SkyscraperCity banner

1 - 20 of 185 Posts

·
Moderator
179,363 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)

Castelo Novo é uma freguesia portuguesa do concelho do Fundão, com 40,91 km² de área e 439 habitantes (2001). Densidade: 10,7 hab/km².

http://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo_Novo

Situa-se na encosta Leste da Serra da Gardunha a 650 m de altitude.

Em 1223 já existia o castelo como se comprova pelo testemunho de D. Pedro Guterri.

No séc. XIV D. Dinis manda remodelar a fortificação e, em 1510 é de novo melhorada por D. Manuel. Em 1740 está quase na ruína e, em 1758 sofre derrocada devido a um sismo.

O castelo é de arquitectura militar, gótica e manuelina e era pólo militar de povoação ( hoje Castelo Novo é uma das dez Aldeias Históricas de Portugal ).

Tinha planta longitudinal irregular. É possível perceber a Cidadela com duas portas ( Este e Oeste ).

A Torre de Menagem encontra-se praticamente destruída no topo Oeste. No troço da muralha Oeste ainda existem adarves, ameias e merlões em bom estado de conservação.

Ortofoto:

Castelo:

Aldeia:

Antigos Paços do Concelho:

Igreja da Mesiricórdia:

Igreja Matriz (já deve estar +- recuperada):

Fui buscar umas fotinhas...:D

obrigado ao Flickr e panoramio :D
A pedido do Barra.

Foto tirada da A23

·
Uma dúzia de anos disto..
30,728 Posts
Esperemos que ja esteja bem melhor do que nas fotos... Tem potencial, mas muita coisa a fazer...;)

·
Moderator
179,363 Posts
Discussion Starter · #3 ·
Deve estar bem melhor.... fotos novas só no livrito que tenho ali.... tenho 8 das 10 aldeias recuperadas em 7 livritos (um tem idanha a velha e monsanto juntos). Pode ser que digitalize.

·
Registered
52,552 Posts
conheço esta vila de fazer um desvio la para visitar e é bonita :yes: tem um palacio Manuelino, com as insignias reais de D. Manuel I, ao qual foi adossada uma linda fonte Barroca :yes:

·
Registered
52,552 Posts
fazia parte do castelo k esta mto arruinado Jikas :yes: era a torre de menagem e foi tornada torre sineira!!

·
Registered
52,552 Posts
parece Jikas, ela n seria de facto mto grande mas a altura em k esta em relação a vila era suficiente para o efeito k deveria servir!!

·
Whatever
45,866 Posts
parece-me que o resto castelo está mais elevado que a torre, o que acho algo estranho, gostava de ver uma foto que mostrasse tudo.

·
Moderator
179,363 Posts
Discussion Starter · #13 ·
Arpels said:
fazia parte do castelo k esta mto arruinado Jikas :yes: era a torre de menagem e foi tornada torre sineira!!
A torre de menagem é aquela que se ve na primeira foto....a outra era uma torre normal que virou sineira.

·
Whatever
45,866 Posts
Barragon said:
A torre de menagem é aquela que se ve na primeira foto....a outra era uma torre normal que virou sineira.
bem que me queria parecer...este arpels não tem remédio!

1 - 20 of 185 Posts