SkyscraperCity banner
Status
Not open for further replies.
1 - 10 of 10 Posts

·
Direito Urbanístico
Joined
·
775 Posts
Discussion Starter · #1 ·
NO PECÉM

Estado inicia estudos técnicos para novo aeroporto de carga



Produção de frutas e flores cearense exige canal de
escoamento rápido para o mercado externo (Foto: André Lima)

O novo aeroporto servirá tanto para a exportação de frutas e flores, como para o transporte de turistas

Maior exportador de flores do País e com grande potencial para a fruticultura, mas sem um canal de escoamento rápido da produção para o mercado externo, o Ceará começa a por no papel os primeiros estudos para construção de um novo aeroporto para cargas e turismo, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Ontem, um grupo de investidores nacionais e estrangeiros visitou a área, com o objetivo de analisar as condições técnicas e estruturais, para instalação de um novo modal de transporte de carga no complexo do Pecém.

´O Ceará tem um grande potencial para produção de frutas e flores, mas para viabilizar o incremento da produção e ampliar a área plantada e expandir o agronegócio, precisa de um aeroporto de cargas´, explicou o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece), Antônio Balhman, ao chegar da visita ao complexo do Pecém. Segundo ele, há espécies de frutas, como o mamão, e as flores, que exigem transporte rápido e uma logística eficiente e ágil, para que cheguem aos destinos frescos e com qualidade.

´Flores e frutas exigem um modal aéreo´, exclama Balhmann, ao confirmar que a expansão do agronegócio no Ceará, passa necessariamente, por melhorias no setor de transporte aeroportuário. De acordo com ele, os estudos ainda estão apenas em fase inicial, mas a construção de um aeroporto de cargas no Pecém é uma meta certa, a ser perseguida pelo governo do Estado. De forma preliminar, ele avalia que o empreendimento absorverá cerca de R$ 100 milhões, recursos que o Estado espera dividir com a iniciativa privada, com investidores nacionais e internacionais. ´Não temos um prazo ainda definido, mas esta é uma ação que será fortemente perseguida pelo Estado´, asseverou.

Para ele, o transporte áereo é o que falta no Pecém, já que a área estaria contemplada pelos modais rodoviário, marítimo e, em breve, ferroviário, quando estiver concluída a ferrovia Transnordestina.

Ele argumenta ainda que o aeroporto será útil para a Zona de Processamento de Exportações - ZPE.

OPERAÇÃO
Expectativa do governo é de ZPE em 2009 no Estado


Com a aprovação das Zona de Processamento das Exportações -ZPEs, na Câmara dos Deputados, o presidente da Adece, Antônio Balhmann, aponta para 2009, o início da operacionalização da ZPE do Ceará, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Ele aposta que até o fim deste ano, o Senado também já tenha aprovado a instalação das ZPEs, no Brasil.

Sem revelar as empresas estrangeiras interessadas em se instalarem na ZPE do Pecém, Balhmann garantiu que ´já está em campo´, garimpando empreendimentos na áreas de energia eólica e solar, para fabricação de aerogeradores, de células fotovoltáicas, sensores, dentre outros componentes de alta tecnologia, para instalação na zona de exportação.

´Estamos analisando também, a possibilidade da Siderúrgica de Pecém ser instalada dentro da ZPE´, comentou o titular da Adece, que na tarde de ontem esteve em visita à área do Pecém.

Carlos Eugênio
Repórter
 

·
Registered
Joined
·
10,910 Posts
Ótima notícia essa do aeroporto no Pecém!:banana2:
Vai ser um atrativo fundamental para grandes indústrias e investimentos turísticos pra toda essa região do Litoral Oeste!
 

·
Registered
Joined
·
642 Posts
É uma boa hein , com uma pista grande e investimento poderia se tornar um ponto de escala de vôo internacionais de carga ou ter vôos próprios para a Europa , Eua , etc.
 

·
Registered
Joined
·
650 Posts
Seria algo parecido com Petrolina né?
O aeroporto de lá tem a maior pista da Bahia e tem vôos semanais pra Europa pela Cargolux para transporte de frutas..

Quanto a Camocim, até onde eu sei, a Litorânea parou de operar..
 

·
Goldfinger
Joined
·
2,208 Posts
Frutas via avião, que estranho. Deve sair caro isso
 
1 - 10 of 10 Posts
Status
Not open for further replies.
Top