Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 119 Posts

·
Registered
7,108 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Se não me engano, é uma das poucas "aldeias históricas" do Distrito da Guarda que faltavam no SSC :)

Apresentação

Castelo Bom é uma freguesia portuguesa, pertencente ao concelho de Almeida, e consequentemente ao distrito e diocese da Guarda. Situa-se na zona raiana da Beira Interior, mais concretamente na subregião da Beira Interior Norte. Foi vila e sede de concelho durante mais de 500 anos.

Actualmente, a freguesia tem 25,28 km² de área e contabiliza 181 habitantes (INE, 2001). A sua densidade populacional é de 7,2 hab/km².

A povoação situa-se num cabeço saliente no vale do rio Côa, cuja altitude máxima é de 725 metros, na zona do Castelo. O relevo é, contudo, bastante variável dentro dos limites da freguesia, visto tratar-se de uma zona de transição entre o vale do rio Côa e o vasto planalto da Meseta Ibérica. A altitude mínima da freguesia (cerca de 550 metros) atinge-se assim junto ao rio, enquanto que os pontos mais elevados (cerca de 770 metros acima do nível do mar) se situam no limite com a freguesia da Freineda. As elevações que mais se destacam são o Cabeço do Vale de Nogueira, o Alto dos Chapéus e a Ermida de Santa Bárbara, para além da colina onde se situa Castelo Bom.

A freguesia é constituída por dois núcleos populacionais, a aldeia de Castelo Bom e uma anexa, a Aldeia de São Sebastião. Parte da zona de Freineda-Gare, na qual se inclui a antiga estação ferroviária, localiza-se também dentro dos limites da freguesia, mas é geralmente associada à freguesia da Freineda.

O rio Côa constitui o limite ocidental da freguesia com as suas vizinhas Mido, Castelo Mendo e Senouras. Castelo Bom confronta ainda com Vilar Formoso e São Pedro de Rio Seco a leste, Freineda a sul, e Naves, a norte.

Fonte: Wikipedia

Localização no concelho de Almeida

Mapa da localidade (fonte)​

·
Registered
7,108 Posts
Discussion Starter · #2 · (Edited)
Nota-se, à primeira vista, que já foi uma aldeia importante no passado. No entanto, muito do seu património, especialmente a muralha, foi sendo destruído(a) ao longo dos tempos...

Castelo - Características

O castelo foi edificado por ordem de D. Dinis, em 1297, após a assinatura do tratado de Alcañices.

Na cota de 725 metros acima do nível do mar, o castelo, em alvenaria de granito, apresenta planta de formato irregular, quase rectangular, orgânico, envolvido externamente por uma barbacã
também de planta irregular na qual se rasga a Porta da Vila, a leste. Esta porta, com pavimento desnivelado, apresenta-se em arco quebrado pelo exterior e em arco pleno pelo interior, com cobertura em abóbada de berço e gonzos de cantaria.
Pela face interna dos muros, uma escada de pedra acedia ao adarve e à torre de menagem, de planta quadrada, hoje em ruínas. Ainda num pano dos muros, a sul, destaca-se a pedra de armas com o brasão da antiga vila.

No sector sul, localiza-se a cisterna, denominada localmente como Poço do Rei, com planta retangular; a sul, o paiol, de planta circular, também conhecido como Rebolim ou Polvorim; dois poços serviam os defensores: o Poço da Escada, de planta quadrangular, e o Poço d’El Rei, de planta retangular.

Fonte: Wikipedia
1. Começamos a visita no largo principal da aldeia, debaixo de uns abrasadores 36º; aqui está localizada a Igreja de Nossa Senhora da Assunção.

2. Neste mesmo largo, já existiu há um certo tempo atrás este belíssimo pelourinho...

Fonte

3. ...do qual já só sobra isto. :(

4. Também neste largo temos o Solar do Largo da Igreja (ao centro) e o edifício que alberga a Junta de Freguesia (à esquerda), que está muitíssimo bem recuperado.

5. Seguindo pela Rua Direita, vão aparecendo algumas travessas transversais...

6. Olhando através de uma janela gradeada, para aquilo que parece ser um lagar...

7.

8. Aqui ainda existem inúmeras habitações com alpendre :)

9. O passeio continua até que chegamos a este miradouro.

10. Vistas.

11.

12. ...a partir das quais arrisquei fazer este panorama. Vejam lá, não atirem pedras...:lol: ---->

(Considerem que é o primeiro que fiz e que, ainda para mais, foi feito no paint)

13. No extremo oposto do centro histórico encontramos a Porta da Vila, que corresponde a um dos poucos indícios que nos levam a concluir que algures já houve uma muralha. No entanto, é caso para perguntar: não tinham outro local para colocar os caixotes do lixo? :bash:

14. Se bem que, do outro lado, a imagem se torne mais agradável :)

15. Ao lado temos o Brasão da Vila. Pensa-se que um dos castelos representados é alusivo a Castelo Bom, o que bem atesta da sua importância noutros tempos.

16. Ao longe vê-se a A25 junto ao viaduto do Rio Côa.

17. Para terminar a visita dirijamo-nos até ao largo da Igreja através da Rua das Portas...

18. ...não sem antes passarmos pela Casa do Fidalgo, que no entanto se encontra ligeiramente degradada.

Impressões: apesar de ser uma aldeia pequena e com relativamente pouco para ver (e mesmo assim não vi tudo), o património que ainda lhe resta está na generalidade bem cuidado,
bem como a maioria das habitações, o que denota que apesar de não ter vislumbrado quase vivalma nas ruas (pudera, com o calor que estava...) ainda existem algumas pessoas a habitar ali.

·
Guest
0 Posts
Belo passeio rpc08 e bela localidade. Devo dizer que nunca tinha ouvido falar desta terra.

Só é pena faltar uma fotografia que mais global da aldeia, para dar uma ideia de como ela é por inteiro.

nao sei porque foi desclassificada a ultima da hora :eek:hno:
Como assim?

·
unregistered user
1,485 Posts
Como assim?
Aldeias Históricas:
Castelo Bom- Em 1991, aquando da divulgação do programa, foi também classificada como Aldeia Histórica, sendo porém retirada sem justificação ou motivo aparente, apesar de cumprir todos os requisitos para tal classficação. Acabou também por ser restaurada, sendo considerada por muitos como mais uma das Aldeias Históricas de Portugal.

·
Registered
52,552 Posts
:) é a Beira vê-se pela penedia, esta "aparentemente" bem recuperadinha podiam repor o titulo, atractivos não faltam e dava-se mais a conhecer esta terra tão esquecida, boas pics...

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
Belo trabalho RPC, really nice job!!!

Também nunca tinha ouvido falar desta aldeia.

Pena o pelourinho e os caixotes do lixo, de resto, parece-me muito bem!

A paisagem é de bradar aos céus.

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts

·
turquia | türkiye
1,645 Posts
fantástico rpc!
é uma pena saber que já só existe esse resquício da muralha.. e com os contentores do lixo como vizinhos que mais se pode pedir.. a própria cruz aí espetada não me convenceu nada. destoa completamente do antigo.
de resto.. não estou nada habituada a estas terras (para alguém que vem de lisboa) por isso acho tudo muito castiço

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
Tivesse mais tempo e dinheiro, tentava correr essas terriolas todas.

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
Desertificadas.

1 - 20 of 119 Posts