Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 27 Posts

·
Registered
5,655 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Casa urbana em terreno reduzido (27 x 17,5m) e com 200m² de área interna.

A casa possui 3 quartos, 2 suítes, um banheiro, lavabo, cozinha, dispensa, estar/jantar e estar ínitimo além de garagem com 2 vagas.

Iluminação e ventilação natural foram explorados por meio de uma série de pátios e aberturas.

Depois postarei a planta e mais imagens.

·
Registered
5,655 Posts
Discussion Starter · #14 ·
Obrigado à todos pelos comentários, estou aberto à críticas. :eek:kay:

Com essa pós-produção e os móveis está tudo bem bonito e harmonioso. Qual é a versão do seu V-Ray?
Valeu, é a versão 1.05.03

Gostei bastante, mas a casa não ficaria muito quente não?
Creio que não, justamente pela ventilação natural... Fora que isso não impede que se coloque ventiladores na casa. :hahano:

Acho que vc exagerou na utilização de materiais rusticos, mesmo com o moveis não consigo ter nenhuma sensação de bem estar
A sensação de bem estar é diferente de pessoa pra pessoa. Acho que você só poderia julgá-la quando estivesse efetivamente no local.

Muitas vezes nós confundimos bem estar com a imagem pastiche de casa que todos temos no sub consciente, aquela casinha de madeira cheia de fru frus e almofadas coloridas. :lol:

Brincadeiras à parte, eu quis explorar a crueza dos materiais, nesse caso, o concreto e a madeira. É claro que não é algo que agrada à todos, mas como o projeto não possui demanda de clientes, me senti livre pra explorar essas características.

·
Arquiteto e Urbanista
21,190 Posts
A fachada poderia ser melhor, ficou bastante pobre, apesar de conter fortes elementos. Mas mude a textura de concreto, que além de errada, está pesada/feia dssa forma. As fôrmas de concreto estão pequenas demais, e quadradas, além de ser desnecessário usar parafusos na produção dessa parede em concreto armado. Isto é, a textura está dizendo isso, e está incorreto o uso.

Por dentro, apesar de um tanto escura e pesada, ela ficou bastante interessante. Fico com dúvidas quanto a viabilidade construtiva disso, pois há espaços quase que sem apoios...

Os móveis são de design, ficaram harmonicamente distribuídos.

Acho que tu poderia começar a projetar levando em considração a orientação solar e o entorno. Tens um apuro estético interessante, basta criar reais raízes quanto ao sítio. Por enquanto, tudo ainda é muito abstrato, uma residência qualquer, para um local qualquer.

·
necropolitano
7,131 Posts
Ela está interessante em alguns aspectos, mas achei ela um pouco descontínua e fechada demais.

O aproveitamento do terreno está interessante, apesar que a suíte ficou separada do banheiro e, pelo que estou vendo, isso é de fácil solução. Mas a planta ficou boa, com as áreas comuns maiores, integradas e privilegiadas.

Ah, faltou orientar o norte aí na planta, senão nada fará sentido, pelo menos no quesito de conforto. Muito pouco sol na casa, mas, pelo que estou vendo, a sua intenção foi tratar com feixes de luz. O beiral ali ficou bem interessante e não projetou uma sombra muito grande. Por acaso aí ele tem alguma função de sustentação?

A questão da informalidade vou deixar de lado, pois você seguiu justamente esse partido arquitetônico. :)

·
Registered
5,655 Posts
Discussion Starter · #18 ·
Obrigado à todos pelos comentários. :)

A fachada poderia ser melhor, ficou bastante pobre, apesar de conter fortes elementos. Mas mude a textura de concreto, que além de errada, está pesada/feia dssa forma. As fôrmas de concreto estão pequenas demais, e quadradas, além de ser desnecessário usar parafusos na produção dessa parede em concreto armado. Isto é, a textura está dizendo isso, e está incorreto o uso.
Pois é, eu não sei mais o que fazer com essa fachada... Eu queria colocar umas árvores tropicais nesa parte gramada mais ao fundo mas não achei nenhum modelo decente no 3D wharehouse.

Quanto à textura, eu estou tentando achar um jeito de deixar com aparência de concerto armado, vê se assim ficou melhor:

Por dentro, apesar de um tanto escura e pesada, ela ficou bastante interessante. Fico com dúvidas quanto a viabilidade construtiva disso, pois há espaços quase que sem apoios...

Os móveis são de design, ficaram harmonicamente distribuídos.

Acho que tu poderia começar a projetar levando em considração a orientação solar e o entorno. Tens um apuro estético interessante, basta criar reais raízes quanto ao sítio. Por enquanto, tudo ainda é muito abstrato, uma residência qualquer, para um local qualquer.
Pois é, eu não me preocupei com a questão estrutural...

Eu também quero muito projetar em cima de um terreno específico, levando em conta as questões de conforto ambiental e urbanismo. Infelizmente eu ainda não tive aulas de estúdio, nem de urbanismo e nem de conforto... então eu ainda não tenho muita noção sobre esses fatores. :hahano:

Ela está interessante em alguns aspectos, mas achei ela um pouco descontínua e fechada demais.

O aproveitamento do terreno está interessante, apesar que a suíte ficou separada do banheiro e, pelo que estou vendo, isso é de fácil solução. Mas a planta ficou boa, com as áreas comuns maiores, integradas e privilegiadas.
Obrigado, não entendi o que você quis dizer com suíte separada do banheiro. Sobre qual suíte você está se referindo?

Sobre a planta, realmente eu tenho a tendência de criar espaços comuns mais generosos e integrados entre si.

Ah, faltou orientar o norte aí na planta, senão nada fará sentido, pelo menos no quesito de conforto. Muito pouco sol na casa, mas, pelo que estou vendo, a sua intenção foi tratar com feixes de luz. O beiral ali ficou bem interessante e não projetou uma sombra muito grande. Por acaso aí ele tem alguma função de sustentação?

A questão da informalidade vou deixar de lado, pois você seguiu justamente esse partido arquitetônico. :)
Eu nem sei como orienta o norte no SU. :?

Se o beiral tem função estrutural eu não sei, achei que poderia ter... Ahaha... que tosqueira.

1 - 20 of 27 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.