmo tendo passado por forte processo de verticalização na sua z/s principalmente e forte favelização na z/n continua na casa dos 600mil desde o final dos anos 70!Definitivamente o IBGE não possui muita credibilidade nestas duas cidades! Não sei como fica isso no resto do pais?

valeu ! acho que as estimativas do ibge contém erros sim , e não só na grande sp , como em todo o brasil, aliás erros bastante grotescos que díficilmente são colocados em pauta .:bash:

·
Registered
822 Posts
Discussion Starter · #19 ·
Cara, parabéns pelo thread, de verdade! Dá pra ver que foi feito de coração e com muito boa vontade da sua parte para mostrar Carapicuíba!

Quanto ao Parque da Lagoa, ele realmente está indo pra frente? Eu li sobre ele no Diário da Região já faz alguns anos.. Inclusive li que a prefeitura e a câmara municipal também teriam novos edifícios construídos junto ao parque, certo??

Na foto 37 eu entendo exatamente o que vc quer dizer.... Infelizmente quase todo o Brasil está tomado por construções funcionais, que não dão a mínima para a arte e beleza.. Apesar da igreja que vc mostrou ter o charme dela..

Gostei bastante das vistas das fotos 7 e 41, mostrando as panorâmicas com as cohabs.. Elas dão um aspecto bem singular! E acho que ficam até bonitas vistas assim..

Eu gravei 35 fotos desse thread no meu HD! Um acervo e tanto de Carapicuíba... A resolução da sua câmara é 3.1 megapixels?

E eu, mesmo morando relativamente perto (Osasco), nunca estive na Aldeia de Carapicuíba, apesar de já ter visto muitas fotos.. Achei aquele parque bonito! Nunca tinha visto fotos dele!

Aliás, outro parque que merece ser mostrado aqui é o Paturis, na divisa com Osasco!

Uma coisa que acho que todas as cidades da RMSP deviam imitar a capital é a Lei Cidade Limpa! Ia melhorar muito o aspecto de todas elas!
Andre o parque está esperando o final do aterramento de uma parte da Lagoa(que já foi feito e está agora na fase de terraplenagem) e o governo estadual precisa reconstituir uma parte da lagoa pq aterrou demais, depois disso feito provavelmente essa parte da frente da estação já vai começar receber gramado, o parque para ficar totalmente pronto precisa esperar por verbas estaduais e federais.Estamos aguardando o final dos trabalhos do governo do estado!É esperar para ver.
Para a câmara e a prefeitura no primeiro projeto seria construído um edifício de 20andares bem atrás da fatec, neste mesmo projeto constava tb estação de mêtro, pista para ultra leve e mais um monte de coisas! Ainda estou tentando ver na prefeitura como será o segundo projeto, caso eu consiga prometo que comento aqui com você(s).

A câmera é 3.2 megapixels, é o K790i da sony-ericsson.

Quanto ao parque dos paturis vou tentar pegar ou fazer fotos dele (ele será ampliado e ganhará o seu 5ºlago), tb falta o parque do planalto, Igreja do educandário sta terezinha (bem bonita!),os 4 edifícios residenciais no bairro sta terezinha e o parque da lagoa visto de dentro. Estas ultimas duas já tenho as fotos e acho que vou postar hoje para completar o thread com 100 fotos.As outras ainda vou ver se consigo!

Abraços vizinho:)

1 - 20 of 69 Posts