SkyscraperCity banner

1 - 1 of 1 Posts

·
...
Joined
·
44,031 Posts
Discussion Starter #1
Frutal 2008
Sebrae de Manaus vai expor e realizar oficinas com delícias amazônicas


O setor produtivo de flores, frutas e derivados do Amazonas promete ser um dos destaques durante a Frutal Amazônia/VIII Flora Pará 2008, que vai ocorrer de 26 a 29 deste mês, no Hangar Centro de Convenções. O evento é considerado uma porta de entrada para o mercado interno e externo de frutas, bebidas, alimentos e flores. Uma caravana composta pelo Sebrae no Amazonas, produtores rurais e empresários vai expor produtos, promover degustação de frutas, realizar oficinas de drinks e delícias amazônicas e participar de rodadas de negócios. 'Queremos que os nossos produtores realizem bons negócios, e com isso fazer com que o Amazonas se torne uma referência no setor de frutas no mercado brasileiro e estrangeiro', diz a diretora-técnica do Sebrae/AM, Maria José Alves da Silva.

A expectativa de negócios a serem gerados durante os cinco dias de Frutal 2008 é da ordem de R$ 40 milhões, segunda estimativa do diretor administrativo do Instituto Frutal, Jânio Bringel. O presidente do Conselho Deliberativo (CDE) do Sebrae/AM, José Roberto Tadros, disse que a participação do Amazonas vai abrir novas oportunidades de negócios para o setor primário do Estado. 'Um dos papéis do Sebrae e promover o acesso a mercado para os empreendimentos de pequeno porte. Ao levar um grupo de empresários e produtores rurais amazonenses não só cumprimos nossa missão, como promovemos todo o setor primário do Estado do Amazonas', complementa.

Além de técnicos, diretores e consultores do Sebrae/AM, a caravana amazonense é foi formada por oito integrantes de cooperativas de agricultores e emrpeendedores do setor primário que, juntos, representam cerca de 500 famílias de produtores rurais residentes em oito municípios do Estado, entre os quais Urucará, Parintins, Tabatinga, Rio Preto da Eva, Manaquiri e Autazes. 'Esse produtores são lideranças que fazem parte dos projetos que desenvolvemos em vários comunidades do interior e foram escolhidos porque trabalham com produtos de grande potencial de vendas', ressalta a líder da área de agronegócio I do Sebrae/AM, Wanderléia Teixeira.

O Sebrae/AM mantém, atualmente, 28 projetos voltados para o fomento à cadeias produtivas de vários produtos, entre os quais frutas, madeiras, óleos e essências vegetais, tubérculos, pescado, flores, entre outros. Durante a Frutal 2008, os produtos que serão expostos são: guaraná, abacaxi, cupuaçu, goiaba, taperebá, flores tropicais, cubiu, drinks e bebidas de sabores regionais.

'A nossa expectativa quanto ao evento é a melhor possível. Desenvolvemos dois produtos que serão lançados durante a Frital', diz a sócia-proprietária da empresa Cupuama, Fátima Sales, 55. Ela revela que entre os produtos que serão levados para o evento estão polpa de cupuaçu, cubiu, manteiga de cupuaçu e óleo de maracujá.

___________________________

Sebrae-AM vai promover oficinas de drinks exóticos da Amazônia

Proprietários, sócios e funcionários de bares, restaurantes, hotéis e similares terão a oportunidade de conhecer os segredos e técnicas para a preparação de drinks e outras delícias com frutas amazônicas. Durante a Frutal 2008, em três dias dias consecutivos, o Sebrae/AM vai promover gratuitamente oficinas de cozinha regional com foco em preparação de drinks, sobremesas e degustação utilizando frutas regionais, como a graviola, o açaí, a manga, o camu-camu, o araça-boi, a banana pacovã, entre outros.

O objetivo das oficinas é mostrar aos empresários do setor que as frutas regionais agregam valor e estimulam o consumo (em função do imaginário que se tem em torno da Amazônia) de bebidas e alimentos preparados com produtos da floresta. Entre os drinks exóticos que serão ensinados nas oficinas, estão: o coquetel Asteca; a Pinacolada à Moda Solimões; o Hi-Fi à Moda da Floresta; o Drink de Manga Verde; a Meia de Seda Amazônica; entre outros.

Fonte: Portal ORM
 
1 - 1 of 1 Posts
Top