SkyscraperCity Forum banner
41 - 60 of 82 Posts

· Antigo Xinah_Poa to Gui_P
6,759 Posts
Sempre pensei que nossa gasolina era cara para baixar os custos do disel.

Não existe mais isso?

Governo filho de uma puuutanguera vagabuuundaaarola....

Aqui no RS o alcool custa quase o mesmo que a gasolina, não conheço ninguem que use alcool.

Odeio o sistema FLEX.

Muita paiaçada, falta de tecnologia.

Petrobras vagabunda, é o olho da cara nossos combustiveis, de baixa qualidade e cheio de mistureba.

· Seriedade já
1,215 Posts
Mas la existem muitos paus véios a diesel, por isso que acontece isso.

Eu não passo mal, mas depois de um dia la, passo uma camisa branca na cara e a camisa fica manchada por causa da poluição.

Mas isso acontece pelo fato da maioria dos carros serem velhos, o que mais tem na Cidad del leste (assim que escreve?) no paraguai são toyotas dos anos 80 caindo aos pedaços sem manutenção.

Eu por exemplo andei em um taxi la que no meio da viagem a porta abriu e eu quase fui pro chão.

Hoje no Brasil não existem tantos pau velhos como existe la, ao menos aqui no RS não vejo muito, os carros mais antigos que vejo normalmente tem a manutenção boa.

Basta o governo fiscalizar bem a manutenção dos carros que ja era.
Sem contar que não vamos ter pau velhos ja que carros a diesel não existe no Brasil, muito poucos, e importação de usados é proibida...
Xinah_Poa to Gui_Poa,

seria Ciudad del Este, a cidade paraguaia cheia de carros antigões mal conservados.

Eu tenho o hábito arraigado de usar o cinto de segurança para evitar qualquer risco.

Concordo que as autoridades precisam estar atuantes no que diz respeito à fiscalização.

· Registered
4,734 Posts
Honda, você está enganado. Tem carro pra caramba a GLP. Vê este site: http://www.worldlpgas.com/gain/what-is-autogas-/autogas-vehicles-sold-by-car-manufacturers/

Ah, metano é a mesma coisa que Gás Natural. Chamamos veicular por convenção. O gás que tem em qualquer posto é o mesmo que chega encanado às casas e apartamentos e bem diferente do de botijão.

Mas, o assunto é diesel :lol:. GLP, pra mim é trabalho...
Obrigado pela correção, Vicente. O Forte foi o primeiro híbrido a adotar o GLP: http://www.autoblog.com/2009/03/24/kia-introduces-production-forte-lpi-hybrid-in-south-korea/

· Registered
4,734 Posts
Pra ter motor a diesel no Brasil, precisa ter tração nas 4 rodas e reduzida.

E o carro precisa pesar não sei quantos kg.
Se não me falha a memória a restrição acerca do PBT (Peso Bruto Total) é apenas para veículos de tração 4x2 (caminhões e ônibus).

Carros, como você disse, precisam de tração 4x4 ou integral e reduzida. Pena que a Mercedes conseguiu burlar essa regra com a ML 320 CDI, hahaha...

Curiosidade: No Brasil são fabricados Gol, Palio, Fiesta, Ecosport, Corsa, Clio, 206, 207, Mégane...tudo a diesel, apenas para exportação.

· Banned
3,455 Posts
Pulga, meu carro é Flex. É mais difícil fazê-lo pegar em dias frios, foi isso que disse. Em locais muito frios, o etanol não vai....
então a a sua marca, pq o meu é flex e nem nos dias mais frio na serra eu jamais tive problema, pra isso existe tanque de partida frio

· UNICAMP
1,225 Posts
então a a sua marca, pq o meu é flex e nem nos dias mais frio na serra eu jamais tive problema, pra isso existe tanque de partida frio
Já existe agora um sistema flex que não necessita mais do tanquinho de gasolina. O Polo já vem com esse sistema de partida a frio sem a necessidade do tanquinho de gasolina. Agora não tem do que reclamar!!!

Não sei pq em ficar essa digressão sobre o diesel no Brasil? Combustível não-renovável(como a gasolina), mesmo o mais limpo(europeu) polui muito! e não estou falando só de CO2!!!! Devemos pensar no álcool, bio-diesel, hidrogênio e elétrico. Derivados do petróleo não são renováveis e poluem MUITO! Já eram! por favor né! e o barulho dos novos motores a diesel podem até ser baixo, mas ainda são de motor a diesel(o que na minha opinião é um ruido bem desagradável, mesmo com os novos caros top de linha que possuem tecnologia que reduz bastante...).

· lost and found
14,765 Posts
Se a CIDE do Diesel é mais baixa do que a da Gasolina, é o mesmo que dizer que o Diesel é subsidiado. Ambos não servem para a mesma coisa?

· Banned
3,455 Posts
Já existe agora um sistema flex que não necessita mais do tanquinho de gasolina. O Polo já vem com esse sistema de partida a frio sem a necessidade do tanquinho de gasolina. Agora não tem do que reclamar!!!

Não sei pq em ficar essa digressão sobre o diesel no Brasil? Combustível não-renovável(como a gasolina), mesmo o mais limpo(europeu) polui muito! e não estou falando só de CO2!!!! Devemos pensar no álcool, bio-diesel, hidrogênio e elétrico. Derivados do petróleo não são renováveis e poluem MUITO! Já eram! por favor né! e o barulho dos novos motores a diesel podem até ser baixo, mas ainda são de motor a diesel(o que na minha opinião é um ruido bem desagradável, mesmo com os novos caros top de linha que possuem tecnologia que reduz bastante...).

a suécia esta trocando toda frota de onibus diesel deles por etanol brasileiro por ser mais limpo, além de terem mais de 70 mil carros flex

mas aqui só veem qualidade no diesel pq num é permitido

· Banned
3,455 Posts
se no Brasil fosse 100% gasolina e na Europa tivesse mistura com etanol diriam a deles é que é boa pq tem um combustivel renovável misturado que faz dela menos poluente ao contrário daqui que usa 100% combustivel fóssil poluente... mas como é o contrario dizem que aqui é "mistureba' e lá é que gasolina "da boa" 100%...

· Registered
2,404 Posts
a suécia trocou toda frota de onibus diesel deles por etanol brasileiro por ser mais limpo, além de terem mais de 70 mil carros flex

http://img39.imageshack.us/img39/497/78467.jpg

mas aqui só veem qualidade no diesel pq num é permitido
O primeiro ônibus a Etanol da Scania começou a rodar em 1990 (Desfile Histórico de Ônibus Scania 13911 - 1991).

Acredito que o Etanol lá só tenha se tornado mais operacional, e o motor melhorado.

· Banned
3,455 Posts
^eles fizeram um programa de substituição da frota de diesel pra etanol que continua até hoje, incluso o Lula foi lá quando começou o programa e os ônibus que circulavam na suécia traziam um adesivo dizendo "100% etanol brasileiro"

http://findarticles.com/p/articles/mi_m0EIN/is_20090628/ai_n32137430/
28 de junho 2009

Scania delivering 85 ethanol buses to Stockholm suburbs

The order from Busslink is Scania Sverige’s largest single bus transaction in the Swedish market since 2004. Scania’s bus sales in Sweden began 2009 very strongly, and some 100 such vehicles have been registered so far this year.

“Behind this success is our ability to offer a complete bus and coach range featuring both diesel and renewable fuel engines. The buses that were just ordered will be equipped with third-generation Scania ethanol engines, which shows that our strategy has been correct,” Mr Nyström says.

Today Stockholm already boasts the world’s largest fleet of ethanol buses providing service in the central areas of the city. The 85 buses for Busslink will go into service on routes supplied from depots in the northern and southern suburbs of Stockholm. Forty of the buses are specifically designed for urban traffic while the others are adapted for regional service. Deliveries will begin this autumn and will be completed during the spring of 2010.

Scania has more than 20 years of experience with ethanol buses in practical operation. The company has delivered 600 such buses, about 500 of them to Swedish cities. Internationally, there is now growing interest in ethanol-operated vehicles. In recent years, Scania has also delivered ethanol buses for commercial service in Great Britain, Spain, Italy, Belgium, Norway and elsewhere.

Ethanol accounts for around 90 percent of renewable vehicle fuels available today. It is the most cost-effective such fuel in the market in terms of availability, infrastructure and access to tried-and-tested technology.

Compared to a conventional diesel engine, ethanol-powered vehicles can reduce fossil carbon dioxide emissions by up to 90 percent.

The Clinton Climate Initiative, CCI (www.clintonfoundation.org) regards Scania’s ethanol buses as one of the best available solutions for reducing carbon dioxide emissions from urban traffic. In this respect, the Stockholm public transport system is viewed as a role model for the other 40 large cities that collaborate with CCI.

Carbon dioxide from renewable fuels is part of the natural eco-cycle and does not contribute to increased CO2 emissions in the atmosphere. There is heavy demand for ethanol as a vehicle fuel, and production is rapidly increasing all over the world. Ethanol is handled in the same way as other liquid vehicle fuels, which means that the existing distribution infrastructure can be used.

Scania is one of the world’s leading manufacturers of trucks and buses for heavy transport applications, and of industrial and marine engines. A growing proportion of the company’s operations consists of products and services in the financial and service sectors, assuring Scania customers of cost-effective transport solutions and maximum uptime. Employing 35,000 people, Scania operates in about 100 countries. Research and development activities are concentrated in Sweden, while production takes place in Europe and South America, with facilities for global interchange of both components and complete vehicles. In 2008, invoiced sales totalled SEK 89 billion and net income amounted to SEK 8.9 billion.

como na própria reportagem diz a Scania está vendendo cada vez mais onibus movidos a Etanol pra países como Espanha, Itália, Reino unido, Bélgica, Noruega e etc... justamente pra substituir os movidos a diesel

mas querem que a gente faça o caminho inverso só pq "eles tem e nós não"

· Banned
3,455 Posts
mesmo o diesel " mais limpo" europeu é mais poluente que a gasolina

http://www.nytimes.com/2005/09/20/world/europe/20iht-air.html

"One reason that cities have trouble controlling this type of pollution, many scientists theorize, is the rising popularity in Europe of diesel-powered cars, which get better mileage than gasoline-fueled cars but produce larger amounts of particulate pollution - 100 times as much, according to the American Lung Association. Although particle traps can be installed to control such emissions, they are not required and are offered only as an option by most carmakers, including Volkswagen, the diesel market leader."

· Banned
933 Posts
Dados do Ministério da Agricultura

Depois eu colo aqui o link, preciso recuperá-lo, mas em 2007, a área ocupada com cana-de-açúcar era de 1.1% do território nacional, sendo que cerca de 45% da produção é destinada à fabricação de açúcar. Extrapolando os dados de consumo de combustível da ANTT, e considernado que não existe limitação de terras férteis para expansão do cultivo da cana, com uns 7% do território nacional dedicados à cana (a produçào de açúcar não tem como crecer muito, apenas se houver liberação maciça dos mercados internacionais e o Brasil - um dia, espero - puder dominar esse mercado extinguindo, pela concorrencia, a produção de açúcar mais ineficiente na Ásia e na África e no Caribe) daria para abastecer toda a necessidade de combustível automotivo, incluindo-se caminhões (se houvesse motores a álcool para caminhões com mesma eficiência peso/potência dos carros, o que ainda não existe).

· Registered
184 Posts
Se não me falha a memória a restrição acerca do PBT (Peso Bruto Total) é apenas para veículos de tração 4x2 (caminhões e ônibus).

Carros, como você disse, precisam de tração 4x4 ou integral e reduzida. Pena que a Mercedes conseguiu burlar essa regra com a ML 320 CDI, hahaha...

Curiosidade: No Brasil são fabricados Gol, Palio, Fiesta, Ecosport, Corsa, Clio, 206, 207, Mégane...tudo a diesel, apenas para exportação.
o esquema da mercedes-benz ml320cdi foi o mesmo do agrale marruá: como a 1ª marcha é do tipo "crawler" é creditado como tendo reduzida...

· Registered
184 Posts
Já disse, é cenário regulatório. Só mudando a lei atual - e melhorando o produto, também- para aumentar as possibilidades de uso do Diesel
uma forma de melhorar seria um "probiodiesel" semelhante ao proalcool... com tanta área degradada que poderia ser ao menos revitalizada (não digo recuperada pq demandaria recuperação de vegetação nativa) com a produção de oleaginosas para fins energéticos e aquelas localidades extremamente áridas no nordestão mas onde ainda assim a mamona pode se desenvolver, e no cerrado o dendê é uma boa alternativa, fora que o óleo de dendê tem boas propriedades lubrificantes (alguns engenheiros andaram testando na malásia o uso de óleo de dendê como lubrificante e os resultados foram bastante satisfatórios) e isso acabaria reduzindo a dependência de lubrificantes de origem mineral... eu até sou a favor do uso de óleos puros em zonas menos industrializadas mas em locais onde a glicerina residual da produção do biodiesel possa ser aproveitada para fins industriais eu sou mais favorável ao biodiesel...

· Registered
184 Posts
achava que poluia mais, por isso era proibido.
realmente o diesel brasileiro emite uma quantidade significativa de particulados, a fumaça preta, o que causa uma impressão de ser até mais poluidor que a gasolina, mas se não fosse pelos particulados até poluiria menos... a propósito: a alguns anos atrás foi feito um teste em ônibus de são paulo com um filtro que retinha particulados que eram aproveitados para a produção de pneus...

a questão dos particulados é fácil de resolver com o uso de biodiesel, etanol e gás natural (eu até seria a favor do uso de biometano proveniente de aterros sanitários ao invés do gás boliviano)... na tailândia é bastante comum o uso de gás natural em motores a diesel, em que o gás entra pela admissão de ar e o diesel atua em proporções menores como uma "vela líquida" para promover a ignição (a bosch até oferece esse sistema no mercado brasileiro), e o gás é totalmente isento de particulados, assim como o biodiesel e o etanol (alguns experimentos demonstraram uma redução da emissão de particulados em motores a diesel da ordem de 50% com a adição de só 10% de etanol ao diesel)...

· Registered
184 Posts
^^
Quanto ao desempenho,
a vida útil do motor e economia de combustivel,
comparando ao alcool, gás, gasolina..... como o diesel se sobre sai nessa lista?
os motores a diesel normalmente possuem uma vida útil significativamente superior aos similares do ciclo otto, tanto em função da maior robustez para suportar as pressões internas superiores necessárias à ignição por compressão quanto pelo ritmo de rotações mais lento...

41 - 60 of 82 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.