SkyscraperCity Forum banner
1 - 20 of 27 Posts

·
Registered
Joined
·
11,007 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Imagem atual do edifício:




Obras no Edifício São Pedro aguardam decisão do Conselho
O debate em torno da revisão da instrução foi iniciado no fim de 2017 e ainda está em curso entre os conselheiros




01:00 · 03.03.2018 por Nícolas Paulino/ João Neto - Repórteres
O Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural (Comphic) reviu a instrução de tombamento do Edifício São Pedro, localizado na Praia de Iracema. O proprietário propôs a criação de uma torre sobre o local preservado, mas o modelo de conservação adotado anteriormente pelo Conselho inviabilizou a obra. Com a revisão, o Comphic assentiu para intervenções no edifício, desde que respeitados, prioritariamente, os aspectos da fachada do antigo Iracema Plaza Hotel.

O tombamento definitivo do prédio foi aprovado em votação no Conselho, em 2015. Contudo, a consolidação ainda não foi realizada por assinatura do prefeito Roberto Cláudio, e o projeto segue em estado de tombamento provisório. A instrução original mantém duas zonas de preservação: uma "rigorosa", na fachada, e outra "diferenciada", no miolo da edificação, desde que as alterações no documento sejam justificadas.

De acordo com a Lei de Uso e Ocupação do Solo, naquela região, o tamanho máximo permitido seria de 72 metros. Contudo, o Conselho estabeleceu a altura máxima do empreendimento, chamada de "gabarito", em até 97 metros. A decisão não foi consensual. Clélia Monastério, representante do Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento Ceará (IAB-CE) no Comphic, por exemplo, foi contra.

"Houve um de discussão levada ao Comphic. Estão vendo a viabilidade de modificação da instrução. Foi formada a comissão que ainda está se reunindo para avaliar o caso. Não temos documento finalizado dessa avaliação. Não existe nada definido. Está sendo polemizado, pois houve uma votação em termos de gabarito. Tudo pode ser revisto. A Comissão está estudando o entorno", explicou Clélia Monastério.

Demora

O passar dos anos e o atraso para uma decisão sobre o tombamento deixaram marcas que já condenaram o Edifício São Pedro. Conforme Francisco Philomeno Junior, proprietário majoritário do prédio, a Defesa Civil do Município já condenou o equipamento por três vezes, de 2015 a 2017. "Precisamos encontrar uma saída urgente para o Edifício São Pedro. Não temos escadas de incêndio, os elevadores são antigos, existem fossos, caixas d'água descobertas, problemas hidráulicos e elétricos, além da falta de segurança. Há pelo menos 15 anos estamos na luta para fazer uma intervenção no Edifício".

O prédio possui 18 proprietários. Um deles ainda reside em um dos apartamento com pessoa cadeirante e duas filhas. "Não recebemos nenhuma notificação oficial solicitando a saída dos moradores. Não sei o motivo da demora", explica o proprietário Philomeno Junior.

A solução apresentada pelo dono do prédio é a revitalização e construção de um hotel. No projeto, as fachadas, bem como a estrutura dos apartamentos residências, serão preservadas. Ao todos, a expectativa é poder construir 59 apartamentos residenciais. À rede hoteleira serão destinados 23 andares com 276 apartamentos. Conforme Philomeno, também está no projeto a construção de 122 vagas de estacionamento para carros, 42 para motos e 36 para bicicletas em três andares subsolos. "Queremos eternizar as instalações que existem hoje. Não sei se teremos tanto tempo para isso".

Segundo o prefeito Roberto Cláudio, o papel do Município é regulamentar o tombamento e analisar o projeto que está junto à Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma). "Isso envolve uma série de condicionantes e exigências da Prefeitura; então, caso a iniciativa privada cumpra tudo que está na lei de patrimônio e no licenciamento da obra, aí sim ele vai poder construir", declara.

"Aquele é um local de valor importantíssimo para a cidade, que está desmoronando, caindo. Se houver uma solução privada, é muito bom para o Município porque a gente preservaria o desenho original do prédio e daria um uso e um fim social a ele", diz Roberto Cláudio.


Situação atual do Edifício São Pedro








Projeto de Hotel e revitalização do dono do prédio











 

·
Moderator
Joined
·
34,040 Posts
Que coisa mais linda ver essa mudança.
Um prédio tão bonito desses, com tanto potencial, nesse estado de abandono era até um crime.
Bastou dar uma atenção pra ele, uma arrumadinha.. e ele vai se tornar uma dos mais belos da cidade com certeza.

O prédio atrás é apenas um complemento de luxo...

----------

Só precisam resolver logo essa questao de preserva ou não preserva tudo.. e principalmente alguem ilumina esses senhores do conselho do patrimonio, porque se continuarem nessa demora daqui a pouco o prédio cai de tao deteriorado.. aí vao ficar sem nada.
 

·
Registered
Joined
·
31 Posts
Muito bom saber que esse edifício, um ícone da cidade, o primeiro edifício fora do centro vai finalmente receber um retrofit, uma curiosidade, o formato do edifício é baseado em um transatlântico, um verdadeiro marco da arquitetura cearense.

 

·
Registered
Joined
·
10,546 Posts
Gostaria que fosse um prédio escalonado, mas não tem muito o que criticar mesmo não, espero ver materiais de qualidade. Essa parte branca deveria receber vidros brancos como na Eldorado Business Tower, dá uma cara bem sofisticada.
 
1 - 20 of 27 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top