Skyscraper City Forum banner
1 - 10 of 10 Posts

·
**16º ano**
**17º ano**
Joined
·
25,814 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Caterpillar quer instalar fábrica de locomotivas no País
09 de novembro de 2010 | 9h 02



AE - Agencia Estado
http://economia.estadao.com.br/noticias/not_42487.htm
http://servicos.estadao.com.br/logi...br/estadaodehoje/20101109/not_imp636980,0.php

SÃO PAULO - A Caterpillar, gigante global na fabricação de máquinas e equipamentos pesados para setores como construção e mineração, prepara a abertura de uma fábrica de locomotivas de grande porte no Brasil. De olho no crescimento do transporte de minérios e grãos no País, o grupo quer produzir entre 60 e 70 locomotivas de mais de 4 mil HP de potência por ano, praticamente metade da demanda estimada para os próximos anos.

O projeto está adiantado e deverá ser apresentado ao board da divisão ferroviária da Caterpillar nos próximos 30 dias. ?Ainda não temos a aprovação formal, mas é muito grande a possibilidade de que a gente tenha a nova fábrica?, diz Ronaldo Moriyama, diretor-geral da MGE, empresa de reforma, manutenção e modernização de locomotivas e trens que a Caterpillar comprou há dois anos no Brasil.

A aquisição marcou o primeiro passo do grupo no setor ferroviário fora dos Estados Unidos. Por isso mesmo, foi estratégica: a MGE passou a ser a base ferroviária da Caterpillar no Brasil e na América do Sul. Por enquanto, Moriyama evita falar sobre valores do investimento previsto na nova fábrica, alegando que o número não está fechado. Mas o executivo adianta que o projeto garante abertura de 400 empregos diretos. Hoje, a MGE emprega cerca de 420 pessoas.

A localização da nova fábrica também não está definida. A primeira opção é o município paulista de Hortolândia, na região de Campinas, onde a MGE está instalada. A alternativa seria a região do interior paulista em que existe malha ferroviária, principalmente de ambas as bitolas, a larga e a estreita. Essa região compreende os municípios de Itu, Campinas, Rio Claro, Americana e Limeira, entre outros. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


-------

Essa é a noticia resumida, eu li a completa na versão impressa, mas essa é fechada para assinantes, se alguem puder, coloque aqui
 

·
BYOB
Joined
·
4,762 Posts
Faz sim. Ela trabalha com tratores, gruas, caminhões fora-de-estrada, motores, equipamentos agrícolas, etc., e locomotivas. Não é o carro chefe dela, mas ela tem alguma tradição nisso.
 

·
Indústria da Multa S.A.
Joined
·
6,320 Posts
Mas a Caterpillar não é fabricante de tratores e máquinas gigantes? Não imaginava que ela fazia trens também. :)
E também é fabricante de calçados (botas), muito estilosas por sinal:



:D
 

·
®½! ½Ø
Joined
·
4,945 Posts
A Caterpillar já fabricou motores para locomotivas no Brasil e por coincidência para equipar locomotiva GM :


As 815 e 851 receberam um motor Caterpillar como experiência em 1988 nas oficinas de Tubarão, para testes de rendimento e potência, visando obter mais rendimento das DDM45. Esse motor era o 3612, de 3800 hp brutos e 12 cilindros com 4 tempos, desenvolvido para substituir os já considerados obsoletos e "gastões" motores de 20 cilindros das SD45. Esses motores ficaram instalados nessas unidades até 1995 quando seus motores normais voltaram a elas, após não satisfeita com o custo beneficio dessa substituição, a EFVM começar um plano de reponcialização de suas DDM45 com a própria GM-EMD.
http://pt.wikipedia.org/wiki/EMD_DDM45

Fotos das locomotivas 815 e 851:

01- 815:


02- 815:


03- 851:


04- 851:
 
1 - 10 of 10 Posts
Top