SkyscraperCity banner
1 - 12 of 12 Posts

·
Old is new
3,787 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Aqui estão algumas fotos* da Catedral Metropolitana Ortodoxa da cidade de São Paulo (Bairro do Paraíso, onde começa a Avenida Paulista), que foi inspirada na Hagia Sofia de Istambul, concluída em 1954,e é destinada às numerosas colônias grega, armênia e parte da sírio-libanesa e turca (destas duas últimas, metade era mulçumana, metade ortodoxa). Essas colônias ainda se fazem muito presentes, sendo que não é muito dificil encontrar paulistanos ortodoxos (eu mesmo conheço 5 famílias).
Now, enjoy. :D

Exterior (malditos sejam esses miseráveis prédios que estragam tudo!):

Mais de perto:

À noite:

Interior (com o lustre na frente ):

Inscrições em português e árabe:

Deus no centro:

Sub-cúpulas:
Gênesis:

Theotokos (Ícone da Mãe de Deus, a Virgem Maria):

Pinturas:
Theotokos Platytera ( Nossa Senhora tão espaçosa quanto o Céu ):

Pontokrator ( Cristo Salvador ):

Theotokos de novo (notem que está tudo em grego, nada mais em árabe ou português O.O )

Theotokos:
~

Aquele que não dorme:

Arcanjo São Miguel:

Arcanjo São Gabriel:

Altar-Mór & Celebração da Divina Liturgia de São João Crisóstomo:

Uma "missa"?:

*Fotos tiradas do flickr, todas de Elton Melo. com exceção da primeira da cúpula que é do Yderoux e da noturna que é do Andrees. :)
Espero que tenham gostado!

·
Registered
667 Posts
Amigo, bem legais as fotos. parabens.

Só te aconselho a tirar a camera do automático. Tu vai ver a diferença.

Linda igreja. Salve os Ortodoxos!

·
cives totius mundi
5,002 Posts
Lindas fotos Thiago ! Essa igreja é bem imponente mesmo ! e tenho a mesma impressão que vc desses prédios atrás dela que estragam a possibilidade de quaquer foto isolada da igreja ! :D

Mas tenho uma que tirei de noite e ficou até legal com a sobra e luzes projetada da igreja nos prédios !

abs

·
Carpe Noctem
4,756 Posts
Muy bela, essa catedral! Acho muito legal, e é bem imponente.! =)

·
SSC Brasil
17,659 Posts
Muito bonita essa catedral, que eu desconhecia totalmente. Em relação aos prédios, acho que deveriam haver leis mais rígidas, sobre a ocupação do espaço ao redor de prédios históricos. Toda essa poluição visual, as vezes destroí a harmonia do local. Sobre as fotos, as mesmas estão excelentes.

·
Santista Tricampeão
2,975 Posts
Essa catedral é fantástica, também adoro esse estilo de construção. E o interior dela é ríquíssimo!
Detalhe que eu sou descendente de sírios ortodoxos, e fui batizado na Igreja Ortodoxa de Santos. Portanto, apesar de não seguir nenhuma religião, sou oficialmente um católico ortodoxo.
Valeu Thiago!

·
Gabriel
7,483 Posts
Muito legal o thread, Thiago! MAS VOCÊ NÃO TINHA NADA QUE SE METER A FAZÊ-LO, EU IA POSTAR AS FOTOS QUE EU TIREI DELA, E ATÉ UM VIDEOZINHO, HUNF!!! E NÃO IMPORTA QUE EU TENHA TIRADO AS FOTOS EM JULHO DO ANO PASSADO, E QUE EU NÃO TENHA A MÍNIMA PREVISÂO DE QUANDO VOU POSTAR, VOCÊ NÃO PODIA TER FEITO ISSO COMIGO!!!!!!!!!!!!!!!! :cry:

Sobre a catedral, eu a acho magnífica! O interior é um absurdo de lindo, esse teto todo pintado com essas cores leves, fica parecendo um sonho, até... só acho que ela podia ser revestida por fora, aí sim ficaria com um aspecto mais verdadeiro!
Sobre os prédios ao redor dela, não vejo problema, só vejo problema naquela tosqueira que está EXATAMENTE ATRÁS dela... esse além de ser um prédio nojento, fica bem alinhando à ela, o que é um absurdo, diminui o tamanho dela, além de acabar com qualquer aspecto antigo e imponente, quando você olha pra ela e vê aquela coisa branca e encardida por trás, ai ai...

Ah, e eu já li várias vezes que ela é a segunda maior catedral ortodoxa do mundo! Se é ou não, eu não tenho idéia, mas já li em alguns sites!

·
Gabriel
7,483 Posts
^ O que na primeira foto aparece à esquerda! O da direita nem tá alinhado à Catedral, da maioria dos ângulos nem se vê... bom, eu ao menos nem reparo nele, hehehe, porque tem outros prédios maiores que chamam a atenção, e que não são tão feios, nem são alinhados quanto esse maldito da esquerda! ;)

1 - 12 of 12 Posts