SkyscraperCity banner

1 - 20 of 126 Posts

·
President and CEO
Joined
·
17,578 Posts
Discussion Starter · #1 ·
HISTÓRIA

14 anos a crescer, a aperfeiçoar e a inovar


Inaugurado a 15 de Maio de 1991, o CascaiShopping foi o primeiro centro comercial regional em Portugal.

O CascaiShopping introduz um novo “estilo de vida” e de consumo numa zona onde a oferta era reduzida e abre assim “portas” a conceitos como o prazer de comprar, a liberdade de escolha, a democratização do conforto.

1994 a primeira ampliação

O enorme sucesso do centro comercial motivou, em meados de 1994, a sua primeira expansão – a abertura de uma loja Toy’s’r’Us e a construção de um novo parque de estacionamento (um deck Park) com 500 lugares.

1999, 2000 e 2001 nova decoração, 20 novas lojas, novos serviços e mais lugares de estacionamento

Em 1999 foi iniciado um processo de renovação do Centro e que foi dividido em 3 fases com o objectivo de minimizar o impacte sobre os clientes, desígnio esse que foi atingido face à forma como o Centro conseguiu manter o seu normal funcionamento durante o decorrer dos trabalhos.

Além do “restyling” realizado do ponto de vista arquitectónico e decorativo, o processo de renovação do CascaiShopping resultou na abertura de 29 novas lojas assim como na criação de 700 novos lugares de estacionamento nos anos de 1999 e 2000.

A primeira fase, concluída em Abril de 1999, consistiu na abertura de 20 novas lojas implantadas no antigo local ocupado pela Printemps. No âmbito desta primeira fase, destaque para a abertura da Sportzone que passou a ocupar todo o terceiro piso do Centro.

A segunda fase do projecto, tornou possível o aproveitamento do restante espaço da Printemps e da zona adjacente às traseiras do Centro, onde, em Novembro de 2000, foi inaugurada a FNAC. Ainda nesta fase, foram abertas ao público uma nova área da loja Cortefiel, um novo espaço da cadeia Zara, assim como inaugurados 8 novos restaurantes e um recreio Infantil, denominado “Bichinhos Carpinteiros”.

Além do notável reforço da oferta que já se verificava até então, esta segunda fase assinalou também o início dos trabalhos tendentes à melhoria do bem-estar e conforto dos visitantes e clientes do Centro: redecoração do espaço interior, substituição do pavimento, alteração dos tectos e colunas, uma nova iluminação, novo imobiliário e maior número de zonas de descanso.

A terceira fase, incidiu no reforço da capacidade de estacionamento coberto, com a criação de mais 700 lugares. Este aumento de capacidade foi também acompanhado de uma melhoria substancial da rede viária interna e acessos ao Centro.

O enfoque dado no serviço ao cliente concretiza-se ainda no desenvolvimento de outras iniciativas que visam exclusivamente promover uma maior comodidade e conforto do cliente. Exemplo disso é o Mr. Parking, inaugurado em Julho de 2001, o primeiro serviço de estacionamento personalizado a operar num centro comercial em Portugal.

2003 abertura de 43 novas lojas e aumento dos níveis de conforto do parque de estacionamento

As obras de expansão do CascaiShopping, iniciadas em Abril de 2002, introduziram significativas melhorias no interior e fachada do edifício assim como no parque de estacionamento, dotando-o de bons níveis de comodidade pois passou a haver entradas directas para o Centro através de escadas rolantes e elevadores que se encontram em “ilhas” no parque.

A abertura de novas lojas, entre as quais destacamos a Habitat e a H&M, permitiu dotar o Centro de uma maior variedade de oferta indo assim ao encontro das necessidades dos nossos clientes.

O CascaiShopping é hoje um espaço melhorado em todos os aspectos valorizados num centro comercial, quer ao associar uma forte componente de serviços e lazer à vertente eminentemente comercial, vai de encontro às expectativas dos clientes dos grandes espaços comerciais do novo milénio.



Integrado no Programa Ambiente da Sonae Sierra


Todo o projecto de renovação e ampliação do CascaiShopping foi delineado tendo por base os principais requisitos ambientais da Sonae Sierra, bem como as recomendações resultantes das auditorias ambientais realizadas ao Centro.

As medidas implementadas visaram sobretudo a melhoria do desempenho ambiental na fase de operação do centro comercial. Disso são exemplo a criação de um novo espaço para a gestão de resíduos, a instalação de escadas rolantes que incorporam dispositivos de redução dos consumos energéticos nos períodos em que não estão a ser utilizadas, a instalação de torneiras temporizadores nos WC’S e a substituição, sempre que possível, das lâmpadas existentes por lâmpadas de baixo consumo.

De igual modo, o aumento do número de lugares de estacionamento e as alterações efectuadas ao nível da rede viária interna e acessos traduzir-se-ão numa melhor fluidez do tráfego e, consequentemente, numa redução das emissões atmosféricas geradas.



PRÉMIOS


O CascaiShopping ao longo dos anos recebeu vários prémios, quer a nível do Centro, quer a nível de eventos que foram realizados.



























 

·
Registered
Joined
·
7,667 Posts
Ainda ontem estive lá, :D a meu ver e de longe o melhor centro comercial da area metropolitana de Lisboa e é considerado como o de mais sucesso, se bem que as obras para aumentar os parques de estacionamento, ficaram desproporcionais e demasiado atrofiadas, os acessos estão algo confusos, mas o que me cativa no cascaichopping e a sua capacidade de expansão impressionante, a recente ala ficou muito agradável com tectos abertos onde entra a luminosidade, ficou espectacular…
 

·
Registered
Joined
·
21,083 Posts
já lá estive, alias, foi nesse shopping que joguei pela 1a vez daytona USA :lol: (foi ganda vicio :p)
 

·
Registered
Joined
·
52,552 Posts
tem tambem a melhor envolvente natural Pelha :D é linda a vista da serra de Sintra ali naquela zona, so acho k se fosse mais ao pe de Cascais teria mto mais gente!!
 

·
Registered
Joined
·
7,667 Posts
tem tambem a melhor envolvente natural Pelha :D é linda a vista da serra de Sintra ali naquela zona, so acho k se fosse mais ao pe de Cascais teria mto mais gente!!
Achas que aquilo tem pouca gente? Aquilo está sempre cheio até de semana, é impressionante e então agora nesta altura do ano com a vinda do natal, nem vale apena lá entrar, as vezes aquilo mais parece uma lata de sardinhas… :hilarious

Sim a envolvente é brutal, então no estacionamento por cima do centro comercial, dá uma panorâmica enorme da serra de Sintra, e vê-se o autódromo do Estoril todo, é de se ficar de boca aberta! :yes:
 

·
Registered
Joined
·
52,552 Posts
sim mas se fosse mais ao pe da vila enchia ainda mais :sly: a vista é fantastica do parque, a ultima vez k la fui foi o ano passado no inverno a serra estava com pequenos bancos nevoeiro, gorgeos :drool:
 

·
President and CEO
Joined
·
17,578 Posts
Discussion Starter · #12 ·
Vou lá desde criança! Este centro cresceu muito desde que foi inaugurado!
 

·
President and CEO
Joined
·
17,578 Posts
Discussion Starter · #13 ·

·
Registered
Joined
·
4,755 Posts
Tenho uma do interior do Shopping Vasco da Gama, em Lisboa ! aguardem meu thread de Lisboa ! Alíás , um dos shoppings mais bonitos que já vi !

Esse Cascaisshopping, eu só vi da rua, mas deve ser da mesma empresa do Barrashopping , aqui no Rio, pois é exatamente igual !
 
1 - 20 of 126 Posts
Top