SkyscraperCity banner
1 - 20 of 20 Posts

·
Registered
22,320 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Casas com open floor plans (não sei a melhor expressão em português).

Aqui nos EUA está na moda esse conceito faz um tempo, pessoas cada dia mais preferem uma cozinha aberta para o living, ambiente com poucas paredes, iluminacão natural e espacoso. Ninguém mais quer ir para uma cozinha fechada cozinhar separado da família, a maioria prefere um ambiente maior e aberto para poder melhor entreter seus convidados.

Tivemos a oportunidade de construir 4 casas com esse conceito em Goiânia e foi um sucesso de vendas, tanto os visitantes quanto os compradores adoraram.

O que vocês acham desse conceito?

Alguns exemplos:

·
.
16,901 Posts
Interessante, me lembra muito a cozinha da fazenda da minha avó, que é enorme, tem um mesão que cabe a família toda, fogão a lenha, bastante espaço livre... Assim, a família passa as noites todas lá, é a verdadeira sala da casa, e tem sempre alguém fazendo algo no fogão, conversando com todos.

Mas acho que não funciona tanto numa família "tradicional", com empregada durante a maior parte da semana. Isso é legal quando alguém da família que cozinha mais. Quando é funcionário, melhor ficar isolado mesmo. Além do mais, com a cozinha sendo muito utilizada diariamente, deve sujar o resto da casa.

·
Registered
22,320 Posts
Discussion Starter · #3 ·
^^ Na minha familia sempre teve esse habito de todos irem para a cozinha tambem, principalmente na roca, hoje na casa da minha mae ela fez uma cozinha/sala na varanda externa, la se tornou o living da casa, ninguem mais usa as salas internas.

Quanto a questao de funcionario/privacidade, para quem tem e gosta, eh melhor ter uma cozinha fechada para a cozinheira mesmo, e quanto a sujeira, so o balcao e a pia que suja um pouco, mas isso depende da organizacao do chef tambem.

·
Registered
7,546 Posts
Melhor tradução é a literal. Plano aberto!
Como essa é apenas uma espécie de integração, melhor dizer cozinha integrada.

Vale lembrar que parte dessa moda de fundir cozinhas à sala de estar e/ou jantar tem a ver com fato das pessoas estarem deixando de preparar integralmente os alimentos em casa. Logo já não há necessidade de isolar, ruidos, odores e a bagunça que toda cozinha em pleno funcionamento produz.

Na Europa o movimento foi além, assim como há décadas os europeus não têm lavanderia, agora, as cozinhas estão desaparecendo.

·
Banned
Pátria amada, Bahia!
13,370 Posts
Eu achei o primeiro exemplo legal, mas se tem uma coisa que eu não gosto ( excetuando-se em pequenos aps quarto e sala ) é cozinha americana. E eu sempre imagino desastres do tipo... imagina aquele cheiro de comida na sala, podendo impregnar os móveis, a roupa sei lá... mesmo com o sugar o cheiro sempre escapa, se for comida com dendê nem se fala. Mas esteticamente é legal, contanto que não seja cozinha americana em ambientes muito grandes. Essa é minha opinião.

·
Registered
5,655 Posts
Eu acho super interessante.

As famílias mineiras tem costume de se reunir na cozinha, principalmente quando recebem amigos mais íntimos.

·
Arquiteto e Urbanista
21,188 Posts
O "conceito" seria "planta livre". Bastante antigo, ao estilo do loft. Ou cozinha integrada ao estar, tão simplesmente. :D

Aqui no RS, principalmente na cultura italiana, a cozinha é o principal espaço da casa, onde as pessoas se reúnem. Em POA não se tem este costume, talvez porque as cozinhas de apartamento são minúsculas.

Minha opinião? Quanto mais integrado e sem paredes, melhor. :cheers:

·
Banned
11,098 Posts
Acho muito bom, porém para famílias bem disciplinadas e conscientes do espaço sala, cozinha.

Para famílias mais libertárias e desagregadas, vira uma carta branca pra fazer da cozinha uma extensão da sala literalmente, com o povo almoçando no sofá vendo televisão e aquela bagunça que atrapalha quem geralmente gosta de preparar surpresas gastronômicas.

Em casa de pobre então, o interior da casa pode virar um grande dia de churrasco agregando as pessoas e desagregando quem vai limpar a bagunça.

·
Registered
22,320 Posts
Discussion Starter · #10 ·
Melhor tradução é a literal. Plano aberto!
Como essa é apenas uma espécie de integração, melhor dizer cozinha integrada.

Vale lembrar que parte dessa moda de fundir cozinhas à sala de estar e/ou jantar tem a ver com fato das pessoas estarem deixando de preparar integralmente os alimentos em casa. Logo já não há necessidade de isolar, ruidos, odores e a bagunça que toda cozinha em pleno funcionamento produz.

Na Europa o movimento foi além, assim como há décadas os europeus não têm lavanderia, agora, as cozinhas estão desaparecendo.
Tanto as lavanderias (se bem q geralmente so temos as maq de lavar e secar, nada de tanques) e cozinhas continuam sendo um must para os americanos, ninguem gosta de ir para a lavanderia publica e cozinhar mesmo que seja so nos finais de semanas ou dates continua em voga.

·
Registered
22,320 Posts
Discussion Starter · #11 ·
Eu achei o primeiro exemplo legal, mas se tem uma coisa que eu não gosto ( excetuando-se em pequenos aps quarto e sala ) é cozinha americana. E eu sempre imagino desastres do tipo... imagina aquele cheiro de comida na sala, podendo impregnar os móveis, a roupa sei lá... mesmo com o sugar o cheiro sempre escapa, se for comida com dendê nem se fala. Mas esteticamente é legal, contanto que não seja cozinha americana em ambientes muito grandes. Essa é minha opinião.
Acredito que a questao do cheiro eh superada por um bom exaustor e janelas grandes.

Quanto a essas comidas etinicas, acho que tem de ser cozidas do lado de fora da casa mesmo... :lol:

·
Registered
22,320 Posts
Discussion Starter · #12 ·
O "conceito" seria "planta livre". Bastante antigo, ao estilo do loft. Ou cozinha integrada ao estar, tão simplesmente. :D

Aqui no RS, principalmente na cultura italiana, a cozinha é o principal espaço da casa, onde as pessoas se reúnem. Em POA não se tem este costume, talvez porque as cozinhas de apartamento são minúsculas.

Minha opinião? Quanto mais integrado e sem paredes, melhor. :cheers:
"Planta livre", valeu pela info.

Eu tambem gosto muito dos ambientes integrados e sem paredes... :cheers:

·
Registered
22,320 Posts
Discussion Starter · #13 ·
Acho muito bom, porém para famílias bem disciplinadas e conscientes do espaço sala, cozinha.

Para famílias mais libertárias e desagregadas, vira uma carta branca pra fazer da cozinha uma extensão da sala literalmente, com o povo almoçando no sofá vendo televisão e aquela bagunça que atrapalha quem geralmente gosta de preparar surpresas gastronômicas.

Em casa de pobre então, o interior da casa pode virar um grande dia de churrasco agregando as pessoas e desagregando quem vai limpar a bagunça.
Mas os libertarios e desagregados vao para os outros comodos, tem gente que leva o prato para sala outro para quarto, ou seja, mesmo com paredes a bagunca continua...

Churrasco de pobre eh no quintal ou na laje...:lol:

·
**16º ano**
**17º ano**
25,736 Posts
É bonito, mas só é bom pra quem tem grana pra ter empregadas, pois a sujeira da gordura se espalha por toda a sala.

E pra quem nao gosta de cheiro de gordura, fritura e outros (como repolho) é terrível também, pois impregna na casa toda.

·
Arquiteto e Urbanista
21,188 Posts
^^ Gordura? Nossa, só se a pessoa não tiver depurador ou coifa. Mas mesmo assim, quanto maior o espaço, menor é a "gordura" que fica, pois se espalha.

Aqui no RS é bastante comum, nas residências mais simples de interior, ter sala e cozinha conjugadas. Não há problema de cheiro ou gordura, pois o espaço é maior do que de uma cozinha convencional.

Czinha integrada é tão comum, tão funcional. E tão de acordo com os dias atuais. Não mais é necessário ter um setor de serviço, já que cada vez menos há empregados, e quando existem, são apenas diaristas.

·
Registered
22,320 Posts
Discussion Starter · #16 ·
É bonito, mas só é bom pra quem tem grana pra ter empregadas, pois a sujeira da gordura se espalha por toda a sala.

E pra quem nao gosta de cheiro de gordura, fritura e outros (como repolho) é terrível também, pois impregna na casa toda.
Pelo jeito voces estao comendo muita fritura e temperos exoticos...

Hoje em dia devemos cozinhar com um fio de oleo, aquele negocio de deep fried ja era... :lol: :cheers:

·
I♥CWB
8,518 Posts

Qual o problema de comer no sofa vendo tv? Eh oq mais faço! :D

·
Registered
4,210 Posts
Aqui em casa é assim, uma sala de 37 m² e uma cozinha integrada que somam mais uns 18 m² para a área q eu mais fico na casa, porém meus vidros são fumê, naum sou muito fã de sol, ainda mais na cidade terrivelmente quente onde eu moro.

·
Registered
2,187 Posts

??? Coifa serve para isso. Não é toa que todas cozinhas na foto tem uma.

·
Registered
5,136 Posts
Interessante, me lembra muito a cozinha da fazenda da minha avó, que é enorme, tem um mesão que cabe a família toda, fogão a lenha, bastante espaço livre... Assim, a família passa as noites todas lá, é a verdadeira sala da casa, e tem sempre alguém fazendo algo no fogão, conversando com todos.

Mas acho que não funciona tanto numa família "tradicional", com empregada durante a maior parte da semana. Isso é legal quando alguém da família que cozinha mais. Quando é funcionário, melhor ficar isolado mesmo. Além do mais, com a cozinha sendo muito utilizada diariamente, deve sujar o resto da casa.
Faço das suas palavras as minhas, já que a situação é idêntica.

1 - 20 of 20 Posts