Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 51 Posts

·
user osasquense :P
1,617 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Eu criei este topico com o objetivo de mostrar fotos (mais atuais possíveis) da cidade de Carapicuíba, uma cidade bem mal vista na RMSP.

Minha Opinião:
Carapicuíba de fato é uma cidade feia (conheço o bastante dela), com algumas poucas (bem poucas) exceções. A impressão que tenho é que a cidade parou no tempo.. tendo em vista as suas vizinhas de nível nacional (Osasco e Barueri) que cresceram e vivem um boom imobiliário (as duas em geral) que não para de crescer.. e a cidade de Carapicuíba ficando justamente entre as duas não conseguiu crescer o bastante em aspectos sociais (por parte da prefeitura) e econômicos (por parte de empresas).
Porém eu vejo que a cidade melhorou bem em relação há uns anos atrás.. Ainda falta muito? claro ! mais a impressão que tenho de hoje é bem melhor do que alguns anos atrás.

Fotos: *fonte ao clicar na imagem*

Obras do novo terminal rodoviario que promete ser um dos melhores da região (juntamente com o Vila Yara em Osasco) - Alphaville de fundo

Moradias populares

Serra da Cantareira de fundo

Centro

Praça das Bandeiras

Sem legendas para essa imagem :lol:

"Caracas" se verticalizando

Futuro Shopping da cidade que promete

Parque dos Paturis (com edificios de Osasco de fundo)

Extra

Ragazzo sentido Alphaville - uma das partes melhor urbanizada da cidade. - GSV

Informações Adicionais:
Área: 34,967 km²
População : 373 358 hab.

·
1,617 Posts
Discussion Starter · #4 · (Edited)
Muitas caravanas de Carapicuiba vão no programa do Silvio Santos :lol:
No mais, a cidade parece ser bem descuidada.
Hahaha ! Casos de Família idem. Afinal , o SBT é logo ali em Osasco.

É descuidada sim .. Praças sem iluminação , ruas finas e quase sem calçada , pouca iluminação .. Quando passamos pela divisa de Osasco ou Barueri parece até outro mundo ( e de certa forma é). Uma cidade cujo total potencial foi desperdiçado com muitas administrações ruins.

·
1,617 Posts
Discussion Starter · #5 ·
Ainda melhor que Francisco Morato. :D
Claro.. ninguem consegue superar Francisco Morato (perdão se tem alguém aqui de la) :nuts:

Carapicuiba tem projetos que prometem melhorar a situação da cidade. Como o novo centro:

Se sair nos conformes , com certeza vai dar um UP na região central e na cidade em geral..

·
Registered
11,497 Posts
Como morei 20 anos e vou com frequência na região posso dizer: Caracas já foi beeem pior, parece que aos poucos a cidade vai pegando carona no forte desenvolvimento das suas vizinhas ricas, que diga-se, não são uniformes em desenvolvimento, com muitas favelas e novas ocupações como aquela próxima do Rodoanel na ZN de Osasco. Mas não há exceção no Brasil, riqueza e pobreza são os dois lados da mesma moeda.

·
1,617 Posts
Discussion Starter · #7 · (Edited)
Como morei 20 anos e vou com frequência na região posso dizer: Caracas já foi beeem pior, parece que aos poucos a cidade vai pegando carona no forte desenvolvimento das suas vizinhas ricas, que diga-se, não são uniformes em desenvolvimento, com muitas favelas e novas ocupações como aquela próxima do Rodoanel na ZN de Osasco. Mas não há exceção no Brasil, riqueza e pobreza são os dois lados da mesma moeda.
Essa é a triste realidade do Brasil.. o Morumbi é um belo exemplo disso.. Alias, um exemplo mais perto.. City Bussocaba em Osasco.. Uma lombada e separa uma favela da primeira casa do residencial (com uma quadra em seu quintal).

Sim.. Carapicuíba já foi de fato medonha.. foi com esse objetivo que criei o tópico.. mostrar como a cidade evoluiu em muitos aspectos.

A ZN de Osasco é tão atrasada quanto ! agora sim está recebendo investimentos públicos (e privados) criação do Parque Industrial Anhanguera, Avenida Panorâmica no extremo norte, revitalização de partes da Getulho Vargas e etc.. a Zona Norte de Osasco tem apenas um empreendimento de classe media que se preze (feito pela construtora Zafir no Rochdalle). E algumas especulações de grandes construtoras.. (enquanto a ZS cresce 300% anualmente)

·
Registered
1,409 Posts
Cara, Carapicuíba parece ter melhorado bastante. A impressão que dava era que a cidade era uma enorme favela, me desculpem os foristas de lá. Tinha um cara de um outro fórum que eu participava que ficava espantado ao ir pra Osasco e ver os prédios de lá, falando que o prédio mais desenvolvido de Caracas era o CDHU!!!

Carapicuíba se emancipou de Barueri, não foi? No caso, não teria sido melhor se a cidade nunca houvesse se emancipado? Meu pai fala que, quando ele era criança, Carapicuíba era literalmente uma vila em que ainda havia aldeia indígenas!

·
Non Dvcor Dvco
10,211 Posts
Sim. Carapicuíba era distrito de Barueri até 1964 quando emancipou.

E concordo. A cidade evoluiu bastante, hoje tem parques, a criminalidade reduziu bastante se comparado nos anos 80 e 90. Lembro que na época (1998) a cidade era bem mais suja, mal cuidada, tinha um ar tenebroso. Ano passado fui para lá e vi que a melhora era nítida nas vias principais e nos bairros mais próximos ao centro no tocante a organização viária. Falta muita coisa a ser feita, mas fico feliz em algumas melhoras sutis.

E tem a Aldeia de Carapicuíba, um patrimônio histórico bem interessante bem cuidado.

Huides

Luciene Cimatti

Para quem gosta de história, um vídeo sobre a cidade feito em 1969:

·
Registered
13,214 Posts
Valeu pelo thread Theus Osasco!
O grande problema de Carapicuíba nem é a favelização, já que possui apenas 8% de favelados! O problema são os bairros precários (que tem cara de favela) que ocupam a maior parte da cidade! É bem verdade, que muitos desses bairros melhoraram de aspecto mas, no geral a cidade é horrível ainda, incluindo o centro que é muito detonado e sujo!
Espero que os investimentos que tem surgido por lá ajudem à alavancar o desenvolvimento da cidade!

·
Registered
16,999 Posts
Minha tia mora lá, visitei algumas vezes. O bairro que ela mora tem essa cara de favela mas não é favela, é um bairro operário mas todo mundo tem carro e pelo menos a vizinhança aparenta ter uma vida razoável. O problema é que povo parece que não gosta de reboco e tinta, levantam as casas e não fazem o acabamento, :eek:hno: acho que só interessam pelo que está da porta para dentro. A casa da minha tia é uma das poucas que está arrumadinha por fora e tals, não custa tanto assim, talvez a cidade não tenha tido bons administradores mas falta também um pouco de capricho dos moradores...

Bom saber que está melhorando e que estão construindo um terminal novo.

·
Matheus Lima 1N23456
10,313 Posts
Acho que a mídia que é a maior culpada da fama ruim da cidade. Só mostra as notícias ruins, que aliás toda cidade de 1.000 a 10.000.000 tem! Veja que no seu thread vc mostrou coisas legais da cidade que a mídia não mostra!

• Like
Reactions: TheusOsasco

·
1,617 Posts
Discussion Starter · #14 ·
Acho que a mídia que é a maior culpada da fama ruim da cidade. Só mostra as notícias ruins, que aliás toda cidade de 1.000 a 10.000.000 tem! Veja que no seu thread vc mostrou coisas legais da cidade que a mídia não mostra!
Exato .. A mídia que ferra a maioria das cidades da RMSP (a algum tempo atrás até Osasco sofria com isso).. Mas espero que até nesse aspecto melhore.

·
1,617 Posts
Discussion Starter · #15 ·
Minha tia mora lá, visitei algumas vezes. O bairro que ela mora tem essa cara de favela mas não é favela, é um bairro operário mas todo mundo tem carro e pelo menos a vizinhança aparenta ter uma vida razoável. O problema é que povo parece que não gosta de reboco e tinta, levantam as casas e não fazem o acabamento, :eek:hno: acho que só interessam pelo que está da porta para dentro. A casa da minha tia é uma das poucas que está arrumadinha por fora e tals, não custa tanto assim, talvez a cidade não tenha tido bons administradores mas falta também um pouco de capricho dos moradores...

:lol: muitos locais da cidade tem casas que tem tudo para serem
Bonitas.. Mas .. Hahaha

·
1,617 Posts
Discussion Starter · #16 ·
Cara, Carapicuíba parece ter melhorado bastante. A impressão que dava era que a cidade era uma enorme favela, me desculpem os foristas de lá. Tinha um cara de um outro fórum que eu participava que ficava espantado ao ir pra Osasco e ver os prédios de lá, falando que o prédio mais desenvolvido de Caracas era o CDHU!!!

Carapicuíba se emancipou de Barueri, não foi? No caso, não teria sido melhor se a cidade nunca houvesse se emancipado? Meu pai fala que, quando ele era criança, Carapicuíba era literalmente uma vila em que ainda havia aldeia indígenas!
Com toda certeza seria melhor se não fosse emanciapdo.. Até porque faz divisa com Alphaville :lol: quem sabe se hoje a cidade não faria parte da pequena Europa brasileira?

·
Registered
13,214 Posts

Essa coisa das casas sem acabamento é uma praga urbana mesmo! :bash: Em várias partes da periferia de SP nota-se isto, como na Brasilândia, Jardim Ângela, Grajaú! Casas até grandes, espaçosas, que por dentro são bem acabadas e bem mobiliadas, até com carro na garagem, mas as pessoas não estão nem aí para o aspecto externo e aí, o bairro fica horroroso com aquela vermelhidão dos tijolos e o aspecto porco dominando a paisagem!
Algumas cidades da RM como é o caso de Carapicuíba, também sofrem deste mal! Tudo isto só é possível graças à corrupção de fiscais, que fazem "vista grossa" pois, a maioria das cidades possuem leis que obrigam as pessoas à fazer o acabamento externo das casas! Só que não!!! :eek:hno:

·
Araras dos Barões
14,584 Posts
Infelizmente no passado Carapicuíba teve um crescimento populacional explosivo, e a cidade cresceu de uma forma toda desordenada com quarteirões irregulares e com casas amontoadas e até mesmo prédinhos do CDHU amontados. Nenhum prefeito se esmerou em deixar a cidade mais verticalizada (prédios mais altos) e com sobra de mais espaços verdes para praças e avenidas largas. Isto faz muita falta nos dias de hoje.
Caracas não é uma cidade simétrica, e mesmo com a melhoria do nível de vida da população local, a cidade sempre terá este aspecto visual ruim, pois muitos moradores realmente não se importam com o aspecto externo das moradias (veja foto abaixo).
Vale lembrar também que tanto em Osasco quanto Barueri, mesmo mais ricas, nelas existem bairros que no aspecto visual se igualam ou são até piores que os bairros de Carapicuíba. ;)

1 - 20 of 51 Posts