SkyscraperCity banner
1 - 20 of 54 Posts

·
Embaixador de Castelo.
16,536 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Castelo-ES - população 35.000 hbtes, sendo 23 mil na área urbana do município.
Mais uma vez a minha cidade predominantemente católica, realiza a mais bela festa religiosa do país!
Cerca de 80 mil pessoas passearam por suas ruas para adimirarem a tradicional festa de Corpus Christ no dia 7 de junho de 2012.
As imagens são do portal Descubra Castelo que sugiro visitarem.
http://www.descubracastelo.com.br

As primeiras fotos foram tiradas ainda antes do nascer do sol e com as ruas ainda sem muitas pessoas.
1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

51

52

53

54

55

56

57

58

"Tecendo" os tapetes na noite anterior
59

60

61

62

63

64

65

66

67

68

69

70

Todas as imagens by
http://descubracastelo.com.br/corpus-chris-ti-2012/

·
Registered
3,761 Posts
Belíssima festa!
A cada ano que passa mais belo ficam os tapetes.
Acho super lindo festa assim, crianças, jovens, adultos e idosos todos ajudando em busca de um só objetivo, encantar a todos!

Vale o sacrifício, 80 mil pessoas é muita gente!

·
mineirinho..
5,728 Posts
Lindo! Lindo! Ah, que saudade da minha infância em Castelo, dos tapetes, das ruas tranquilas, das pessoas, das balas na padaria, da antiga casa da minha bisavó e avó. Penso seriamente em me mudar pra Castelo quando me aposentar. Ou talvez antes. Tá entre Florianópolis e lá, por enquanto.

Valeu, Eduardo!

·
Registered
848 Posts
Muuito bacana!

Que capricho! Deixou o da minha cidade no chinelo.

Dá até dó de ver o trabalho desfeito depois...

Parabéns pelas fotos, Azul. Esse ano não pude comparecer, mas ano que vem, se deus quiser, pretendo até fotografar.

Forte abraço.

·
Rodrigo!
10,782 Posts
A festa em si nem me atrai muito, o legal foi ver as imagens da cidade.

·
Embaixador de Castelo.
16,536 Posts
Discussion Starter · #6 ·
Lindo! Lindo! Ah, que saudade da minha infância em Castelo, dos tapetes, das ruas tranquilas, das pessoas, das balas na padaria, da antiga casa da minha bisavó e avó. Penso seriamente em me mudar pra Castelo quando me aposentar. Ou talvez antes. Tá entre Florianópolis e lá, por enquanto.

Valeu, Eduardo!
Várias pessoas que conheço tem essa mesma idéia de ir viver em Castelo, alguns já foram de vez e não se arrependeram, eu também penso nisso, por minha esposa já teríamos ido de vez, mas minha área de trabalho é complicado por lá por enquanto.
Espero que se decida por Castelo pra viver, cidades maiores em algumas coisa tende a ser melhor, mas só o fato de pessoas que vc nem conhece te dar bom dia, ser tratado com extrema educação nos comércios e a tranquilidade já faz de Castelo a melhor opção!:eek:k:

·
Rio de Janeiro
31,231 Posts
Eduardo,

De fato, Castelo "respira" cristianismo católico! Muito arrumada, simpática e agradável a cidade onde você nasceu. :yes:

Parabéns e obrigado por nos mostrar outras "faces" desconhecidas de Castelo. :eek:kay:

Abração,

·
Mourão
3,496 Posts
Apesar de eu não ter religião, reconheço que estes tapetes são lindas obras de arte. E Castelo continua TOP!

·
Pé vermelho
917 Posts
Apesar de eu não ter religião, reconheço que estes tapetes são lindas obras de arte. E Castelo continua TOP!
Sim, são muito lindos! Só acho um desrespeito quando pintam a rua e assim ficam por muito tempo depois (não sei se é o caso de castelo), afinal rua é espaço publico. Mas as fotos estão muito boas e os desenhos na rua muito caprichados. Deve atrair muito turista.

·
Embaixador de Castelo.
16,536 Posts
Discussion Starter · #12 ·
Esses tapetes são feitos com pó de marmore colorido, petalas de flores, palha e pó de café entre outros materiais e assim que a festa termina, outra procissão acontece, só que essa é com garís, vassouras e agua para deixarem as ruas prontinhas para o dia a dia da cidade voltar ao normal, nada de pintar as ruas! :eek:kay:

·
Registered
8,856 Posts
Os desenhos são realmente bonitos e com temas variados. Apesar de eu não ser católico ou mesmo religioso, reconheço a força de vontade das pessoas que expressam o significado nestes desenhos. Aqui na minha região, a cidade de Piquerobi (pouco mais de 3 mil habitantes) é famosa também pela celebração do Corpus Christi.
Lembro também quando eu estava em idade escolar, uma de minhas professoras pedia que levássemos cascas de ovos para que pudessem ser trituradas e depois coloridas. Com o pó faziam a decoração pelas ruas.

Parabéns, eduardoazul.

·
Embaixador de Castelo.
16,536 Posts
Discussion Starter · #14 · (Edited)
Os desenhos são realmente bonitos e com temas variados. Apesar de eu não ser católico ou mesmo religioso, reconheço a força de vontade das pessoas que expressam o significado nestes desenhos. Aqui na minha região, a cidade de Piquerobi (pouco mais de 3 mil habitantes) é famosa também pela celebração do Corpus Christi.
Lembro também quando eu estava em idade escolar, uma de minhas professoras pedia que levássemos cascas de ovos para que pudessem ser trituradas e depois coloridas. Com o pó faziam a decoração pelas ruas.

Parabéns, eduardoazul.
Em Castelo as pessoas tem o hábito de guardar o pó de café usado para ser material na confecção dos tapetes, também usam casca de arroz, de ovo, pétalas de rosas e outras flores, mas ultimamente estão usando bem menos flores que antigamente.
Quando morava ainda em Castelo uma pessoa sabendo que eu desenhava me contratou para ampliar a lápis en escala enorme vários desenhos de um livro religioso, quando terminei que soube que eram para serem pintados no Corpus Christi aí eu nem quis cobrar e me sentí super gratificado em ter colaborado com uma pequena parte para a festa! :cheers:

·
Embaixador de Castelo.
16,536 Posts
Discussion Starter · #19 ·
Não sei se é impressão minha, mas ainda que hoje em dia continuam sendo muito lindos, me parece que antigamente eles eram mais trabalhados e tinham muita gente mais idosa que "pintavam" os tapetes e criavam verdadeiras obras de artes bem realistas com areias coloridas.
Hoje se percebe a turma mais jovem e ainda que utilizem materiais interessantes, não fazem os desenhos altamenbte elaborados(e demorados) como antigamente.

Aqui fotos da década de 60,70.

Todas do site descubracastelo.com.br

·
I'm just a happy kid!!!
1,538 Posts
Belos tapetes! Sempre me programo pra ir, mas nunca dá certo o_O

1 - 20 of 54 Posts