SkyscraperCity Forum banner

Castro - Paraná

16550 Views 36 Replies 28 Participants Last post by  Zappe
Castro - PR​

O Município de Castro, localizado nos Campos Gerais, foi, a princípio, um "pouso" de tropeiros, à beira do Caminho de Sorocaba.
Os primeiros moradores de Castro, que ali se estabeleceram com o fim de incrementar a criação de gado bovino e cavalar foram paulistas, originários de Sorocaba, Itu e Santos, que atingiram a região dos Campos Gerais, através do histórico Caminho Sorocaba-Viamão.
"Pouso de Iapó" - primitiva denominação da localidade - prosperou com a notícia de que suas terras possuíam excelentes qualidades para a lavoura e criação de gado.
O Tenente-Coronel Afonso Botelho de São Payo e Souza, ajudante-de-ordens e comandante das forças da Ouvidoria de Paranaguá, tratou de erigir a freguesia de Sant'Ana do Iapó. Através do Acto de 20/01/1789, promoveu-se a elevação da freguesia à categoria de vila, instalada em 02/02/1789, com a denominação de Vila Nova de Castro, em homenagem à personalidade do dignitário português Martinho de Melo e Castro, Ministro dos Negócios Ultramarinos de Portugal, nos anos de 1785 e 1790; homenagem essa de iniciativa de Manoel Gonçalves Guimarães, ex-prisioneiro em Portugal, libertado de ordem do homenageado.
Em 1854, os deputados provinciais procuraram elevar a Vila Nova de Castro à categoria de cidade, porém, como não conseguissem, propuseram a criação da comarca de Castro, concretizada pela Lei Provincial nº 2, de 02 de julho daquele ano. A instalação da comarca deu-se no dia 21 de dezembro do mesmo ano.
Três anos mais tarde, o projeto de elevação da Vila Nova de Castro à categoria de cidade foi aprovado pela Lei nº 14 de 21 de janeiro de 1857, quando a vila recebeu foros de cidade, com a simples denominação de Castro.
Face ao período revolucionário de 1893 a 1894, a cidade de Castro foi alçada à capital interina do Paraná, permanecendo como tal por três meses (de 18/01 a 18/04/1894), período em que Curitiba esteve em poder dos revolucionários.

Fonte: Biblioteca IBGE

Alguns dados sobre a cidade:

Área: 2.531,503 km²
População: 67.708 hab. est. IBGE/2008
Densidade: 27,4 hab./km²
Altitude: 988 metros
Distância até a capital: 159 quilômetrosdo Paraná
IDH: 0,736 médio PNUD/2000
PIB: R$ 634.913 mil IBGE/2005
PIB per capita: R$ 9.259,00 IBGE/2005

Aérea

por erison15

Castro - Vista do Morro do Cristo

por sandrorh

Monumento aos Tropeiros

por Ricardo J. M Ribeiro

Entrada da cidade

por amigos do pedal

Centro

por marcio bueno

por marcio bueno

por pascalinho

Praça João Gualberto

por marcio bueno

Parque Lacustre

por Rafhael

Rio Iapó

por marcio bueno

por josgobbo

por cjmesquita

Morro do Cristo

por rwerneck

por Jenzura

Castrolanda

por sandrorh

por eliezerfb

por Jana CPN
See less See more
20
1 - 20 of 37 Posts
A cidade é bonita e simpática!
Seu IDH é baixo para os padrões do Paraná, porém nas fotos a cdade parece agradável.
Castro é vizinha da minha cidade. Bem a cidade digamos que não é muito desenvolvida como é cidades de seu porte, como Pato Branco, Francisco Beltrão.

Ela abriga indústrias como um incubatório da Perdigão, Castrolanda, Tigre, Calpar. Mas o seu forte é agrícula, devido a extensão do município.

Em geral a cidade não é exemplo de distribuição de renda, existe uma elite minúscula e rica e a maior parte da população é pobre.

A cidade, na minha opinião, não é bonita. Para quem gosta de coisas antigas ela irá agradar, mas não é meu gosto.

Mas ela é boa para se viver, como qualquer cidade do interior do PR.

Belo tópico idi ctba.
See less See more
Eu também estranhei o IDH "baixo". Me pareceu uma cidade de IDH > 0,840 :drool:
Linda mesmo! Organizadinha, limpa e com uma paisagem natural fantástica! :eek:kay:
Castro não parece muito com cidades paranaenses, talvez pelas construções históricas bem evidentes nas imagens. Parece mais uma cidade mineira, com aquele ar frio, é claro (estou falando isso pela aparência das imagens). Este rio sinuoso é perfeito!
Sempre confundi Castro com Toledo...nada a ver! :lol:
Muito simpática a cidade, nunca tinha ouvido falar. Valeu por ter postado.:eek:kay:
castro representa uma regiao mais antiga do parana, pouco mostrada aqui.
eu acho castro uma cidade bonitinha. so achei que o IDH e o PIB fossem mais altos.
A cidade é organizada, até! E com essa altitude, deve ser beeem fria heh. Agora, esses indicadores sócio-econômicos, que vergonha...
Belas fotos!
Apenas corrija-se que Castro, de maneira alguma, é a primeira cidade do território hoje paranaense: em ordem, vieram Paranaguá, Antonina, Curitiba, Morretes, Castro, Lapa, Palmeira, Guarapuava e Palmas - o chamado "Paraná Tradicional".
LindoOoO Município adorei a área verde central!
Eu já dormi aí, estava de passagem. A cidade é gelada, mesmo no verão. Na época em que estive aí, há 4 anos, me pareceu bem decadente, mas pelas fotos está bem bonita.
Valeu pelos comentários!!!

Belas fotos!
Apenas corrija-se que Castro, de maneira alguma, é a primeira cidade do território hoje paranaense: em ordem, vieram Paranaguá, Antonina, Curitiba, Morretes, Castro, Lapa, Palmeira, Guarapuava e Palmas - o chamado "Paraná Tradicional".
Havia retirado as informações do Wikipédia, não sei se são confiáveis, mas pelo que entendi não foi a primeira cidade do território paranaense e sim a primeira cidade fundada após e emancipação política do Paraná.
Adorei, a cidade é bem bonita e agradavel! valeu :eek:kay:
A cidade é bonitinha e gosto de Castrolândia que é uma colônia holandesa. Este moinho é muito bonito.
Valeu pelos comentários!!!

Havia retirado as informações do Wikipédia, não sei se são confiáveis, mas pelo que entendi não foi a primeira cidade do território paranaense e sim a primeira cidade fundada após e emancipação política do Paraná.
idi_ctba,
A emancipação do Paraná como Província só aconteceu em 1852, antes era Comarca da Província de S. Paulo. Castro tem origem aí pelos meados do século XVIII, logo foi fundada ainda sob o julgo paulista.
belo thread Idi...

Adorei conhecer Castro pelas fotos.. Ela á muito conhecida pelo Estado!

Bela city!
idi_ctba,
A emancipação do Paraná como Província só aconteceu em 1852, antes era Comarca da Província de S. Paulo. Castro tem origem aí pelos meados do século XVIII, logo foi fundada ainda sob o julgo paulista.
O projeto de elevação da Vila Nova de Castro à categoria de cidade foi aprovado pela Lei nº 14 de 21 de janeiro de 1857, quando a vila recebeu foros de cidade, com a simples denominação de Castro, acho que é por isso.
1 - 20 of 37 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.