Bom gente, trabalho na Granja Julieta / Chácara Santo Antonio, zona sul de São Paulo, bem próximo a Marginal Pinheiros...passo todo dia na frente do Centro Administrativo Pfizer, na Alexandre Dumas e fico :applause: :applause:
Infelizmente nunca tenho tempo de tirar fotos do bairro:bash: :bash: mas mereceria um thread só dele!!!
Dados:
A construção
A ampla praça que rodeia o edificio, valoriza ainda mais as duas monumentais estruturas curvas, as "asas" que formam as fachadas, atrás das quais mais vidro e aluminio cobrem um edificio moderno em todos os aspectos da sua arquitetura, construção e tecnologia.
O tempo total consumido entre projeto e construção foi de apenas oito meses.
Com aproximadamente 10.000 m. de área construída, o ponto central do projeto foi a utilização de uma estrutura metálica que envolvesse todo o prédio. Separada do conjunto das lajes e com fundações independentes, ela resolveu inúmeros problemas colocados pelo projeto, resultando numa fachada uniforme, que encobre as vigas de sustentação das lajes e suporta os caixilhos especiais.
As duas paredes duplas ou asas tem como função principal proporcionar isolamento acústico e proteção térmica e se tornam no grande elemento distintivo do prédio.
A ENGEMETAL, empresa responsável pela fabricação e montagem das estruturas metálicas, optou por fabricar os perfis das asas já com a curvatura de projeto, cortando-os com um pantógrafo - óptico a laser, para garantir a maior precisão dos raios (o método tradicional seria o calandrado dos perfis ).
A construção foi iniciada em agosto de 1998, sem estar o projeto inteiramente pronto. Com os projetos construtivos ainda em fase de detalhamento, foram iniciadas demolições, fundações e fabricação das estruturas metálicas exteriores. Graças à pré - fabricação dos perfis metálicos, e ao fato de as áreas externas do prédio permitirem o uso de vários guindastes para a montagem escalonada, foi possivel terminar a estrutura do prédio já no final de 1998.
As estruturas metálicas foram executadas em aço patinável SAC 41, resistente à corrosão atmosférica; este tippo de aço, quando exposto ao ar, desenvolve na sua superficie uma camada protetora de óxidos aderente ao sustrato metálico.
Vamos a fotos do Centro Administrativo Pfizer (desculpe a qualidade mas são do site da construtora!!!)
Espero que tenham gostado!!!
Abraço a todos
