Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 26 Posts

·
Ferroviário Esporte Clube
Joined
·
2,855 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Direitos autorais

Fotos: Bueno
Vídeos: Youtube


Castrolanda é uma colônia fundada por imigrantes neerlandeses (holandeses) (1951 à 1954) e que fica situada no município de Castro, no estado do Paraná. A atividade agrícola e pecuária leiteira são predominantes na colônia, sendo uma das mais importantes bacias leiteiras da região e uma considerável produção de grãos, principalmente soja e feijão. Tendo também uma das maiores cooperativas agrícolas do Brasil, que leva o nome da colônia.

História

O crescimento da Cooperativa Batavo em Carambeí, possibilitou a vinda de novos colonos para o Paraná, sendo que em 1951, desembarcou no Rio de Janeiro um outro grupo de famílias holandesas. Castro foi o município escolhido e em 5000 ha, às margens do rio Iapó, foi fundada a Colônia de Castrolanda, onde os imigrantes construíram estradas, casas além dos estábulos para os reprodutores bovinos de produção leiteira, o que deu início à Cooperativa Castrolanda, que se desenvolveu apesar de todos os problemas de doenças, falta de assistência e dificuldades para adaptação dos imigrantes ao clima.

Para perpetuar as tradições e reviver a história, a comunidade criou em 1953 o Grupo Folclórico Holandês de Castrolanda, integrado por jovens descendentes, além do Museu dos Imigrantes, criado em novembro de 1991, uma réplica das primeiras residências construídas pelos pioneiros da região, deixada transparecer através dos móveis e objetos doados pelas famílias de Castrolanda, para mostrar este pedaço do Paraná holandês.

No local também são expostos e comercializados artesanato e souvenirs da colônia e da Holanda.

Em Castrolanda situa-se um dos maiores moinhos de vento do mundo: inaugurado em 30 de novembro de 2001, De Immigrant (O Imigrante) é um grande monumento de 26 metros de envergadura, possui duas mós conseguindo produzir até 3.000 kg de farinha de trigo, e mecanismos, engrenagens, pinos e encaixes feitos quase que totalmente em madeira. O projeto é assinado e executado pelo arquiteto holandês Jan Heijdra, especialista em moinhos de vento, como homenagem aos imigrantes holandeses da década de 1950 que colonizaram a região. O moinho é acionado pelo moleiro Rafael Rabbers - único operador de moinho de vento diplomado do Brasil -, que trabalhou na construção e posteriormente foi treinado para operá-lo. De Immigrante funciona perfeitamente e pode ser visitado por dentro até a cúpula. Além do moinho, a construção abriga salão de eventos, museu, restaurante, biblioteca e loja de artesanato.

Chegando na colônia

Cooperativa: onde tudo começou

Memorial da Imigração Holandesa

Natal

Natal















Plantação de canola


Aeroporto fica na colônia: ao fundo a cooperativa


Paisagem típica da região




Inverno


Pôr do sol


Cidade de Castro e ao fundo Colônia Castrolanda



Fotos abaixo
Créditos para o forista Jackcwb
















Indicação de Hotel




Espero que gostem!!! :)



.
 

·
Registered
Joined
·
2,241 Posts
^^
Que lugar lindo! Tá na agenda de lugares à visitar, com certeza.

Vlw pelo thread Operário. :cheers:
 

·
Matheus Lima 1N23456
Joined
·
10,313 Posts
^^
Bem Europa mesmo!
PS: Esse forista Roberto de Anápolis é minha cara! :hahaha:
 
  • Like
Reactions: Operario

·
Ex nihilo nihil fit
Joined
·
7,410 Posts
Chega a ser utópico o padrão dessas colônias Paraná a fora, tive o prazer de conhecê-la em 2006.
GABARITO, recomendo!!!
Excelente thread :eek:kay:
 

·
Registered
Joined
·
2,433 Posts
Castro, Carambeí e região são umas das riquezas do nosso estado, estive em Castro em 2009 não tive o prazer de conhecer a Castrolanda, mas conheci a cidade de Castro entrei em um bairro que tinha casas parecidas com essas mostradas o que retrata a pujança da cidade.
 

·
Ferroviário Esporte Clube
Joined
·
2,855 Posts
Discussion Starter · #18 ·
O Paraná sempre surpreendendo. Não tinha conhecimento desta colônia de holandeses no interior paranaense, e estou encantado com o lugar. Percebi que fica relativamente próxima de Curitiba, a menos de 200 km, então pretendo visitar em breve.


Aproximadamente 160Km de Curitiba



.
 

·
Moderator
Joined
·
31,541 Posts
O Paraná sempre surpreendendo. Não tinha conhecimento desta colônia de holandeses no interior paranaense, e estou encantado com o lugar. Percebi que fica relativamente próxima de Curitiba, a menos de 200 km, então pretendo visitar em breve.
Tem que fazer o "pacote básico" hahhaa

Antes dar uma passada em Carambeí e visitar o Parque histórico ...



A entrada é baratinha ...
Aproveita e come uma torta ali ... a mais famosa da região é essa:

Frederica's Koffiehuis

crédito

A mais pedida é a holandesa.. claro! haha


Face do local

Mas dá pra escolher qualquer uma... todas sao ótimas.

Aí já dá pra seguir em direção a Castrolanda.. é um distrito de Castro então aproveita e dá uma passeada pelo centro da cidade.. Não tem taanta coisa assim pra uma visita rápida, mas o centrinho histórico é interessante.
O legal mesmo é não se demorar e ir pro distrito e visitar o moinho e dar uma passada nessa área residencial.. essa parte nem falo muito porque o thread já mostra por si ...

Dá pra fazer tudo isso em um sábado ou domingo..

E de brinde tem a paisagem dos Campos Gerais na BR 277 Curitiba- Ponta Grossa .. que eu considero uma das paisagens mais bonitas do Estado.


crédito

Recomendo o passeio :eek:kay:
 
1 - 20 of 26 Posts
Top