Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 2117 Posts

·
Registered
Joined
·
1,273 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Os belgas da Levicor querem investir 500 milhões de euros num projecto de alta tecnologia no sector automóvel com Potencial Interesse Nacional (PIN), revelou ontem à agência Lusa Basílio Horta, presidente da Agência Portuguesa para o Investimento (API).

Em causa está a instalação de uma unidade fabril no distrito de Castelo Branco, tendo já a Levicor avançado com a compra de um terreno com 55 hectares. A unidade irá fabricar produtos anticorrosão para a indústria automóvel. O projecto foi apresentado ao primeiro-ministro, José Sócrates, durante a sua recente visita à Rússia. A Levicor é uma empresa belga, pertencente a três cidadãos de antigos países da ex-URSS.

Basílio Horta adianta que se está perante um "projecto de alta tecnologia que trata o aço de uma forma que lhe aumenta a rigidez e a flexibilidade e diminui-lhe o peso, o que significa uma importantíssima mudança na indústria automóvel e aeronáutica".

"Trata-se de um processo tecnologicamente evoluído, que a realizar-se será muito importante para o País. A criação de emprego é realmente importante, mas quando o projecto for feito significará uma transferência tecnológica e um desenvolvimento regional muito interessante", sublinhou o responsável pela agência que lidera a captação de investimento estrangeiro para Portugal.

Basílio Horta adiantou que a API vai acompanhar e analisar o projecto "com o objectivo de o contratualizar", não adiantando qualquer data, até porque, diz, "está dependente também do investidor". Contudo, fez questão de reforçar que " o facto de o projecto ter potencial interesse nacional não significa um compromisso público".

O DN procurou contactar a empresa belga para saber quantos postos de trabalho estão em causa, mas não obteve resposta ao e-mail enviado para o responsável da Levicor. O mesmo acontecendo junto do gabinete do ministro da Economia.

O sistema de reconhecimento e acompanhamento dos Projectos de Potencial Interesse Nacional está dependente de uma comissão que integra a API, que coordena as direcções-gerais da Empresa, do Turismo e do Ordenamento do Território Urbano, o Instituto do Ambiente e o Instituto da Conservação da Natureza. Podem ser abrangidos por este sistema os investimentos superiores a 25 milhões de euros e que apresentem um impacto positivo.

A instalação de uma fábrica e a consequente criação de postos de trabalho numa região como a de Castelo Branco, que nos últimos anos tem assistido a encerramentos no sector têxtil, serão certamente boas notícias. A Câmara de Castelo Branco está já a acompanhar o desenvolvimento das conversações. No início do ano, Basílio Horta anunciou que a API estava a negociar 60 novos Projectos de Potencial Interesse Nacional, que no total representam um investimento de 13,8 mil milhões de euros.|
Grande notícia para a cidade de castelo branco :)
 

·
Feliz 2020 ;)!
Joined
·
30,635 Posts
1 - 20 of 2117 Posts
Top