o esquema da mercedes-benz ml320cdi foi o mesmo do agrale marruá: como a 1ª marcha é do tipo "crawler" é creditado como tendo reduzida...
o esquema da mercedes-benz ml320cdi foi o mesmo do agrale marruá: como a 1ª marcha é do tipo "crawler" é creditado como tendo reduzida...Se não me falha a memória a restrição acerca do PBT (Peso Bruto Total) é apenas para veículos de tração 4x2 (caminhões e ônibus).
Carros, como você disse, precisam de tração 4x4 ou integral e reduzida. Pena que a Mercedes conseguiu burlar essa regra com a ML 320 CDI, hahaha...
Curiosidade: No Brasil são fabricados Gol, Palio, Fiesta, Ecosport, Corsa, Clio, 206, 207, Mégane...tudo a diesel, apenas para exportação.
uma forma de melhorar seria um "probiodiesel" semelhante ao proalcool... com tanta área degradada que poderia ser ao menos revitalizada (não digo recuperada pq demandaria recuperação de vegetação nativa) com a produção de oleaginosas para fins energéticos e aquelas localidades extremamente áridas no nordestão mas onde ainda assim a mamona pode se desenvolver, e no cerrado o dendê é uma boa alternativa, fora que o óleo de dendê tem boas propriedades lubrificantes (alguns engenheiros andaram testando na malásia o uso de óleo de dendê como lubrificante e os resultados foram bastante satisfatórios) e isso acabaria reduzindo a dependência de lubrificantes de origem mineral... eu até sou a favor do uso de óleos puros em zonas menos industrializadas mas em locais onde a glicerina residual da produção do biodiesel possa ser aproveitada para fins industriais eu sou mais favorável ao biodiesel...Já disse, é cenário regulatório. Só mudando a lei atual - e melhorando o produto, também- para aumentar as possibilidades de uso do Diesel
realmente o diesel brasileiro emite uma quantidade significativa de particulados, a fumaça preta, o que causa uma impressão de ser até mais poluidor que a gasolina, mas se não fosse pelos particulados até poluiria menos... a propósito: a alguns anos atrás foi feito um teste em ônibus de são paulo com um filtro que retinha particulados que eram aproveitados para a produção de pneus...achava que poluia mais, por isso era proibido.
os motores a diesel normalmente possuem uma vida útil significativamente superior aos similares do ciclo otto, tanto em função da maior robustez para suportar as pressões internas superiores necessárias à ignição por compressão quanto pelo ritmo de rotações mais lento...^^
Quanto ao desempenho,
a vida útil do motor e economia de combustivel,
comparando ao alcool, gás, gasolina..... como o diesel se sobre sai nessa lista?
eu seria a favor da manutenção da tributação reduzida para o diesel em função da grande dependência do transporte rodoviário e aquaviário a esse combustível, mas sou favorável a programas de desenvolvimento agroecológico para produção de biocombustíveis que pudessem substituir totalmente ou parcialmente o diesel derivado de petróleo... tecnologia para tais processos já existe no país, falta empenho político para implementar...* A tributação de veículos diesel é menor, dada a suposta vocação utilitária dos mesmos.
No meu cenário ideal, a tributação do diesel seria igualada à da gasolina, e as restrições a carros com motores diesel retiradas. Mas a Petrobras precisa melhorar logo a qualidade do seu diesel e aumentar a capacidade de refino.
o diesel lá não é tão vagabundo como cá, fora isso esses modelos mais novos incorporam tecnologias de controle das emissões (que por aqui não são implementadas em alguns casos por não suportarem o alto teor de enxofre e particulados do diesel local - até modelos destinados à exportação como o punto multijet não suportariam o diesel nacional)Em Janeiro desse ano, estive no Uruguai e aluguei um carro, ele me entregaram um modelo da Hyundai (não recordo o nome) movido a diesel, era bem feinho, mas não notei nenhum odor diferente e tb não achei o carro barulhento pelo fato de ser movido á diesel!
mas se o diesel fosse liberado ja seria meio caminho andado para o desenvolvimento de tecnologias alternativas, visto que a maioria dos modelos oferecidos em mercados europeus como ecológicos (excluindo híbridos) são movidos a diesel... o biodiesel e os óleos vegetais virgens ou reciclados ainda me parecem os melhores biocombustíveis por demandar menos alterações nos motores como aconteceu com o álcool com relação à gasolina...Já fui a favor da liberação dos carros a diesel, mas realmente acho que essa hora já passou. Temos que começar a pensar em combustiveis pós-petroleo.
um híbrido (bio)diesel + elétrico então, deixaria o toyota prius no chinelo... quanto ao diesel nacional, é uma piada de mau gosto... diga-se de passagem, uma forma interessante de se melhorar a qualidade dos combustíveis nacionais seria justamente investir no biodiesel e óleos vegetaias...1) Também acho que o momento do diesel passou, o negócio agora é hibrido. Um hibrido + flex como o Fusion dado para o Lula traz ganhos muito interessantes (no caso específico do fusion, dispensa tomada de alta amperagem, tem um sistema KERS que reaproveita a energia perdida nas frenagens, etc.). Pensem num popular híbrido, teria uma autonomia absurda...
2) O diesel nacional é uma porcaria e a Petrobras inclusive tem sido acionada na justiça para melhorar sua qualidade. Existe uma agenda para isso e o Ministério Público pressionava para que fosse antecipada. A Petrobrás entretanto reluta no tema, para postergar os investimentos necessários.
eu sou a favor da substituição do diesel e parte da demanda por gasolina e gás natural pelo biodiesel ou óleos vegetais tanto pela questão da qualidade quanto ambientais... quanto ao aspecto social, seria algo até meio óbvio e que ocorreria espontaneamente em função da mão de obra necessária para o cultivo e o processamento das oleaginosas, aproveitando força de trabalho ociosa, ao contrário de estimular o ócio com bolsa-esmola...^^ Eu apoio totalmente a melhoria da qualidade do diesel e o biodisel, mas sem nenhum vies social. Apenas mercado, igual cana-de-açúcar.
em alguns lugares onde o diesel é liberado mesmo quem usa menos o carro acaba recorrendo aos motores a diesel por terem uma manutenção preventiva mais simples... até alguns modelos nacionais são oferecidos em outros mercados apenas em versões a diesel... quanto ao custo inicial mais elevado, em alguns modelos a gasolina mais modernos o custo para adaptar um kit de gnv com injeção sequencial (em alguns motores é quase imprescindível para ter um funcionamento decente no gás) é próximo à diferença entre o custo de um motor a gasolina e um similar a diesel, que dependendo do tamanho dos motores ainda poderia resultar numa tributação mais favorável ao diesel em função da cilindrada, como no caso do ssangyong kyron com motor 2.0 turbodiesel de 4 cilindros comparado com o 3.2 de 6 cilindros a gasolina... nesse caso específico a perda em torque no motor a diesel é quase nula, e ainda está distribuído a rotações mais baixas, melhorando as arrancadas, e apesar da potência bastante inferior (140hp contra 220hp) não há tanta perda em desempenho...Esses motores são mais robustos, com mais torque, podendo serem menores em cilindrada e mesmo assim dando conta tranquilamente do recado. Além disso, retornam excelentes números em economia de combustível. Engana-se, no entanto, quem pensa que é só vantagem... esses modelos são bem mais caros que seus equivalentes a gasolina, só valendo a pena para quem roda bastante. Eu penso então, porque não usá-los nos táxis? Gasolina fica caríssimo, o álcool tem baixa autonomia e o gás idem, além de não valer a pena pelo preço da conversão em muitas cidades. Com o BioDiesel então, fica mais interessante ainda. Aqui na França é impressionante a quantidade de carros Diesel nas ruas.
exatamente... tem até ******* estragando esses motores por tentar rodar com diesel vermelho (que tem mais enxofre e é mais barato por ser direcionado a uso agrícola)...Se não estou enganado, a Chrysler parou de importar a Dodge RAM porque os novos motores Cummins mais modernos não funcionavam legal com o diesel nacional.
isso já acontece em carros a gasolina... no caso do diesel o problema maior é a baixa qualidade do diesel nacional... mas com a liberação acabaria facilitando o desenvolvimento de um programa de biodiesel até mais eficiente que o proalcool...Não acho diesel para carros uma boa alternativa nesse nosso país onde não há quaisquer fiscalização quanto a emissões. O que vai ter de cretino tirando catalizador, andando com escapamento furado ou mesmo defeituoso, emitindo tanta poluição quanto um mercedes 75...
a questão não é nem refinar, mas retirar mais enxofre... realmente não é um processo barato, principalmente se for levado em conta o teor maior de enxofre do petróleo nacional do que o de outros países... mas ainda tem a opção do biodiesel e óleos vegetais...Será que a partir do momento que a Petrobras tiver que refinar melhor o nosso Diesel, o custo deste não irá aumentar um pouco???
não teria mais nenhuma justificativa para não liberar... mas eu ainda sou mais favorável a incentivos ao biodiesel ao invés de ficar só dependendo do petróleo...Sera que com o Pre-Sal chegaremos a liberar a fabricacao de veiculos de passeio a Diesel? Pois que eu saiba o petroleo de la é tao bom ou superior ao europeu e ate mesmo ao oleo arabe. Mas hoje nosso Petroleo nao da um diesel fino e de boa qualidade.