SkyscraperCity banner

1 - 20 of 121 Posts

·
Registered
Joined
·
973 Posts


Castelo de Paiva é uma vila portuguesa no Distrito de Aveiro, região Norte e subregião do Tâmega, com cerca de 2 900 habitantes.

É sede de um município com 114,67 km² de área e 16 968 habitantes (2006) , subdividido em 9 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Penafiel e Marco de Canaveses, a leste por Cinfães, a leste e a sul por Arouca e a oeste por Gondomar.

O concelho designava-se Paiva até ao início do século XIX.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo_de_Paiva

http://www.cm-castelo-paiva.pt/VSD/CasteloPaiva/vPT/Publica/

Mapa do Concelho:




[/QUOTE]

Fotografias de Castelo de Paiva:













 

·
Ιάκωβος
Joined
·
119 Posts
Aquele "lago" artificial da terceira foto é bem curioso...
 

·
You may call me Lamp...
Joined
·
11,734 Posts
Umas pinturas em algumas casas e no Mercado, e fica logo de cara lavada.
 

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,566 Posts
é a estatua do Conde de Castelo de Paiva :yes: é bonita a vila...
 

·
You may call me Lamp...
Joined
·
11,734 Posts
De entre os senhores da terra, destacam-se muito nomes ilustres, tais como o Infante D. Pedro, Conde de Barcelos e D. Nuno Àlvares Pereira, tendo depois passado para a Casa de Bragança. De facto, foi quando o Duque de Bragança era senhor da Terra de Paiva que lhe foi atribuído o foral régio em 1513.

Terra de Martin de Bulhões e D. Teresa Taveira, senhores de Godim e Vegide e pais de Santo António, o concelho de Paiva reivindica para si a naturalidade do santo. Castelo de Paiva tem uma história rica e o nome de Martinho José Pinto de Meneses Sousa Melo de Almeida Correia de Miranda Montenegro Pamplona de Vasconcelos Pereira de Bulhões, 1º Conde de Castelo de Paiva, perdura através dos tempos na memória de todos os paivenses, que recordam a sua actividade intelectual e os rasgos da sua benemerência.

Nasceu na Casa da Boavista, em Sobrado de Paiva em 1848 e casou-se com D. Brites de Arrochela Vieira de Almeida Sodré Laborão de Meneses e Castro Pimentel, e desse matrimónio nasceram três filhas.

Foi par do Reino, desempenhou as funções de presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, deputado e chegou a ser Governador Civil de Aveiro em 1895. O decreto do Rei D. Carlos I, a 20 de Junho de 1886 atribui-lhe o título de Conde de Castelo de Paiva, com direito a sucessão. Nas duas últimas décadas do século XIX trabalhou empenhadamente para o progresso da região, contribuindo para o desenvolvimento do concelho de Castelo de Paiva, como também das terras vizinhas de Cinfães e Arouca.

A acção do Conde de Castelo de Paiva foi orientada, prioritariamente, para as vias de comunicação, com a construção de estradas e pontes, para a iluminação pública e para os edifícios públicos, como os actuais Paços do Concelho.

O reconhecimento de toda a sua actividade valeu-lhe uma imponente estátua no centro da vila, hoje denominado Largo do Conde, um topónimo que também pretende associar a homenagem que os Paivenses lhe prestaram pela sua dedicação em prol do concelho.

In:http://www.cm-castelo-paiva.pt/VSD/CasteloPaiva/vPT/Publica/OConcelho/Personalidades/
 

·
You may call me Lamp...
Joined
·
11,734 Posts
Não sei como é possivel o nome perdurar através dos tempos da memória, hehehe
 

·
Ιάκωβος
Joined
·
119 Posts
:hilarious

Martinho José Pinto de Meneses Sousa Melo de Almeida Correia de Miranda Montenegro Pamplona de Vasconcelos Pereira de Bulhões, 1º Conde de Castelo de Paiva
Só esse nome era merecedor de uma estátua lol
 
1 - 20 of 121 Posts
Top