SkyscraperCity banner
Status
Not open for further replies.
1 - 9 of 9 Posts

·
Registered
10,918 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Ceará pode ter usina eólica dentro do mar
http://blogs.diariodonordeste.com.br...dentro-do-mar/

Novidade: o Centro de Energias Alternativas e Meio Ambiente (Cenea), sediado em Fortaleza e presidido pelo cientista cearense Osvaldo Carioca, celebrará contrato com a Eletrobrás para ampliar a medição do potencial off shore (dentro do mar) de geração de energia eólica, no litoral Norte e Noroeste do Estado. Carioca revelou ontem a esta coluna que, entre Paracuru e Jericoacoara, a lâmina dágua, até 15 km mar adentro, não passa de seis metros, o que viabiliza a construção de parques eólicos capazes de gerar o equivalente à geração das usinas da Chesf — cerca de 10 gigawatts. A Dinamarca domina a tecnologia de geração eólica no mar e já construiu e opera dezenas de parques eólicos em pleno Mar do Norte.

http://www.skyscrapercity.com/showpost.php?p=21882095&postcount=586 :eek:kay:

·
Genius Rayearth
1,000 Posts
^^Acho que os ambientalistas vão encher o saco com essa obra dentro do mar....
lá em Dubai o povo faz ilha artificial, hotel 7 estrelas de 300 e poucos metros no mar...etc...
Concordo que devem ser feito grandes estudos de impácto, mas não precisa demorar tanto pra liberar certas licenças....
Vamos ver se isso dai sai...

·
Registered
7,546 Posts
^^^^
É um contra senso se encherem, pois energia eólica é limpa. E no mar causa pouco impacto visual. Mais um ponto para o estado atingir auto suficiência energética sem as ener X do Eike Batista a carvão. Se ele quer investir em energia pois faça-o em fontes limpas.

·
Direito Urbanístico
775 Posts
Eu acho que o pessoal dogmatiza muito a ideia de termo eletrica a carvão. Eu estava conversando com um técnico da semace outro dia que me esclareceu: uma termo elerica a carvão próxima a um porto, que possui medidas compensatórias para compensar a emissão de co2 e não emite particulas sólidas na atmosfera (alta tecnologia) pode ser chamada de limpa e causa um impacto ambiental muitiiiiiiiissimo menor que uma hidroelétrica.

Antes uma termo elétrica pertinho do porto para receber o carvão mineral com riscos mínimos de "sujeira" do que uma hidroelétrica que inunda uma área enorme e transforma pra sempre um ecossistema regional.

Até o greenpeace já diz preferir uma termo moderna a uma hidroelétrica. Esse papo de que termelétrica a carvão mineral ser uma coisa medonha de imunda é uma visão de ambientalista radical, xiita mesmo, que através de muito barulho colocou na cabeça do povo e espalhou desinformação propositadamente. Aquelas termos dos anos 40, 50, 60 e 70 altamente poluidoras e responsaveis pelo que aconteceu com Cubatão_SP há muito tempo foram ultrapassadas.

Kaique, ai mesmo em Portugal tem uma termo elétrica a carvão bem moderna que o gv do ceará visitou antes de acertar com a mpx a instalação do projeto deles aqui. é uma instalação moderna, limpa, e a mpx daqui vai ser ainda mais moderna ainda.

·
Registered
7,546 Posts
Eu acho que o pessoal dogmatiza muito a ideia de termo eletrica a carvão. Eu estava conversando com um técnico da semace outro dia que me esclareceu: uma termo elerica a carvão próxima a um porto, que possui medidas compensatórias para compensar a emissão de co2 e não emite particulas sólidas na atmosfera (alta tecnologia) pode ser chamada de limpa e causa um impacto ambiental muitiiiiiiiissimo menor que uma hidroelétrica.

Antes uma termo elétrica pertinho do porto para receber o carvão mineral com riscos mínimos de "sujeira" do que uma hidroelétrica que inunda uma área enorme e transforma pra sempre um ecossistema regional.

Até o greenpeace já diz preferir uma termo moderna a uma hidroelétrica. Esse papo de que termelétrica a carvão mineral ser uma coisa medonha de imunda é uma visão de ambientalista radical, xiita mesmo, que através de muito barulho colocou na cabeça do povo e espalhou desinformação propositadamente. Aquelas termos dos anos 40, 50, 60 e 70 altamente poluidoras e responsaveis pelo que aconteceu com Cubatão_SP há muito tempo foram ultrapassadas.

Kaique, ai mesmo em Portugal tem uma termo elétrica a carvão bem moderna que o gv do ceará visitou antes de acertar com a mpx a instalação do projeto deles aqui. é uma instalação moderna, limpa, e a mpx daqui vai ser ainda mais moderna ainda.
Pois é, conheço a daqui parace uma usina nuclear:lol:
Essa nova geração de termoelétricas a carvão polui menos é verdade, mas não vejo porque investir numa fonte de energia que não temos domínio do combustível. Ficaremos dependente de mais um país sem necessidade.
Mas se é para produzir a curto prazo e por tempo determinado...

·
Genius Rayearth
1,000 Posts
Pois é, conheço a daqui parace uma usina nuclear:lol:
Essa nova geração de termoelétricas a carvão polui menos é verdade, mas não vejo porque investir numa fonte de energia que não temos domínio do combustível. Ficaremos dependente de mais um país sem necessidade.
Mas se é para produzir a curto prazo e por tempo determinado...
Se bem que essas termoelétricas poderiam usar outros combustíveis, como gás, talvéz até aquele gaz que vem dos lixões...

·
Registered
7,546 Posts
Se bem que essas termoelétricas poderiam usar outros combustíveis, como gás, talvéz até aquele gaz que vem dos lixões...
Pois é alternativas não faltas. O goveno deveria funcionar como gestor e diretor dos investimentos, como essas duas funções andam debilitadas temos alocação de recursos equivocadas, precisa-se maximizar os ganhos sociais e não apenas os privados.

Todos precisamos de lucros, e o lucro do estado é o bem estar social.

1 - 9 of 9 Posts
Status
Not open for further replies.