Skyscraper City Forum banner
Status
Not open for further replies.
1 - 5 of 5 Posts

·
Registered
Joined
·
10,987 Posts
Discussion Starter · #1 ·
NOVA USINA NUCLEAR
CE ganha força, diz ministro



Com as crescentes perspectivas de exploração da mina de Itataia, — rica em urânio e fosfato, o Ceará ganha força na concorrência com outros Estados nordestinos para atrair uma usina nuclear para o Estado. A avaliação é do próprio ministro de Ciências e Tecnologia, Sérgio Rezende, que esteve ontem, em Fortaleza, participando da solenidade de formalização do contrato de exploração da mina, entre a Galvani Indústria e as Indústrias Nucleares do Brasil (INB) — empresa pública ligada ao ministério das Minas e Energia.

´O Ceará entra na briga, porque tem o combustível e posição política importante. A usina de Itataia tornará o Ceará no maior produtor de Urânio do Brasil, com produção superior a da usina (de Caitité) na Bahia, e com isso vai poder alimentar as usinas nucleares existentes e as que vão ser construídas no futuro´, declarou o ministro. ´Dessa forma, o sertão central do Ceará vai gerar energia para o Brasil´, acrescenta Rezende, ao informar que nos próximos três anos, entra em operação a terceira usina nuclear brasileira — Angra III, e que nos próximos dez anos, outras quatro usinas movidas à urânio enriquecido deverão ser instaladas no País.

Dessas, segundo sinalizou Rezende, duas serão instaladas no Nordeste e duas no Sudeste. ´Com a usina de Itataia em Santa Quitéria, o Ceará passará a ser durante muitos anos, o maior produtor do combustível nuclear do País´, avalia o ministro, o que o credenciaria a pleitear, com maior propriedade, a instalação de uma unidade de geração de energia nuclear em terras alencarinas.

´Esse acordo (o contrato de exploração da mina de Itataia) facilita muito, porque o Urânio já vai estar sendo produzido aqui, de modo que isso cria para o Ceará, condições de competição muito boas´, acrescenta Sérgio Rezende, sem no entanto apontar data, nem certeza de que o Ceará, de fato, será contemplado.

Além da disponibilidade do combustível nuclear, ele ressalta que aspectos técnicos e forças políticas também serão fatores decisivos para atrair a usina nuclear. ´Além das questões técnicas, forças políticas também deverão ser observadas´, confirma o presidente da INB, Alfredo Trajam Filho, apontando os Estados do Ceará e de Pernambuco, como os favoritos para ganhar o empreendimento nuclear na Região. A instalação de novas usinas vai depender das taxas de crescimento do País, nos próximos anos.


http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=656821
 

·
Da capital do RECÔNCAVO
Joined
·
6,162 Posts
Ótimo.

__________________________________________________
.:: Santo Antônio de Jesus :: A capital do Recôncavo ::.
O comércio mais barato da Bahia!
Threads: SAJ 1 - SAJ 2 - SAJ 3

 

·
Mameluco sangue azul
Joined
·
20,420 Posts
^^ Só espero que usem a energia nuclear para fins pacíficos... :lol:
 
1 - 5 of 5 Posts
Status
Not open for further replies.
Top