SkyscraperCity banner

1 - 20 of 109 Posts

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
O Castelo de Monforte, também referido como Castelo de Monforte de Rio Livre, em Trás-os-Montes, localiza-se na freguesia de Águas Frias, povoação de Monforte, concelho de Chaves, distrito de Vila Real, em Portugal.

Ergue-se sobre uma das escarpas da serra do Brunheiro, em posição dominante sobre a povoação e a ribeira de Águas Livres.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo_de_Monforte_(Chaves)

Fui dar uma volta até ao castelo de Monforte, com uma paisagem lindissima, a caminho encontrei uma curiosa placa fazendo referência á Pedra Bolideira, um pedragulho enorme, quase em forma de um ovo, cortado ao meio. Numa estrada secundária em que me coloquei por engano, passei também por uma igreja muito antiga, sem referência de qualquer tipo.

O castelo de Monforte fica situado em Santo António de Monforte, a cerca de 12 km a norte de Chaves.

Aqui: https://www.google.pt/maps/@41.7627312,-7.355898,1014m/data=!3m1!1e3

A Pedra Bolideira fica em Bobadela de Monforte, perto de Santo António de Monforte.

Aqui: https://www.google.pt/maps/@41.7764557,-7.3169797,242m/data=!3m1!1e3

Quanto á Igreja, essa é que já é mais complicado dizer onde fica, pois enganei-me numa estrada e sem querer dei com a igreja, foi depois que voltei para trás.

A tal igreja - Igreja de São João Baptista - Cimo de Vila de Castanheira

Um pequeno cemitério

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
Pedra Bolideira

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
Discussion Starter #3
Castelo de Monforte

·
Whatever
45,867 Posts
Interessante a igreja, tem uma cachorrada digna de nota.:yes:

O castelo é imponente e a paisagem deslumbrante.:yes:

·
Registered
19,848 Posts
Será mesmo verdade ou quase não há pinheiros na paisagem.:banana: Se assim for não deve ser muito longe de Bragança... ou Montalegre mas desconhecia totalmente estes lugares.

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
Discussion Starter #10
Seriam bem vindas mais informações :dunno:
Estou a tratar disso, um pouco de paciência please, o meu pc está mais que lento, já tá a dar as últimas, está na altura de o reformar.:eek:hno:

·
O Prof Godin
6,654 Posts
…não conhecia…Monforte só conheço o da Beira…

·
Registered
19,848 Posts
Johnny:

tens alguma coisa contra pinheiros? a mim preocupam-me bem mais os eucaliptos!
Dos eucaliptos muitos falam, dos pinheiros infelizmente poucos - estou a referir-me ao pinheiro bravo -. O eucalipto apesar de tudo dá frescura e um cheiro agradável, o pinheiro... mas o que eu gosto mesmo é castanheiros, carvalhos, ulmeiros, vidoeiros, (Estou meio a brincar...:))

·
Registered
244 Posts
Monforte, de seu nome completo Monforte de Rio Livre; segundo o livro Os Mais Belos Castelos de Portugal, chegou a ser sede de concelho; agora nem freguesia é.

Nunca lá cheguei a ir, mas em miúdo estive na Pedra Bolideira.

·
Whatever
45,867 Posts
Johnny:

Dos eucaliptos muitos falam, dos pinheiros infelizmente poucos - estou a referir-me ao pinheiro bravo -. O eucalipto apesar de tudo dá frescura e um cheiro agradável, o pinheiro... mas o que eu gosto mesmo é castanheiros, carvalhos, ulmeiros, vidoeiros, (Estou meio a brincar...:))
os pinheiros tb dão frescura e cheiro agradável!:D

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
Discussion Starter #20
Pois eu gostei, as nuvens estao fantásticas. Fizeste girar a pedra bolideira??
Girou tanto que parecia a Roda da Sorte :lol:

Vê lá que só no outro dia é que descobri que ela se podia mover com a força humana.

1 - 20 of 109 Posts