^^ Ow, não entendo bulhufas disso... :lol:
Corretíssimo!Bom, tem algumas informações aqui que estão equivocadas.
1. Carro a diesel moderno (moro na Europa, convivo com eles diariamente) não tem quase nenhuma diferença de ruído ou poluição para carro a gasolina moderno. Essa história de barulho é coisa de caminhonete feita com baixo custo, transferindo vibrações do motor para o carro.
Eu tinha dito que à época da proibição era, hoje não tinha a certeza se existia. Mas a complemententação da CIDE é ótima. :applause::applause:2. O diesel NÃO é mais subsidiado no Brasil! O que ocorre é que sobre ele incide uma CIDE menor que a da gasolina, e equivalente à do Álcool.
O argumento de que ainda não dava pra liberar em função da qualidade, eu ouvi de uma pessoa da ANP . Aqui no Brasil, andrelot, a própria Petrobrás classifica o Diesel em "metropolitano" (máximo 500 ppm enxofre, para regiões metropolitnas de SP, RJ e MG) e "interior" (máximo 1800 ppm enxofre, pros resto do país). Veja em http://www2.petrobras.com.br/produtos_servicos/port/Produtos/Oleo_Diesel/Oleo_Diesel.asp3. O tipo de diesel produzido pela Petrobras não tem nada a ver com restrição de carro a diesel no Brasil. O combustível é o mesmo para caminhões e carros, o que ocorre é que em outros países normalmente as bombas para caminhòes são separadas, mais altas, mais pressão... aí tem gente que conclui que o diesel é diferente pq o caminhão abastece em lugar diferente do carro.
Você está correto. A questão do cenário de importação não restringe só o Diesel, mas também o uso do GLP em automóveis (aí na Europa, Autogas) e outras aplicações. E isso vem de uma época em que tínhamos situação bem pior que a atual.O que é fato é que o Brasil é importador líquido de diesel, pois a produção de diesel no Braisl não é capaz de atender à demanda. E, com o crescimento da produção de álcool e a revolução dos multi-flex, o consumo relativo de gasolina cai em relação ao do álcool.
Se os carros a diesel fossem liberados no Brasil, o cenário mais provável seria uma queda ainda mais acentuada no consumo de gasolina. A Petrobras poderia exportar gasolina e importar mais diesel, mas isso tem repercussões na capacidade de refino (que está no limite) etc.
De qualquer forma, é mais sensato expandir a produção de álcool do que importar mais diesel, ao menos até que haja capacidade de refino de gasolina para atingir os padrões internacionais de exportação.
Só existe um carro no mundo capaz de rodar com GLP (Gás Liquefeito de Petróleo, ou gás de cozinha): o Kia Forte (Cerato) Hybrid LPI que, por ora, só será vendido na Coreia do Sul.Você está correto. A questão do cenário de importação não restringe só o Diesel, mas também o uso do GLP em automóveis (aí na Europa, Autogas) e outras aplicações. E isso vem de uma época em que tínhamos situação bem pior que a atual.
Honda, você está enganado. Tem carro pra caramba a GLP. Vê este site: http://www.worldlpgas.com/gain/what-is-autogas-/autogas-vehicles-sold-by-car-manufacturers/Só existe um carro no mundo capaz de rodar com GLP (Gás Liquefeito de Petróleo, ou gás de cozinha): o Kia Forte (Cerato) Hybrid LPI que, por ora, só será vendido na Coreia do Sul.
O que existe, no Brasil e no resto do mundo, são veículos movidos a GNV, Gás Natural Veicular. Por algum tempo rodaram alguns ônibus em SP movidos a metano, mas acho já retiraram todos os protótipos de circulação.
Pulga, é verdade. Todo e qualquer combustível tem seus prós e contras.não temos pq esses textos em favor do diesel só existem pq não tem, pq se tivesse só enxergariam os defeitos do mesmo... se fosse permitido muitos estariam preocupados em apontar os defeitos do mesmo como muitos com o etanol
Não. Utilizar uma área para plantar cana no lugar de gêneros alimentícios. Mas isso não ocorre no Brasil.Ameaça a segurança alimentar?! Como assim?!
Faltar açucar para fazer etanol?!
isso num existe mais, isso era coisa da época do carro 100% alcool nos anos 80, hj milhões de brasileiros tem carro a etanol e não tem problema nenhum com baixas temperaturas (eu por exemplo)Pulga, é verdade. Todo e qualquer combustível tem seus prós e contras.
Você mencionou os problemas do etanol. E os maiores, pra ele não ser usado fora daqui são esses:
- ele não se dá bem com baixas temperaturas (dê partida num carro a álcool no inverno...)
- é visto como ameaça à segurança alimentar fora daqui ( é coisa de quem não conhece como funciona o país)
Pulga, meu carro é Flex. É mais difícil fazê-lo pegar em dias frios, foi isso que disse. Em locais muito frios, o etanol não vai....isso num existe mais, isso era coisa da época do carro 100% alcool nos anos 80, hj milhões de brasileiros tem carro a etanol e não tem problema nenhum com baixas temperaturas (eu por exemplo)
eu sou contra a permitir o diesel por um motivo simples, é umcombustivel não renovável, aumenta a dependência do petróleo que é uma das coisas que o Brasil fez direito com o etanol
voltar com mais um combustivel fóssil nesse momento seria um passo pra trás, não só pela questão ecológica mas tb pq seria um grande passo pro Brasil voltar a ter que importar petróleo
pra mim diesel só quando o Bio-diesel estiver sendo produzido em larga escala e os carros forem flex aceitando todas as misturas
Concordo!!!O detalhe é que todo diesel deveria ser diesel limpo, não só o eventualmente usado por utilitários... o custo social da poluição é muito alto também, não adianta pensar só no custo do combustível em si.
Não?? Eu não teria tanta certeza... o interior de São Paulo é praticamente só cana, vários e vários hectares foram "perdidos" para a cana de açúcar, tem um professor da Unicamp, Wilson Jardim que é uma espécie de advogado do diabo no que se trata do álcool, ele mostra a faceta negativa do combustível e tem números para provar que a segurança alimentar está, sim, comprometida.Não. Utilizar uma área para plantar cana no lugar de gêneros alimentícios. Mas isso não ocorre no Brasil.
Ambos são derivados do petróleo. É possível extrair menos gasolina do nosso petróleo pelo craqueamento, fazendo assim mais diesel. Na Europa pelo menos, sempre tem gente que quer carro a gasolina, mesmo com as muitas vantagens do diesel. E qualquer coisa, podemos exportar gasolina. Também disseram que o subsídio do diesel não existe mais. A CIDE do diesel que é menor.Só para saberem na VW existe uma frota de carros internamente que rodam com diesel...rs
Outra coisa a gasoliina é um subprodutto do diesel, se fossem usar so diesel onde iriam colocar a gasolina...
Fora que como já dissseram tem o subsidio do diesel que quem paga é a gasolina... isso ninguem diz...
Mas la existem muitos paus véios a diesel, por isso que acontece isso.... é muito mais barulhento do que os à gasolina.
Quando estive em Assunção, Paraguai; achei o odor do referido combustível insuportável, na minha opinião.
Outrossim, quando fui à Foz do Iguaçu, quase passei mal só de passar por um monte de carros argentinos movidos à diesel estacionados na entrada do parque ecológico da região.
Presenciei um Peugeot 504 picape um 504 sedã junto com um VW Senda (antigo VW Voyage 4 portas quadradão). Vixi, vocês não têm noção, o cheiro do diesel é muito fedido.uke:
^^
Quanto ao desempenho,
a vida útil do motor e economia de combustivel,
comparando ao alcool, gás, gasolina..... como o diesel se sobre sai nessa lista?