SkyscraperCity banner

1 - 20 of 160 Posts

·
Uma dúzia de anos disto..
30,728 Posts

Freixo de Numão é uma freguesia portuguesa do concelho de Vila Nova de Foz Côa, com 47,42 km² de área e 502 habitantes (2011). Densidade: 10,6 hab/km².

http://pt.wikipedia.org/wiki/Freixo_de_Numão

Numão é uma freguesia portuguesa do concelho de Vila Nova de Foz Côa, com 22,87 km² de área e 240 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 10,5 hab/km².

Numão é uma população muito antiga, provavelmente habitada por povos celtas antes da romanização.

Do período romano, subsistem vários monumentos, nomeadamente fontes, a ponte sobre a ribeira Teja, Inscrições, e as colunas do fórum romano situadas no castelo.

O castelo tem uma igreja românica, uma cisterna, e as muralhas com seis torres, que foram reconstruídas na época medieval e nos anos 50 do século passado.

Podem ainda ver-se numerosas sepulturas antropomórficas, dentro e fora do castelo.

Nos mapas medievais a população designa-se Nonian, obteve o primeiro foral ainda antes da independência de Portugal, e obteve novo foral na época Manuelina, foi vila até ao século XVIII.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Numão_(Vila_Nova_de_Foz_Coa)

...o porquê de tanto encanto!:drool:

Solar Barroco da Casa Grande (museu)

Largo Principal (igreja + pelourinho + junta)

"Casa de Judeu - porta, janela e inscrição"

Restante vila

·
Moderator
17,868 Posts
A aldeia esta muito bem cuidada e esse solar e' algo que eu nao me importava de ter!

·
30,728 Posts
Discussion Starter · #3 ·
Acho que não está à venda, mas podes sempre tentar!!:D

·
Whatever
45,866 Posts
tá muito bem recuperada!:yes: por acaso agora olhando para as fotos, tenho a certeza que estive no largo do pelourinho!:D

·
Moderator
179,481 Posts
A aldeia parece muito bem arranjadinha... pelo menos as casinhas nao me parecem podres.

Quero o solar só para mim :drool:

:applause: bellas

·
Registered
52,552 Posts
linda :drool: a igreja é uma beca estranha mas o solar, a camara e o pelourinho e a restante vila são fantasticos!!

·
Whatever
45,866 Posts
a igreja tem claramente algumas alterações renascentistas ou neoclassicas? por que será que fecharam o janelão?

·
Registered
52,552 Posts
pelo aspecto parece-me alteração do sec. XVII (torre) ou finais do sec. XVI ja com laivos de Maneirismo!!

·
President and CEO
17,578 Posts
Belas fotos. :applause: A aldeia está bem arranjada.

·
30,728 Posts
Discussion Starter · #16 ·
Já é vila...:D

1 - 20 of 160 Posts