SkyscraperCity banner

1 - 20 of 1524 Posts

·
Registered
9,549 Posts
Discussion Starter #1
Praça de touros de Cascais demolida nos próximos três meses

Opresidente da Câmara de Cascais, António Capucho, garantiu ontem ao JN que até Junho a praça de touros vai ser demolida, embora admita haver ainda, da parte dos comerciantes da zona, esperança na hipótese de preservar o espaço. A demolição não avança sem que esteja concluído um estudo que os comerciantes pretendem realizar "às condições daquela infra-estrutura".

A decisão de aguardar pelo estudo surgiu, segundo o autarca, numa reunião de trabalho que manteve com todos aqueles que ali têm comércio instalado. A câmara impôs como condição "que o estudo seja realizado por uma entidade idónea". Se o estudo vier a confirmar os dois que a autarquia já tem em seu poder, Capucho não tem dúvidas "Iremos então notificar os comerciantes para a demolição da monumental".

O mais recente estudo de segurança encomendado pela câmara, e a que o JN teve acesso, foi elaborado pelo Instituto de Engenharia de Estruturas, Território e Construção, departamento do Instituto Superior Técnico. O documento indica que o estado de degradação da praça de touros atingiu um ponto tal que se traduz "num elevado risco de colapso, não reunindo a obra condições de segurança mínimas compatíveis com a sua utilização", aconselhando "medidas de protecção imediatas".

O estudo aponta que, em caso de sismos de média intensidade, "a estrutura pode sofrer danos significativos". Os autores concluem que "uma intervenção de reabilitação da obra é certamente questionável quer sob o ponto de vista económico quer sob o ponto de vista de eficácia e garantia de bom desempenho".

Antes mesmo de serem conhecidos os resultados deste estudo, ainda no final do ano passado a autarquia criou um perímetro de segurança de nove metros em torno da praça de touros, situação que criou problemas acrescidos aos comerciantes. Contudo, o presidente da câmara de Cascais lembrou que não se devem correr risco e que "desde a derrocada de um varandim que todos os cuidados são poucos".

Avaliação

Estudos

A autarquia já solicitou dois, que concluem pela avançada degradação da praça.

Engenharia

O último foi elaborado por um departamento de Engenharia de Estruturas do Instituto Superior Técnico.

Aprovado plano de pormenor

O executivo camarário de Cascais, reunido ontem de manhã, aprovou a elaboração de um plano de pormenor para a reconversão urbanística do espaço agora ocupado pela praça de touros. Segundo António Capucho, está prevista a conjugação de comércio e habitação, "mas nada como aquilo que inicialmente foi proposto, que previa a construção de torres para habitação e de uma grande superfície comercial", sublinhou.

O autarca acredita que dentro de seis meses o plano estará pronto e que vai permitir "a requalificação urbanística daquela zona, traduzindo-se na implantação de um desenho urbano de grande qualidade" e de tratamento do espaço público envolvente. Diz também traduzir "uma solução equilibrada e compatível com os legítimos interesses da Misericórdia de Cascais, que por dificuldades financeiras alienou aquele património".

fonte:JN

·
Uma dúzia de anos disto..
30,722 Posts
Eu tenho 1 vaga ideia da Praça. Creio ser 1 edificio que a toda a volta foi ocupado por comércio. Por dentro não sei, mas se por fora for realmente como estou a pensar, acho que não se perde grande coisa...;)

·
Αλέξανδρ&#
52,566 Posts
ideia perfeita Phobos a praça de toiros de Cascais é de fugir :(

·
Uma dúzia de anos disto..
30,722 Posts
Não sei porquê, mas encontro algumas parecenças com o Estádio do Bonfim, do Vitória de Setubal...:D

·
Moderator
17,497 Posts
Epa que chatice la vao os ciganos ter de mudar a sua feira outra vez..

·
Αλέξανδρ&#
52,566 Posts
hihihih, eles costumam andar ca tralha atraz não vão estranhar :)

·
Αλέξανδρ&#
52,566 Posts
e bue da feia por fora Barragon :( não tem ponta por onde se lhe pegue, para mim ate parece mal Cascais ter akilo ali no meio.

·
Αλέξανδρ&#
52,566 Posts
sim, toda cobertinha de vidro e uns frizos em aço lakado ya boa ideia :)

·
Αλέξανδρ&#
52,566 Posts
LOL, podiam aproveitar e fazer como normalmente se faz quando se controi 1 shoping, põe-se uma torres agarradas gemeas ai ate 200 metros!!

·
Moderator
17,497 Posts
Nao obrigado Arpels e Barragon.. acho que o plano do Capucho se enquadra muito melhor na situacao.

1 - 20 of 1524 Posts