Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 28 Posts

·
O Show é aqui!
5,738 Posts
Discussion Starter · #1 ·
aee, pessoal! :)

Através de um amigo,
que adora colecionar cartões-postais antigos,
consegui um cartão-postal
belíssimo de São Paulo!

É legal num cartão-postal, meu amigo me disse,
comentar o que de interessante havia na foto.
Por exemplo, reparar nas ruas, praças, dizeres, propagandas
da época, expressões das pessoas.

Me chamou a atenção:
Vejam os carros da época, os ônibus, muito bonitos, muito massa..
o trânsito me chamou a atenção!
Não há semáforos. Parecia uma confusão,
se a gente reparar bem na imagem,
mas tudo mundo se entendia numa boa.
A educação fazia parte das pessoas, bem diferente
no trânsito maluco de nossas cidades.
Reparem no topo do prédio: Gulf - Gasolina
Era importada. Alguém sabe a história destes prédios?

Eis a Foto:
A legenda da foto dizia: Década de 60 - Praça das Bandeiras, onde começa
a Avenida 9 de Julho
.

·
Old is new
3,801 Posts
O asfalto, as calçadas, os postes, tudo perfeitamente organizado e bem-cuidado! Mas tudo bem que faltavam os semáforos né :tongue3:
Adoro esse prédio grande, no centro. A SP dessa época já mostrava sinais bem marcantes de sua 'metropolinidade', como os muitos carros e pedestres passando na rua...coisa que ainda era um tanto rara de se ver na maior parte das capitais brasileiras. E é engraçado como as várias casinhas entre os prédios davam um ar muito pitoresco à cidade. Mas mesmo assim, ainda acho que hoje a Praças das Bandeiras possui um visual mais atraente do que nessa época! ;)

·
Carpe Noctem
4,756 Posts
De urbanismo a cidade parecia estar muito bem, mas quanto aos prédios... parece que já estavam começando a acabar com a cidade! Mas se você olhar da metade da foto pra baixo ela é bonita! =P

·
www.preservasp.org.br
434 Posts
celodias15 said:
Eu acho que esse mesmo lugar hoje está muito mais bonito...
- Thiago - said:
Adoro esse prédio grande, no centro. A SP dessa época já mostrava sinais bem marcantes de sua 'metropolinidade', como os muitos carros e pedestres passando na rua...coisa que ainda era um tanto rara de se ver na maior parte das capitais brasileiras. E é engraçado como as várias casinhas entre os prédios davam um ar muito pitoresco à cidade. Mas mesmo assim, ainda acho que hoje a Praças das Bandeiras possui um visual mais atraente do que nessa época! ;)
Com todo respeito, eu não acho mesmo... passo por lá freqüentemente e é incrível a quantidade de sujeira, de pichações, de crianças cheirando cola, de pedintes, de vendedores ambulantes, o mau cheiro, o caos, a desorganização, os prédios degradados, etc. etc. etc. Sem falar na sensação de insegurança total. Nos anos 60, os prédios da região ainda eram de médio padrão, hoje a maioria são cortiços e ocupações - e a Praça das Bandeiras era um playground para crianças e tinha até um teatro feito de alumínio, famoso na época! Hoje é um terminal de ônibus. Sem falar no viaduto construído no começo dos anos 70 e naquela passarela horrenda que atravessa a praça das Bandeiras, coisa de quinto mundo.

Essa é uma das regiões da cidade que mais sofreram nos últimos 25 ou 30 anos.

O prédio maior é o edifício Brasilar, construído nos anos 40. É um exemplo do estilo neoclássico tardio daquela época. É bem imponente, mas para mim faltou ornamentação... sei lá, uns balcõezinhos, qualquer coisa, tornaria a fachada menos monótona, menos árida.

PS. Reparem só no gramado da direita, e vão lá hoje para ver como está... virou mato. Esses são detalhes que fazem toda a diferença.

PS2. Esses sobrados da foto foram quase todos derrubados no final dos anos 70 para a construção da Estação Anhangabaú do metrô, que infelizmente, foi muito mal planejada e ao invés de contribuir para melhorar a região foi um dos fatores de sua decadência.

·
Registered
4,657 Posts
Putz, muito bacana a memória, mas esse canto de São Paulo é muito feio, não sei como é agora, Mas nada aí é interessante, esse bloco de concreto que não foi escupido é horrivel!!

·
Banned
3,278 Posts
Bonita imagem , hj esse predio esta abandonado e invadido, do lado onde hj eh a estacao de metro anhangabau esta infestada de camelôs, nao da nem para andar direito perto do viaduto existe hj um paredao de predios que fazem sombra, em frente ao predio eh o terminal bandeiras um confusao ..., parece que tem um guarda de transito no meio

1 - 20 of 28 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.