SkyscraperCity banner

1 - 9 of 9 Posts

·
Civis Mundi
339 Posts
Discussion Starter #1
Bem, essa é a primeira vez que posto um projeto meu no fórum.

A idéia para essa casa surgiu graças o meu interesse em estudar a identidade da das habitações das periferias brasileiras, especialmente as que caracterizam o sudeste do país. Meu olhar caiu sobre a Baixada Fluminense, lugar onde já morei e onde parte da minha família ainda mora. Apesar do caos aparente, percebe-se, primeiramente, uma certa lógica no desenho urbano, principalmente se pego por partes.

A perpendicularidade predominante no traçado das ruas desenha quarteirões retangulares e estreitos.

E isso se reflete no loteamento.

Temos, portanto, terrenos quadrangulares, com um ou dois lados adjacentes às ruas e muito estreitos.
Isso obriga os moradores a ocupar praticamente todo o terreno; as casas crescem para o alto. Terraças surgem sobre as lajes de cobertura para compensar a falta de espaço externo ao solo.

Outra característica de nossas periferias (e não somente delas) são os muros que criam longos paredões aos lados das ruas.

Nesse projeto eu quis manter os elementos antes citados, como muro e terraça. O quarto e local de trabalho ficaram no térreo e girados para os fundos do terreno. A suíte possui uma posição privilegiada no quesito privacidade, praticamente virado para um ângulo cego do terreno. O banheiro principal situa-se no átrio; o escritório pode ser utilizado como um outro quarto.

Sala, cozinha e jantar ficam no andar de cima. O contato com a rua é garantido, uma vez que os muros externos são altos quanto o primeiro andar. Isso, ao meu ver, é muito importante para garantir um diálogo recíproco entre público e privado.

Por fim, a laje, a marca da periferia.

Renders (em alguns tirei os muros pra dar uma idéia melhor do andar de baixo).

Fui bem generoso com a grandeza do terreno, acho; por isso coloquei até uma piscina. Mesmo assim, creio che esse projeto se encaixe perfeitamente (ou até melhor) em um terreno menos largo e mais longo.

Bom, isso é tudo. Críticas são super bem-vindas! :)

·
... reprocessing
622 Posts
:applause::applause: Ótimo projeto. Gostei muito da apresentação dos seus desenhos.

A sua análise urbana tem um raciocínio bom, porém tem algumas falhas e preciso fazer algumas ressalvas:

Quando você adjetiva as quadras como sendo "estreitas", qual seria a medida? Estreito é muito subjetivo, varia de acordo com a pessoa. Eu não acho as quadras estreitas, para mim teriam uma largura muito menor.

A sua análise diz que os terrenos são quadrangulares, mas as imagens mostram mais os terrenos retangulares com variação de largura. Quais as medidas desses terrenos? Vê-se que aproveitamento desses terrenos é alto, tanto que os quintais vão para as lajes das casas, porém o quanto as casas estão ocupando dos terrenos? Seu projeto propõe uma redução de ocupação do terreno, com um quintal generoso. O quanto a construção está ocupando do terreno e qual é a diferença em relação as casas do bairro que foi estudado?

Gostei mesmo do seu raciocínio de estudo e tem futuro :), porém precisa incrementar com dados, números realmente, pois aí irá se aproximar mais de um resultado mais verdadeiro. Procura fazer uma amostragem de terrenos e das construções com as medidas e porcentagem de ocupação. Daí você compara com o projeto que você já fez e se perguntar se seu projeto está na mesma proporção das casas do bairro estudado. Se não corrija as medidas do terreno do seu projeto, ajusta a casa de acordo com sua proposta de mudança do padrão popular das construções de hoje. Pelo que eu vi existe terrenos com proporções variadas e pode achar dois ou mais padrões de lotes (do tipo quadrangular ou retangular - largo ou estreito), talvez você poderia estudar os projetos de casas de acordo com padrões de lotes.

Sobre a casa foi proposto uma inversão da distribuição dos cômodos, geralmente as áreas sociais e de serviço (salas, cozinha, lavanderia...) são no térreo e as área íntimas (os quartos) vão para o piso superior. Acho que sua lógica foi de ligação do piso superior com o quintal na laje, mas se garantir o controle do acesso das áreas íntimas no térreo não haverá problema.

A proposta diz que essas áreas sociais teriam um diálogo com a rua por meio de um muro alto. A altura do muro não faz muito a diferença, mas o que permite o dialogo externo e interno é possibilidade de ver estando nos dois lados. O seu muro é alto, mas ele é uma espécie de gelosia, um "trançado de madeira", e permite ver o outro lado em certo grau dependendo da distância. É bacana porque não cega totalmente a visão como um muro de alvenaria e não é um completo "bunker" como se vê a proteção das casas hoje em dia.

O uso da madeira como revestimento da casa é legal, se puder teste outros e faça combinações.

...

Animalocharis, avança com seu projeto ele é legal e pode ficar incrível. ;) Pelo seu jeito de apresentar o projeto parece que você estuda arquitetura, procede? Sendo ou não estudante de arquitortura arquitetura seja muito bem-vindo ao Nossos Projetos, a comunidade daqui estará sempre para ajudar e trocar ideia. :eek:kay:

·
renan silva
3,763 Posts
Gostei,muito bem Apresentado, e a casa muito bonita e bem feita,
a única coisa que me incomodou, é que a casa, sairia cara demais, para uma periferia.

PS:não se esqueça de comentar os projetos, dos colegas de Fórum, Ok!

·
Civis Mundi
339 Posts
Discussion Starter #5
:applause::applause: Ótimo projeto. Gostei muito da apresentação dos seus desenhos.

A sua análise urbana tem um raciocínio bom, porém tem algumas falhas e preciso fazer algumas ressalvas:

Quando você adjetiva as quadras como sendo "estreitas", qual seria a medida? Estreito é muito subjetivo, varia de acordo com a pessoa. Eu não acho as quadras estreitas, para mim teriam uma largura muito menor.

A sua análise diz que os terrenos são quadrangulares, mas as imagens mostram mais os terrenos retangulares com variação de largura. Quais as medidas desses terrenos? Vê-se que aproveitamento desses terrenos é alto, tanto que os quintais vão para as lajes das casas, porém o quanto as casas estão ocupando dos terrenos? Seu projeto propõe uma redução de ocupação do terreno, com um quintal generoso. O quanto a construção está ocupando do terreno e qual é a diferença em relação as casas do bairro que foi estudado?

Gostei mesmo do seu raciocínio de estudo e tem futuro :), porém precisa incrementar com dados, números realmente, pois aí irá se aproximar mais de um resultado mais verdadeiro. Procura fazer uma amostragem de terrenos e das construções com as medidas e porcentagem de ocupação. Daí você compara com o projeto que você já fez e se perguntar se seu projeto está na mesma proporção das casas do bairro estudado. Se não corrija as medidas do terreno do seu projeto, ajusta a casa de acordo com sua proposta de mudança do padrão popular das construções de hoje. Pelo que eu vi existe terrenos com proporções variadas e pode achar dois ou mais padrões de lotes (do tipo quadrangular ou retangular - largo ou estreito), talvez você poderia estudar os projetos de casas de acordo com padrões de lotes.

Sobre a casa foi proposto uma inversão da distribuição dos cômodos, geralmente as áreas sociais e de serviço (salas, cozinha, lavanderia...) são no térreo e as área íntimas (os quartos) vão para o piso superior. Acho que sua lógica foi de ligação do piso superior com o quintal na laje, mas se garantir o controle do acesso das áreas íntimas no térreo não haverá problema.

A proposta diz que essas áreas sociais teriam um diálogo com a rua por meio de um muro alto. A altura do muro não faz muito a diferença, mas o que permite o dialogo externo e interno é possibilidade de ver estando nos dois lados. O seu muro é alto, mas ele é uma espécie de gelosia, um "trançado de madeira", e permite ver o outro lado em certo grau dependendo da distância. É bacana porque não cega totalmente a visão como um muro de alvenaria e não é um completo "bunker" como se vê a proteção das casas hoje em dia.

O uso da madeira como revestimento da casa é legal, se puder teste outros e faça combinações.

...

Animalocharis, avança com seu projeto ele é legal e pode ficar incrível. ;) Pelo seu jeito de apresentar o projeto parece que você estuda arquitetura, procede? Sendo ou não estudante de arquitortura arquitetura seja muito bem-vindo ao Nossos Projetos, a comunidade daqui estará sempre para ajudar e trocar ideia. :eek:kay:
Primeiramente, lhe agradeço pelo comentário e pelas ressalvas. :)

Confesso que esse projeto foi feito quase que superficialmente: ele nasce como um sketch, uma idéia que eu tinha na cabeça e que tinha que desenhar antes que se apagasse da minha mente. Guardo lembranças de quando eu morava lá e foram essas tênues lembranças que me ajudaram a projetar. Nenhum número, nenhuma medida, só puras suposições de lembranças espaciais.

O terreno ficou bem grande, agora que observo as fotos, mas não sei nem onde procurar as medidas certas dos terrenos da região. Como você falou, tenho que calibrar o lote segundo à média dos lotes da região e, de consequência, a casa em si.
Com quadrangular eu quis dizer "com quatro ângulos". Não necessariamente retos.

Sobre a casa... você acertou as minhas intenções. A parte íntima se esconde, enquanto a social "socializa" com a rua e com a vizinhança. O muro alto põe um limite entre público e privado. O olhar da casa sobre esse muro sugere sua colocação num contexto maior, do qual é fortemente dependente (ninguém vive sozinho isolado em casa..)

Muito obrigado pela sua colaboração, Makoto.
Por enquanto não vou poder corrigir nada, mas suas colocações foram infinitamente úteis. Vou continuar pesquisando para melhorar e aperfeiçoar essas idéias!

Sim, estudo arquitetura e vou começar o 5° semestre em setembro! Muitas noites insones me esperam ainda! :)

Você também está se formando/se formou em arquitetura?

Obrigadão!

·
Civis Mundi
339 Posts
Discussion Starter #6
Gostei,muito bem Apresentado, e a casa muito bonita e bem feita,
a única coisa que me incomodou, é que a casa, sairia cara demais, para uma periferia.

PS:não se esqueça de comentar os projetos, dos colegas de Fórum, Ok!
Muito obrigado Renan.
Sim, madeira pode ser beeeeeeeem cara. Mas eu aposto numa ascenção da classe média da periferia :p

Vou ficar ausente por duas semanas, mas quando voltar pretendo ficar mais ativo no fórum :)

1 - 9 of 9 Posts